TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Destaques ArapuáMS

Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2019, diz ministro

Publicado em

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (16) que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019.”

A reforma do ensino médio foi sancionada na manhã de hoje pelo presidente Michel Temer. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. O próximo passo é implantar a Base Nacional Comum Curricular que, atualmente, está sendo elaborada por um comitê presidido pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o ministro, o ensino médio é diferenciado em cada unidade da Federação e, por isso, a implementação da reforma será discutida com os conselhos e secretarias estaduais, para que cada um faça as adequações necessárias. “A lógica é preservar as peculiaridades e valorizar o protagonismo dos sistemas estaduais”, disse Mendonça, ao falar sobre a distribuição dos conteúdos da base durante os três anos do ensino médio.

Segundo a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, a tendência é que o primeiro ano seja concentrado na base e que, a partir do segundo ano, as escolas comecem a flexibilizar e diversificar o currículo com os chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. O projeto prevê que os alunos escolham a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio.

Mendonça Filho esclareceu ainda que os estados terão suporte técnico e financeiro para implementação do novo currículo e do tempo integral. Segundo o ministro, R$ 1,5 bilhão já foram disponibilizados para este ano e o próximo para aumentar as matrículas no ensino integral. Hoje, 6% das matrículas do ensino médio são para o ensino integral, e a meta é dobrar esse número em três anos.

Protagonismo

Mendonça Filho entende que os jovens podem decidir sobre a área de conhecimento que querem aprofundar durante o ensino médio. “Eles estarão acentuando seu protagonismo e a área de conhecimento que já é da sua vocação, para que possam decidir sua trajetória. Ninguém vai fazer uma escolha definitiva sobre o curso, como faz no vestibular.”

“Não vamos fazer uma legislação sobre a exceção, ela tem que contemplar a maioria”, disse o ministro, referindo-se às pessoas que acabam desistindo e mudando a formação profissional ao longo da vida.

Enem e indicadores

Segundo o ministro da Educação, nos próximos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também vai se adequar à realidade do novo ensino médio. “Mas quero tranquilizar os estudantes que farão o Enem em 2017 e 2018, de que nenhuma mudança ocorrerá de forma repentina e, sim, obedecerá a esse ritmo de ampliação do ensino médio. O Enem é um reflexo do aprendizado do aluno. Uma mudança mais substancial se dará a partir de 2019.”

Para Mendonça, a reforma do ensino médio não será responsável por uma mudança repentina e a percepção nos indicadores educacionais do país também será gradual. Entretanto, segundo ele, as mudanças já promoverão a equidade entre os alunos de escola pública e de escolas privadas.

Segurança pública

Ao sair do evento, o presidente Michel Temer negou as especulações de que a Secretaria de Segurança Pública sairia do Ministério da Justiça e Segurança Pública para ser integrada à Presidência da República.

Comentários Facebook

Destaques ArapuáMS

Em Selvíria, Eldorado Brasil promove a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural

Published

on

Foi realizado, na ultima quinta-feira (14), no Ginásio Municipal Olegário Rodrigues de Freitas, das 14h às 18h, evento da Eldorado Brasil, referente à SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural), com o tema para 2018: “Olho no Lance”, alusivo à Copa do Mundo.

Segundo o coordenador de Segurança do Trabalho Florestal, Osvaldo Costa, o evento em Selvíria já está em sua segunda edição, e informou que o foco “é promover a conscientização e sensibilização ao tema, para que os trabalhadores tenham um olhar mais atento às questões de segurança no trabalho”.

O evento itinerante percorre durante o período da SIPATR os municípios com atuação da empresa Eldorado Brasil. O prefeito José Fernando Barbosa, não pôde comparecer ao evento devido a outro compromisso, entretanto, ressalta seu apoio e agradecimentos à empresa, “pelo empenho voltado às questões de segurança de seus trabalhadores”.

Foram realizados no evento: show musical, apresentação teatral, palestra motivacional, momento para palavra do gestor, e apresentação de dados estatísticos da empresa referentes ao assunto em pauta.

Por: Assessoria de Comunicação.

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaques ArapuáMS

Projeto Três Lagoas Conectada disponibiliza sinal de internet via Wireless

Published

on

Projeto é um presente para os para três-lagoenses que comemoraram na última sexta-feira (15) 103 anos

Para comemorar os 103 anos de Três Lagoas a Prefeitura Municipal, por meio de iniciativa do prefeito Angelo Guerreiro, disponibilizou a população sinal via Wireless em pontos turísticos da Cidade.

O Projeto “Três Lagoas Conectada” foi divulgado para a população três-lagoense usar durante as festividades de Aniversário de emancipação política no 1º Festival de Bandas e Fanfarras e o tradicional Desfile Cívico.

Disponibilizada pela empresa ATALINK em quatro pontos turísticos de Três Lagoas, a população poderá utilizar a internet pela rede “prefeitura_conectada”. Entorno da lagoa (pista de corrida e caminhada); Praça “Senador Ramez Tebet“; Balneário Municipal de sexta a domingo e a Feira Central às segundas, quartas e sextas são os pontos em que a Internet já pode ser utilizada pelos três-lagoenses.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação (TI), Alex Martins Silva, “o projeto ainda está em período que chamamos de ‘beta teste’. Durante os próximos 30 dias estudaremos a velocidade de navegação; número de pessoas que utilizarão a rede; tudo para oferecer o melhor serviço à população para que o projeto fique redondinho”, disse.

Alex explicou ainda que “para o usuário ter acesso à internet, após buscar a rede “prefeitura_conectada” no campo “wi-fi” do aparelho (celular e/ou tablet), ele preencherá no primeiro acesso um cadastro com dados tais como nome, CPF, e-mail, entre outros que dará acesso por 2 horas. Após esse período o usuário deverá fazer apenas o check in para continuar a utilizar o serviço”, disse.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana