Mato Grosso do Sul
Vai fazer churrasco no Dia das Mães? Pesquisa do Procon aponta variação de 242% nos preços
Consumidores que optarem por celebrar o Dia das Mães com um tradicional churrasco podem se deparar com variações de preços de até 242% nos ingredientes, em Campo Grande.
Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), considerou o valor aplicado a 183 itens, entre carnes e acompanhamentos. Ao todo, foram visitados 13 estabelecimentos comerciais.
Entre os produtos cotados, o maço de cheiro-verde apresentou a maior oscilação (242,29%), seguido pelo quilo do coração de frango (184,11%), do tomate (138,48%), da picanha (133,21%) e da linguiça toscana (115,17%).
O preço médio da picanha, por exemplo, foi de R$ 91,69. Já uma marca de carvão vegetal com maior disponibilidade nos locais pesquisados registrou valor médio de R$ 39,19, com variação de 37,25%.
O Procon Mato Grosso do Sul orienta que, durante as compras, os consumidores se atentem a detalhes como a conservação, a temperatura e a qualidade dos alimentos, especialmente os resfriados, optando por locais que adotem boas práticas sanitárias e que melhor atendam ao seu orçamento.
Serviço
Dia das Mães (Campo Grande) – Kit Churrasco
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Emre Vonal/Pixabay
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Perifeirarte leva formação e mobilização comunitária a Porto Murtinho com programação integrada e atividades culturais
A cidade de Porto Murtinho recebe, no dia 28 de maio, mais uma etapa do Programa Perifeirarte, Curso de Formação Continuada de Lideranças Comunitárias. A iniciativa promove capacitação, troca de experiências e fortalecimento do movimento comunitário, reunindo lideranças locais, representantes do terceiro setor e a população em geral.
Com programação distribuída entre o Cine Teatro Ney Machado Mesquita e a Praça Thomaz Laranjeiras, o Perifeirarte articula conhecimento técnico, políticas públicas e valorização cultural, com foco na organização comunitária e na autonomia dos territórios.
A abertura ocorre na quinta-feira (28), a partir das 18h, com uma sequência de palestras que abordam temas estratégicos para o desenvolvimento local. Entre os destaques estão a apresentação do programa “Protege – Por Elas Proteção de Todos os Lados”, com a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, além de discussões sobre agricultura urbana e periurbana e cooperativismo e associativismo, em parceria com o Sebrae/MS.
A programação encerra às 21h com atividades culturais do Perifeirarte e a realização da Feirinha Criativa, espaço de valorização da produção local, da economia criativa e das expressões artísticas da comunidade.
A técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Tânia dos Santos, destaca que a proposta vai além da formação pontual, buscando fortalecer redes e estimular o protagonismo comunitário nos municípios.
“É um trabalho que chega para fortalecer quem já atua na base, nas associações, nos clubes de mães, nas comunidades. A gente leva informação, mas também escuta, constrói junto e incentiva a organização comunitária como ferramenta de transformação social”, afirma.
Segundo ela, a iniciativa prioriza municípios com maior necessidade de estruturação do movimento comunitário, contribuindo para a municipalização das ações e para o acesso a políticas públicas. “O Perifeirarte integra diferentes áreas, desde social, cultural e econômica, e isso faz toda a diferença. Quando a gente fala de cooperativismo, de agricultura urbana, de proteção às mulheres, estamos falando de autonomia, de renda e de qualidade de vida para as pessoas”, completa Tânia.
Além da programação principal, o Perifeirarte também prevê atividades complementares em espaços como CRAS e escolas do município, ampliando o alcance das discussões, especialmente entre jovens e famílias, com temas como relacionamentos saudáveis e prevenção à violência.
A expectativa é reunir cerca de 800 participantes ao longo dos dois dias. Interessados podem se inscrever pelo link clicando aqui.
Programação
28 de maio (Quinta-feira)
Local: Cine Teatro Ney Machado Mesquita – Rua Pedro Celestino – Centro
18h – Abertura
18h30min – “Protege – Por Elas Proteção de Todos os Lados” – com Manuela Nicodemos Bailosa – Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres.
19h10min – “Agricultura Urbana e Periurbana” – com José Miranda da Fonseca – Agente de Desenvolvimento Rural – AGRAER – Agência e Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do MS.
19h50min – “Microcrédito Rural Orientado – Pronaf B e Quintais Produtivos” – Linha de crédito com oportunidade para produtor da agricultura familiar, pescadores, extrativistas, indígenas e quilombolas – com Nathália Gabrielle Gonzaga – Engenheira Agrônoma, Empresa Cactvs
20h10min – “Cooperativismo e Associativismo” – com SEBRAE/MS
21h – Atividades Culturais do Programa PERIFEIRARTE – Feirinha Criativa – Cine Teatro Ney Machado Mesquita – Rua Pedro Celestino – Centro
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Paula Maciulevicius
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
Entre as ações do movimento Maio Amarelo de 2026, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizará um evento estratégico voltado à qualidade na formação de novos condutores. O encontro “Qualifica CNH do Brasil: atualização para instrutores” tem como objetivo orientar os profissionais credenciados acerca das recentes mudanças legislativas no processo de habilitação decorrentes da Resolução 1.020/2025.
Conforme dados do portal CNH do Brasil, Mato Grosso do Sul possui, atualmente, 2.846 instrutores de trânsito, sendo 955 em Campo Grande, o que evidencia a relevância da atividade e a necessidade de padronização das informações para garantir segurança jurídica aos profissionais e aos candidatos à habilitação.
O evento, que será no dia 20 de maio, às 18h, será hibrido. Com espaço para público presente no auditório do Detran-MS, saída para Rochedo, e transmitido pelo canal oficial do Detran-MS no Youtube (https://www.youtube.com/@DetranMSoficial).
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio, pelo link https://www.responde.ms.gov.br/pesquisa/608.
A programação traz temas relevantes ao momento, como “Impactos da Resolução CONTRAN nº 1.020/2025”, ministrada por Noêmia Rodrigues da Silva, da Gerência de Controle de Credenciamento, abordando o credenciamento de autoescolas, instrutores e veículos. “Exame Prático de Direção”, palestra conduzida por Lina Issa Zeinab, da Gerência de Exames de Habilitação, com a colaboração do examinador Júlio César de Moura, focando nos novos parâmetros de avaliação.
A roda de conversa será mediada pela Andréa Moringo da Silva, Diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS. “Esta ação reforça o compromisso do Detran-MS com o tema do Maio Amarelo 2026 – “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, investindo na base da formação para novos condutores para garantir um futuro com mais segurança nas vias”, enfatiza a Andrea Moringo.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Divulgação
Fonte: Governo MS
-
Arapuá3 dias atrásLUTO NO ESPORTE | Morre Valdemir Machado Leonel, o “Lona”, ex-jogador do Arapuá, aos 53 anos
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Jovem de 19 anos é assassinada e namorado fica ferido na Lagoa Maior
-
Notícias da Região4 dias atrásCESP abre inscrições para 2ª edição do Programa Movimento Sustentável
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre e outro fica gravemente ferido em ataque a tiros
