TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
Desde 2017, estudantes da EE 11 de Outubro realizam aulas de capoeira
Secretaria de Meio Ambiente doa óleo usado para pessoas que fazem sabão em Água Clara
Polícia Civil de Água Clara prende professor de música suspeito de abusar sexualmente de aluna de 9 anos
Polícia Civil de Três Lagoas fecha boca de fumo e prende homem em flagrante por tráfico de drogas no residencial Novo Oeste
Autores dos furtos em hamburguerias na Lagoa Maior são identificados pela Policia Civil de Três Lagoas
Cruzeiro vence no Mineirão e amplia vantagem na liderança da Série B
Internacional perde para Colo-Colo e se complica na Sul-Americana
Centro de Promoção da Saúde e SOS são inaugurados pela Unimed Três Lagoas
Corinthians fica no 0 a 0 com o Boca Juniors pela Libertadores
Athletico-PR derrota Libertad por 2 a 1 na Arena da Baixada
Polícia Militar prende autores por tráfico de drogas e apreende 188 kg de drogas
MPE´s lideram criação de empregos formais em 2022
Suzano está com três processos seletivos abertos para Três Lagoas (MS)
Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito
Design de Interiores EAD incorpora proposta biofílica na UNIGRAN Decor
Em visita de manutenção, HNSA que já é ONA Nível 1, recebe retorno positivo de avaliadores do IBES
Prefeito de Sonora, que é também presidente do Cointa, assina contratos de gestão
Bracell abre inscrições para Programa de Trainee 2022
Libertadores: Hulk perde pênalti e Galo empata na ida das oitavas
Com gol de Gabriel Teixeira, Grêmio derrota Londrina na Série B
Governo entrega veículo para transportar famílias atendidas pelo Cotolengo e doa casacos
Polícia Militar Rodoviária apreende três cargas de contrabando e descaminho, na MS 164, em Maracaju
Brasil encerra Pan de Ginástica de Trampolim com nove medalhas
Liga das Nações: seleção feminina bate China em abertura da 3ª etapa
Governo arca com passe da Rede Estadual de Ensino, mas quer tarifa congelada
Coluna – Brasileirão está mais difícil do que nunca
Artista que criou portal da entrada para Arapuá vai realizar manutenção gratuita
Servidores acompanham visita do ícone da padroeira de MS ao Legislativo
Next
Prev

Mato Grosso do Sul

Plataforma de Pesquisa Científica em MS vai desenvolver medicamentos e vacinas 

Publicado

Convênio de R$ 14,854 milhões permitirá a instalação de uma Plataforma de Pesquisa Científica da Fiocruz em Mato Grosso do Sul. O espaço de ensaios clínicos será usado para o desenvolvimento de novos insumos, como medicamentos e vacinas, e até mesmo para novas aplicações de remédios já existentes. O documento foi assinado nesta segunda-feira (20) pelo governador Reinaldo Azambuja com a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima, em um evento no Bioparque Pantanal. 

Medindo de 2,5 mil a 3 mil metros quadrados, o novo prédio será erguido ao lado do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Campo Grande. O prazo para construção e execução é de 12 meses. Os recursos são do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect (Fundação de Ciência e Tecnologia).

Em seu discurso, Reinaldo Azambuja voltou a defender a ciência para proteger a saúde e proporcionar um futuro melhor às pessoas. “Eu tenho certeza de que toda essa equipe vai desenvolver pesquisas importantes para Mato Grosso do Sul, para o Brasil e o mundo. Por isso que o nosso governo é o que mais investiu em ciência e tecnologia de todos os governos que passaram por Mato Grosso do Sul porque, realmente, a gente acredita nisso. Sabemos que investir em ciência, tecnologia e inovação é investir em um futuro melhor para gerações, para a nossa população, em todas as áreas”, disse.

Presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima (foto: Chico Ribeiro)

De acordo com a presidente da Fiocruz, a Plataforma de Pesquisa Científica vai beneficiar a população com pesquisas para desenvolver insumos que abastecerão o Sistema Único de Saúde. “Essa Plataforma de Pesquisa Clínica criada nesse momento, a partir do convênio com o Estado de Mato Grosso do Sul, é de grande importância para a Fiocruz mas, sobretudo, para o Sistema Único de Saúde, para o Brasil. Essa importância se dá no reforço à pesquisa clínica de novos medicamentos, vacinas, testes diagnósticos que terão aqui, consolidando assim toda uma trajetória de pesquisa, com especial ênfase na pesquisa clínica já realizada pela Fiocruz no Estado e vai permitir com que se faça uma avaliação de novas drogas ou até mesmo de novas utilizações de drogas já conhecidas para a população através do SUS”, declarou. 

A Fiocruz é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Para o secretário de Estado de Saúde, Flavio Britto, o investimento mostra a importância da ciência, tecnologia e inovação para Mato Grosso do Sul. “O governador Reinaldo Azambuja sempre apoiou de forma incondicional a ciência. Ao assinar esse convênio, está dizendo ao Brasil que a ciência é muito importante”.

Convênio entre Governo do Estado e Fiocruz foi assinado no Bioparque Pantanal (foto: Chico Ribeiro)
Infectologista Julio Croda (Foto: Chico Ribeiro)

Já o infectologista Julio Croda explicou a importância das pesquisas clínicas. “O que é essa pesquisa clínica? É a pesquisa com seres humanos na fase final de desenvolvimento de drogas, vacinas e novos tratamentos. Isso é muito importante porque vai colocar o Estado no cenário de captar recursos internacionais, principalmente, para o desenvolvimento de novas terapias. Além dessa captação de recurso que vem para o Estado, que emprega famílias, que gera conhecimento, artigo publicado, ciência, essa plataforma vai beneficiar os sujeitos da pesquisa, os indivíduos que participam da pesquisa”, disse.

E o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, destacou o trabalho da Fiocruz no combate ao vírus da Covid-19 e a importância dos investimentos do Estado de Mato Grosso do Sul em ciência e tecnologia. “Sou grato por estar na Fundect com investimentos que vão desde a iniciação, com bolsas científicas, até pesquisas do mais alto nível”.

Dose fracionada de vacina

Durante o evento, a vice-presidente do Sabin Vaccine Institute, pesquisadora Denise Garrett, lançou o Ensaio Clínico Fract-cov. O estudo vai avaliar o uso de dose fracionada de vacinas contra Covid-19 para buscar um equilíbrio entre eficácia e efeitos colaterais. 

Participaram do evento no Bioparque ainda os secretários de Estado Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Eduardo Romero (Cidadania e Cultura); secretários-adjuntos Crhistinne Maymone (Saúde) e Ricardo Senna (Semagro); ex-secretário de Saúde Geraldo Resende; e o infectologista Ricardo Venâncio, entre outras autoridades.

Convênio de R$ 14,854 milhões vai permitir criação da Plataforma de Pesquisa Científica em Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro)

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado

Publicado

por

Nesta quarta-feira (28) continua com tempo firme e estável, sem previsão de chuvas nas diferentes regiões do Estado. Em algumas cidades haverá uma leve queda nas temperaturas mínimas, devido a chegada de uma frente fria oceânica, principalmente no extremo sul.

Durante a semana também seguem baixos os valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 40% em grande parte do Estado. Já as máximas podem chegar a 30°C em cidades como Coxim, Paranaíba e Três Lagoas.

Em Campo Grande a mínima ficará em 16°C e a máxima de 27°C. Já em Dourados segue com 15°C (mínima) e 24°C (máxima). Na região do Pantanal, em Corumbá, a variação será de 18°C e 25°C.

Já na região Norte do Estado, em Coxim, pode chegar a 30°C (máxima), com mínima de 15°C. Para Ponta Porã, na região de fronteira, a mínima será de 15°C e máxima de 22°C. No extremo sul do Estado, em Iguatemi, a temperatura fica entre 14°C (mínima) e 21°C (máxima).

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso do Sul

Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim

Publicado

por

A Copa dos Campeões começa nesta quarta-feira (29) em Coxim, com a etapa do basquetebol e futsal, para estudantes-atletas de 15 a 17 anos. O torneio anexo aos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), e definirá as equipes que representarão o Estado na fase nacional escolar, os Jogos da Juventude, que acontecerão em Aracaju (SE).

As disputas das duas modalidades vão até domingo (3). No total, 17 municípios vão participar: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

O evento em Coxim reúne as seleções municipais de melhor colocação nos Jogos Escolares, realizados de 17 a 23 de maio, na Capital. O campeão de cada modalidade e gênero levará o nome de Mato Grosso do Sul aos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A competição, envolvendo todos os estados do país e o Distrito Federal, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro.

Com o total de 26 jogos, o basquetebol terá partidas no ginásio da Fundação Educacional de Coxim (FEC)/Colégio Professora Julieta Mota dos Santos e na quadra da Escola Municipal Marechal Rondon. Já o futsal terá 40, com confrontos nos ginásios municipais Ademir Mochi e Fernando Fontoura.

“Coxim nos recebe de braços abertos e vamos entregar mais um evento de excelência, promovendo a inclusão de centenas de jovens atletas e proporcionando a eles uma experiência que vai além das disputas em quadra. Uma boa competição a todos”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.

Assim como nos Jogos, os atletas da Copa poderão participar de atividades culturais, lúdicas e recreativas no Centro de Convivência, durante o horário de refeições. As delegações chegam a Coxim nesta quarta-feira (28) e vão ser recepcionadas a partir das 8 horas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – Gerência de Cultura e Esporte. No local será o realizado credenciamento e a regularização de pendências junto à Secretaria Geral. O refeitório e o Centro de Convivência ficam no salão paroquial da Catedral São José.

Os jogos da fase classificatória têm início nesta quarta-feira (29), às 15 horas. Confira no Boletim 1 a programação completa, tabela de jogos, chaveamento das equipes e mais detalhes:

Boletim 1 – Copa dos Campeões 2022 – basquetebol/futsal – 15 a 17 anos

A Copa dos Campeões prossegue de 4 a 8 de julho, com a etapa do handebol e voleibol, na faixa etária de 15 a 17 anos, também em Coxim.

Texto e foto: Lucas Castro, Fundesporte

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana