Três Lagoas
Vendaval que devastou Três Lagoas completa dez anos
Não há quem não se lembre daquela noite de segunda-feira 27 de setembro de 2010, quando os moradores de Três Lagoas ficaram estarrecidos com um dos temporais mais fortes do município. Quase 7.500 pessoas ficaram desalojadas, devido à força e velocidade dos ventos que atingiram 110 quilômetros por hora. Houve queda de granizo e descargas elétricas.
O fenômeno meteorológico chamado de Ciclone Extratropical, durou cerca de 15 minutos, mas foi o suficiente para causar um prejuízo de milhões de reais e morte.
Uma das vítimas, Aparecida de Souza Dias, 58 anos, morreu quando o teto de sua casa desabou. Naquele dia os bairros mais atingidos foram Chácara Imperial, Vila Haro, Eldorado, Maristela, Santa Terezinha, Santos Dumont, Interlagos, Lapa, Nossa Senhora Aparecida, Centro, Santa Luzia, Paranapungá, Acácias, Centro e Distrito Industrial.
Ao todo 15 pessoas sofreram ferimentos leves, 15 desabrigadas, duas com ferimentos mais graves e uma morte. Além disso, dezenas de edificações públicas que foram danificadas sendo; 94 residências destruídas, 14 edificações de saúde, 11 edificações de ensino, quatro edificações comunitárias, e três quadras esportivas.
Diversas ruas ficaram intransitáveis devido à queda de árvores e fios de alta tensão.
Em alguns pontos ainda é possível ver marcas daquele dia, considerado pelos moradores de Três Lagoas, um dos episódios mais tristes de sua história.
Previsão para esta quinta (27) de Setembro de 2020
O primeiro fim de semana da primavera será de temperaturas em torno dos 40°C em algumas áreas de Mato Grosso do Sul.
Para este domingo (27) a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica aumento de nuvens que deixarão o céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões. Não há expectativa de chuva.
A umidade relativa do ar estará baixa, especialmente na região do bolsão, com variação de 55% a 15%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Recomenda-se ingestão de muita agua, umidificar ambientes e cuidados com idosos e crianças.
Vento fraco a moderado em todas as regiões com rajadas no setores sudoeste e sul do Estado.
Neste dia o Estado pode registrar temperatura mínima de 22°C e máxima de 40°C. Para a Capital essa variação está estimada em 25°C a 36°C.
Em Três Lagoas a temperatura pode chegar a 40º C, e a previsão de chuva é para o dia 10 de outubro, já faz quase três meses que não chove não cidade, um clima muito seco, com baixa umidade do ar podendo chegar a 10%.
Três Lagoas
Três Lagoas participa da Pesquisa Nacional de Demanda Turística
O município de Três Lagoas foi escolhido para participar da 1ª Pesquisa Nacional de Demanda Turística, que pretende traçar o perfil socioeconômico, o comportamento dos visitantes e suas impressões sobre o município visitado.
Ao todo, participam da pesquisa 54 municípios brasileiros, sendo dois por estado. Em Mato Grosso do Sul, foram escolhidas as cidades de Três Lagoas e Campo Grande.
Em Três Lagoas, três pesquisadoras capacitadas e devidamente identificadas com crachás estão sendo supervisionadas pela diretora municipal de Turismo, Mônica Porto, com a meta de coletar 450 entrevistas até o dia 3 de outubro. Os pontos definidos para a pesquisa foram alguns hotéis, devido ao turismo de negócios; a Feira Turística e o Shopping Três Lagoas, pelo turismo de compras; e a Marina Três Lagoas e o Balneário Municipal, pelo turismo náutico e de lazer.
Durante as entrevistas, os turistas estão sendo questionados sobre os motivos da viagem, o planejamento do deslocamento, os meios de transporte utilizados, a hospedagem, o tempo de permanência, a composição do grupo, as atividades realizadas e os gastos durante a estadia. O levantamento também vai avaliar a percepção dos visitantes sobre a infraestrutura dos destinos, a qualidade dos serviços, a acessibilidade, a segurança, a conectividade e os preços.
A pesquisa é uma iniciativa do Observatório Nacional de Turismo Sustentável, criado a partir de um acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e o Itaipu Parquetec, firmado em fevereiro de 2025. A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo participa do trabalho e é responsável pelo planejamento metodológico, pela coordenação da coleta e pela consolidação dos dados.
Este levantamento é extremamente importante para dar visibilidade ao turismo do município, assim como para a definição de políticas públicas a serem implementadas.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Coautora três-lagoense promove tarde de autógrafos do livro “Respire em Meio ao Caos”
Acontece neste sábado, 26 de setembro, a partir das 14h, no Salão de Vidro da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), uma tarde de autógrafos da coautora do livro Respire em Meio ao Caos, a três-lagoense Marciele Alves.
O encontro será destinado aos leitores que adquiriram seus exemplares e também às pessoas que desejam conhecer mais da obra, conversar com a coautora e saber mais sobre a história compartilhada em seu capítulo. O evento será um momento de acolhimento, proximidade e troca com o público, além de celebrar a participação de uma autora de Três Lagoas em uma obra de grande significado.
SOBRE O LIVRO
Publicado pela Editora Ourah, Respire em Meio ao Caos reúne vozes femininas e experiências reais relacionadas à ansiedade, ao medo, à insegurança, ao cansaço, à fé, à força e à coragem de recomeçar.
A proposta da obra é acolher mulheres que enfrentam momentos difíceis e mostrar que pedir ajuda, respeitar os próprios limites e cuidar da saúde emocional também são atitudes de coragem.
SOBRE O CAPÍTULO
Marciele Alves é coautora do capítulo “Quando a ansiedade pede cuidado”. Nele, compartilha parte de sua trajetória marcada pelo luto após a perda da mãe, pelas crises de ansiedade e pelo processo de reconstrução emocional.
O capítulo aborda a importância de pedir ajuda, estabelecer limites, cuidar da saúde emocional e encontrar na fé, forças para continuar. Sua principal mensagem é mostrar que a dor não precisa definir o final de uma história e que é possível reconstruir a vida com mais consciência, cuidado e esperança.
SOBRE A COAUTORA
Marciele Alves é estudante de Psicologia, mentora de mulheres empreendedoras, esposa e mãe de dois filhos. A partir da própria história, encontrou um caminho de reconstrução emocional e decidiu transformar suas experiências em uma mensagem de acolhimento para outras mulheres.
Autora do capítulo “Quando a ansiedade pede cuidado”, Marciele compartilha uma trajetória de luto, ansiedade, fé, limites e reconstrução emocional, levando aos leitores uma mensagem de acolhimento e esperança.
| Texto por: | Raquel Tozi | Foto por: | Arquivo pessoal |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Mato Grosso do Sul4 dias atrásSubiu para cinco o número de mortos em acidente com van da Saúde na BR-163
-
Água Clara5 dias atrásJovem confessa venda de drogas e é preso em flagrante em Água Clara
-
Três Lagoas4 dias atrásJovem escritora de Três Lagoas esgota edição de estreia em tarde de autógrafos
-
Mato Grosso do Sul4 dias atrásInmet alerta para tempestades com ventos de até 90 km/h em MS; Energisa reforça orientações de segurança






































