TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

UEMS apresenta iniciativas de empreendedorismo feminino durante o Delas Day

Publicado em

Evento foi realizado durante os dias 24 e 25 de fevereiro, em Campo Grande

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participou do maior evento do estado voltado ao empreendedorismo feminino, o Delas Day – edição 2026, em Campo Grande. O evento é promovido pelo SEBRAE/MS e conta com o apoio do Governo do Estado.

Nesta edição, a UEMS mostrou ao público projetos que conectam conhecimento, ciência, impacto social e desenvolvimento econômico, como o “HUB Criativo da Maturidade”, a Startup Pantaembryo e o Projeto Guavira. As iniciativas são realizadas por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC/UEMS).

Segundo a vice-reitora profa. Dra. Luciana Ferreira, a presença da UEMS no evento simboliza o fortalecimento de políticas que incentivam o empreendedorismo e a ciência feita por mulheres. “É uma oportunidade de conectar nossos projetos estratégicos e o que temos feito em relação a iniciativas que têm as mulheres como protagonistas”, afirmou a gestora, ressaltando que a participação no Delas Day permite “levar as políticas institucionais que a universidade desenvolve para empreender mulheres com tanto potencial”.

A Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), profa. Dra. Érika Kaneta Ferri, ressaltou que o evento mostrou na prática a força da extensão universitária, além de promover a troca de idéias, realizar conexões e mostrar que empreendedorismo também é espaço de acolhimento, potência e protagonismo feminino.

“Levamos os nossos projetos UEMS: HUB da Maturidade, startup Pantaembryo e projeto Guavira, realizados por meio da Pró-Reitoria de Extensão e vimos nossos acadêmicos e professores brilhando, trocando ideias, fazendo conexões, adquirindo novos conhecimentos. Só temos a agradecer a todos que viveram conosco esses dois dias intensos e cheios de propósito. É a UEMS consolidando sua atuação como universidade pública comprometida com o desenvolvimento social e a valorização do protagonismo feminino”, declarou.

O Hub Criativo da Maturidade, fruto de uma iniciativa do curso de Administração Pública da UEMS vinculada ao programa da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS), vive um momento de consolidação através da parceria estratégica com o Sebrae. Segundo a coordenadora geral do projeto, professora Giuliana de Faria, o foco central é a formalização de mulheres acima dos 50 anos que já produzem, mas ainda não dominam as ferramentas de gestão.

“O objetivo é que, no próximo ano, elas não estejam apenas representadas, mas ocupem seus próprios espaços como MEIs no Mercado Sebrae”, destaca Giuliana. Essa evolução é ratificada pela professora da UMA, Verhuska Pereira, que aponta o evento Delas Day como um divisor de águas para as alunas. “A participação este ano está muito mais consciente; elas entenderam que o aperfeiçoamento vem pelo conhecimento e já estão buscando a formalização para terem uma visão profissional do mercado feminino”, completa Verhuska.

A startup Pantaembryo, que faz parte da Incubadora Fênix, é formada por docentes, pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação em Zootecnia, da UEMS de Aquidauana. A fundadora da Pantaembryo é a Professora Dra. Fabiana Sterza. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, aumentar a produtividade e reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio de biotecnologias adaptadas à realidade local. No evento, a startup divulgou uma solução inovadora na área de biotecnologia reprodutiva, com foco na criação de embriões e assistência zootécnica a produtores de gado no Estado.

Sobre o evento, a professora Fabiana destacou a importância da representatividade: “É fantástico ver o quanto as mulheres representam nesse meio e o potencial que existe. Nossa startup tem uma representação feminina muito forte, inclusive na coordenação”.

O Projeto Guavira contou com a participação das acadêmicas do curso de Química Industrial, Larissa Silva e Raquel Loureiro, da Unidade Universitária de Dourados. O projeto de Extensão é coordenado pela professora Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso. O principal objetivo do da iniciativa é popularizar esse fruto (guavira), que é símbolo de Mato Grosso do Sul, como alimento e planta medicinal. Durante o Delas Day, as estudantes apresentaram diversos produtos feitos à base do fruto, como cosméticos e receitas culinárias. O objetivo foi sensibilizar empresas e mulheres empreendedoras sobre o potencial de negócios da guavira.

“Esse momento é muito importante para conhecermos outras empreendedoras e termos todo esse networking com outras empresas, divulgando nossos produtos e também conhecendo os produtos das nossas colegas”, afirmou Larissa de Oliveira Silva, acadêmica de Química Industrial da UEMS de Dourados e integrante do projeto de extensão Guavira.

O Delas Day é uma iniciativa realizada pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, CMEC, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Faems, Fundect, UEMS, AMEMS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Assomasul, TJ-MS, Apex Brasil, TV Morena, Femedi, Prefeitura de Campo Grande, BPW, Du Bem, Sicredi, Cresol, Sicoob, UCDB, Abrasel, Nidal Abdul, Sistema OCB e Hospital de Amor.

Comunicação UEMS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Detran-MS alerta sobre golpe: pátios credenciados não realizam leilões de veículos

Published

on

By

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta a população sobre um golpe virtual que utiliza indevidamente o nome e a identidade visual de pátios credenciados pelo órgão para anunciar falsos leilões de veículos pela internet.

O site fraudulento “autotranleiloes.org/leiloes” utiliza informações da empresa Autotran, pátio credenciado localizado em Dourados, incluindo endereço, logomarca e dados institucionais, para simular leilões diários de veículos apreendidos. No entanto, a empresa não realiza leilões.

O Detran-MS esclarece que os pátios credenciados, como a Autotran e a PMax, têm exclusivamente a função de guarda de veículos recolhidos, não sendo responsáveis pela venda dos bens.

Os leilões oficiais de veículos vinculados ao Detran-MS são realizados apenas por leiloeiros e empresas devidamente credenciados junto ao órgão, mediante publicação de edital oficial no Diário Oficial do Estado e divulgação no portal institucional do Detran-MS.

A orientação é para que a população desconfie de anúncios publicados fora dos canais oficiais, especialmente aqueles que prometem veículos com valores muito abaixo do mercado ou exigem pagamentos antecipados.

Adriano Cezar Pendloski, proprietário da Autotran, informou que já registrou boletins de ocorrência e adotou medidas judiciais para tentar retirar o site fraudulento do ar. Segundo ele, mesmo após bloqueios temporários, a página volta a funcionar poucos dias depois, fazendo novas vítimas diariamente.

Além do prejuízo financeiro às vítimas, os golpistas também utilizam documentos enviados pelos interessados durante o falso cadastro para possíveis fraudes financeiras e tentativas de financiamento indevido.

  • Todo leilão oficial possui edital publicado no Diário Oficial do Estado;
  • Os leilões são divulgados no site oficial do Detran-MS;
  • Os leiloeiros credenciados estão listados nos canais oficiais do órgão;
  • Pátios credenciados não realizam vendas diretas ou leilões de veículos.
  • Antes de participar de qualquer leilão, o cidadão deve verificar a autenticidade das informações nos canais oficiais do Detran-MS e evitar realizar pagamentos sem confirmação da procedência do anúncio.

O delegado Leandro Azevedo, especialista em Investigação Digital e Inteligência Artificial, alerta que criminosos têm utilizado estruturas cada vez mais sofisticadas para aplicar golpes virtuais, simulando páginas oficiais e utilizando indevidamente logomarcas, endereços reais e linguagem semelhante à de órgãos públicos e empresas conhecidas. “Com inteligência artificial, esse golpe ficou mais sofisticado. Hoje, a IA permite copiar textos, identidade visual e linguagem institucional com alta precisão, tornando alguns sites falsos quase indistinguíveis dos verdadeiros”, explica.

Segundo o delegado, alguns sinais ajudam a identificar a fraude, como preços muito abaixo do mercado, pressão para pagamento imediato, transferências via Pix para terceiros, ausência de edital oficial e atendimento restrito ao WhatsApp. “Não basta o site parecer confiável: é preciso confirmar tudo em canais oficiais. Leilão oficial tem edital publicado, leiloeiro identificado e divulgação em canal oficial”, reforça.

Em caso de suspeita de golpe, a orientação é registrar boletim de ocorrência e comunicar imediatamente às autoridades competentes.


Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Arquivo/Detran-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul lidera o Centro-Oeste no Programa Centelha e alcança resultado histórico em inovação

Published

on

By

Mato Grosso do Sul consolidou-se como o estado da região Centro-Oeste com o maior número de ideias submetidas à terceira edição do Programa Centelha, cujas inscrições foram encerradas na segunda-feira (25). Ao todo, foram registradas 1.135 ideias inovadoras, resultado que representa um crescimento de 363% em relação à edição anterior e coloca o Estado à frente de Goiás (1.063), Mato Grosso (813) e Distrito Federal (692).

O desempenho também projeta Mato Grosso do Sul no cenário nacional da inovação. Atualmente, o Estado ocupa a segunda posição em número de inscrições, empatado com o Ceará, atrás apenas do Espírito Santo. O resultado ainda é parcial, já que Paraná e Rio de Janeiro seguem com inscrições abertas.

Entre as principais áreas temáticas das propostas submetidas estão Inteligência Artificial e Machine Learning (27,8%), Impacto Socioambiental (19,4%), Tecnologia Social (15%), TI e Telecom (8,6%) e Biotecnologia e Genética (6%). Os dados demonstram o alinhamento das ideias inscritas às tendências tecnológicas e às demandas por soluções inovadoras com impacto econômico e social.

O Centelha é uma iniciativa voltada ao estímulo do empreendedorismo inovador e à criação de novos negócios de base tecnológica

O Programa Centelha é uma iniciativa voltada ao estímulo do empreendedorismo inovador e à criação de novos negócios de base tecnológica. O objetivo é apoiar a transformação de ideias inovadoras em empreendimentos sustentáveis e competitivos.

A execução estadual do programa é realizada pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com promoção nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep, CNPq, Confap e Fundação CERTI.

Em Mato Grosso do Sul, o edital prevê investimento total de R$ 6,5 milhões, com seleção final de até 47 propostas. Os projetos aprovados receberão R$ 89,6 mil por meio de subvenção econômica, além de R$ 50 mil em bolsas de fomento tecnológico, capacitações, suporte técnico especializado, conexões com o ecossistema de inovação e oportunidades de visibilidade.

Para o diretor-presidente da Fundect, Cristiano Carvalho, o resultado evidencia o amadurecimento do ecossistema de inovação sul-mato-grossense.

Mato Grosso do Sul consolidou-se como o estado da região Centro-Oeste com o maior número de ideias no 3ª Centelha

“Esse resultado histórico mostra que Mato Grosso do Sul vive um novo momento na inovação. Liderar o Centro-Oeste em número de ideias submetidas ao Programa Centelha demonstra a força do nosso ecossistema, o talento dos nossos empreendedores e o compromisso do Governo do Estado com a ciência, tecnologia e inovação. Mais do que números, estamos falando de oportunidades, geração de conhecimento, desenvolvimento econômico e transformação social em todas as regiões do Estado”, destaca.

A próxima etapa do programa será a seleção das 200 melhores ideias submetidas. Na Fase 2, chamada Projeto de Fomento, os empreendedores irão estruturar e detalhar suas propostas, transformando as ideias em planos de negócio mais robustos e preparados para o desenvolvimento tecnológico e mercadológico.

O resultado preliminar das propostas classificadas para a próxima fase está previsto para o dia 29 de junho, enquanto o resultado final deve ser divulgado em 29 de julho.

Inovação presente em todas as regiões do Estado

Outro destaque do Centelha 3 em Mato Grosso do Sul foi a interiorização da inovação. Pela primeira vez, o programa alcançou 44 municípios sul-mato-grossenses, atingindo 56% das cidades do Estado com propostas submetidas.

Os municípios com maior número de ideias inscritas foram Campo Grande (589), Ponta Porã (117), Dourados (86), Três Lagoas (43), Naviraí (42), Corumbá (32), Chapadão do Sul (30), Coxim (23), Bonito (19) e Nova Andradina (19).

O alcance estadual do programa é resultado da mobilização conjunta de diferentes instituições parceiras. Em 55 dias a equipe da Gerência de Inovação da Fundect realizou 40 oficinas, em 13 cidades, orientando e tirando as dúvidas sobre como submeter o projeto ao Programa Centelha, sempre com apoio do Sebrae, Senai, Senac, Universidades, prefeituras municipais e coordenadores regionais e locais dos ecossistemas de inovação, que acreditaram no potencial do nosso Estado e mobilizaram empreendedores em todas as regiões.

Maristela Cantadori, Comunicação Fundect

Fotos: Comunicação Fundect

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana