TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Três Lagoas

Saúde de Três Lagoas registra 1.144 casos notificados de dengue

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde informa que até o momento, o Município registrou de janeiro até maio deste ano 1.144 casos notificados de dengue. Deste total, 374 foram considerados positivos e 162 negativos.

Dentre os positivos, um caso foi registrado como de dengue mais grave, sendo da menina V.O.C., de 9 anos de idade e moradora do bairro Santa Júlia. A criança estava internada em Campo Grande, mas já voltou para sua casa e passa bem.

Outros dois óbitos por suspeita de dengue estão sob investigação, sendo de C. P. S., homem de 40 anos, que residida no bairro Nossa Senhora das Graças e de F. P. S, também do sexo masculino e residia no bairro Lapa.

De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária e Saneamento, Neide Hiroko Yuki da Silva, vários critérios são considerados para investigação da suspeita de óbito por dengue. “Além dos exames laboratoriais, a equipe entrevista os familiares, faz um levantamento do histórico do paciente, tanto na unidade em que foi atendido quanto no Hospital. Com isso em mãos, reunimos todas as informações e encaminhamos para Campo Grande”, explicou.

Segundo o coordenador do Departamento de Endemias, Benício Donizete, até o momento, a maior incidência foi no mês de abril devido à quantidade de casos notificados. “Acreditamos que no final do mês de maio a tendência de casos possa cair por conta do clima, com a diminuição das temperaturas e das chuvas, mas a população precisa continuar colaborando não deixando lixo ou recipientes que acumulem água”, explicou Benício.

Além disso, o coordenador reforçou o pedido para que as pessoas continuem colaborando em eliminar qualquer tipo de foco do mosquito da dengue. “A melhor maneira é sempre lavar o recipiente ou descartar os objetos, pois quando a água seca, os ovos depositados podem ficar ali até outra chuva e nascerem novas larvas do mosquito”, explicou.

 TRABALHO DE COMBATE

Benício explicou que o trabalho de combate já foi feito em 80% da Cidade, em especial, nos locais que tem apresentado os maiores índices de casos notificados.

Os trabalhos de combate do mosquito com o fumacê foram finalizados na semana anterior nas regiões dos bairros: Paranapungá, Nova Alvorada, Maristela e Santa Terezinha. Atualmente, as ações são nas regiões: Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida, Arapuá, Vila Nova e Nossa Senhora das Graças.

O carro Ultra Baixo Volume (UBV), que visa o combate aos mosquitos passa em dois horários, sendo das 4h às 8h e 16h às 20h. O Departamento de Endemias pede a colaboração das pessoas para que deixem nos horários citados janelas e portas abertas durante a passagem do fumacê. O trabalho tem sido feito em todos os finais de semana e nos feriados.

Também a cada dois meses o agente de endemias passa na residência do morador, onde faz a inspeção e se tiver algum possível foco faz o tratamento com a eliminação das larvas, entretanto, Benício reforça que a melhor medida ainda é a colaboração de todos. “Pedimos para que todos colaborem mantendo seus quintais limpos eliminando qualquer tipo de foco, pois com a ajuda de todos podemos combater o mosquito e diminuir o número de casos em nossa Cidade”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação

Comentários Facebook

Três Lagoas

Prefeitura de Três Lagoas avança nas estratégias para atendimento à população em situação de rua

Published

on

By

Dando continuidade às tratativas iniciadas na semana passada, a Prefeitura de Três Lagoas promoveu, nesta terça-feira 22 de abril, uma nova reunião em seu gabinete para discutir e alinhar estratégias de curto, médio e longo prazo voltadas à população em situação de rua.

O encontro contou com a participação da primeira-dama Kelly Abonizio, da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social (SMAS), Vera Helena Arsioli, e representantes do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Acolhimento POP, Centro POP e da equipe de abordagem social da SMAS.

Durante a reunião, foi definido que a primeira ação prática será a realização de um Censo Municipal das Pessoas em Situação de Rua, com o objetivo de traçar um diagnóstico real e atualizado da população vulnerável no município. O levantamento incluirá dados como naturalidade (se são residentes ou vindos de outras localidades), escolaridade, cor, raça, gênero, uso de substâncias químicas, histórico de internações em casas de recuperação e interesse em tratamento, com a coleta de assinaturas voluntárias.

Além disso, o censo buscará mapear os pontos estratégicos da cidade onde há maior permanência dessa população, permitindo a definição de ações mais direcionadas e eficazes.

PRIMEIRA REUNIÃO

Essa reunião foi uma continuidade do encontro realizado no último dia 15 de abril, quando representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (SMAS), Governo e Políticas Públicas (SEGOV) e do 2º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (2ºBPMMS) discutiram iniciativas conjuntas de acolhimento e proteção a pessoas em situação de rua. Na ocasião, o prefeito Cassiano Maia destacou a importância da união entre os setores públicos e a força policial para a construção de um programa municipal estruturado, capaz de oferecer dignidade, cuidado e reinserção social.

PRÓXIMAS AÇÕES

Já foi alinhado um novo encontro para maio, na oportunidade será entregue o resultado do levantamento do cenário três-lagoense, e o planejamento das próximas ações, mediante do mapeamento apresentado.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Três Lagoas

Três Lagoas realiza Agenda Positiva do Bem-Estar Animal e anuncia avanços na causa

Published

on

By

Na próxima quinta-feira, 25, das 16h às 18h, o Plenarinho da Câmara Municipal será palco de um momento histórico para a causa animal em Três Lagoas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realiza a “Agenda Positiva do Bem-Estar Animal”, em alusão ao Abril Laranja – mês de conscientização sobre a crueldade contra os animais.

Durante o evento, será anunciada oficialmente a criação do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), uma nova pasta administrativa que fortalecerá as políticas públicas voltadas à proteção e cuidado com os animais no município.

A cerimônia contará com a presença do superintendente estadual de Bem-Estar Animal, que, junto à Prefeitura, apresentará as diretrizes do novo departamento e anunciará importantes investimentos na área. Entre os destaques, está o lançamento da Caravana da Castração, que prevê a esterilização de 1.100 animais em um período de 10 dias, ampliando o controle populacional e o cuidado com os pets da cidade.

A ação será aberta ao público, com foco em envolver a comunidade e promover o engajamento coletivo pela causa animal.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana