TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Parceria entre Agepen e Senai garante capacitação profissional a internos e melhoria estrutural de presídios em MS

Publicado em

A ressocialização por meio do trabalho e da educação segue avançando em Mato Grosso do Sul. Uma nova parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), irá levar capacitação profissional a internos e, ao mesmo tempo, fortalecer a estrutura de unidades prisionais do estado.

Publicado no Diário Oficial desta terça-feira (23), o contrato prevê a aplicação de R$ 1.228.589,60, com recursos oriundos do Funpes (Fundo Penitenciário Estadual), na implementação de um amplo programa de qualificação profissional na área da construção civil, voltado a internos dos estabelecimentos penais de Paranaíba e Ponta Porã.

O projeto se destaca por unir dois pilares essenciais: formação profissional e melhoria da infraestrutura penitenciária. Durante os cursos, os participantes não apenas aprendem uma profissão, mas colocam em prática os conhecimentos adquiridos em atividades reais, como reformas e manutenções dentro das próprias unidades.

Ao todo, serão ofertadas cerca de 120 vagas, distribuídas em uma trilha de capacitação composta por oito cursos, como pedreiro, eletricista, pintor, mestre de obras e instalador hidráulico, montador de forma de concreto e armador de ferro. A formação completa soma aproximadamente 1.500 horas de ensino, com metodologia baseada na integração entre teoria e prática.

Além da qualificação, o programa traz um diferencial relevante: os próprios internos irão atuar em melhorias estruturais das unidades. Entre as ações previstas estão a construção de novas vagas em Paranaíba e a reforma de espaços em Ponta Porã, gerando benefícios diretos para o sistema penitenciário.

A iniciativa está alinhada à Lei de Execução Penal, que prevê a oferta de educação e trabalho como instrumentos fundamentais para a reintegração social. “Nesse contexto, a parceria com o Senai se consolida como estratégica, ao oferecer certificação reconhecida pelo mercado e ampliar as oportunidades de inserção profissional após o cumprimento da pena”, destaca o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.

Com início previsto ainda para este ano e duração de 17 meses, o programa integra um conjunto de políticas públicas eficazes desenvolvidas pela Agepen/MS, que vão além da custódia e priorizam a geração de oportunidades concretas de transformação de vida.

Pela proposta do programa “Trilha de Qualificação Profissional de Construção Civil para Apenados”, mais do que ensinar um ofício em uma área com alta demanda no mercado de trabalho, a iniciativa representa a abertura de novos caminhos. Ao promover qualificação, dignidade e perspectiva de futuro, contribui diretamente para a redução da reincidência criminal, refletindo em benefícios para toda a sociedade e no fortalecimento de um sistema penitenciário mais eficiente e humano.

Comunicação Agepen

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Investimentos em infraestrutura e saúde marcaram agenda do Governo de MS em Ladário

Published

on

By

Asfalto novo, obras em andamento e novos investimentos marcaram a agenda do Governo de Mato Grosso do Sul terça-feira (23) em Ladário. Ao longo do dia, o governador Eduardo Riedel entregou melhorias urbanas, autorizou uma nova frente de obras, acompanhou empreendimentos voltados à saúde pública e encerrou a programação participando das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, reforçando a parceria entre o Estado e o município.

Entre as entregas, o governador inaugurou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro SEAC. Executadas com investimentos de R$ 22,5 milhões, as intervenções contemplaram a implantação de pavimentação e drenagem, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança viária e qualidade de vida aos moradores.

Na mesma agenda, Eduardo Riedel assinou a ordem de início de serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do bairro Nova Aliança. A nova etapa de infraestrutura urbana será executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo II, com investimentos de R$ 17,9 milhões.

Somados, os investimentos superaram R$ 40,4 milhões e representaram mais uma frente de expansão da infraestrutura urbana e fortalecimento do desenvolvimento de Ladário.

À tarde, o 6 realizou visita técnica às obras da futura Policlínica de Ladário, empreendimento executado pela Prefeitura Municipal que ampliará a oferta de serviços especializados de saúde. A unidade fortalecerá a rede municipal e ampliará a capacidade de atendimento à população.

Telemedicina

Ao destacar as mudanças observadas em Ladário, o governador Eduardo Riedel afirmou que a evolução da estrutura de saúde do município simboliza uma transformação mais ampla vivida pelo Estado, impulsionada pela integração entre tecnologia e serviços públicos.

“O mais simbólico daqui é que nós temos uma máquina de raio-X digital de última geração. Um município pequeno dificilmente consegue ter especialistas em todas as áreas, mas a tecnologia permite superar isso. O exame é feito aqui e enviado digitalmente para um profissional que faz o laudo e devolve o diagnóstico, permitindo o encaminhamento adequado do paciente. Isso é telemedicina na prática”, afirmou.

Riedel ressaltou que o avanço da telemedicina é resultado de investimentos anteriores em conectividade, por meio da infovia digital, e destacou que os projetos públicos passaram a se complementar, ampliando a capacidade de atendimento nos municípios.

“É consequência de outra ação que fizemos, que é a infovia digital. As coisas vão se conectando. Do primeiro trimestre do ano passado para este primeiro trimestre, nós aumentamos em 516% o uso da telemedicina em Mato Grosso do Sul. É uma curva exponencial, sem volta. Essa prática permite organizar melhor a saúde e oferecer atendimento de qualidade mesmo em cidades menores”, disse.

MS Ativo – Municipalismo II

Na sequência, Riedel acompanhou o andamento das obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade. Os serviços integram o programa MS Ativo – Municipalismo II e receberam investimentos de R$ 2,7 milhões, provenientes de emenda parlamentar.

As intervenções contemplaram a recuperação do pavimento em diversas vias urbanas, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e mais segurança para motoristas e pedestres.

O governador também supervisionou a execução das obras de pavimentação e drenagem em diversas ruas dos bairros Almirante Tamandaré e Alta Floresta, incluindo as vias que integram as linhas de ônibus do município.

Durante agenda em Ladário, o governador Eduardo Riedel ressaltou que o acompanhamento permanente das demandas do município tem permitido acelerar investimentos e manter uma relação próxima com a administração local. Segundo ele, as prioridades são construídas a partir do diálogo e da presença constante nas cidades.

“Viemos a Ladário para percorrer obras, ouvir as demandas e verificar aquilo que está sendo feito e o que ainda precisa ser melhorado. Esse acompanhamento é fundamental para que as decisões tomadas em Campo Grande estejam alinhadas às necessidades da população”, afirmou.

Riedel avaliou que os avanços obtidos em Mato Grosso do Sul são resultado da atuação conjunta entre os diferentes poderes e da capacidade de construir consensos em torno dos interesses do Estado.

“Não existe desenvolvimento sem diálogo e sem convergência. Os projetos são debatidos, aperfeiçoados e construídos em conjunto porque o objetivo maior é Mato Grosso do Sul. Essa harmonia entre os municípios, a Assembleia Legislativa e a bancada federal tem sido decisiva para que o Estado continue avançando”, declarou.

O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, atribuiu os investimentos em andamento no município à união entre os diferentes níveis de governo e ao apoio recebido da bancada federal. Segundo ele, os resultados alcançados são fruto de um trabalho coletivo voltado para atender às demandas da população.

“Se hoje Ladário tem mais de R$ 100 milhões em obras, isso é resultado de uma parceria construída com o Governo do Estado, com a bancada federal e com todos aqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade. Nada disso acontece sozinho”, afirmou.

Arraial do Banho de São João

Encerrando a programação, o governador participou das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Uma chuva fina abençoou a festa.

Reconhecida em 2021 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista.

Com mais de 140 anos de devoção documentada, a tradição está ligada às origens de Corumbá e também é celebrada em Ladário. Segundo a crença popular, na noite de São João, as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo. Por isso, o banho da imagem representa renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Novo RG: Centro de Campo Grande recebe mutirão de atendimento sem agendamento

Published

on

By

Quem tem dificuldade de procurar um posto de identificação durante a semana terá uma oportunidade adicional para solicitar a CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Campo Grande. Um mutirão realizado na sexta-feira (26) e no sábado (27), no Pátio O Shopping do Centro (antigo Pátio Central), oferecerá 500 senhas, sem necessidade de agendamento prévio.

Serão distribuídas 250 senhas por dia, por ordem de chegada, a partir das 7h. Na sexta-feira, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h30. No sábado, as equipes trabalharão das 8h às 16h30.

As pessoas que comparecerem após o preenchimento das 250 vagas de cada dia serão incluídas na programação de atendimento das semanas seguintes. O encaixe será organizado pela equipe do posto.

O Posto de Identificação do Pátio O Shopping do Centro fica na Rua Marechal Rondon, 1.380, no Centro. Para solicitar o documento, é necessário apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou de casamento original, atualizada e sem rasuras, conforme o estado civil. Pessoas divorciadas ou viúvas devem levar a certidão com a respectiva averbação. Não é necessário apresentar foto 3×4.

Menores de idade devem comparecer acompanhados pelo pai, pela mãe ou por outro responsável legal.

A primeira via da CIN é gratuita. O antigo RG continua válido até 2032. Por isso, não é necessário substituir imediatamente um documento que esteja em bom estado e permita a identificação do titular.

O mutirão é uma alternativa para trabalhadores, famílias e outras pessoas que encontram dificuldade para procurar o serviço durante a semana. A população, no entanto, não precisa esperar por uma ação extraordinária para solicitar o documento. A rede regular mantém atendimento mediante agendamento pelo Portal de Serviços da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) https://servicos.sejusp.ms.gov.br.

São oferecidas cerca de 2,5 mil vagas por dia em Mato Grosso do Sul, sendo mil em Campo Grande e 1,5 mil no interior. A rede de identificação possui 93 postos distribuídos pelos 79 municípios. Na Capital, também há atendimento regular aos sábados no Pátio O Shopping do Centro e no Shopping Norte Sul Plaza, mediante agendamento e conforme a disponibilidade apresentada no sistema.

Somente em maio foram expedidas 38.501 carteiras, o maior volume mensal registrado no Estado desde 1979. Desde o início da emissão da CIN, já foram entregues 819.928 documentos, o que representa cerca de 29% da população de Mato Grosso do Sul.

Além dos postos permanentes, os mutirões integram a política estadual de identificação civil e ampliam o acesso ao documento para pessoas com dificuldades de deslocamento, disponibilidade de horário ou acesso ao sistema de agendamento. Em 2025, mais de 130 ações foram realizadas no Estado, com a emissão de mais de 10 mil documentos.

SERVIÇO

O quê: mutirão para solicitação da Carteira de Identidade Nacional
Onde: Posto de Identificação do Pátio O Shopping do Centro (antigo Pátio Central)
Endereço: Rua Marechal Rondon, 1.380, Centro
Sexta-feira (26): atendimento das 8h às 17h30
Sábado (27): atendimento das 8h às 16h30
Senhas: 250 por dia, distribuídas por ordem de chegada a partir das 7h
Excedentes: serão incluídos na programação de atendimento das semanas seguintes
Agendamento prévio: não é necessário
Documentação: CPF e certidão de nascimento ou casamento original, atualizada e sem rasuras
Divorciados e viúvos: certidão com a respectiva averbação
Menores de idade: devem estar acompanhados pelo pai, pela mãe ou por responsável legal
Primeira via: gratuita


Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas24/06/2026

Veja os serviços e ações disponíveis na 1ª Feira da Cidadania no Novo Oeste

A Prefeitura de Três Lagoas divulgou nesta quarta-feira, 24 de junho, as ações e serviços que estarão disponíveis na 1ª...

Três Lagoas24/06/2026

SEJUVEL alerta equipes sobre prazo final para inscrições e transferências no Varzeano e Amador

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) informa às equipes participantes da Copa Municipal de Futebol Amador e...

Três Lagoas24/06/2026

Expotrês movimenta R$ 16 milhões na cidade e demonstra importância do turismo para Três Lagoas, diz pesquisa

Os resultados da pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) durante a 48ª Expotrês...

Três Lagoas24/06/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (24)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta quarta-feira, 24 de...

Três Lagoas23/06/2026

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o...

Três Lagoas23/06/2026

Segurança no trânsito é tema de palestra do DEPTRAN em empresa do município

O Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) foi convidado, na manhã desta terça-feira, 23 de junho, para realizar uma palestra na...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana