TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Ribas do Rio Pardo

Tour DSM de Confinamento tem etapa em Ribas do Rio Pardo-MS

Publicado em

Equipes da Tortuga® e do Cepea/USP mostram os resultados zootécnicos e financeiros da aplicação das tecnologias da linha de confinamento da marca e lançam o aplicativo Mais Arroba em evento para produtores no dia 20/9.

Setembro, 2019 – Ribas do Rio Pardo (MS), uma forte região pecuária do Estado, receberá a primeira etapa do Tour DSM de Confinamento no dia 20 de setembro. Com palestras dos times de especialistas da Tortuga®, marca de suplementos nutricionais para animais da DSM, e do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ligado à Esalq/USP), os produtores participantes terão a oportunidade de ver de perto os resultados zootécnicos e financeiros da aplicação de tecnologias às dietas dos animais que geram, em média, uma arroba a mais por bovino confinado.

Essa é a quinta edição da maratona de eventos promovida pela área de Ruminantes da DSM e deve avaliar cerca de 23 mil animais em quatro etapas realizadas em quatro importantes estados produtores de carne: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás. Somando as edições anteriores, o Tour DSM de Confinamento já contabiliza a avaliação de mais de 100 mil bovinos, em 35 etapas.

DSM e Cepea lançam app Mais Arroba para a gestão do confinamento

Além de apresentar os resultados das altas tecnologias dos suplementos nutricionais da Tortuga®, a DSM e o Cepea aproveitam a oportunidade dos produtores reunidos nas etapas do Tour DSM de Confinamento para mostrar o novo aplicativo Mais Arroba. Trata-se de uma ferramenta inédita (disponível para download gratuito em sistemas Android e iOS) que ajuda os pecuaristas a melhorarem a gestão da produção no confinamento.

O App Mais Arroba permite aos pecuaristas simular todos os índices zootécnicos e econômicos / financeiros do confinamento, desde os ganhos produtivos dos animais, os custos operacionais (boi magro, dieta, sanidade etc.), até a rentabilidade e a taxa de retorno mensal (em Reais), entre outros fatores. Além disso, fornece uma série de indicadores monitorados pelo Cepea, como o preço da arroba por região e os custos médios (abrangência nacional e para as cinco regiões do Brasil) que incidem nesse sistema produtivo, além dos resultados de todas as etapas do Tour DSM de Confinamento já realizadas até esse ano. “Com esses números de referência, o produtor consegue comparar os seus custos com a média nacional e verificar o seu nível de eficiência. E, como a pecuária brasileira é bastante heterogênea pelas condições climáticas e custos variáveis dos insumos, os confinadores das principais regiões de pecuária do País têm no aplicativo Mais Arroba um aliado para buscar mais rentabilidade”, comenta o gerente de categoria Confinamento da área de Ruminantes da DSM, o zootecnista Marcos Baruselli.

Tecnologia que gera 1 arroba a mais por animal confinado

O Tour DSM de Confinamento mostra os resultados da aplicação das tecnologias dos suplementos nutricionais da marca Tortuga®, como o Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, que geram uma arroba a mais por bovino confinado, em média. São benefícios zootécnicos mensurados em avaliações no campo que trazem diferenciais competitivos para a atividade em termos de rentabilidade, confirmados pelo Cepea, que considera todas as variáveis. “Com as altas tecnologias da marca Tortuga® na dieta dos bovinos confinados, os produtores conseguem obter, em média, o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos”, conta Baruselli.

Serviço: Tour DSM de Confinamento – Etapa Ribas do Rio Pardo (MS)

Data: 20/9, a partir das 8h

Local: Fazenda Bela Vista – Pinheirão – BR 262 Km 252 (Placa Fazenda Bela Vista)

DSM – Bright Science. Brighter Living.™ 

A Royal DSM é uma empresa global de ciências, “purpose-led” e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A DSM fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Ou encontre-nos em:

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da DSM. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a DSM passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. Mais informações em www.tortuga.com.br.

Comentários Facebook

Ribas do Rio Pardo

Qualificação para o futuro: Senai abre inscrições para cursos gratuitos em Ribas do Rio Pardo

Iniciativa busca preparar profissionais para as oportunidades geradas pelo desenvolvimento industrial e fortalecer a inclusão produtiva no município

Published

on

O Senai está com inscrições abertas para oito cursos gratuitos de qualificação profissional em Ribas do Rio Pardo. As capacitações fazem parte da segunda fase do Projeto Plantando o Futuro, iniciativa voltada à inclusão social e produtiva por meio da formação profissional, empregabilidade e geração de renda para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

A oferta de cursos foi estruturada para atender às demandas do mercado de trabalho local, fortalecidas pelo desenvolvimento industrial do município. Com a instalação da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, cresceu a necessidade de mão de obra qualificada em diferentes áreas da indústria e dos serviços.

Ao todo, estão disponíveis oito opções de cursos gratuitos, contemplando áreas de gestão, logística, manutenção e produção industrial. As formações oferecidas são:

  • Almoxarife (60 horas);
  • Assistente de Logística (160 horas);
  • Excel Intermediário (20 horas);
  • Processos de Manutenção Mecânica (40 horas);
  • Excel: do Básico ao Avançado (80 horas);
  • Conectando a Indústria Avançado (32 horas);
  • Assistente de Produção Industrial (160 horas);
  • Mecânica a Diesel (160 horas).

Para participar, os interessados devem ter no mínimo 16 anos completos e ensino fundamental completo. A previsão é atender aproximadamente 160 alunos por meio da iniciativa.

O Projeto Plantando o Futuro é desenvolvido em parceria entre o Senai, a Suzano, o poder público e entidades locais, com foco na inclusão produtiva, formação profissional, empregabilidade, geração de renda e desenvolvimento dos territórios atendidos.

Serviço

Cursos gratuitos do Projeto Plantando o Futuro

Senai Container, no Centro Social de Ribas do Rio Pardo

Endereço: Avenida Filinto Müller, nº 1.703

Informações e inscrições:

(67) 99917-9628

Link para formulário de inscrição

Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade móvel do Senai instalada no Centro Social de Ribas do Rio Pardo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Ribas do Rio Pardo

Capacitação amplia oportunidades de geração de renda para famílias atendidas pelo CRAS em Ribas do Rio Pardo

Published

on

Aprender uma nova profissão, desenvolver habilidades empreendedoras e enxergar novas possibilidades de geração de renda. Esses foram alguns dos resultados proporcionados pelo curso de gastronomia realizado pelo Sebrae/MS, entre os dias 27 e 29 de julho, para participantes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ribas do Rio Pardo. A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, por meio do eixo de Inclusão Socioprodutiva.

Durante a capacitação, os alunos aprenderam técnicas para produção de salgados, biscoitos amanteigados e pratos da culinária pantaneira, aliando conhecimento técnico à visão empreendedora. A proposta foi ampliar as oportunidades de inserção produtiva dos participantes, seja por meio da abertura de um pequeno negócio ou da conquista de uma colocação no mercado de trabalho.

Para a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, a qualificação profissional é um dos caminhos mais eficazes para promover a inclusão socioprodutiva e ampliar as oportunidades de geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A maior conquista dessa parceria entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Assistência Social é ver a transformação que o conhecimento promove na vida dessas mulheres. Mais do que ensinar técnicas de culinária, estamos criando oportunidades para que elas desenvolvam uma atividade capaz de gerar renda, fortalecer sua autonomia e abrir novos caminhos para o futuro. E esse movimento beneficia não apenas as famílias atendidas, mas também fortalece a economia local e valoriza a cultura gastronômica da nossa região”, explicou.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pelo atendimento às famílias acompanhadas pelo CRAS. Representando a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a primeira-dama Adriana Peixoto Moureira destacou que a qualificação profissional é uma ferramenta importante para promover autonomia e ampliar as oportunidades de quem mais precisa. “Ver a conclusão de mais uma capacitação como essa é motivo de muita satisfação, porque sabemos que o conhecimento adquirido aqui pode fazer diferença na vida de muitas famílias. Cada participante sai com novas habilidades, mais confiança e a possibilidade de transformar esse aprendizado em uma fonte de renda. É esse tipo de parceria que fortalece o trabalho desenvolvido pela assistência social e cria oportunidades para que as pessoas construam uma nova história por meio do trabalho e do empreendedorismo”, reforçou.

Além do preparo das receitas, os participantes receberam orientações sobre boas práticas na manipulação dos alimentos, organização da produção e qualidade dos produtos, conhecimentos considerados fundamentais para quem pretende atuar no segmento de alimentação.

Responsável pela capacitação, o chef consultor do Sebrae/MS Paulo Vasconcelos, explica que o conteúdo foi estruturado para atender tanto quem deseja empreender quanto quem busca uma oportunidade de trabalho. “Foi uma experiência muito gratificante participar dessa capacitação em Ribas do Rio Pardo. Tivemos uma turma muito participativa, dedicada e interessada em aprender, reunindo pessoas que já atuavam na área de alimentação e outras que enxergaram na gastronomia uma nova oportunidade de empreender. Tenho certeza de que o conhecimento compartilhado contribuirá para fortalecer pequenos negócios, ampliar a geração de renda e transformar oportunidades em resultados.”

Entre as participantes, o curso despertou novas perspectivas para o futuro. Para Suzana, que já trabalha com a produção de pães e massas, a capacitação trouxe conhecimentos que poderão ser aplicados diretamente no dia a dia do negócio e aumentou a confiança para buscar novos desafios profissionais. “Foi um aprendizado que superou as minhas expectativas. O curso trouxe técnicas que eu ainda não conhecia e mostrou maneiras de melhorar a produção e oferecer um produto com ainda mais qualidade. O instrutor explicou tudo de forma muito clara, tirou nossas dúvidas e nos deixou à vontade para participar. Sinto que estou preparada, motivada e com vontade de investir ainda mais no que faço, porque percebi que sempre existe espaço para aprender e crescer”.

Ribas do Rio Pardo no programa Cidade Empreendedora

Este curso oferecido aos empreendedores que trabalham com alimentação fora do lar em Ribas do Rio Pardo, integra o eixo de Inclusão Socioprodutiva do programa Cidade Empreendedora, que promove ações voltadas à qualificação profissional e ao fortalecimento das oportunidades de geração de trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Por meio de consultorias, palestras e capacitações, a iniciativa busca ampliar as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo, contribuindo para a emancipação social e o desenvolvimento econômico dos municípios.

Mais informações sobre outras ações do Sebrae/MS podem ser obtidas na Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800, ou no portal www.cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana