TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Em convênios com municípios, Governo do Estado destina R$ 31 milhões para obras

Publicado em

A terceira semana de maio foi de agendas intensas e liberação de recursos para obras de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida da população de sete municípios do interior de Mato Grosso do Sul, beneficiadas com convênios firmados com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). 

Na segunda-feira (16), o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, recebeu os prefeitos, Lídio Ledesma, de Iguatemi, e Maycol Queiroz, de Parabaíba, para assinar os convênios que irão modernizar o sistema de iluminação pública dos dois municípios. Para Iguatemi foram destinados R$ 518 mil para o rebaixamento dos superpostes e a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, do bairro Jardim Aeroporto, e para Paranaíba são R$ 451.5 mil para a substituição de 349 luminárias em diversas ruas do bairro Jardim América.

Na terça-feira (17), foi o dia de firmar convênios com Santa Rita do Pardo e Amambai. O primeiro no valor de R$ 1.260.853,52 para a restauração funcional de pavimento de diversas ruas do bairro Novo Horizonte l e o segundo no valor de R$ 676.673,05 para os mesmos serviços em diversas ruas do bairro Nova Esperança, ambos em Santa Rita do Pardo. Já para Amambai foram R$ 739.421,95 para obras de infraestrutura, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no encontro da Avenida Nicolau Otano, rua Jane Silva Mendes e rodovia MS-156.

Três Lagoas terá mais de R$ 3 milhões para infraestrutura rural (foto: Joilson Francelino)

Já na quarta-feira (18), o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Osmar Dias, e do diretor de Infraestrutura, Nelvio Henrique, foram recebidos pelo secretário-adjunto da Seinfra, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, para firmarem o convênio de R$ 3.635.034,52. O recurso será usado para revestimento primário da estrada vicinal de acesso ao Porto/Pedreira – lote 1, numa extensão de 9,1km.

Na quinta-feira (19), a agenda com os representantes dos municípios foi com o governador Reinaldo Azambuja. Na oportunidade, foram firmados os convênios com os municípios de Bela Vista, que terá R$ 5,4 milhões para a pavimentação e drenagem do Bairro Baixada Corinthiana e R$ 6,5 milhões para a recomposição de revestimento da estrada vicinal “Dama Cauê”, e com Coronel Sapucaia, que garantiu R$ 11,4 milhões para a obra de controle e combate a erosão na rodovia MS-165, em trecho que liga a cidade a Paranhos e R$ 869,9 mil para pavimentar as ruas Prudêncio R. Lopes, Pascácio S. Dutra e Quintino Viana, na Vila Jardim Palmeiras.

Solenidade na quinta-feira ocorreu na governadoria (Foto: Chico Ribeiro)

“Esta parceria e trabalho conjunto nos possibilitou ser o governo mais municipalista da história. Quem ganha com isto é a população. Nestes convênios fazemos a transferência de recursos e cabe aos municípios gerenciar e licitar para dar início às obras de infraestrutura. É importante dar rapidez ao processo para cumprir o prazo eleitoral”, afirmou o governador.

A solenidade da quinta-feira contou com a presença dos secretários Flavio Britto (Saúde), Renato Marcílio (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), o secretário-adjunto de Governo, Flávio César. Os deputados Márcio Fernandes e Mara Caseiro, além dos prefeitos Reinaldo Piti de Bela Vista e Rudi Paetzold, que comemoraram os recursos destacando o municipalismo do governo Reinaldo.

Joilson Francelino, Seinfra
Foto destaque: Edemir Rodrigues

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Ação integrada retira de circulação motocicleta com quase 300 mil reais em multas

Published

on

By

Uma fiscalização conjunta entre o DETRAN, a AGETRAN e a GCM resultou na apreensão de uma motocicleta que circulava sem respeitar as regras de trânsito da capital. O veículo acumulava R$ 290.562,00 (duzentos e noventa mil, quinhentos e sessenta e dois reais) em dívidas, decorrentes, em sua grande maioria, de infrações por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e desrespeito à parada obrigatória.

No momento da abordagem, foi constatado que o motociclista não era o proprietário legal do veículo. “Esse tipo de situação ocorre com frequência com veículos que não são transferidos quando vendidos. Muitos donos realizam a venda ‘na confiança’ e, depois disso, não localizam mais o veículo. Isso acaba tornando o bem um instrumento perigoso, pois pode ser utilizado para a prática de crimes e para o desrespeito às regras de trânsito”, explica o Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS, Ruben Ajala.

O Detran-MS ressalta que operações integradas como essa têm o objetivo fundamental de retirar de circulação veículos que operam à margem da legalidade. São casos em que os reais proprietários deixam de exercer a devida responsabilidade sobre o bem, permitindo que ele transite nas mãos de terceiros que cometem sucessivas infrações e acumulam dívidas severas. “Condutas perigosas, como as registradas no histórico dessa motocicleta, colocam em risco direto a vida do próprio piloto e das demais pessoas que compartilham as vias públicas”, enfatiza Ajala.

A responsabilidade sobre a propriedade de veículos

O caso serve como um alerta importante sobre as responsabilidades civil e administrativa que envolvem a posse de um veículo. Quando um automóvel ou motocicleta está registrado no nome de um cidadão, ele é legalmente responsável por tudo o que acontece com aquele bem.

Por essa razão, o órgão reforça que atitudes preventivas no momento da venda são essenciais para resguardar o vendedor. Ao negociar um veículo, é indispensável preencher o documento de transferência, colher as assinaturas, reconhecer firma e efetuar a comunicação de venda imediatamente junto ao Detran-MS. Esse procedimento simples, gratuito e totalmente digital evita que transtornos causados por terceiros — como multas de trânsito, pontuação na CNH e inscrição em dívida ativa — recaiam sobre o antigo dono.

De acordo com a GPAV, a motocicleta recolhida permanecerá retida no pátio do Detran-MS e será inserida em um dos próximos editais de leilão institucional. O valor arrecadado com o arremate do lote será utilizado para abater uma pequena fração do montante devido. No entanto, o proprietário legal do veículo continuará responsável por quitar o saldo devedor remanescente junto ao Estado, incluindo impostos acumulados, como o IPVA.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: GPAV

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Para fortalecer crescimento econômico, Bataguassu recebe investimentos do Governo de MS

Published

on

By

Para fortalecer e estruturar o crescimento do município de Bataguassu, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com aproximadamente R$ 1 milhão em investimentos. O governador Eduardo Riedel esteve no município nesta quinta-feira (25), e reforçou a transformação dos municípios do Estado, que passa por transformações em diferentes áreas.

Bataguassu está entre os municípios que se aproximam da universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no Mato Grosso do Sul. A obra permitiu a ligação de 251 moradias a rede de esgoto, como parte do programa Avançar Cidades.

“Hoje, em qualquer município de Mato Grosso do Sul podem ser encontradas obras, seja a mais pesada como uma rodovia ou dentro da cidade como pavimentação ou reestruturação de asfalto antigo”, disse o governador.

Com recursos de mais de R$ 4,7 milhões também foi assinada a ordem de início das obras de construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Jardim São Pedro e Vila Nova, que também terão ampliação do sistema de esgotamento sanitário, além da pavimentação e drenagem de águas pluviais do Núcleo Industrial – como parte do MS Ativo Municipalismo –, e pavimentação e drenagem nos bairros Novo Horizonte e São Pedro – mesmas regiões que vão receber a ampliação da rede de esgoto.

“Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais cresce no Brasil. Estamos gerando emprego, renda. O impacto disso na vida das pessoas é muito grande, porque a gente está traduzindo todo o crescimento em benefício para a população dentro dos municípios”, disse Riedel.

Por meio do Programa MS Ativo, a população de Bataguassu será beneficiada com a pavimentação dos bairros Novo Horizonte, São Pedro e do Núcleo Industrial, com investimento de mais de R$ 18 milhões. No Núcleo Industrial, os investimentos do Governo do Estado preparam o município para um ciclo de crescimento e desenvolvimento.

Bataguassu é um dos principais portais de entrada de MS e integra a Rota da Celulose, e por isso, com recursos do Programa Pró-Desenvolve (Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico), foi autorizado o início dos serviços pavimentação da área.

O Pró-Desenvolve é um programa do Governo do Estado que converte parte dos incentivos fiscais estaduais em investimentos de infraestrutura e apoio aos municípios. Os recursos são aplicados na melhoria de distritos industriais e no fomento a micro e pequenas empresas.

Logística

Com estrutura estratégica para ampliar a competitividade das exportações de Mato Grosso do Sul e fortalecer a atração de investimentos voltados ao mercado internacional, a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), em Bataguassu, avança para a fase final de implantação. A previsão é de que o início das operações ocorra a partir do segundo semestre deste ano.

O governador Eduardo Riedel visitou a estrutura, que fica na rodovia MS-395, próximo da área urbana de Bataguassu. O local está em um ponto logístico estratégico de convergência entre Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraguai e o Mercosul, favorecendo o escoamento da produção.

A ZPE está instalada em uma área planejada para receber empreendimentos voltados ao mercado externo, e oferece incentivos fiscais e regimes tributários, administrativos e cambiais diferenciados para empresas que produzem com foco na exportação (mínimo 80% de sua produção), possibilitando redução de custos e ampliando a competitividade.

Bataguassu também vai abrigar a sexta fábrica de celulose de Mato Grosso do Sul. O empreendimento da Bracell deverá receber investimentos de US$ 4 bilhões e terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano, com perspectiva de gerar aproximadamente 10 mil empregos durante as obras e em torno de 3 mil postos de trabalho na fase de operação.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas26/06/2026

Defesa Civil intensifica vistorias após chuvas em Três Lagoas

O trabalho da Defesa Civil de Três Lagoas é contínuo, especialmente durante os períodos de chuva intensa no município. Após...

Três Lagoas26/06/2026

Prefeitura abre consulta a associações e instituições para comercialização de alimentos na Festa do Folclore

A contagem regressiva para a tradicional Festa do Folclore de Três Lagoas já começou. Realizada todos os anos no mês...

Três Lagoas26/06/2026

Serviço de Convivência Tia Nega celebra Festa Junina com dois dias de integração, tradição e alegria

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Tia Nega, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu, nos...

Três Lagoas26/06/2026

Campeonato Municipal de Futebol de Base terá jogos decisivos neste fim de semana em Três Lagoas

O Campeonato Municipal de Futebol de Base 2026 promete fortes emoções neste fim de semana em Três Lagoas. Promovida pela...

Três Lagoas26/06/2026

Coleta de lixo será antecipada na segunda-feira (29) devido ao jogo da Seleção Brasileira

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), informa que, em razão...

Três Lagoas26/06/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta sexta-feira (26)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta sexta-feira, 26 de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana