Mato Grosso do Sul
MS Cidadão oferece documentos, mamografias e vagas de emprego em Aquidauana neste sábado
Neste sábado (7), o Governo do Estado, em parceria com o programa UEMS na Comunidade e com apoio da Prefeitura de Aquidauana, promove o MS Cidadão na Escola Estadual Marly Russo. A ação oferecerá serviços públicos essenciais, exames preventivos, orientações e oportunidades para a população local gratuitamente.
Entre os serviços disponíveis estão emissão e renovação de documentos de identificação (com senhas distribuídas no local), exames de mamografia, glicemia e preventivo oferecidos pela Cassems, aferição da pressão arterial e atendimentos da Secretaria de Saúde. Haverá também cadastro para programas habitacionais e busca ativa para identificar pessoas elegíveis a políticas públicas estaduais.
A Sanesul vai realizar atendimentos e orientações, assim como a parceria com a Energisa, que vai promover palestras educativas e cadastros de tarifa social de energia elétrica.

O evento integra ainda atividades de cultura, lazer e esporte: a Fundesporte disponibilizará brinquedos para as crianças e haverá apresentações musicais no palco da escola, promovendo um ambiente de convivência e entretenimento para toda a família.
Serviço
- Data: sábado (07)
- Horário: das 8h às 16h (início dos cadastros às 8h)
- Local: E.E. Marly Russo — Rua Marli Russi, S/N, Nova Aquidauana
- Recomenda-se chegar com antecedência para garantir atendimento
Esta iniciativa reúne secretarias estaduais, órgãos parceiros e a Prefeitura de Aquidauana em um mutirão de serviços com o objetivo de facilitar o acesso da população às políticas públicas e promover cidadania e qualidade de vida.
Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Alerta: golpistas usam indevidamente nome da Agehab para enganar cidadãos
A Agehab-MS (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) alerta a população sobre golpistas que estão entrando em contato com cidadãos, se passando por servidores do órgão, informando que elas – no caso os alvos do golpe – foram selecionadas para receber uma unidade habitacional, mas que o benefício está condicionado ao pagamento de taxas.
Qualquer tipo de contato nesse padrão se trata de um golpe! A Agência frisa que não realiza qualquer tipo de cobrança de taxa para seleção e/ou concessão a unidades habitacionais. O órgão explica ainda que contemplações de moradias não ocorrem fora dos processos oficiais de seleção, que envolvem até publicação em Diário Oficial.
Diante do cenário, a Agehab orienta que não sejam realizados pagamentos e nem fornecidos dados pessoais, senhas, códigos ou dados bancários a pessoas que façam esse tipo de abordagem, usando indevidamente o nome da instituição.
Em caso de contato suspeito, os canais oficiais da Agehab devem ser procurados para confirmar a veracidade da informação, e se possível registros policiais dos mesmos sejam feitos. A Agência já adotou as medidas cabíveis perante as ocorrências as quais já tomou conhecimento, também apurando internamente a situação.
CANAIS OFICIAIS DA AGEHAB
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 3348-4168
Comunicação Agehab
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Boletim Epidemiológico: MS registra 9.961 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul registrou 12.520 casos prováveis de chikungunya em 2026, dos quais 9.961 foram confirmados. Os dados constam no Boletim Epidemiológico referente à 31ª semana epidemiológica, publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (14).
Até o momento, foram confirmados 30 óbitos por chikungunya nos municípios de Dourados, Bonito, Jardim, Fátima do Sul, Douradina, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ponta Porã, Nioaque e Corumbá. O boletim também registra 114 casos confirmados da doença em gestantes.
Dengue
Em relação à dengue, o Estado contabiliza 4.551 casos prováveis, sendo 1.933 confirmados. Em 2026, foi confirmado um óbito pela doença, de um morador de Bonito, e um está em investigação.
Nos últimos 14 dias, Inocência, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia, Amambai, Jardim, Itaporã, Paranhos, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Bataguassu registraram baixa incidência de casos confirmados de dengue.
Vacinação contra a dengue
Mato Grosso do Sul recebeu 241.030 doses da vacina contra a dengue e registra 223.322 doses aplicadas. Desse total, 201.349 foram administradas na população-alvo.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre pessoas de 6 a 16 anos.
Orientação à população
Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação. A população também deve eliminar recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
Confira os boletins:
Comunicação SES
Fonte: Governo MS
-
Suzano5 dias atrásSuzano abre 17 vagas de emprego em Água Clara, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)
-
Celulose em Destaque4 dias atrásCaminhos da Celulose inicia recuperação de 870 km de rodovias em seis frentes de serviço
-
Suzano4 dias atrásCorrida Suzano Faz Bem ganha edição inédita dentro da unidade industrial de Três Lagoas (MS)
-
Policial3 dias atrásHomem se masturba e urina no meio da rua em Três Lagoas