TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Mais do que só ver peixes, visitante ganha conhecimento sobre biomas de MS e do mundo

Publicado em

Condutores e guias de turismo são responsáveis por apresentar a biodiversidade local, suas características e a importância da preservação das espécies

“É um modo diferente de ensinar”, diz condutor do Bioparque Pantanal. Um dos principais objetivos do complexo é apresentar, no período de cerca de uma hora que os visitantes ficam no local, sobre a importância da preservação ambiental, tendo em vista a diversidade de espécies que existem no complexo e seu papel na natureza. Por este motivo condutores acompanham diariamente o público geral e estudantes, oferecendo não só a contemplação, mas experiência e conhecimento.

Biólogo Bruno Carlos Feliciano

O biólogo Bruno Carlos Feliciano é um dos profissionais que faz o percurso do Bioparque. Segundo ele, além de ensinar, ele também aprende com os visitantes. “A experiência é incrível, além de levar esse ensinamento sobre a educação ambiental, a nossa cultura local, nós também aprendemos com eles todos os dias, é uma troca”, disse.

Com décadas de experiência como guia de turismo, Carlos Iracy se sente privilegiado em poder fazer parte da equipe do complexo. “Eu me sinto bem fazendo esse trabalho, é muito emocionante quando você ouve as pessoas falando que o passeio superou as expectativas”, declarou.

Coordenador do NEA, Tiago Green

Além do público em geral, o Bioparque Pantanal recebe grupos de estudantes de Campo Grande e interior do Estado. A empolgação dos alunos é visível nos dias de passeio, os olhares curiosos e atentos a todos os detalhes são conduzidos pelos membros do Núcleo de Educação Ambiental (NEA). “Nosso espaço, no contexto escolar, amplia todas as possibilidades de temáticas, principalmente relacionadas aos biomas, sejam biomas nacionais e internacionais, sempre com muita ênfase no Pantanal. O profissional contextualiza para o estudante tudo o que ele aprende na teoria e traz para a prática”, explicou o coordenador do núcleo, Tiago Green.

Projeto Florestinha está presente no Bioparque para mostrar sobre a importância e cuidados com a fauna inserida no nosso citidiano

Interação com as crianças

Professor e psicólogo, Daniel Ventura faz parte do NEA e de forma criativa consegue prender a atenção das crianças durante o percurso pelo Bioparque. Acompanhado do violão e paródias com letras fáceis e divertidas, o passeio se transforma numa festa e o aprendizado flui de forma leve. “Para um professor receber um estudante é sempre uma alegria, a gente se mobiliza por inteiro. Minha família é muito cultural, gosta de dança, de música e eu aprendi a ser assim também e claro que isso no espaço escolar é muito valorizado e as crianças engajam mais quando isso mobiliza”, pontuou o profissional.

Para a professora Thalyta Cássia, responsável por um grupo de crianças entre 4 e 5 anos, o trabalho do condutor foi fundamental no passeio dos pequenos. “Essa faixa etária precisa muito disso, não é só falar, é necessário saber se expressar. Antes de vir aqui a gente explica a importância do lugar, dos animais para as crianças, mas os profissionais daqui nos dão todo o suporte, ele é fundamental”, disse.

A condução aborda as características de cada bioma

Sueli Rocha é pedagoga, arte-educadora e também faz parte do NEA. Atuante na área de educação há mais de 20 anos, a profissional vê o Bioparque como um espaço de inovação. “O nosso papel aqui dentro é relevante no sentido de poder colocar em prática toda a nossa ação, nós vemos que as crianças já chegam aqui com uma ideia de diversão, mas a pedagogia em si acaba trazendo todo aquele conceito de sala de aula de um modo diferenciado. Aqui é um espaço de inovação, é um modo diferente de ensinar”.

O visitante de Coxim, Camilo Bressan visitou o Bioparque Pantanal na última quinta-feira (19) ficou fascinado com a estrutura do local e parabenizou a equipe da recepção e o condutor do percurso. “Estou fascinado, realmente é algo que deixa a gente sair daqui admirado com tanta beleza que temos no nosso estado. O guia do meu grupo esclareceu todas as minhas dúvidas e eu pude sair daqui com mais conhecimento na bagagem”.

Thalyta Cássia é responsável por um grupo de crianças entre 4 e 5 anos

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, explica que o objetivo é transferir conhecimento para quem visita o local. “Temos grandes aquários ao redor do mundo, mas o nosso é o maior de água doce, penso que é a nossa responsabilidade passar informações dos nossos biomas, desta forma, estamos ajudando a mostrar quanto é importante entender e respeitar a natureza para que as espécies sejam preservadas”, frisou.  

Rosana Lemes, Subcom
Fotos: Bruno Rezende
Vídeo: @bioparquepantanaloficial

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Rodovia e obras urbanas: Nova Andradina recebe R$ 125 milhões em investimentos do Governo de MS

Published

on

By

Com praticamente R$ 125 milhões em investimentos em Nova Andradina, o Governo de MS autorizou o início de obras importantes de infraestrutura urbana e rodoviária no município. O governador Eduardo Ridel assinou ordem para contratação integrada da rodovia MS-134, nesta sexta-feira (26), durante agenda de trabalho na região. A obra recebe mais de R$ 96,3 milhões em investimentos.

“Em cinco anos, o Mato Grosso do Sul estará transformado por meio desses investimentos, aliados a avanços significativos na educação e na saúde. As mudanças em Nova Andradina, no Vale do Ivinhema, serão resultados de tudo que está sendo contratado, com desenvolvimento e oportunidade de emprego e renda”, disse o governador.

Como parte do programa MS Ativo Municipalismo II, o governador ainda autorizou a licitação da obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Distrito de Nova Casa Verde – com mais de R$ 5,5 milhões em investimentos.

Outra obra importante de infraestrutura urbana é a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Jardim Tropical – com R$ 3,7 milhões, também do MS Ativo Municipalismo II. Para a população, as obras contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida.

“A rodovia MS-134, cruzará com a MS-040 até alcançar a BR-262, partindo das proximidades de Casa Verde, onde formalizamos a pavimentação. O Jardim Tropical continuará sendo contemplado e vamos expandir a pavimentação e o saneamento por toda a cidade”, disse Riedel.

Durante a agenda também foi abordada a concessão das rodovias BR-262 e BR-267, situadas nas imediações de Casa Verde, e a reestruturação da malha viária do Vale do Ivinhema. Isso engloba a pavimentação da MS-141 e os trechos que conectam ao município a MS-276. “Está prevista a restauração completa de mais de 700 quilômetros de pavimento, para o segundo semestre”, disse Riedel.

Também foi formalizada a ordem de início de serviço para obra de reconformação de bacia e contenção de processo erosivo no Bairro Horto Florestal, e ainda o projeto executivo de engenharia para implantação e pavimentação da rodovia MS-141, numa extensão aproximada de 89 km, entre Nova Andradina e Angélica, com mais de R$ 3,9 milhões em recursos.

“Celebramos o aporte de R$ 125 milhões essenciais para estradas, controle de erosão e pavimentação urbana, mas principalmente a visão estratégica por trás dessas obras. A infraestrutura é o meio, mas o nosso objetivo final é garantir à população paz, tranquilidade, geração de emprego e renda. Buscamos promover o desenvolvimento necessário para que cada cidadão possa realizar seus projetos de vida”, disse o governador.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MEC confirma: Mato Grosso do Sul atinge os melhores indicadores de ensino na educação básica

Published

on

By

Publicação no portal do INEP apontou importantes avanços em todas as etapas e indicadores observados em MS, com melhorias na aprovação, reprovação e abandono

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul atingiu seus melhores índices já observados na Educação Básica. A confirmação veio nesta sexta-feira (26), em publicação realizada pelo MEC (Ministério da Educação) via portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os dados fazem parte do Censo Escolar 2025, divulgado hoje, e refletem o sucesso de políticas voltadas para o fortalecimento de todas as etapas, com um destaque especial para o Ensino Médio que registrou melhoras nos indicadores de aprovação, reprovação e abandono.

“Se observarmos o ciclo de quatro anos, desde 2022, os dados apontam importantes crescimentos. Isso é reflexo de um investimento sistêmico, que envolve toda a Rede. Foram reformas, valorização dos profissionais, investimentos em tecnologia, aquisição de materiais de qualidade e um cuidado especial com a equidade no atendimento, sem deixar ninguém para trás”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Em 2022, o abandono registrado na Rede Estadual de Ensino era de 5,1% na etapa do Ensino Médio, e de 1,3% no Ensino Fundamental. Em 2025, o percentual chegou à marca de 0,8% no Ensino Médio e 0,2% no Fundamental.

No mesmo ciclo, o aumento da aprovação também foi destaque. Em 2022, o Ensino Médio registrava 82,5% neste indicador, enquanto o Ensino Fundamental estava em 91,3%. Agora, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2025, são 95,2% de estudantes aprovados no Ensino Médio e 97% no Ensino Fundamental.

Os indicadores de reprovação também acompanharam a melhora. Em 2022 o percentual observado era de 12,4% para o Ensino Médio e 7,4% para o Ensino Fundamental. Em 2025, os dados avançaram para 4% no Ensino Médio e 2,8% no Ensino Fundamental.

Para o secretário, os avanços também estão diretamente atrelados à ampliação de ofertas como o Ensino em Tempo Integral e Educação Profissional, que atingiram seus maiores percentuais na história de MS na Rede Estadual.

“Chegamos à universalização das duas ofertas neste ciclo, ou seja, presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Hoje, temos 213 escolas em todo o Estado com turmas de Ensino em Tempo Integral. Na Educação Profissional, chegamos à marca R$ 230 milhões investidos no decorrer do ano, com mais de 50 mil estudantes atendidos. Essa diversificação nas ofertas e a garantia de boa estrutura para todos, faz com que os nossos jovens permaneçam na escola, aprendendo com mais qualidade”, destacou.

Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Foto de capa: Cid Nogueira/SED/Arquivo
Artes: Reprodução

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana