TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Entretenimento

Roteiristas goianos mostram importância dessa técnica para a realização cinematográfica

Publicado em

O roteiro é a base de um filme bem-sucedido. Uma mostra disso é o que aconteceu com o celebrado filme “Ainda Estou Aqui”, que ganhou no ano passado, a premiação nessa categoria no Festival de Veneza. Em Goiás, os roteiristas estão se esforçando para criar histórias envolventes e personagens memoráveis, mostrando a importância fundamental do roteiro no processo de criação cinematográfica.

Um exemplo de quem está estreando nesse meio é Vitor Karrijo, produtor musical e roteirista de Goiânia. Proprietário do Pegoy Studio, um complexo criativo dedicado a produzir projetos culturais, ele decidiu expandir seu trabalho para além da música. “Eu me interessei pela produção de roteiro em 2020, na época da pandemia. Comecei a estudar e procurar na internet cursos a respeito, porque eu não sabia nada do processo, como é que funcionava. Então comecei a fazer alguns cursos onlines e me adentrar mais nesse mundo do roteiro. “

Em 2024, Vítor se uniu ao comediante brasiliense Daniel Duncan, e juntos escreveram o roteiro de longa metragem “Terceiro Ato”. O filme é uma comédia que conta a história de Marilu Gonçalves, uma atriz de telenovelas que partiu do interior de Goiás aos 17 anos e se tornou uma das maiores atrizes de telenovelas do Brasil.

“Através da internet descobri sobre os festivais de roteiro que acontecem no Brasil. Entre eles está o Frapa, que é o maior festival de roteiro do audiovisual da América Latina. E eu comecei a colocar alguns projetos lá e foi aprovado. Quando fui no evento eu conheci o Daniel Duncan. Ele me apresentou o escopo que ele tinha do terceiro ato, e eu sugeri colocarmos em um edital de incentivo à cultura. Assim conseguimos viabilizar o projeto.”

O professor de cinema Isaac Brum, cofundador da Sublimação Filmes e responsável pelo Espaço Kino Filmes, comenta que o mercado de produção de filmes em Goiás está aquecido devido, sobretudo, à Lei Paulo Gustavo. Embora não atue como consultor de roteiros cinematográficos, Brum revela que nas oficinas que promoveu os alunos receberam instruções e orientações para atuarem nessa atividade.

Preocupado com a formação desses profissionais, ele disponibilizou uma videoaula no YouTube do Espaço Kino Filmes sobre roteiro para curta metragem. Mas ele também dá dicas preciosas para quem se interessa pelo tema. “Estude as teorias, as ferramentas básicas de roteiro, de dramaturgia; e, também, assista curtas, frequente festivais, eventos de curta metragem, tente se aproximar desse universo, troque ideias com os realizadores, participe de oficinas e de concursos”. E o professor conclui: “Tudo isso vai te estimular e trabalhar na sua técnica de escrita e com o tempo você vai amadurecendo. E vai melhorando a qualidade dos seus roteiros”.

Comentários Facebook

Entretenimento

Canal Brasil exibe mostra de filmes em homenagem ao mês da mulher

Todos os finais de semana de março, a partir do dia 8, Dia Internacional da Mulher, a Mostra Cine-Delas apresenta longas-metragens dirigidos por cineastas mulheres

Published

on

A partir do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, até o dia 30, o Canal Brasil exibirá uma programação especial em homenagem às mulheres, como forma de chamar a atenção para a produção audiovisual brasileira feminina e de combater a desigualdade em sets de filmagem, ainda majoritariamente comandados por homens. Dez longas-metragens serão exibidos, entre eles os inéditos “Marias”, de Ludmila Curi, e “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa, uma coprodução do Canal Brasil.

No sábado, 8 de março, a Mostra Cine-Delas abre com o longa-metragem inédito “Marias”, que destaca a importância das lutas cotidianas das mulheres, que enfrentam desafios ao conciliar maternidade, trabalho e a busca por justiça. O filme tem como personagens Olga Benário, Dilma Rousseff, Marielle Franco e Maria Prestes (1932-2022), esposa do ex-militar Luís Carlos Prestes. No domingo, 9 de março, “Bocaina”, de Fellipe Barbosa e Ana Flavia Cavalcanti, conta a história das irmãs Musk (Ana Flávia) e Zulma (Malu Galli), que vivem tranquilas e isoladas no interior de Minas Gerais, até que Josevelt (Alejandro Claveaux), um forasteiro doente, é acolhido por elas, mas sua presença inicia uma série de tensões inesperadas.

No dia 15, a coprodução “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” chega ao Canal Brasil. Uma adaptação da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, o filme retrata a história de Riobaldo (Caio Blat), um ex-jagunço e fazendeiro, que reflete sobre a vida e as complexidades entre o bem e o mal em meio a conflitos internos e externos. Ao longo da narrativa, ele se apaixona por Diadorim (Luisa Arraes). No dia 16, em “Eu Sou Maria”, de Clara Linhart, a personagem Maria, de 15 anos, mora em uma favela de São Gonçalo e ganha uma bolsa de estudos em um dos melhores colégios particulares da Zona Sul do Rio de Janeiro. Lidando com uma realidade diferente, ela precisa encarar alguns desafios, como manter suas notas altas e se adaptar a um mundo de privilégios.

No dia 22, será exibido “Já que Ninguém me Tira pra Dançar”, de Ana Maria Magalhães, um documentário sobre a vida e memórias da atriz Leila Diniz (1945-1972), reconhecida por romper barreiras em uma sociedade conservadora e por ser uma mulher à frente de seu tempo. No dia 23, o longa-metragem “Levante”, de Lillah Halla, acompanha a atleta Sofia (Ayomi Domenica), de 17 anos, que descobre estar grávida na véspera de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira.

No dia 29, “A Mulher da Luz Própria”, dirigido e narrado por Sinai Sganzerla, filha da atriz Helena Ignez, mostra como ela inaugurou um estilo de interpretação e direção a partir de suas produções independentes em contextos de pré e pós ditadura militar no Brasil, por meio de entrevistas, imagens de arquivo e atuais.

E no último dia da mostra, 30 de março, serão exibidos três longas-metragens da diretora Ana Carolina. “Mar de Rosas” acompanha uma viagem de Sérgio (Hugo Carvana) e Felicidade (Norma Bengell) e sua filha, Betinha (Cristina Pereira), para o Rio de Janeiro, mas em uma briga entre o casal, Felicidade agride o marido e, ao pensar que está morto, foge com Betinha. “Das Tripas Coração” apresenta um interventor (Antônio Fagundes) que é designado para ir a um colégio católico informar sobre seu fechamento mas, antes da reunião com os administradores, pega no sono e começa a ter sonhos loucos. A mostra encerra com “Sonho de Valsa”, em que Teresa (Xuxa Lopes) busca autoconhecimento, enquanto tenta encontrar o amor da sua vida.

Mostra Cine-Delas

Dias e horários: Sábados e domingos, a partir do dia 8/03, às 21h

 

Marias (2024) (70′) – Inédito

Horário: Sábado, dia 8/03, às 21h

Classificação: 12 anos

Direção: Ludmila Curi

Sinopse: Marias é um road movie que atravessa o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista. Maria Prestes, uma campesina nordestina, clandestina e de múltiplas identidades, é a personagem central do filme. Militante do Partido Comunista Brasileiro, escritora, colunista e esposa de Luís Carlos Prestes, com quem teve sete filhos, Maria viveu anos de exílio devido à perseguição política durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira. Ao longo da narrativa, o filme também revê as histórias de outras mulheres que marcaram momentos decisivos do século XX, como Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. Marias destaca a importância das lutas cotidianas das mulheres, que enfrentam desafios ao conciliar maternidade, trabalho e a busca por um mundo mais justo.

Bocaina (2022) (90’)

Horário: Domingo, dia 9/03, às 21h

Classificação: 14 anos

Direção: Ana Flavia Cavalcanti e Fellipe Barbosa

Sinopse: Zulma e Musk são irmãs que tentam a vida isoladas em Bocaina, região de Minas Gerais. Quando um forasteiro misterioso chega ao local, aos poucos eles se aproximam e ele ajuda as irmãs a se libertarem das amarras que ainda as prendiam.

O Diabo na Rua no Meio do Redemunho (2024) (127′) – Coprodução – Inédito

Horário: Sábado, dia 15/03, às 21h

Classificação: 18 anos

Direção: Bia Lessa

Sinopse: O filme é narrado por Riobaldo, que nos transporta para sua vida como jagunço e compartilha suas experiências e conflitos. Ao longo da trama, ele se envolve com diversos bandos e líderes carismáticos, entre os quais o temido Hermógenes. O coração de Riobaldo é conquistado por Diadorim, um jovem valente e misterioso que se torna o amor de sua vida. Através da narrativa de Riobaldo, o autor explora as complexidades da alma humana, mergulhando na dualidade entre o bem e o mal. Adaptação da aclamada obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, escrita por Guimarães Rosa.

Eu Sou Maria (2023) (90’)

Horário: Domingo, 16/03, às 21h

Direção: Clara Linhart

Classificação: 12 anos

Sinopse: Maria tem 15 anos, mora com a mãe, Célia, e o irmão, Anderson, numa favela de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela quer mais do que o tradicional destino reservado para uma jovem mulher negra da favela. Maria deseja estudar em um colégio “forte” e, para isso, participa de um concurso de redação em uma renomada escola particular da zona sul. Seu texto impressiona a banca de avaliação e ela é aprovada. Além de Maria, dois adolescentes também ganham bolsas: Zilton, 16, seu vizinho e amigo, e Aline, 15, garota estudiosa, mas influenciável. Embora tenham passado no concurso, os três têm um grande desafio pela frente: manter as notas altas, provar que merecem estar ali e se adaptar a um mundo de privilégios que nunca pertenceu a eles.

Já que Ninguém me Tira para Dançar (2021) (91′)

Horário: Sábado, 22/03, às 21h

Direção: Ana Maria Magalhães

Classificação: Livre

Sinopse: ​Remasterizado a partir de sua versão original e inédita, o documentário é o registro de uma época e, acima de tudo, faz um resgate da participação na cultura brasileira da revolucionária atriz Leila Diniz (1945-1972), cinquenta anos após o seu desaparecimento.​

Levante (2024) (97′)

Horário: Domingo, 23/03, às 21h

Classificação: 16 anos

Direção: Lillah Halla

Sinopse: O filme acompanha Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira como esportista, descobre que está grávida. Ela decide interromper a gravidez de forma clandestina, mas um grupo fundamentalista está disposto a detê-la para que não realize o aborto. Entretanto, Sofia está decidida e conta com uma vasta rede de apoio e com o amor dessas pessoas.

A Mulher da Luz Própria (2019) (74′)

Horário: Sábado, 29/03, às 21h

Classificação: 12 anos

Direção: Sinai Sganzerla

Sinopse: O filme é uma homenagem de Sinai Sganzerla à mãe, Helena Ignez. A vida da diretora e atriz de teatro e cinema é contada por meio de uma coleção de material de arquivo, além das próprias palavras da artista, que tem mais de sessenta anos de carreira.

Mar de Rosas (1978) (91′)

Horário: Domingo, 30/03, às 21h

Classificação: 14 anos

Direção: Ana Carolina

Sinopse: Chegando ao Rio de Janeiro de carro, Sérgio e Felicidade, em companhia da filha adolescente, Betinha, discutem sobre o impasse a que chegou o seu casamento. Num hotel, Felicidade tenta matar o marido com uma navalha. Convencida de que Sérgio está morto, ela foge com a filha de volta a São Paulo, até perceber que está sendo seguida na estrada.

Das Tripas Coração (1982) (102′)

Horário: Domingo, 30/03, 22h30

Classificação: 16 anos

Direção: Ana Carolina

Sinopse: Problemas financeiros e administrativos em uma escola religiosa para meninas forçam o Governo a interferir. Enquanto espera na sala de conferências para comunicar o fato aos administradores da escola, o interventor adormece e um sonho louco começa, envolvendo professores, alunos e personagens estranhos.

Sonho de Valsa (1982) (92′)

Horário: Domingo para segunda, 30/03, à 0h15

Classificação: 16 anos

Direção: Ana Carolina

Sinopse: Para deixar o passado e os valores familiares para trás, a mulher se relaciona com muitos homens e, em meio a muitas dúvidas, tenta descobrir sua própria identidade e felicidade.

Comentários Facebook
Continue Reading

Entretenimento

Cabelos no carnaval| Aprenda quatro penteados lindos e estilosos para você arrasar na folia

Published

on

O Carnaval é a época perfeita para ousar no visual e apostar em penteados fáceis de fazer e, ao mesmo tempo, cheios de personalidade. E o melhor é que eles combinam tanto com bloquinhos de rua como com ocasiões e festas mais sofisticadas. Porque, como você já sabe, um bom penteado sempre faz toda a diferença em qualquer produção.

Para lhe ajudar nessa missão, o cabeleireiro Alex Cordeiro, embaixador da GA.MA Italy, separou algumas sugestões de penteados práticos, resistentes e, claro, muito glamourosos, para você brilhar na folia. Confira:

Rabo de Cavalo Estilizado com Brilho

Um penteado fácil de reproduzir e que promete ser um hit no Carnaval é o rabo de cavalo estilizado. Por isso, será a escolha ideal para quem quer praticidade com muito estilo. “Esse look é perfeito para quem tem cabelo cacheado ou crespo. Ele é simples de fazer e muito sofisticado”, diz o hairstylist Alex Cordeiro.

Como fazer

Comece com o cabelo umedecido e aplique uma mistura de condicionador e gel para facilitar a escovação e deixar o cabelo bem hidratado. Puxe o cabelo para trás, como se fosse fazer um rabo de cavalo, e use uma escova com dentes flexíveis para escovar tudo para trás, deixando o cabelo bem esticadinho. Amarre o rabo de cavalo e, para um toque ainda mais estiloso, utilize uma escova de dentes finos para dar acabamento nas mechas. Finalize com um difusor para secar e manter a textura do cabelo intacta. Decore com strass ou glitter aplicados com um pincel ou os dedos para um visual carnavalesco brilhante. Se preferir, use um modelador para dar um acabamento perfeito nas pontas e deixar o penteado impecável.

Maria Chiquinha com Bolhas

Se o seu cabelo tem mechas mais longas e você prefere uma opção divertida e à prova de calor, a maria chiquinha com bolhas é uma ótima pedida. Além de ser super prático, o efeito “bubble” costuma ter grande durabilidade na folia.

Como fazer:

Faça dois rabos de cavalo bem altos, escovados e lisos para garantir uma base limpa e polida. Separe as mechas ao redor da orelha, deixando o toque sutil e leve. Em cada rabo de cavalo, use elásticos para criar pequenas bolhas, uma após a outra, garantindo que o efeito fique volumoso. Caso queira dar mais volume, afrouxe um pouco as bolhas antes de amarrar o próximo elástico. Se quiser, separe duas mechas frontais e, com a ajuda de um spray texturizador, modele os fios, para deixar o visual mais ousado.

Trança Enrolada com Coque

Quer algo mais elaborado, mas sem perder a praticidade? A trança enrolada com coque é uma opção incrível para o Carnaval!

Como fazer:

Com a ajuda de um pente, comece criando um rabo de cavalo liso e bem esticado. Divida o rabo de cavalo em duas mechas e faça duas tranças bem apertadas. Enrole as tranças ao redor da base do rabo de cavalo e prenda as pontas com grampos para fixar tudo no lugar. Finalize o penteado com glitter ou gel brilhante, aplicando com os dedos ou pincel para um toque de glamour. Se desejar, use um modelador para dar mais definição às pontas ou mechas, deixando o penteado ainda mais elegante.

Tranças Estilizadas

Para quem busca um visual lúdico e com a cara da brasilidade, as tranças estilizadas com fitas coloridas são uma opção vibrante e criativa para o Carnaval. Esse penteado pode ser feito de forma simples e traz um toque de estilo único.

Como fazer:

Comece com o cabelo bem limpo e seco. Use um leave-in ou um spray texturizador para dar mais aderência ao penteado e facilitar o processo de trançar. Separe uma porção de cabelo de cada lado da cabeça, onde você vai fazer as tranças. Lembre-se: o tamanho das mechas de cabelo a serem trabalhadas vai depender do efeito que você quer. O interessante é que as tranças fiquem bem próximas ao couro cabeludo para criar um efeito “grudado”. Trance as duas partes de cabelo de forma bem apertada, começando bem perto da raiz e seguindo até as pontas. Quanto mais justas e definidas as tranças, mais marcante será o efeito. No meio da trança, insira fitas coloridas de sua escolha, intercalando entre as mechas do cabelo enquanto vai trançando. Isso vai adicionar um toque colorido e festivo ao penteado, perfeito para o clima de Carnaval. Quando as tranças chegarem ao final, prenda as pontas com elásticos de cabelo. Se quiser um acabamento ainda mais divertido, você pode deixar as pontas das fitas soltas, criando um efeito ainda mais vibrante. Se preferir, use um pouco de gel ou spray fixador para garantir que as tranças fiquem no lugar durante todo o seu evento. Opcional: adicione um pouco de brilho ou glitter nas tranças para intensificar o visual carnavalesco!

Sobre a GA.MA Italy

É uma marca global, que há mais de cinco décadas faz parte da rotina de beleza e autocuidado de consumidores de todo o mundo, oferecendo produtos inovadores, que entregam excelente performance, aliada à alta tecnologia. A história da marca tem início em 1969,  em Bolonha, na Itália, quando Mario Gardini criou a primeira prancha profissional do mundo. O produto foi coroado de sucesso e, assim, surgiu a GA.MA Italy, que leva as iniciais de seu nome. Especializada em eletrobeleza, reúne um portfólio completo de produtos para homens e mulheres, tais como secadores, pranchas, modeladores e escovas secadoras, além de barbeadores e máquinas de corte e acabamento. A marca está presente em 42 países e proporciona experiências que fazem com que seja sinônimo de inovação, qualidade e confiança.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana