TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Chapecoense vence Sampaio Corrêa na Arena Condá
Brusque-SC supera o Operário_PR pela seria B
Com apoio da nação azul ,Cruzeiro vence mais uma no Mineirão
Separados por um ponto, Santos e Flamengo duelam pelo Brasileiro
Em dia de comemoração, Bioparque Pantanal e Corpo de Bombeiros celebram parcerias
Com 100% dos internos ocupados, sobram vagas em convênios de trabalho na Colônia Penal de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul recebe Centro-Oeste de Vôlei de Praia neste final de semana
‘Esquenta UEMS’ reúne acadêmicos em competições esportivas neste sábado (02/07)
Sábado tem leve aumento de temperatura no Estado, com máxima de 34°C na região Norte
Fundação de Cultura seleciona artesãos e entidades do artesanato para participar da 4º Feira Nacional em Fortaleza
Polícia Militar divulga resultados do policiamento realizado na área do 11º BPM, entre 20 e 30 de junho
Militares de Coxim são condecorados com Medalha Dom Pedro II
Governo autoriza concurso para PMMS
8ªCIPM: Polícia Militar apreende produtos de contrabando e descaminho
Comandante da 10ªCIPM recebe visita de moradores do bairro Coophavila e liderança comunitária do bairro São Conrado
Polícia Militar de Jardim-MS apreende Arma de Fogo durante abordagem à veículo em Guia Lopes da Laguna-MS
Carga de descaminho é apreendida pela Polícia Militar Rodoviária, na MS 164, em Maracaju
Direto ao Assunto: Lucas de Lima fala do “Julho sem Plástico”
Liga das Nações: brasileiras batem Bulgária e assumem vice-liderança
SMS promove capacitação para profissionais da saúde para atendimento de ocorrências de acidentes com animais peçonhentos
Polícia Militar apreende 3,7 kg de cocaína e prende uma mulher por tráfico de drogas em Anastácio
Municipalista, ALEMS participa de entrega de maquinários no valor de R$ 40 milhões
Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Feminino em Três Lagoas
Curso vai qualificar e aprimorar secretarias domésticas e diaristas para o mercado de trabalho
Motivação: como a trilha do fim de semana se tornou um negócio
SEMEC realiza Terceira Audiência Pública de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação
Polícia Militar encaminha dois homens por contrabando, descaminho e porte de drogas no município de Sidrolândia
8ªCIPM: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar socorrem casal de idosos que se envolveram em acidente na MS-162
8ªCIPM: Polícia Militar apreende menor infrator por receptação
Em Paranaíba, Polícia Militar realiza o patrulhamento rural nas regiões do Alto Santana, Alto Tamandaré e no Assentamento Serra
Next
Prev

Cultura

15 de maio dia do Assistente Social

Publicado

Neste dia 15 de maiodia do Assistente Social, queremos expressar nossas homenagens aos valorosos e combativos profissionais que dia a dia pavimentam caminhos, se empenham, cotidianamente, na construção de um projeto profissional que responda às necessidades das classes trabalhadoras e contribua para o fortalecimento da luta pela superação das desigualdades sociais, constroem pontes e forjam possibilidades para o acesso aos direitos da população destituída de cidadania.

Que seja um dia de luta, como são todoodias. Que seja um dia de reflexão sobre o significado de vossa função social. Que seja, sobretudo, um dia de celebração e de alegria, ao vossas conquistas e capacidade de contribuir para tornar visíveis e enfrentar as urgências e expressões das tantas facetas da questão social. 

O QUE É UM ASSISTENTE SOCIAL

Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável – em todos os sentidos.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Esta “mãozinha” do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

No setor público, que emprega a maioria desses profissionais – 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A ideia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.

Feliz Dia do Assistente Social!

Comentários Facebook

Cultura

Aquidauanenses lotam praça e vibram com estreia de “Pantanal”

Publicado

Após meses de gravações, a novela mais esperada pelos sul-mato-grossenses, principalmente pelos moradores de Aquidauana e região, finalmente estreou. O primeiro capítulo do remake de Pantanal foi exibido na noite de ontem (28) na Praça dos Estudantes, na região central de Aquidauana.

Ansiosos e vibrando por ver as belezas do Pantanal sul-mato-grossense nas telinhas da Globo, moradores lotaram a praça e fizeram da estreia da novela um grande evento. Teve até quem escolheu comemorar o aniversário assistindo ao primeiro capítulo da trama na praça, como é o caso de Emanuel Benites.

Ao jornal O Pantaneiro, Emanuel contou que resolveu comemorar a chegada dos 30 anos na praça por ser um dia de festa para todos da região. “A festa hoje não é só minha e o presente é para todo mundo aqui. A novela vai mostrar a beleza do Pantanal”, disse.

A novela que parou a cidade de Aquidauana também conquistou o Brasil.  A média de audiência foi de 26.7 segundo os dados do Kantar Ibope. O pico foi às 22h24, com 30.3 pontos, batendo a audiência da concorrência e até mesmo da última novela da emissora, “Um lugar ao sol”, que registrou 25 pontos no primeiro e último capítulo.

O Pantaneiro também acompanhou a estreia da novela. Veja abaixo:

Evento na praça

O evento para acompanhar a estreia da novela, organizado pela Prefeitura Municipal de Aquidauana, também contou com a apresentação da dupla sertaneja Brendo & Vinícius e do grupo de dança “Os Taboqueiros”.

Por O Pantaneiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Cultura

I Saberes Integrados das Licenciaturas da Unigran EAD acontece de 23 a 26 de agosto

Publicado

Com o objetivo de fortalecer os cursos de licenciatura e proporcionar maior interação entre a comunidade acadêmica, a Unigran EAD realiza o I SILES – Saberes Integrados das Licenciaturas.

O evento acontecerá de forma on-line de 23 a 26 de agosto, a partir das 19h (Horário de Brasília), reunindo temas das áreas de Artes Visuais, Biologia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site do evento e garantem aos participantes um certificado de 40h, que será remetido pela organização ao e-mail cadastrado no ato de inscrição, em até 15 dias após o encerramento do evento.

A programação do I SILES é composta por apresentações culturais, palestras, mesas redondas e minicursos. O músico e compositor Fernando Dagata fará a abertura do evento com uma apresentação cultural.

Na sequência a palestra “Mídias digitais e sala de aula: ações educativas e medidas criativas” será ministrada pela pedagoga Rita de Cassia Borges, Doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Antropologia e Sociologia e Especialista em Planejamento e Gestão da EaD.

Para fechar a primeira noite do SILES acontece a mesa redonda “Desafios da formação docente no século XXI” com a Doutora Nara Sgarbi e as Mestras Julyana Moreira, Hilluska Carneiro, Geysa Juce e Inês Velter.

O I Saberes Integrados das Licenciaturas Durante vai promover debates sobre os temas “Covid 19: Processo Fisiopatológico e Diagnóstico Laboratorial”, “Metodologias Ativas”, “O Ensino da arte como instrumento de inclusão”, “A dinâmica da mediação pedagógica em tempos de incerteza”, dentre outros conteúdos correspondentes.

Durante os quatro dias do SILES os inscritos têm acesso a dez minicursos que abrangem conhecimentos diversos nas áreas integrantes das licenciaturas.

Toda a programação e o link de inscrições estão disponíveis na página ead.unigran.br/evento-i-siles-os-saberes-integrados-das-licenciaturas.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana