Mato Grosso do Sul
Semana do Artesão está com inscrições abertas para oficinas de artesanato para crianças
A criançada também será contemplada na programação da Semana do Artesão 2024. Serão ministradas duas oficinas infantis de modelagem em biscuit que estão com inscrições abertas e gratuitas. No dia 23 de março, sábado, acontece das 14h às 17h a oficina infantil de modelagem em biscuit, com Leslie Gaffuri.
A oficina infantil é um encontro de muitas criações e brincadeiras através da modelagem em biscuit. Haverá também outra oficina semelhante no dia 24 de março, domingo, também das 14h às 17h. As oficinas acontecem no Armazém Cultural/Feira Central durante a Semana do Artesão 2024.
A ministrante da oficina, Leslie Gaffuri, optou por apresentar para as crianças a modelagem do coelhinho da Páscoa. “Como nós estamos no período de Páscoa, eu tomei a decisão de dar o coelhinho da Páscoa, porque a oficina vai acontecer uma semana antes da Páscoa. Então nós vamos fazer uma cestinha, a gente explicando o período da quaresma, tudo em tom de brincadeira, e aí a eles vão fazer o coelhinho para esperar o ovinho chegar. É mais ou menos este o incentivo da oficina”.
“Como são dois dias de oficina, se forem pessoas diferentes a gente vai trabalhar somente a parte dos coelhinhos, mas também nós temos um motivo que a gente vai dar o bichinho do Pantanal, para incentivar e mostrar a nossa identidade, é um começo para eles entenderem nosso Estado, a nossa história”.
Para oficinas com crianças, a ministrante vai trabalhar com coordenação motora e movimentação das mãos.
“E as oficinas, quando envolve criança, a gente estimula, faz com que eles comecem a entender, a movimentar as mãos, coordenação, e elas contam uma história, com muita brincadeira, o coelhinho da Páscoa, e a gente vai dar o Tuiuiú, que também é o nosso símbolo, tem lá no aeroporto, quando se fala em Mato Grosso do Sul a gente se lembra dele”.
Leslie Gaffuri trabalha há 20 anos com artesanato, é ceramista há mais de 15 anos e é presidente da Uneart (União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul). “Vai ser muito gostoso lidar com crianças, eu estou com muita expectativa. Eu acredito que vai ser muito gostoso”.
As inscrições para a oficina de sábado devem ser feitas pelo link:
https://www.sympla.com.br/oficina-de-modelagem-em-biscuit-para-criancas__2325108
Para oficina de domingo, pelo link:
https://www.sympla.com.br/oficina-de-modelagem-em-biscuit-para-criancas__2325120
Karina Lima, Comunicação FCMS
Fotos: Acervo da artesã
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Glória 2.0 passa a emitir guias a qualquer hora do dia e reforça transformação digital do Detran-MS
Nova versão da assistente virtual incorpora inteligência artificial, permite interação por áudio e amplia a autonomia dos cidadãos no acesso aos serviços do Detran-MS.
Depois de registrar mais de 2,2 milhões de interações em seu primeiro ano de funcionamento, a Glória, atendente virtual do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), ganha uma nova versão. Mais inteligente, autônoma e eficiente, a Glória 2.0 chega para ampliar o acesso aos serviços digitais, permitindo, entre outras novidades, a emissão automática de guias de pagamento diretamente pelo WhatsApp.
A atualização integra o processo de transformação digital conduzido pelo Detran-MS, que vem apostando na tecnologia para simplificar processos, reduzir burocracias e oferecer mais comodidade aos cidadãos.
Uma das principais novidades da Glória 2.0 é a emissão automática de guias de pagamento. Antes, esse procedimento dependia da atuação de um atendente para ser concluído. Agora, o próprio sistema realiza a geração da guia de forma instantânea, permitindo acesso ao serviço a qualquer hora do dia, inclusive fora do horário de expediente.
A evolução também incorpora recursos de inteligência artificial, tornando a interação mais dinâmica e eficiente. A assistente virtual passa a compreender melhor as solicitações dos usuários, oferecendo respostas mais precisas e ampliando as possibilidades de atendimento. A nova versão também permite interações por áudio, tornando a comunicação mais natural e acessível para diferentes perfis de usuários.
Licenciamento 2026
A nova funcionalidade chega em um momento importante para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul: o início do calendário de licenciamento 2026. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1,2 ou 3, tem até terça-feira, dia 31 de junho para efetuarem o pagamento. A partir de quarta-feira, 1° de julho, inicia o prazo para os veículos de final 4,5 e 6.
Agora os cidadãos já podem utilizar a Glória para emitir automaticamente a guia de pagamento do documento diretamente pelo WhatsApp. Disponível pelo número (67) 3368-0500, a assistente virtual oferece atendimento 24 horas por dia e conta com o selo de verificação da Meta, garantindo mais segurança e autenticidade aos usuários.
A novidade elimina a necessidade de aguardar atendimento humano para a emissão da guia, tornando o processo mais rápido, prático e acessível.
Entre maio de 2025 e abril de 2026, a plataforma registrou 2.225.619 interações, sendo mais de 1 milhão de mensagens recebidas e cerca de 1,2 milhão de respostas enviadas. Os números demonstram a crescente adesão dos sul-mato-grossenses aos canais digitais e consolidam a Glória como uma importante ponte entre o Detran-MS e a população.
“As mais de 2,2 milhões de interações registradas em apenas um ano demonstram que a população confia e utiliza cada vez mais os serviços digitais do Detran-MS. A evolução da Glória acompanha esse movimento e amplia as possibilidades de atendimento ao cidadão, oferecendo mais praticidade e conveniência no acesso aos serviços. Seguimos investindo em tecnologia para tornar o Detran-MS cada vez mais acessível, eficiente e próximo da população”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Atualmente, a Glória 2.0 permite a emissão da guia única para pagamento integral dos débitos vinculados ao veículo. Novas funcionalidades já estão em desenvolvimento e devem ampliar ainda mais a autonomia dos usuários, incluindo a possibilidade de selecionar débitos específicos para pagamento individualizado.
Disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (67) 3368-0500, a Glória 2.0 reforça o compromisso do Detran-MS com a inovação e a oferta de serviços cada vez mais acessíveis, rápidos e eficientes.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Mireli Obando
—
Relacionada:
Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia
Obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul são o foco do programa MS Ativo – Municipalismo, do Governo do Estado, que beneficia todos os 79 municípios. Para entregar mais uma importante obra de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel esteve – nesta sexta-feira (26) – em Anaurilândia, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos direcionados ao fortalecimento da mobilidade urbana do município.
“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, disse Riedel.
O Governo do Estado entregou a obra de construção de uma galeria em concreto sobre o córrego Peleja, executada com investimento de quase R$ 1 milhão, por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I. A intervenção substituiu uma antiga travessia, garantindo maior segurança para motoristas e moradores, especialmente durante o período de chuvas.
A nova estrutura proporciona mais durabilidade, melhora o escoamento das águas e assegura melhores condições de trafegabilidade, reforçando a infraestrutura viária do município e garantindo um acesso mais seguro para quem utiliza a via diariamente.
Também foi assinada a autorização para licitação da obra de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos, também do MS Ativo – Municipalismo II.
O projeto prevê a execução de pavimentação asfáltica, recapeamento drenagem de águas pluviais, contemplando 17 vias dos dois bairros.
“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, disse o prefeito Rafael Hamamoto.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo4 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas4 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida













