Internacional
Tufão Yagi deixa pelo menos 46 mortos e 22 desaparecidos no Vietnã
O tufão Yagi, a tempestade mais poderosa da Ásia este ano, deixou dezenas de mortos no norte do Vietnã e danos generalizados à infraestrutura e às fábricas enquanto se deslocava para o oeste, segundo estimativas preliminares do governo nesta segunda-feira.
Quarenta e seis pessoas morreram e 22 estavam desaparecidas, principalmente devido a deslizamentos de terra e inundações provocadas pelo tufão, informou a agência de gerenciamento de desastres do Vietnã.
O tufão atingiu no sábado a costa nordeste do Vietnã, onde estão localizadas grandes operações de produção de empresas nacionais e estrangeiras. Ele foi rebaixado para depressão tropical no domingo, mas a agência meteorológica alertou na segunda-feira sobre novas enchentes e deslizamentos de terra.
O Yagi causou corte de energia para milhões de residências e empresas, inundou rodovias, interrompeu as redes de telecomunicações, derrubou uma ponte de médio porte e milhares de árvores e paralisou a atividade econômica em muitos centros industriais.
Gerentes e trabalhadores de parques industriais e fábricas em Haiphong, uma cidade litorânea de dois milhões de habitantes, disseram na segunda-feira que não tinham eletricidade e que estavam tentando salvar equipamentos de fábricas onde o telhado de chapa metálica havia sido levado pelo vento, em meio à previsão de mais chuvas.
Por Reuters
Internacional
Granizo deixa deserto na Arábia Saudita com aparência de neve
Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram o deserto de Al-Nafud, na região de Al-Jawf, na Arábia Saudita, coberto com o que parece ser neve. A camada de gelo, na verdade, foi formada por granizo, mas as imagens ainda chamam a atenção pelo cenário atípico.
De acordo com a assessoria de imprensa da Arábia Saudita, as camadas brancas foram registradas no último dia 2 de novembro, mas as chuvas continuaram na região nos dias seguintes. A emissora Al Jazeera explica que a formação branca de gelo foi causada por chuvas fortes e pedras de granizo, enquanto algumas áreas da região sofreram com enchentes.
@aljazeeraenglish Al Jazeera correspondent Anas al-Sharif says Meta shut down his Instagram account, calling it part of a broader effort to suppress Palestinian content. Al-Sharif created a new account, and plans to continue sharing images and updates, stressing the importance of free expression. #news ♬ original sound – Al Jazeera English
A região de Al-Jawf fica localizada no norte da Arábia Saudita, próxima à fronteira com a Jordânia. Nas épocas mais quentes do ano, a temperatura no deserto pode ultrapassar os 50ºC, o que deixa as imagens mais impressionantes.
O país já registrou neve em outras regiões no passado, principalmente nas áreas mais montanhosas. Em 2021, uma tempestade na região de Aseer cobriu o solo de neve e, pela primeira vez em quase 50 anos, registrou temperatura abaixo de zero, segundo o site MetSul.
Neve ou granizo?
Visto de longe, o acúmulo de granizo pode ser bem parecido com a neve, mas existem algumas diferenças entre os fenômenos. Normalmente, a neve é a precipitação composta por partículas em formato de flocos ou cristais de gelo, enquanto o granizo é composto por pedras de gelo e vem acompanhado de chuva com a água em estado líquido.
Por CanalTech
Internacional
Brics vai convidar Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria e mais nove países
O Brics vai convidar 13 países para participarem da organização na modalidade de membros associados: Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria, Indonésia, Argélia, Belarus, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã e Uganda. O bloco tem atualmente como membros plenos Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos recém-incorporados Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito.
Os nomes dos países convidados ainda não foram anunciados oficialmente, mas a Agência Brasil confirmou com pessoas envolvidas nas negociações. Ao ser questionado nesta quinta-feira (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que é preciso ainda confirmar se esses governos mantêm o interesse em aderir ao bloco.
“Enviaremos um convite e uma proposta aos futuros países parceiros para participarem do nosso trabalho nessa qualidade [de parceiros associados] e, ao recebermos uma resposta positiva, anunciaremos quem está na lista. Seria simplesmente inapropriado fazer isto agora, antes de recebermos uma resposta, embora todos esses países praticamente tenham feito solicitações uma vez ou outra”, disse Putin, em entrevista coletiva.
A 16ª cúpula do Brics, que terminou nesta quinta-feira (24), em Kazan, na Rússia, teve entre seus principais temas critérios para definir quais países podem ser convidados para ingressar no bloco na nova modalidade de membros associado. Ao todo, mais de 30 nações manifestaram interesse em participar do Brics.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse que houve consenso em relação aos critérios e princípios para os membros associados, mas informou que a divulgação oficial dos nomes ainda depende da consulta que a Rússia fará aos países que atenderam aos critérios definidos.
“Foi discutido e foi aprovado, e houve consenso sobre os princípios e critérios que guiarão essa ampliação. Quanto à lista de países, será decidido daqui para a frente, e a presidência russa fará consultas depois de chegar a uma lista de países, que não sei como será, nem quais países serão. Depois vai consultar os dez membros atuais e anunciar quais são esses países”, disse em coletiva de imprensa na quarta-feira (24).
A diplomacia brasileira tem insistido que, entre os critérios, é preciso que seja respeitado o equilíbrio geográfico, com a América Latina tendo uma representação semelhante à dos países de outros continentes.
Os membros plenos são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos recém-incorporados Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito. A Arábia Saudita, que também foi convidada para ser membro pleno, ainda não aceitou o convite oficialmente, mas tem participado das reuniões.
Por Agência Brasil
-
Água Clara5 dias atrás
Moradores de Água Clara agradecem a chegada do asfalto no Centro Velho
-
Água Clara5 dias atrás
Em Água Clara| Prefeitura entrega novos uniformes ao Projeto Esportivo Novo Tempo
-
Arapuá3 dias atrás
Em Arapuá| Polícia Militar recupera moto furtada e prende suspeito
-
Policial4 dias atrás
PMMS apreende mais de 8 toneladas de maconha em Ponta Porã