Mato Grosso do Sul
Programa Mais Social garante alimento para famílias em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso do Sul
No período de frios intensos, Governo de MS garante alimento para a população e movimenta setores para doação de agasalhos e cobertores
A Pandemia empurrou grande número de famílias para as favelas. São pessoas que já viviam na linha tênue entre serviço esporádico ou temporário e o desemprego e, consequentemente, sem renda mensal. Trata-se de grupo de pessoas considerados seres invisíveis da sociedade e agora estão se virando como podem para sobreviver ante uma crise sem precedentes. E, é aí que surge uma luz no fim do túnel. A vulnerabilidade, a desesperança e o fantasma da fome são amenizados por uma ação efetiva do Governo de Mato grosso do Sul.
Trata-se do programa Mais Social, um auxílio financeiro de R$ 300 para famílias em situação de vulnerabilidade. O benefício foi criado ano passado, junto com um pacote de outras ações, para socorrer os mais atingidos pela pandemia da Covid-19.
A maioria desta camada da população vive hoje de bicos, e na situação em que se encontra o País, muitos já nem conseguem emprego, e não sabem ao certo quando poderão voltar a retomar a vida de antes.
O recurso é muito bem-vindo para quem sofre com orçamento apertado e tem que pagar as contas e garantir o alimento de cada dia.
Caso de dona Rosangela Aparecida da Silva, ela recebe R$ 300 mensal. Ela mora em uma pequena casa, na Rua Piraputanga, no Jardim Noroeste, junto com o marido, dois filhos e dois netos. Uma das filhas, de 24 anos, é a única a prestar serviço fora cuidando de um idoso. Pelo trabalho recebe R$ 400. Junto com o valor do Mais Social completa renda de R$ 700 mensalmente.
“O Mais Social tem nos ajudado muito. Usamos o dinheiro para comprar gás de cozinha, arroz e feijão. O almoço de hoje é graças ao Governo do Estado”, disse Rosangela mostrando as panelas cheias de comida em cima do fogão.

Morando com o marido, dois filhos e dois netos na mesma residência, Rosangela explica que o benefício estadual tem sido praticamente uma das únicas rendas da família. “Recebemos R$ 300 do Governo do Estado e minha família ganha R$ 400 por mês cuidando de um idoso. O Mais Social é essencial e a garantia para que possamos comprar comida. Somos muito Gratos ao Governo do Estado”, completou.
O programa Mais Social atende famílias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. Cada família recebe o valor de R$ 300 por mês. O Mais Social pode ser utilizado em qualquer estabelecimento comercial para compra de comida e de itens de higiene. Os beneficiados também podem usar o cartão para a compra de gás de cozinha (GLP).
Há três meses, Edivani Silva de Lima conta com o benefício e afirma que tem sido fundamental para comprar alimento para a filha de um ano e três meses. Morando em casa de familiares, ela conta que o valor garente o leite da criança e o alimento do casal. “Eu e meu marido não conseguimos mais pagar aluguel e tivemos que deixar a nossa casa. Com a ajuda do Governo do Estado tenho conseguido comprar comida e leite para a minha bebê. Somos muito agradecidos por isso”, disse.
O programa do Governo do Estado beneficia pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo.
Trabalhando como auxiliar de limpeza, Marileide Matias do nascimento também se enquadra nos critérios para receber o Mais Social. “Mesmo trabalhando é difícil manter a família. Com o programaeu consigo comprar alimento para os meus filhos. Graças a deus que temos esse benefício do Governo do Estado que nos ajuda”, disse.
O programa foi lançado em 2021, com a intenção de combater a insegurança alimentar no Estado, permitindo a seleção de famílias carentes para receber esta ajuda mensal, em uma medida que será permanente e não apenas temporário. No ano passado, o governador Reinaldo Azambuja ampliou o valor do benefício que passou para R$ 300 reais mês. A decisão veio em bom momento para engrossar a rendas das famílias que vivem com renda abaixo do salário mínimo e sofrem com as altas dos preços dos alimentos e do gás de cozinha, item que figura hoje como um dos vilões do orçamento familiar na hora de garantir o arroz com feijão na mesa desses sul-mato-grossenses.

Aqueça uma vida
O frio deste ano promete ser mais mais intenso e o Governo do Estado ampliou a meta para a arrecadação de cobertores e agasalhos que são distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade. Todos os anos, desde 2016, a campanha ,”Aqueça uma vida”, do Governo do Estado tem o objetivo de recolher mantas, cobertores e roupas de frio para doação. Encabeçada .pela Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), a campanha tinha como participantes apenas o quadro dos funcionários do Governo de Mato Grosso do Sul, mas ganhou parcerias e amplia cada ano a meta da arrecadação.

Airton Raes, Subcom
Fotos: Bruno Rezende
Mato Grosso do Sul
Ação integrada retira de circulação motocicleta com quase 300 mil reais em multas
Uma fiscalização conjunta entre o DETRAN, a AGETRAN e a GCM resultou na apreensão de uma motocicleta que circulava sem respeitar as regras de trânsito da capital. O veículo acumulava R$ 290.562,00 (duzentos e noventa mil, quinhentos e sessenta e dois reais) em dívidas, decorrentes, em sua grande maioria, de infrações por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e desrespeito à parada obrigatória.
No momento da abordagem, foi constatado que o motociclista não era o proprietário legal do veículo. “Esse tipo de situação ocorre com frequência com veículos que não são transferidos quando vendidos. Muitos donos realizam a venda ‘na confiança’ e, depois disso, não localizam mais o veículo. Isso acaba tornando o bem um instrumento perigoso, pois pode ser utilizado para a prática de crimes e para o desrespeito às regras de trânsito”, explica o Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS, Ruben Ajala.
O Detran-MS ressalta que operações integradas como essa têm o objetivo fundamental de retirar de circulação veículos que operam à margem da legalidade. São casos em que os reais proprietários deixam de exercer a devida responsabilidade sobre o bem, permitindo que ele transite nas mãos de terceiros que cometem sucessivas infrações e acumulam dívidas severas. “Condutas perigosas, como as registradas no histórico dessa motocicleta, colocam em risco direto a vida do próprio piloto e das demais pessoas que compartilham as vias públicas”, enfatiza Ajala.
A responsabilidade sobre a propriedade de veículos
O caso serve como um alerta importante sobre as responsabilidades civil e administrativa que envolvem a posse de um veículo. Quando um automóvel ou motocicleta está registrado no nome de um cidadão, ele é legalmente responsável por tudo o que acontece com aquele bem.
Por essa razão, o órgão reforça que atitudes preventivas no momento da venda são essenciais para resguardar o vendedor. Ao negociar um veículo, é indispensável preencher o documento de transferência, colher as assinaturas, reconhecer firma e efetuar a comunicação de venda imediatamente junto ao Detran-MS. Esse procedimento simples, gratuito e totalmente digital evita que transtornos causados por terceiros — como multas de trânsito, pontuação na CNH e inscrição em dívida ativa — recaiam sobre o antigo dono.
De acordo com a GPAV, a motocicleta recolhida permanecerá retida no pátio do Detran-MS e será inserida em um dos próximos editais de leilão institucional. O valor arrecadado com o arremate do lote será utilizado para abater uma pequena fração do montante devido. No entanto, o proprietário legal do veículo continuará responsável por quitar o saldo devedor remanescente junto ao Estado, incluindo impostos acumulados, como o IPVA.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: GPAV
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Para fortalecer crescimento econômico, Bataguassu recebe investimentos do Governo de MS
Para fortalecer e estruturar o crescimento do município de Bataguassu, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com aproximadamente R$ 1 milhão em investimentos. O governador Eduardo Riedel esteve no município nesta quinta-feira (25), e reforçou a transformação dos municípios do Estado, que passa por transformações em diferentes áreas.
Bataguassu está entre os municípios que se aproximam da universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no Mato Grosso do Sul. A obra permitiu a ligação de 251 moradias a rede de esgoto, como parte do programa Avançar Cidades.
“Hoje, em qualquer município de Mato Grosso do Sul podem ser encontradas obras, seja a mais pesada como uma rodovia ou dentro da cidade como pavimentação ou reestruturação de asfalto antigo”, disse o governador.
Com recursos de mais de R$ 4,7 milhões também foi assinada a ordem de início das obras de construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Jardim São Pedro e Vila Nova, que também terão ampliação do sistema de esgotamento sanitário, além da pavimentação e drenagem de águas pluviais do Núcleo Industrial – como parte do MS Ativo Municipalismo –, e pavimentação e drenagem nos bairros Novo Horizonte e São Pedro – mesmas regiões que vão receber a ampliação da rede de esgoto.
“Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais cresce no Brasil. Estamos gerando emprego, renda. O impacto disso na vida das pessoas é muito grande, porque a gente está traduzindo todo o crescimento em benefício para a população dentro dos municípios”, disse Riedel.
Por meio do Programa MS Ativo, a população de Bataguassu será beneficiada com a pavimentação dos bairros Novo Horizonte, São Pedro e do Núcleo Industrial, com investimento de mais de R$ 18 milhões. No Núcleo Industrial, os investimentos do Governo do Estado preparam o município para um ciclo de crescimento e desenvolvimento.
Bataguassu é um dos principais portais de entrada de MS e integra a Rota da Celulose, e por isso, com recursos do Programa Pró-Desenvolve (Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico), foi autorizado o início dos serviços pavimentação da área.
O Pró-Desenvolve é um programa do Governo do Estado que converte parte dos incentivos fiscais estaduais em investimentos de infraestrutura e apoio aos municípios. Os recursos são aplicados na melhoria de distritos industriais e no fomento a micro e pequenas empresas.
Logística
Com estrutura estratégica para ampliar a competitividade das exportações de Mato Grosso do Sul e fortalecer a atração de investimentos voltados ao mercado internacional, a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), em Bataguassu, avança para a fase final de implantação. A previsão é de que o início das operações ocorra a partir do segundo semestre deste ano.
O governador Eduardo Riedel visitou a estrutura, que fica na rodovia MS-395, próximo da área urbana de Bataguassu. O local está em um ponto logístico estratégico de convergência entre Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraguai e o Mercosul, favorecendo o escoamento da produção.
A ZPE está instalada em uma área planejada para receber empreendimentos voltados ao mercado externo, e oferece incentivos fiscais e regimes tributários, administrativos e cambiais diferenciados para empresas que produzem com foco na exportação (mínimo 80% de sua produção), possibilitando redução de custos e ampliando a competitividade.
Bataguassu também vai abrigar a sexta fábrica de celulose de Mato Grosso do Sul. O empreendimento da Bracell deverá receber investimentos de US$ 4 bilhões e terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano, com perspectiva de gerar aproximadamente 10 mil empregos durante as obras e em torno de 3 mil postos de trabalho na fase de operação.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo4 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas4 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida














