TRÊS LAGOAS

Educação

IFMS abre 462 vagas para portador de diploma, reingresso e transferência

Publicado em

Inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 5. Cursos são ofertados em 10 municípios, com ingresso no segundo semestre. Saiba como participar

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 462 vagas no ensino superior. O processo seletivo se destina a portador de diploma de graduação, reingresso, transferência externa e interna, com ingresso no segundo semestre

Foram abertas vagas para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As opções são Agronegócio, Agronomia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Automação Industrial, Computação, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Jogos Digitais, Produção de Grãos, Química, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

O edital de abertura, publicado na Central de Seleção, contempla as seguintes modalidades paras vagas ofertadas:

  • portador de diploma – se destina àqueles com curso superior concluído no Instituto Federal ou em outra instituição de ensino (pública ou privada), reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • reingresso – voltado aos que desejam retornar ao mesmo curso e campus da instituição que deixaram de frequentar, há no máximo cinco anos, e que não tenham se beneficiado do reingresso anteriormente;
  • transferência externa – estudante regularmente matriculado no IFMS que queira se transferir para outro campus da própria instituição ou para aqueles regularmente matriculados em outra instituição de ensino (pública ou privada), que pretenda se transferir para o Instituto Federal;
  • transferência interna – estudante regularmente matriculado na instituição que deseje se transferir para outro curso no mesmo campus.

Inscrições – Podem ser feitas até sexta-feira, 5, na Página do Candidato. É necessário anexar documento oficial de identificação com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso o número não conste no documento de identificação

Para portador de diploma ou transferência externa também são necessários os seguintes documentos digitalizados:

  • diploma ou cerificado e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC;
  • comprovante de matrícula recente de curso superior (apenas para transferência externa);
  • histórico acadêmico/escolar de curso superior;
  • formulário de pontuação (Anexo I) preenchido;
  • ementas das disciplinas cursadas e aprovadas.

Para reingresso ou transferência interna o candidato deve ainda anexar uma carta pessoal, informando os motivos para solicitação e, no caso de transferência, o formulário de pontuação (Anexo I).

Seleção – Será feita com base na documentação apresentada pelo candidato, sob responsabilidade da coordenação do respectivo curso. Para portador de diploma e transferência serão analisados formulário de pontuação, histórico escolar e ementas apresentadas. Já para reingresso, a avaliação será feita através do coeficiente de rendimento.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado em 12 de agosto, com matrículas entre os dias 19 e 23 do mesmo mês.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas ao correio eletrônico [email protected].

Vagas ofertadas pelo IFMS na graduação

Campus Curso Turno Portador de diploma Transferência interna Transferência externa Reingresso
Aquidauana Engenharia Civil Integral 02
Redes de Computadores Noturno 05 05 05
Sistemas para Internet Noturno 03 03 03 03
Campo Grande Engenharia Elétrica Noturno 01 01 01
Engenharia Mecânica Noturno 01 01 01
Sistemas para Internet Matutino 03
Sistemas para Internet Noturno 03
Corumbá Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matutino 05 01 01 10
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 05 01 01 10
Coxim Alimentos Noturno 03 03 03 05
Pesca Noturno 10 10 10
Química Noturno 05 05 05 05
Sistemas para Internet Noturno 10 10 10 10
Dourados Jogos Digitais Noturno 02 02 02 02
Jardim Arquitetura e Urbanismo Integral 10 03 02 05
Computação Noturno 15 12
Naviraí Agronomia Integral 01 01 01 01
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 04 04 04 10
Nova Andradina Agronomia Integral 05 05 05
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 05 05 05
Produção de Grãos Matutino 10 10 10
Ponta Porã Agronegócio Noturno 05 05 10 05
Agronomia Integral 05 05 10 05
Três Lagoas Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 02 02 10 05
Automação Industrial Noturno 04 03 04 10
Engenharia da Computação Integral 04 02 10 10
Engenharia de Controle e Automação Integral 04 02 10 10
Comentários Facebook

Educação

IFMS abre inscrições para 1,6 mil vagas em cursos técnicos integrados

Published

on

Estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São ofertadas 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

As opções são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Há, ainda, uma nova opção de curso, o técnico em Administração.

Os cursos são oferecidos gratuitamente nos dez municípios em que o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato. O prazo segue aberto até 5 de outubro.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20. Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9º ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O pedido de isenção deverá ser feito até 23 de setembro, no ato da inscrição, selecionando o item “Isento” no sistema, devendo ser anexado o documento comprobatório.

Para entender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma, o candidato deve ler com atenção o Edital nº 061/2022. Na página do Exame de Seleção 2023 estão disponibilizadas mais informações.

Em caso de dúvida, o contato com a comissão que organiza a seleção é o e-mail [email protected].

Quem pode fazer o Exame? – Nos cursos técnicos integrados, o estudante faz, ao mesmo tempo, o ensino médio e o curso técnico escolhido. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Para participar e concorrer a uma vaga no Exame de Seleção 2023, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Ação Afirmativa (cotas) – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve ler atentamente o item 3 do edital de abertura.

Prova – Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no Anexo X do edital.

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção 2023 e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem. Todas as publicações são feitas na Central de Seleção do IFMS.

Para saber mais sobre os cursos ofertados pelo IFMS, acesse a página dos Cursos Técnicos Integrados. As informações sobre o curso técnico em Administração, que passará a ser ofertado em 2023 nos municípios de Campo Grande e Dourados, serão disponibilizadas em breve.

Quadro de Vagas

Município Curso Turno* Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande Técnico em Administração [NOVO] Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Mecânica Matutino 40
Vespertino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Matutino 40
Técnico em Aquicultura Matutino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Matutino 40
Vespertino 40
Dourados Técnico em Administração [NOVO] Matutino 80
Vespertino 40
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 40
Jardim Técnico em Edificações Matutino 35
Técnico em Informática Matutino 35
Naviraí Técnico em Agricultura Matutino 80
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Comentários Facebook
Continue Reading

Educação

Considerada a ciência que estimula o pensamento lógico, Matemática da UNIGRAN EAD é referência de ensino

Published

on

Mesmo antes de ser considerada uma ciência, a matemática já possuía sua relevância na realização de diversas atividades humanas. Com a introdução dos teoremas e sistemas numéricos, a aplicação prática se tornou cada vez mais indispensável para a evolução, seguindo assim até os dias atuais.

Não é à toa que a matemática é uma disciplina presente desde os primeiros anos da vida escolar. Durante toda a formação do indivíduo, esta ciência estará presente em infinitos momentos, seja na sala de aula, no trabalho, nas ferramentas e equipamentos do dia a dia e até na alimentação.

Pensando nesse papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade, a UNIGRAN EAD oferta, desde 2017, o curso de licenciatura em Matemática, que visa formar professores para educação básica (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Vera Fátima Corsino de Almeida é a coordenadora do curso desde a sua abertura. Ela ressalta que o curso possui uma estrutura curricular que contém nos primeiros semestres as principais disciplinas de embasamento e no decorrer da graduação o acadêmico desenvolve competências e habilidades para aplicar métodos que facilitam o ensino e aprendizagem de matemática.

Recentemente o curso passou por uma criteriosa avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obteve conceito nota 4, numa escala que varia de 1 a 5.

O conceito Nota 4 reflete que o curso de Matemática da UNIGRAN EAD está acima da média no cumprimento das exigências do MEC, em requisitos como infraestrutura, corpo docente e satisfação dos alunos.

Além das múltiplas vantagens que o acadêmico tem ao escolher a UNIGRAN EAD como a universidade responsável por sua formação profissional, como estudar onde e quando quiser através de uma plataforma própria e intuitiva e contar com mais de 150 unidades de apoio nos municípios de 23 estados brasileiros, ele pode ter a certeza de estar cursando uma graduação de excelência em uma Instituição reconhecida pelo MEC.

A coordenadora Vera reforça que o grande diferencial da metodologia da UNIGRAN EAD é o fato de que o professor é um tutor central do processo, sem intermediários, pois além de preparar o material de aulas, ele também é responsável por acompanhar o aluno no ambiente virtual de aprendizagem.

Vestibular de Inverno 2022

A demanda por novos profissionais de Matemática está sempre em crescimento, pois além da área acadêmica, esse profissional pode atuar em setores que envolvem economia, ciência da computação, finanças, entre outros.

Para garantir a entrada de novos profissionais no mercado de trabalho, o curso de Matemática da UNIGRAN EAD está com inscrições abertas para o processo seletivo de inverno. A graduação é oferecida em grau de licenciatura e na modalidade EAD. O vestibular é gratuito e a prova é 100% on-line. Saiba mais clicando aqui.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana