Mato Grosso do Sul
Em convênios com municípios, Governo do Estado destina R$ 31 milhões para obras
A terceira semana de maio foi de agendas intensas e liberação de recursos para obras de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida da população de sete municípios do interior de Mato Grosso do Sul, beneficiadas com convênios firmados com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).
Na segunda-feira (16), o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, recebeu os prefeitos, Lídio Ledesma, de Iguatemi, e Maycol Queiroz, de Parabaíba, para assinar os convênios que irão modernizar o sistema de iluminação pública dos dois municípios. Para Iguatemi foram destinados R$ 518 mil para o rebaixamento dos superpostes e a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, do bairro Jardim Aeroporto, e para Paranaíba são R$ 451.5 mil para a substituição de 349 luminárias em diversas ruas do bairro Jardim América.
- Prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, e sua equipe com o secretário Renato Marcílio…
- … que assegurou o empenho da Seinfra para mais investimentos (Fotos: Joilson Francelino)
Na terça-feira (17), foi o dia de firmar convênios com Santa Rita do Pardo e Amambai. O primeiro no valor de R$ 1.260.853,52 para a restauração funcional de pavimento de diversas ruas do bairro Novo Horizonte l e o segundo no valor de R$ 676.673,05 para os mesmos serviços em diversas ruas do bairro Nova Esperança, ambos em Santa Rita do Pardo. Já para Amambai foram R$ 739.421,95 para obras de infraestrutura, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no encontro da Avenida Nicolau Otano, rua Jane Silva Mendes e rodovia MS-156.
Já na quarta-feira (18), o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Osmar Dias, e do diretor de Infraestrutura, Nelvio Henrique, foram recebidos pelo secretário-adjunto da Seinfra, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, para firmarem o convênio de R$ 3.635.034,52. O recurso será usado para revestimento primário da estrada vicinal de acesso ao Porto/Pedreira – lote 1, numa extensão de 9,1km.
Na quinta-feira (19), a agenda com os representantes dos municípios foi com o governador Reinaldo Azambuja. Na oportunidade, foram firmados os convênios com os municípios de Bela Vista, que terá R$ 5,4 milhões para a pavimentação e drenagem do Bairro Baixada Corinthiana e R$ 6,5 milhões para a recomposição de revestimento da estrada vicinal “Dama Cauê”, e com Coronel Sapucaia, que garantiu R$ 11,4 milhões para a obra de controle e combate a erosão na rodovia MS-165, em trecho que liga a cidade a Paranhos e R$ 869,9 mil para pavimentar as ruas Prudêncio R. Lopes, Pascácio S. Dutra e Quintino Viana, na Vila Jardim Palmeiras.
“Esta parceria e trabalho conjunto nos possibilitou ser o governo mais municipalista da história. Quem ganha com isto é a população. Nestes convênios fazemos a transferência de recursos e cabe aos municípios gerenciar e licitar para dar início às obras de infraestrutura. É importante dar rapidez ao processo para cumprir o prazo eleitoral”, afirmou o governador.
A solenidade da quinta-feira contou com a presença dos secretários Flavio Britto (Saúde), Renato Marcílio (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), o secretário-adjunto de Governo, Flávio César. Os deputados Márcio Fernandes e Mara Caseiro, além dos prefeitos Reinaldo Piti de Bela Vista e Rudi Paetzold, que comemoraram os recursos destacando o municipalismo do governo Reinaldo.
Joilson Francelino, Seinfra
Foto destaque: Edemir Rodrigues
Mato Grosso do Sul
Glória 2.0 passa a emitir guias a qualquer hora do dia e reforça transformação digital do Detran-MS
Nova versão da assistente virtual incorpora inteligência artificial, permite interação por áudio e amplia a autonomia dos cidadãos no acesso aos serviços do Detran-MS.
Depois de registrar mais de 2,2 milhões de interações em seu primeiro ano de funcionamento, a Glória, atendente virtual do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), ganha uma nova versão. Mais inteligente, autônoma e eficiente, a Glória 2.0 chega para ampliar o acesso aos serviços digitais, permitindo, entre outras novidades, a emissão automática de guias de pagamento diretamente pelo WhatsApp.
A atualização integra o processo de transformação digital conduzido pelo Detran-MS, que vem apostando na tecnologia para simplificar processos, reduzir burocracias e oferecer mais comodidade aos cidadãos.
Uma das principais novidades da Glória 2.0 é a emissão automática de guias de pagamento. Antes, esse procedimento dependia da atuação de um atendente para ser concluído. Agora, o próprio sistema realiza a geração da guia de forma instantânea, permitindo acesso ao serviço a qualquer hora do dia, inclusive fora do horário de expediente.
A evolução também incorpora recursos de inteligência artificial, tornando a interação mais dinâmica e eficiente. A assistente virtual passa a compreender melhor as solicitações dos usuários, oferecendo respostas mais precisas e ampliando as possibilidades de atendimento. A nova versão também permite interações por áudio, tornando a comunicação mais natural e acessível para diferentes perfis de usuários.
Licenciamento 2026
A nova funcionalidade chega em um momento importante para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul: o início do calendário de licenciamento 2026. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1,2 ou 3, tem até terça-feira, dia 31 de junho para efetuarem o pagamento. A partir de quarta-feira, 1° de julho, inicia o prazo para os veículos de final 4,5 e 6.
Agora os cidadãos já podem utilizar a Glória para emitir automaticamente a guia de pagamento do documento diretamente pelo WhatsApp. Disponível pelo número (67) 3368-0500, a assistente virtual oferece atendimento 24 horas por dia e conta com o selo de verificação da Meta, garantindo mais segurança e autenticidade aos usuários.
A novidade elimina a necessidade de aguardar atendimento humano para a emissão da guia, tornando o processo mais rápido, prático e acessível.
Entre maio de 2025 e abril de 2026, a plataforma registrou 2.225.619 interações, sendo mais de 1 milhão de mensagens recebidas e cerca de 1,2 milhão de respostas enviadas. Os números demonstram a crescente adesão dos sul-mato-grossenses aos canais digitais e consolidam a Glória como uma importante ponte entre o Detran-MS e a população.
“As mais de 2,2 milhões de interações registradas em apenas um ano demonstram que a população confia e utiliza cada vez mais os serviços digitais do Detran-MS. A evolução da Glória acompanha esse movimento e amplia as possibilidades de atendimento ao cidadão, oferecendo mais praticidade e conveniência no acesso aos serviços. Seguimos investindo em tecnologia para tornar o Detran-MS cada vez mais acessível, eficiente e próximo da população”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Atualmente, a Glória 2.0 permite a emissão da guia única para pagamento integral dos débitos vinculados ao veículo. Novas funcionalidades já estão em desenvolvimento e devem ampliar ainda mais a autonomia dos usuários, incluindo a possibilidade de selecionar débitos específicos para pagamento individualizado.
Disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (67) 3368-0500, a Glória 2.0 reforça o compromisso do Detran-MS com a inovação e a oferta de serviços cada vez mais acessíveis, rápidos e eficientes.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Mireli Obando
—
Relacionada:
Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia
Obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul são o foco do programa MS Ativo – Municipalismo, do Governo do Estado, que beneficia todos os 79 municípios. Para entregar mais uma importante obra de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel esteve – nesta sexta-feira (26) – em Anaurilândia, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos direcionados ao fortalecimento da mobilidade urbana do município.
“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, disse Riedel.
O Governo do Estado entregou a obra de construção de uma galeria em concreto sobre o córrego Peleja, executada com investimento de quase R$ 1 milhão, por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I. A intervenção substituiu uma antiga travessia, garantindo maior segurança para motoristas e moradores, especialmente durante o período de chuvas.
A nova estrutura proporciona mais durabilidade, melhora o escoamento das águas e assegura melhores condições de trafegabilidade, reforçando a infraestrutura viária do município e garantindo um acesso mais seguro para quem utiliza a via diariamente.
Também foi assinada a autorização para licitação da obra de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos, também do MS Ativo – Municipalismo II.
O projeto prevê a execução de pavimentação asfáltica, recapeamento drenagem de águas pluviais, contemplando 17 vias dos dois bairros.
“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, disse o prefeito Rafael Hamamoto.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo4 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas4 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida















