Três Lagoas-MS

  Últimas
Atlético-GO e Fluminense lutam por vaga na Copa do Brasil
ALEMS apoia audiência realizada pela Defensoria para discutir volta às aulas
PRF recupera em Rio Brilhante (MS) veículo com registro de estelionato
Foragido da Justiça é preso durante abordagem em feira pública em Bataguassu.
Coluna – Mundial de League of Legends começa nesta sexta na China
PM de Corumbá prende indivíduo por Tráfico de Drogas
Casos confirmados de Covid-19 serão rastreados
Sistema Famasul acompanha tramitação das propostas que mais impactam o setor agropecuário brasileiro
Remissão ou Isenção do IPTU poderão ser solicitados a partir do dia primeiro de outubro em Três Lagoas
Implantação do Corredor Bioceânico fortalece integração entre os países latino-americanos
Coronel David solicita novo curso de formação de policiais penais para atender mais 412 remanescentes da Agepen
IFMS abre inscrições para 13 vagas na graduação em Corumbá
Confira valores e horário de funcionamento para aquisição de bilhetes para utilização da rampa de acesso a barcos do Balneário Municipal
Deputados devem votar quatro projetos durante a sessão ordinária desta quinta-feira
Várzea Grande libera eventos com até 500 pessoas e retomada de trabalho presencial a servidores do grupo de risco
Projeto Reintegra atende reeducandos por meio da telemedicina
Agência do Detran em Anastácio passa a atender por agendamento em outubro e clientes já podem acessar calendário
Aluna da Rede Estadual é promovida no trabalho depois integrar projeto de fotografia
Com Precoce MS, produtor rural melhora nutrição animal e valoriza produção
Em dez dias, 17 animais silvestres receberam atendimento da equipe do CRAS
Quinta-feira de tempo firme e sem chuva em todo o Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 3,1 milhões na construção de quartel do Corpo de Bombeiros em Bonito
Sport mantém embalo no Brasileirão e complica vida do Corinthians
Em 100º jogo pelo Tricolor, Pepê decide Gre-Nal da Libertadores
Botafogo segura empate com Vasco e avança na Copa do Brasil
Com três gols, Gláucia brilha pelo São Paulo no Brasileiro Feminino
Primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense termina em empate
Em casa, Campo Mourão confirma ascensão e derrota Assoeva na LNF
Ypiranga sai na frente na final do Amapaense
Athletico-PR derrota Colo-Colo pela Libertadores
Next
Prev

Arapuá

Saudade eterna de Patrícia Bernardo que completaria 58 anos hoje (26), veja a homenagem à rainha da noite Bauruense

Publicado

No dia 27 de maio de 2020, noticiávamos com muita tristeza o falecimento da trans Patricia Bernardo de 57 anos, ex-moradora do Distrito de Arapuá, filha dos saudosos José Bernardo Filho (José do Brejo) e Aparecida.

Patricia estava internada a oito dias no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas com um AVC, e há dois dias entrou em coma e as vinte e três horas desta terça-feira (26) de maio veio a óbito, com causa morte insuficiência renal.

Patricia Bernardo, passou sua juventude no Distrito de Arapuá no Município de Três Lagoas-MS, lugar esse que fez grandes amizades, de coração humilde, uma pessoa do bem, muito querida por todos.

Patrícia é irmã da Lurdinha do Rodeio que faz vários eventos no Município. Além de Lurdes Bernardo, deixa a irmã Eunice e o irmão Neto.

Em sua rede social havia muitas mensagens de apoio, para sua recuperação e superação, após sua internação.

Henrique Perazzi de Aquino em sua rede social fazia uma homenagem a Patricia Bernardo, contando sua história nas noites bauruenses.

Patricia, rainha da noite e liderança entre as travestis em Bauru se foi e deixará eterna saudade

Quando morre algum importantão aqui da cidade de Bauru-SP, o obituário do jornal ou da TV se encarregam de fazer as devidas despedidas, com todos os salamaleques devidos e indevidos. São bons nisso. Já quando morre alguém oriundo dos embates populares, gente com declarada exposição e enfronhada no meio do seio popular, talvez uma breve nota, sem cartas para o jornal e tudo em pouquíssimas linhas.

Ontem faleceu alguém a merecer um baita destaque e não se pode passar em branco diante de tão valorosa pessoa humana. PATRICIA BERNARDO, 57 anos, reinou nesta cidade no mundo trans por décadas, sendo uma das mais respeitadas personagens a levantar a bandeira LGBT por essas bandas.

Travesti, exerceu liderança incontestável junto aos seus e, querida pela legião no seu entorno, deixa um legado que não pode ser esquecido e nem passado em branco. Décadas de liderança, conquistada na sapiência de como conduzir as questões envolvendo a rua e quem nela atua.

Tempos atrás, quando atuei ali na Secretária de Cultura, final da primeira década dos anos 2000, ela imperava ali na esquina, dando também proteção para todos nós.

Fui me aproximando, a conheci e das conversas surgiram bons textos, conhecendo um pouco mais do mundo onde ela estava, atuava e sabia se impor. Aprendi com ela a respeitar mais e mais todas as travestis.

A cada reencontro, ela sempre sorridente, me contava histórias de todo tipo, desde as de violência, envolvendo drogas e mesmo os gigolôs que por ali circulavam, como muitas belas, de gente que para aqui veio, se instalou, batalhou, suou muito o corpo na beira da calçada e conseguiu ser alguém na vida com sangue, suor e lágrimas.

A esquina ali no cruzamento das Nações com a Ezequiel Ramos merece uma estátua da Patrícia, com ela, ou encostada na parede do teatro ou sentada na muretinha do posto de combustível. Dali ela vigiava tudo, não só suas meninas, sempre com a devida atenção, carinho quando sentia a reciprocidade e mais dura, para não deixar a noite desandar. Fez mais, impunha respeito e não deixava a região fenecer. Era aquilo de ter uma luz mais que própria ali debaixo do poste.

Hoje pela manhã chega a notícia que ela se foi e algo me chamou a atenção. Ela conseguiu tempos atrás uma morada definitiva, após décadas pela aí pagando aluguel. Foi morar num conjunto habitacional e diziam, sua casa sempre foi um brinco. Impecável. Pois bem, quando sentiu algo baqueando dentro de si, um enfraquecimento, até por instinto, arrumou as malas e se foi para sua Arapuá, um pequeno distrito bem perto de Três Lagoas MS.

Olha a imensidão do contido neste gesto, o dela perceber que se algo lhe acontecesse, que fosse na sua aldeia. E por lá se deu o desenlace. Não me perguntem o motivo, pois não sei e nem me interessei em saber. Vale mais olhar pra trás e dar a devida importância para uma que, ciente de sua condição, não se deixava vergar, estava toda noite, linda, lépida e fagueira nas esquinas noturnas desta cidade e ali reinou de forma absoluta.

Perguntem para todas as que estão hoje por aí e vejam a resposta de quem foi de fato e o que representou na vida de todas elas a Patriciona, como alguns a chamavam, pois tamanho não lhe faltava.

Patrícia é dessas a merecer um livro. Histórias não lhe faltaram. Passou poucas e boas, mas também teve hilariantes e bons momentos. Grande figura humana, hoje com muitas fotos espalhadas pelas redes sociais, todas e todos de sua convivência deixando registrado algo, um carinho, relembrando algo passado juntas.

Ela vai permanecer para todo o sempre no panteão das batalhadoras de rua desta insólita e complicada Bauru. Outro dia, pouco antes de falecer, outra grande desse cenário, a cabeleireira Sarah Fernandes, quando a homenageamos e saiu no bloco carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto, se vendo ali na praça Rui Barbosa, me disse no reservado: “Ah, se essa praça dissesse o que já passei por aqui”. Relembro isso com todo o carinho, me ponho a imaginar o que as esquinas de Bauru já presenciaram de histórias tendo Patrícia como personagem, roteirista, protagonista e também atriz principal. Hoje ela já representa algo mais que saudade e aquela esquina nunca mais será a mesma sem sua presença física.

HPA – Bauru SP, quarta, 27 de maio de 2020.

Comentários Facebook

Arapuá

Equipes da Saúde irão percorrer Distritos e zona rural de Três Lagoas em Campanha de Multivacinação

Publicado

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas estarão percorrendo a zona rural, a partir do dia 02 de outubro, para início da Campanha de Multivacinação de 2020, ou seja, uma campanha de atualização do Cartão de Vacinas de todas as pessoas que residem no campo.

Estarão sendo disponibilizadas: doses de vacina contra o Sarampo e Poliomielite para crianças de um (01) ano a menores de cinco (05) anos; para adolescentes e adultos estarão disponíveis as vacinas contra Hepatite B, Febre Amarela, Tétano e Tríplice Viral, que imuniza as pessoas contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola; meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos deverão ser vacinados contra HPV e Meningite, que deve ser aplicada em meninos e meninas da faixa etária de 11 a 12 anos;  para todos os adultos, homens e mulheres, estarão disponíveis as vacinas contra Tétano, Gripe e Hepatite B; e, para todos, já a partir dos 06 meses de idade, estará também disponível a vacina contra a Gripe.

Para tanto, a SMS de Três Lagoas orienta as pessoas a levarem consigo a Carteira de Vacinas para que o pessoal da Saúde faça as devidas anotações e verifique quais as vacinas que a pessoa precisa ou não tomar para manter-se atualizada no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Na oportunidade, as equipes da Saúde estarão também vacinando contra a Raiva todos os cães e gatos, a partir dos 04 meses de idade. Só não podem ser vacinadas as fêmeas prenhes. Para controle, é também importante que os donos de animais de estimação levem consigo a Carteira de Vacinas do cão ou do gato.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

As equipes da SMS estarão previamente divulgando os horários e locais de vacinação na Zona Rural, conforme anexo.

No primeiro dia, sexta-feira (02 de outubro), as equipes estarão no Pontal do Faia – Fazenda União, das 8h às 11h; no sábado, dia 03 de outubro, das 10h30 às 12h, as equipes estarão Bar Galpão e na Ponte do Sucuriú, na casa do senhor Nelson.

Na segunda-feira, 05 de outubro, das 8h às 13h, as equipes estarão na Escola da Fazenda Periquitos; na terça-feira (06 de outubro), das 8h às 11h, na Fazenda Santa Maria, antiga Fazenda Bom Sossego, e também as famílias da Fazenda Ruivinha e no mesmo dia, das 12hàs 14h, na Fazenda Senhor Sudário; na quarta-feira (07 de outubro), das 8h às 14h, Escola Antônio Camargo, na região do Vera Cruz.

No dia 08 de outubro, quinta-feira, das 8h às 11h, o pessoal da Saúde estará no Sítio São Pedro, antigo local da Festa de Reis; e no dia 10 de outubro, sábado, das 8h às 10h, a equipe estará atendendo no Bar do Careca e, em seguida, das 11h às 15h, a mesma equipe da Saúde estará na região do Batuíra.

Para encerramento desta campanha, na segunda-feira, dia 13 de outubro, das 8h às 13h, as equipes estarão no Distrito de Garcias e na terça-feira, dia 14 de outubro, o pessoal estará no Distrito Arapuá e no Assentamento 20 de Março.

Comentários Facebook
Continue lendo

Arapuá

Sitiante de Arapuá é multado em mil reais por colocar fogo em pastagem e responderá por crime ambiental

Publicado

por

.

Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Três lagoas, que trabalha na operação Focus, autuou ontem (19) à noite um homem de 31 anos por incêndio. O infrator foi surpreendido quando colocava fogo para renovar sua pastagem no seu lote no assentamento 20 de Março, localizado no Distrito de Arapuá, a 40 km da cidade de Três Lagoas.

A equipe que trabalhava à noite, tendo em vista que as denúncias são de que os incêndios têm se iniciado principalmente durante este período, passava pela BR 262 e avistou as chamas. Foi ao local e encontrou o infrator colocando fogo na pastagem.

Os Policiais extinguiram o incêndio com a ajuda do infrator, o qual se espalharia por outros lotes, pois não havia nenhum sistema de aceiros ou quaisquer outros cuidados para evitar que se perdesse o controle do fogo. Isso tem sido motivo das denúncias de assentados de vários assentamentos, de que alguns colocam fogo em seus lotes, que acabam adentrando a vários lotes, primeiro pelo tempo seco e, depois, porque não há nenhuma medida protetiva de controle.

Os Policiais mediram a área que tinha sido queimada com uso de GPS, que perfez 1 hectare. O Infrator, residente no assentamento, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.000,00. Ele também poderá responder por crime ambiental de poluição, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.

No Estado, neste período mais seco, a Portaria do IMASUL nº 797, de 24 de junho de 2020 suspendeu as Autorizações Ambientais de queima controlada pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias para as áreas rurais.

OPERAÇÃO FOCUS

As 26 Subunidades da PMA têm intensificado a fiscalização durante a operação Focus, voltada ao combate aos incêndios, para prevenir e reprimir, no sentido de evitar que as pessoas provoquem os pequenos focos em queima de resíduos de limpeza, ou de limpeza de pastagens, que na sua maioria viram grandes incêndios. Os trabalhos têm sido executados principalmente à noite com prioridades em regiões do entorno de Unidades de Conservação, onde elas existem. A ideia inicial é evitar a queima, ou no mínimo, chegar a tempo de que os focos ainda possam ser controlados rapidamente e, por último, punir os que insistem em desrespeitar as normas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500

Fonte: PM MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana