TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Internacional

Indianos vão as urnas na maior eleição do mundo

Publicado em

Os eleitores da Índia vão às urnas a partir desta 6ª feira (19.abr.2024) para renovar a câmara baixa do Parlamento do país e escolher um novo primeiro-ministro. A maior eleição do mundo vai durar 44 dias, até 1º de junho. A previsão é que a divulgação dos resultados ocorra em 4 de junho. Os indianos escolherão 543 legisladores para a câmara baixa, chamado de Lok Sabha, com um mandato de 5 anos. E o premiê será escolhido de forma indireta pelo partido ou coalizão que alcançar a maioria dos assentos (277).

No poder há uma década, o primeiro-ministro Narendra Modi busca seu 3º mandato consecutivo. O partido de Modi, Bharatiya Janata, deve vencer com folga, segundo pesquisas de intenção de voto. A disputa envolve 6 partidos nacionais, 57 estaduais e outros 2.597 partidos menores. Porém, está concentrada entre o governista Bharatiya Janata e o oposicionista Congresso Nacional Indiano. A oposição formou uma aliança de 28 partidos chamada India (Aliança Inclusiva para o Desenvolvimento Nacional Indiano) na tentativa de tirar Modi do poder.

Segundo o Banco Mundial, com dados de 2022, a Índia tem 1,4 bilhão de habitantes, sendo o país mais populoso do mundo. Conforme a comissão eleitoral indiana, cerca de 968 milhões de indianos estão aptos a votar, mais do que as populações dos Estados Unidos, da UE (União Europeia) e da Rússia somadas. Isso faz do pleito o maior já realizado. Por causa de sua enorme população e extensão territorial (cerca de 3,3 milhões de km2), com muitas áreas remotas, a votação se estenderá por cerca de 1 mês e meio e terá 7 fases.

Comentários Facebook

Internacional

Irã não planeja retaliar Israel após ataque com drones

Published

on

Explosões foram relatadas perto de uma cidade iraniana na madrugada desta sexta-feira (19), no que fontes dos Estados Unidos disseram ser um ataque israelense.

PUBLICIDADE

Entretanto, o Irã minimizou o caso e indicou que não planeja uma retaliação, uma resposta com o aparente objetivo de impedir uma ampliação da guerra na região.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que drones — segundo as fontes, lançados por Israel contra a cidade de Isfahan — eram “mini-drones” que não causaram danos ou mortes.

A escala limitada do ataque e a resposta branda do Irã constituem, aparentemente, um sinal de sucesso dos esforços diplomáticos para evitar uma guerra aberta.

A imprensa e autoridades iranianas descreveram uma pequena quantidade de explosões, resultado, segundo elas, de seus sistemas de defesa aérea derrubando três drones sobre Isfahan, no centro do país.

Elas se referiram ao ocorrido como um ataque de “infiltrados”, em vez de citar Israel, evitando assim a necessidade de uma resposta.

Uma autoridade iraniana disse à agência Reuters que não havia planos de responder a Israel.

“A fonte externa do incidente não foi confirmada. Não recebemos qualquer ataque externo, e a discussão está mais para infiltrados do que um ataque”, pontuou a fonte.

O chanceler iraniano, Hossein Amirabdollahian, também foi cauteloso ao comentar o caso a enviados de países muçulmanos em Nova York.

“Os apoiadores do regime sionista de Israel na imprensa, em esforço desesperado, tentaram transformar em vitória a derrota deles, enquanto os mini-drones interceptados não causaram qualquer dano ou morte”, teria dito o ministro, segundo a mídia iraniana.

Israel não comentou o incidente.

Questionado mais de uma vez sobre o assunto durante coletiva de imprensa na Itália, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que não comentaria o ataque. Ele se limitou a dizer que os EUA estão comprometidos com a segurança israelense, mas não participaram de quaisquer ofensivas.

A Casa Branca também ressaltou que não tem comentários, uma mudança de atuação para uma administração que vinha rotineiramente avaliando os últimos acontecimentos no conflito israelense.

Tensão por guerra ampliada

A tensão entre Israel e aliados do Irã no Oriente Médio se intensificou durante os seis meses de confronto na Faixa de Gaza, alimentando temores de que a “guerra das sombras” entre os rivais possa se transformar em um conflito direto.

Israel havia dito que responderia ao ataque iraniano do final de semana, o primeiro ataque direto de Irã contra Israel. O ato não causou mortes em solo israelense, já que o país e aliados derrubaram centenas de mísseis e drones.

Teerã lançou a operação em retaliação a um suposto ataque aéreo de Israel, no dia 1º de abril, que destruiu um edifício do complexo da embaixada do Irã em Damasco, resultando na morte de oficiais iranianos, incluindo um general de alto escalão.

Israel lança ataque ao Irã / CNN

“Israel tentou calibrar entre a necessidade de reagir e o desejo de não entrar em um ciclo de ação e reação contrária que se tornaria uma escalada interminável”, avaliou Itamar Rabinovich, ex-embaixador israelense em Washington.

Aliados de Israel, incluindo os EUA, pressionaram durante toda a semana para garantir que qualquer retaliação fosse ponderada para não provocar uma escalada maior. Países ocidentais reforçaram as sanções contra o Irã para acalmar Israel.

Não houve nenhuma palavra de Israel nesta sexta-feira sobre o planejamento de novas ações. Além de ataques diretos ao território iraniano, o país tem outras formas de promover ofensivas, incluindo pelo meio cibernético e ataques a representantes iranianos em outros locais.

Reações após ataque

Em um sinal de pressão dentro do governo de extrema-direita de Israel por uma resposta mais forte, Itamar Ben Gvir, o ministro da Segurança Nacional, postou uma única palavra no X após os ataques desta sexta-feira: “Fraco”.

No mercado financeiro, o preço do petróleo inicialmente subiu, mas depois caiu, com analistas apontando para a crença de que uma escalada das hostilidades na região pode ser evitada.

Pela manhã, o Irã reabriu os aeroportos e o espaço aéreo, fechados durante o ataque. A interrupção das viagens deve continuar na região, no entanto, com alguns voos redirecionados por companhias aéreas internacionais e outros sendo suspensos.

No Irã, noticiários sobre o incidente desta sexta-feira não mencionaram Israel. A televisão estatal transmitiu analistas e especialistas que pareciam não se importar com a escala.

Também não há indicações de algum dano extenso na base aérea que teria sido alvo do ataque, informou a CNN, citando imagens de satélite que obteve.

Pouco depois da meia-noite, “três drones foram observados no céu sobre Isfahan. O sistema de defesa aérea entrou em ação e destruiu esses drones no céu”, disse a TV estatal iraniana.

A mídia israelense evitou citar diretamente as autoridades do país e, em vez disso, referiu-se a reportagens da mídia estrangeira que usaram fontes israelenses para confirmar que Israel estava por trás dos ataques.

Por CNN Brasil

Comentários Facebook
Continue Reading

Internacional

Prem Rawat conquista mais um recorde mundial do Guinness

Published

on

A palestra intitulada “Compreendendo o Valor da Vida: Conheça a Si Mesmo”, ministrada por Prem Rawat, atraiu um público gigantesco no último dia 26 de novembro, em Gaya, na Índia. Mais de 375 mil pessoas acompanharam os seus ensinamentos sobre a conquista da paz interior; estabelecendo assim um novo recorde mundial de “maior participação em uma única palestra”.

O público recorde registrado demonstra o crescente entusiasmo das pessoas em todo o mundo pela abordagem de Prem Rawat em relação à paz e ao bem-estar. Focados na importância da autodescoberta, seus ensinamentos durante a palestra tiveram como objetivo orientar os participantes a trilharem uma jornada transformadora em direção à realização pessoal.

Também conhecido por Maharaji, Prem Rawat partilhou profundas introspecções destinadas a inspirar mudanças positivas nos participantes. “Você é a coisa mais importante da sua vida. Não é importante o que está acontecendo lá fora, mas o que está acontecendo dentro de você. Para isso você precisa se conhecer”, afirmou. “Um dos principais objetivos por trás da compreensão de nós mesmos é que na vida temos controle apenas sobre nós mesmos e que apenas esse Eu determina nossa alegria e paz”.

Prem Rawat entende que a paz se encontra no coração de cada ser humano, embora muitos de nós possamos ter perdido contato com ela. E, ainda, que se um número suficiente de indivíduos experimentar a paz, a sociedade como um todo estará em paz. A ausência de paz se manifesta como violência, ganância, ignorância, ódio e destruição ambiental. No entanto, ele prevê que a paz será a maior conquista da humanidade.

Este é o segundo recorde mundial do Guinness que Prem Rawat conquista em 2023. Em 13 de abril passado, em Lucknow, na Índia, ele já havia estabelecido o recorde de “maior público de todos os tempos a assistir à leitura de um livro de um único autor”. Na ocasião, 114.707 pessoas o ouviram ler seu livro best-seller “Ouça a Sua Voz: Como Encontrar Paz em um Mundo Barulhento”.

E o que atrai tantas pessoas aos eventos deste indiano, de 65 anos? É a sua extraordinária capacidade de inspirar o público a experimentar a paz dentro de si e a viver uma vida de esperança e gratidão. É isso também que motiva milhares de pessoas para o seu “Programa de Educação para a Paz”, uma série de workshops em que apresenta vídeos de suas palestras.

Oferecido gratuitamente pela Fundação Prem Rawat (TPRF), o “Programa de Educação para a Paz” já atraiu 400 mil participantes em 80 países. Além disso, já foi oferecido em mais de 1.000 instituições de ensino mundo afora. E está sendo bem recebido em um número crescente de escolas secundárias e universidades devido ao seu grande potencial de promover o pensamento crítico e a reflexão, ajudando estudantes a desenvolver maior consciência pessoal e resiliência.

Sobre Prem Rawat:

Prem Rawat é casado, pai de quatro filhos e avô de quatro netos. Além de orador e líder humanitário, é um piloto talentoso, tendo registrado mais de 14.000 horas de voo em prol de seu compromisso de levar sua mensagem de paz ao maior número de pessoas possível. Ele oferece uma maneira prática de experimentar a paz de que fala e compartilha sua mensagem com milhões ao redor do mundo por meio de livros best-sellers, conteúdo na Web, aparições na mídia e, acima de tudo, por meio de suas palestras. Tem falado em eventos em todos os continentes por mais de cinco décadas com uma paixão extraordinária pela paz que já inspirou milhões de pessoas.

Público de mais de 375 mil pessoas assistiram à palestra de Prem Rawat

Prem já recebeu muitos prêmios e as chaves de mais de 20 cidades na Europa, Ásia e Américas. Foi nomeado Embaixador da Paz quatro vezes: pela Universidade da Paz do Brasil (UNIPAZ) e por três organizações governamentais. Em 2012, recebeu o prêmio BrandLaureate da Asia Pacific Brands Foundation pelo conjunto de sua obra, reservado a estadistas e indivíduos cujas ações e trabalho impactaram positivamente a vida das pessoas e do mundo em geral.

Swapnil Dangarikar (de óculos e barba), árbitro oficial do Guinness World Records; e Prem Rawat.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas02/05/2024

Prefeitura de Três Lagoas intensifica medidas contra a febre amarela

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando a vacinação e as medidas...

Três Lagoas02/05/2024

PSU – Prefeitura publica resolução com a convocação de dois cargos, veja a lista

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), divulgou, nesta quinta-feira, 02 de maio, a resolução...

Três Lagoas02/05/2024

BOLETIM ECONÔMICO – Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) divulgou, nesta quinta-feira, 02 de maio, o Boletim Econômico Trimestral,...

Três Lagoas02/05/2024

NOVO PÚBLICO – Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

A partir desta quinta-feira, 02 de maio, a vacina da Gripe/Influenza está liberada para pessoas acima de seis meses de...

Três Lagoas02/05/2024

Vejas as 130 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de TL nesta quinta-feira (02)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa...

Três Lagoas30/04/2024

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série “A” e “B”

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) abriu inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série A...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana