Mato Grosso do Sul
MS entrega 3,8 mil equipamentos agrícolas em um investimento de R$ 1,2 bilhão
Até o fim do ano, Mato Grosso do Sul vai concluir a entrega de 3,8 mil equipamentos agrícolas, em um investimento de quase R$ 1,2 bilhão. A informação é do governador Reinaldo Azambuja que, nesta quinta-feira (19), entregou maquinários agrícolas para 11 municípios de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de entrega foi feita no estacionamento da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em Campo Grande.

“Hoje estamos completando 1.748 equipamentos entregues. Até 31 de dezembro nós vamos inteirar 3.800 equipamentos. Isso é fruto dessa parceria que leva desenvolvimento, melhorias para as rodovias, ajuda a agricultura familiar, fortalece a geração de empregos e renda dos municípios porque ajuda a melhorar o ir e vir, a produção, principalmente do pequeno produtor. Tem sido uma sistemática do governo. Se você olhar, 3.800 equipamentos são quase R$ 1,2 bilhão em equipamentos entregues nesses anos. Isso é muito importante porque fortalece, melhora a infraestrutura municipal e mostra que o Estado olhou pelas 79 cidades. Acho que esse é o grande legado do programa Prosolo, das parcerias que a gente construiu e do Governo Presente, porque muito disso do que você vê aqui são demandas do programa que agora estão sendo entregues”, disse Reinaldo Azambuja.
O governador afirmou ainda que todos os municípios vão receber o kit com motoniveladora, caminhão com caçamba, pá carregadeira e escavadeira hidráulica. As patrulhas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação de Solo e Água – Prosolo e foram adquiridas em uma parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, bancada federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os municípios contemplados nesta quinta-feira foram Anastácio (pá carregadeira), Aquidauana, Anaurilândia, Bela Vista, Bodoquena, Corguinho, Tacuru, Sidrolândia, Paranhos, Água Clara e Nova Alvorada do Sul. O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, contou que no município há mais de 1.000 quilômetros de estradas, que serão beneficiadas com a entrega dos equipamentos. “Nova Alvorada do Sul é um município que só tem a agradecer, sendo contemplada com esse programa Prosolo com máquinas que vão trazer para nós o desenvolvimento do município. Somos essencialmente agrícolas e necessitamos da manutenção dessas estradas. Temos mais de 1.000 quilômetros de estradas, 400 mil hectares de terra, 100 mil hectares na cana-de-açúcar, 70 mil hectares na soja e isso gera empregos e renda. Eu entendo que esse olhar, para que a gente possa dar todo esse suporte para a produção e geração de emprego, isso é desenvolvimento. Eu só tenho a agradecer esse trabalho maravilhoso que está sendo feito em todos os municípios”, disse Paleari.

O secretário Jaime Verruck (Semagro) explicou que o programa tem um viés ambiental. “Nós estamos dando prosseguimento ao programa Prosolo. Ele foi constituído como um grande programa. Nós estamos vendo aqui só uma parte. Dentro do Prosolo, já fizemos uma interferência direta em termos de conservação de solo em mais de 40 mil hectares e intervenção em parceria em mais de 70 mil hectares. O objetivo é proteger os nossos mananciais, o nosso solo. Um dos grandes problemas que nós temos são as estradas vicinais. Elas são responsáveis, em função da sua má-conservação, por grande parte dos resíduos que vão para os rios provocando assoreamento”, disse.
Também participaram da entrega a líder do Governo na Assembleia Legislativa, a deputada Mara Caseiro, o secretário Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), prefeitos e representantes dos municípios e o ex-secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, além de diversas autoridades.
Paulo Fernandes, Subcom
Fotos: Bruno Rezende
Mato Grosso do Sul
Investimentos em infraestrutura e saúde marcaram agenda do Governo de MS em Ladário
Asfalto novo, obras em andamento e novos investimentos marcaram a agenda do Governo de Mato Grosso do Sul terça-feira (23) em Ladário. Ao longo do dia, o governador Eduardo Riedel entregou melhorias urbanas, autorizou uma nova frente de obras, acompanhou empreendimentos voltados à saúde pública e encerrou a programação participando das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, reforçando a parceria entre o Estado e o município.
Entre as entregas, o governador inaugurou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro SEAC. Executadas com investimentos de R$ 22,5 milhões, as intervenções contemplaram a implantação de pavimentação e drenagem, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança viária e qualidade de vida aos moradores.
Na mesma agenda, Eduardo Riedel assinou a ordem de início de serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do bairro Nova Aliança. A nova etapa de infraestrutura urbana será executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo II, com investimentos de R$ 17,9 milhões.
Somados, os investimentos superaram R$ 40,4 milhões e representaram mais uma frente de expansão da infraestrutura urbana e fortalecimento do desenvolvimento de Ladário.
À tarde, o 6 realizou visita técnica às obras da futura Policlínica de Ladário, empreendimento executado pela Prefeitura Municipal que ampliará a oferta de serviços especializados de saúde. A unidade fortalecerá a rede municipal e ampliará a capacidade de atendimento à população.
Telemedicina
Ao destacar as mudanças observadas em Ladário, o governador Eduardo Riedel afirmou que a evolução da estrutura de saúde do município simboliza uma transformação mais ampla vivida pelo Estado, impulsionada pela integração entre tecnologia e serviços públicos.
“O mais simbólico daqui é que nós temos uma máquina de raio-X digital de última geração. Um município pequeno dificilmente consegue ter especialistas em todas as áreas, mas a tecnologia permite superar isso. O exame é feito aqui e enviado digitalmente para um profissional que faz o laudo e devolve o diagnóstico, permitindo o encaminhamento adequado do paciente. Isso é telemedicina na prática”, afirmou.
Riedel ressaltou que o avanço da telemedicina é resultado de investimentos anteriores em conectividade, por meio da infovia digital, e destacou que os projetos públicos passaram a se complementar, ampliando a capacidade de atendimento nos municípios.
“É consequência de outra ação que fizemos, que é a infovia digital. As coisas vão se conectando. Do primeiro trimestre do ano passado para este primeiro trimestre, nós aumentamos em 516% o uso da telemedicina em Mato Grosso do Sul. É uma curva exponencial, sem volta. Essa prática permite organizar melhor a saúde e oferecer atendimento de qualidade mesmo em cidades menores”, disse.
MS Ativo – Municipalismo II
Na sequência, Riedel acompanhou o andamento das obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade. Os serviços integram o programa MS Ativo – Municipalismo II e receberam investimentos de R$ 2,7 milhões, provenientes de emenda parlamentar.
As intervenções contemplaram a recuperação do pavimento em diversas vias urbanas, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e mais segurança para motoristas e pedestres.
O governador também supervisionou a execução das obras de pavimentação e drenagem em diversas ruas dos bairros Almirante Tamandaré e Alta Floresta, incluindo as vias que integram as linhas de ônibus do município.
Durante agenda em Ladário, o governador Eduardo Riedel ressaltou que o acompanhamento permanente das demandas do município tem permitido acelerar investimentos e manter uma relação próxima com a administração local. Segundo ele, as prioridades são construídas a partir do diálogo e da presença constante nas cidades.
“Viemos a Ladário para percorrer obras, ouvir as demandas e verificar aquilo que está sendo feito e o que ainda precisa ser melhorado. Esse acompanhamento é fundamental para que as decisões tomadas em Campo Grande estejam alinhadas às necessidades da população”, afirmou.
Riedel avaliou que os avanços obtidos em Mato Grosso do Sul são resultado da atuação conjunta entre os diferentes poderes e da capacidade de construir consensos em torno dos interesses do Estado.
“Não existe desenvolvimento sem diálogo e sem convergência. Os projetos são debatidos, aperfeiçoados e construídos em conjunto porque o objetivo maior é Mato Grosso do Sul. Essa harmonia entre os municípios, a Assembleia Legislativa e a bancada federal tem sido decisiva para que o Estado continue avançando”, declarou.
O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, atribuiu os investimentos em andamento no município à união entre os diferentes níveis de governo e ao apoio recebido da bancada federal. Segundo ele, os resultados alcançados são fruto de um trabalho coletivo voltado para atender às demandas da população.
“Se hoje Ladário tem mais de R$ 100 milhões em obras, isso é resultado de uma parceria construída com o Governo do Estado, com a bancada federal e com todos aqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade. Nada disso acontece sozinho”, afirmou.
Arraial do Banho de São João
Encerrando a programação, o governador participou das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Uma chuva fina abençoou a festa.
Reconhecida em 2021 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista.
Com mais de 140 anos de devoção documentada, a tradição está ligada às origens de Corumbá e também é celebrada em Ladário. Segundo a crença popular, na noite de São João, as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo. Por isso, o banho da imagem representa renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Novo RG: Centro de Campo Grande recebe mutirão de atendimento sem agendamento
Quem tem dificuldade de procurar um posto de identificação durante a semana terá uma oportunidade adicional para solicitar a CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Campo Grande. Um mutirão realizado na sexta-feira (26) e no sábado (27), no Pátio O Shopping do Centro (antigo Pátio Central), oferecerá 500 senhas, sem necessidade de agendamento prévio.
Serão distribuídas 250 senhas por dia, por ordem de chegada, a partir das 7h. Na sexta-feira, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h30. No sábado, as equipes trabalharão das 8h às 16h30.
As pessoas que comparecerem após o preenchimento das 250 vagas de cada dia serão incluídas na programação de atendimento das semanas seguintes. O encaixe será organizado pela equipe do posto.
O Posto de Identificação do Pátio O Shopping do Centro fica na Rua Marechal Rondon, 1.380, no Centro. Para solicitar o documento, é necessário apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou de casamento original, atualizada e sem rasuras, conforme o estado civil. Pessoas divorciadas ou viúvas devem levar a certidão com a respectiva averbação. Não é necessário apresentar foto 3×4.
Menores de idade devem comparecer acompanhados pelo pai, pela mãe ou por outro responsável legal.
A primeira via da CIN é gratuita. O antigo RG continua válido até 2032. Por isso, não é necessário substituir imediatamente um documento que esteja em bom estado e permita a identificação do titular.

O mutirão é uma alternativa para trabalhadores, famílias e outras pessoas que encontram dificuldade para procurar o serviço durante a semana. A população, no entanto, não precisa esperar por uma ação extraordinária para solicitar o documento. A rede regular mantém atendimento mediante agendamento pelo Portal de Serviços da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) https://servicos.sejusp.ms.gov.br.
São oferecidas cerca de 2,5 mil vagas por dia em Mato Grosso do Sul, sendo mil em Campo Grande e 1,5 mil no interior. A rede de identificação possui 93 postos distribuídos pelos 79 municípios. Na Capital, também há atendimento regular aos sábados no Pátio O Shopping do Centro e no Shopping Norte Sul Plaza, mediante agendamento e conforme a disponibilidade apresentada no sistema.
Somente em maio foram expedidas 38.501 carteiras, o maior volume mensal registrado no Estado desde 1979. Desde o início da emissão da CIN, já foram entregues 819.928 documentos, o que representa cerca de 29% da população de Mato Grosso do Sul.
Além dos postos permanentes, os mutirões integram a política estadual de identificação civil e ampliam o acesso ao documento para pessoas com dificuldades de deslocamento, disponibilidade de horário ou acesso ao sistema de agendamento. Em 2025, mais de 130 ações foram realizadas no Estado, com a emissão de mais de 10 mil documentos.
SERVIÇO
O quê: mutirão para solicitação da Carteira de Identidade Nacional
Onde: Posto de Identificação do Pátio O Shopping do Centro (antigo Pátio Central)
Endereço: Rua Marechal Rondon, 1.380, Centro
Sexta-feira (26): atendimento das 8h às 17h30
Sábado (27): atendimento das 8h às 16h30
Senhas: 250 por dia, distribuídas por ordem de chegada a partir das 7h
Excedentes: serão incluídos na programação de atendimento das semanas seguintes
Agendamento prévio: não é necessário
Documentação: CPF e certidão de nascimento ou casamento original, atualizada e sem rasuras
Divorciados e viúvos: certidão com a respectiva averbação
Menores de idade: devem estar acompanhados pelo pai, pela mãe ou por responsável legal
Primeira via: gratuita
Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Polícia Civil5 dias atrásEm Três Lagoas| Golpe do falso intermediário causa prejuízo de R$ 7 mil à vítima no Jardim Alvorada
-
Água Clara5 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento





























