Celulose em Destaque
Grupo Comelli agora é Grupo Comber: mudança une todas as operações da empresa em um único ecossistema; saiba mais

Presente no mercado desde 1986, o Grupo Comelli viveu um marco histórico em sua trajetória no dia 08 de novembro de 2024, passando a ser Grupo Comber. A mudança não foi apenas visual e de identidade, mas também estrutural. A partir dessa data, as operações começaram a ser centralizadas em um único ecossistema, um movimento estratégico que representa uma nova fase para a empresa, que visa transformar o futuro da energia renovável no Brasil. O Grupo, antes mais conhecido pelo ramo logístico, possui ampla atuação nos segmentos florestais, caminhões seminovos, indústria, locações, e a mais recente: processamento de biomassa. Visando expandir seus negócios para a região Norte do país, adquiriu uma nova área no Tocantins, com expectativas de aumento em até 15% de seu faturamento anual em 2025.
A decisão de rebranding nasceu de uma situação interna: o antigo nome da empresa estava diretamente vinculado ao transporte, um braço importante no negócio, porém, não o principal, o que gerava a percepção de que atuava apenas neste ramo e não nos outros segmentos. A empresa também visava ampliar no mercado a visão para o seu know-how que une tecnologia, sustentabilidade e inovação.
Contudo, esse processo de mudança não foi rápido, levando cerca de dois anos para amadurecer e ser colocado em prática. Então, a decisão para o novo nome surgiu, sendo indicado: Comber — Companhia Brasileira de Energia Renovável, ao qual já fazia parte do histórico da empresa. Inicialmente, houve resistência, pois o nome carregava uma narrativa específica: ComBer era a junção dos sobrenomes Comelli e Bernardini, sendo este último um antigo sócio da indústria. O Grupo Comelli adquiriu a parte de Bernardini em 2015, tornando a ComBer 100% pertencente ao Grupo.
Com o tempo, o nome Comber foi ressignificado, adquirindo um novo propósito e identidade visual. Ele passou a representar não apenas a história, mas também o futuro do Grupo. Assim, em novembro de 2024, o nome foi oficializado para toda a organização, marcando uma virada de chave, que antes era restrito à indústria, e agora se tornou o nome de todas as empresas do Grupo, simbolizando união, inovação e o início de uma nova era.
Nova unidade em Tocantins
As novas operações do Grupo Comber na fazenda adquirida em Goiatins (TO) começaram na sexta-feira (10), com a chegada das máquinas no local. A propriedade abrange uma área de 39,2 mil hectares, destinada ao manejo e exploração florestal, com foco nas seguintes atividades:
- corte de eucalipto;
- arraste e movimentação da madeira;
- picagem para produção de cavacos; e
- venda de cavacos de eucalipto.
Atualmente, o Grupo Comber possui cerca de 700 funcionários em seu time, distribuídos nas unidades das seguintes localidades no Brasil:
- Uberlândia (MG);
- Rondonópolis (MT);
- Alto Araguaia (MT);
- Itiquira (MT);
- Primavera do Leste (MT);
- Três Lagoas (MS);
- Catanduva (SP);
- Chapadão do Céu (GO);
- Rio do Sul (SC);
- Goiatins (TO); e
- matriz, Rio Verde (GO).
Principais atividades do Grupo
- Comber Logística:
Prestação de serviços florestais e cadeia logística completa. A empresa possui alta performance e expertise na prestação de serviços florestais, garantindo a colheita, picagem e transporte eficiente e integrado. - Comber Biomassa:
Uma das principais referências nacionais na produção de cavacos de eucalipto, a empresa oferece soluções energéticas eficientes e sustentáveis. - Comber Florestal:
Especialista no plantio de ativos biológicos com foco em florestas de eucalipto, promovendo sustentabilidade e qualidade. - Comber Seminovos e Veículos:
Oferece caminhões revisados e confiáveis, fruto da constante renovação de frota. - Comber Indústria:
Pioneira em soluções tecnológicas para secadores de grãos com uso de biomassa de cavaco. - Comber Locações:
Foco em locações de equipamentos para sinergia estratégica nos mercados em que atua. O mais novo empreendimento complementa as operações do Grupo, trazendo inovação e ampliando o seu portfólio com locações de equipamentos alinhadas aos mercados em que atua.
O Grupo Comber nasce com a missão de oferecer soluções em geração de energia renovável, processamento de biomassa e transporte especializado, através da tecnologia e inovação aplicada ao agronegócio brasileiro. E tem como visão ser referência nos mercados em que atua, por meio de seu amplo know-how, tecnologia aplicada, excelência em produtos, serviços e compromisso com meio ambiente.
Felipe Comelli, CEO do Grupo Comber, falou com exclusividade à redação do Mais Floresta, sobre os detalhes desse novo momento da empresa, relevância, expectativas e novos projetos. No último dia 14, ele também participou de live ao vivo no Instagram do portal, onde narrou um breve histórico da empresa, que impressiona devido ao case de crescimento e sucesso adquirido, até chegar aos seguimentos que hoje atende no mercado, com relevante posicionamento.

Paulo Cardoso, CEO do portal Mais Floresta, e Felipe Comelli, em live desta terça (14).
Paulo Cardoso, CEO do portal Mais Floresta, e Felipe Comelli, em live no Instagram Mais Floresta.
Mais Floresta – O que significa para o Grupo, a aquisição de nova área no Estado do Tocantins?
Felipe – Aumento da capilaridade, abrindo uma nova filial da empresa numa região agrícola em plena expansão permitindo a nossa empresa atender mercados no Tocantins, Maranhão, Piauí e Sul do Pará.
Mais Floresta – Quais foram os fatores motivadores para a aquisição da nova unidade, e a escolha da região para tal?
Felipe – A escolha foi motivada por aumentarmos nossa parceria com um importante cliente do nosso Grupo, além de ampliarmos nossas operações nessa importante fronteira agrícola brasileira, a qual nossa empresa atende o mercado de grãos fornecendo biomassa para processos industriais e secagem de grãos.
Mais Floresta – Com a nova unidade, o que se espera em resultados nesse segmento em 2025?
Felipe – Com essa aquisição, temos potencial de aumentarmos nosso faturamento anual entre 10 a 15%, gerando diversas oportunidades na região, visto os desafios que temos em nosso país.
Mais Floresta – Quantos veículos e maquinários próprios a empresa possui em sua frota atualmente, e quais tecnologias se destacam?
Felipe – Atualmente contamos com mais de 70 máquinas de colheita florestal operando na modalidade Full-Tree, substituindo o traçamento pela picagem do cavaco no campo diretamente no caminhão. Tecnologia que permite maior aproveitamento da matéria-prima (eucalipto), e gera mais eficiência aos clientes que atendemos, além de contarmos com uma frota de mais de 300 conjuntos entre carretas e rodotrens, equipados com piso móvel, além de tecnologia Euro 5 e Euro 6, reafirmando nosso compromisso com um transporte mais sustentável e responsável, para atendermos todas as necessidades dos nossos contratos.
Mais Floresta – Para 2025, quais as expectativas para o mercado de biomassa no Brasil?
Felipe – Em 2025 teremos um ano desafiador visto as oscilações cambiais, das quais teremos impactos nos equipamentos florestais, na aquisição e manutenção. E o principal insumo da operação que é o diesel, também atrelado ao câmbio. Mas independente das dificuldades, operamos em um segmento de energia renovável, ao qual ano após ano tem oportunidades de crescimento e manutenção dessas oportunidades, segmento que tem muita admiração do mercado, e com isso, seguimos otimistas de vencer todos os obstáculos.
Confira a live na íntegra
Sobre negócios em família, e sucessão com sucesso, Felipe Comelli destacou que: “É preciso preparar de berço, não pode apenas pensar no dinheiro, mas gostar do segmento”.
Siga as redes sociais e fique por dentro das novidades e projetos do Grupo:
Escrito por: redação Mais Floresta.
Celulose em Destaque
Voith Paper na ExpoAcotepac 2025: soluções para uma indústria mais sustentável

A Voith Paper estará presente na XXXIII edição do Congresso Internacional & ExpoAcotepac 2025, um dos maiores eventos do setor papeleiro na América Latina, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro em Cali, na Colômbia. Com um estande exclusivo e uma série de palestras técnicas, a Voith Paper reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade na indústria de papel e celulose.
O tema central da ExpoAcotepac 2025 será “Desafios e oportunidades no caminho para a sustentabilidade da indústria papeleira”, um assunto alinhado às soluções desenvolvidas pela Voith Paper para tornar os processos produtivos mais eficientes e ambientalmente responsáveis. Durante o evento, especialistas da Voith Paper apresentarão palestras sobre tecnologias inovadoras e estratégias para otimização da produção de papel, melhorando o consumo de matérias-primas e a eficiência energética.
Nos dias 19 e 20 de fevereiro, especialistas da Voith Paper ministrarão palestras abordando temas fundamentais para o futuro do setor. Confira a programação:
19 de fevereiro:
• Impacto de matéria-prima e consumo de papel em projetos de preparação de massa com Rodrigo Ruffo;
• Upgrades em sistemas de preparação de massa: inovação, eficiência e sustentabilidade com Tamires Lima e Vinícius Tonini;
• Otimização do secador em máquinas papeleiras como ferramenta de sustentabilidade energética com Geovani Bezerra.
20 de fevereiro:
• Sustentabilidade na indústria papeleira – Mudanças urgentes e oportunidades com Laline Franqueira;
• Desaguamento no Nip – Conceito e aplicações com Maria Alba Verdes;
• Sensores virtuais como ferramenta de otimização da operação com Wellington Santos;
• Uso de prensa de filme para aumentar a resistência e as propriedades do papel com Daniel Iwakura.
A ExpoAcotepac 2025
O evento contará com a presença de especialistas, palestrantes e estudantes de diversos países, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimento e apresentação de soluções inovadoras para a indústria de papel, cartão e tissue.
“Para a Voith Paper, a participação na ExpoAcotepac 2025 reforça sua posição como referência em tecnologias sustentáveis e eficientes para o setor, além de ser uma honra estar presente com um estande em um evento tão prestigiado e importante para o setor papeleiro”, comenta Antonio Lemos, presidente da Voith Paper América do Sul.
Para saber mais sobre o XXXIII Congresso Internacional & ExpoAcotepac 2025, acesse o site:
https://www.acotepacolombia.com/expoacotepac-2025/
Sobre o Grupo Voith
O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.
A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.
Celulose em Destaque
Suzano está com sete processos seletivos abertos para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas/MS
As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, está com sete oportunidades de emprego em diferentes áreas para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS). As inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, origem, deficiência e/ou orientação sexual, e podem ser feitas por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/).
Em Ribas do Rio Pardo (MS), há três processos seletivos em andamento: Almoxarife I – Industrial; Consultor(a) florestal de logística II; Engenheiro(a) manutenção mecânica sênior. Para Três Lagoas, são quatro vagas abertas: Analista de operações logística JR; Estágio superior – Suprimentos; Instrutor(a) florestal SR; Operador(a) logística florestal I.
Segue a lista completa dos processos seletivos da Suzano em andamento no estado e os respectivos links para inscrições. Nas páginas, é possível consultar os pré-requisitos de cada vaga, detalhamento da função e benefícios ofertados pela empresa.
Ribas do Rio Pardo
Almoxarife I – Industrial, inscrições até 03/02/2025: Página da vaga | Almoxarife I – Industrial
Consultor(a) Logística Florestal II, inscrições até 04/02/2025: Página da vaga | Consultor(a) Logística Florestal II
Engenheiro(a) Manutenção Mecânica Sênior, inscrições até 02/02/2025: Página da vaga | Engenheiro(a) Manutenção Mecânica Sênior
Três Lagoas
Analista de Operações Logísticas Júnior, inscrições até 02/02/2025: Página da vaga | Analista de Operações Logística Júnior
Estágio Superior – Suprimentos, inscrições até 05/02/2025: Página da vaga | Estágio Superior – Suprimentos
Instrutor(a) Florestal Sênior, inscrições até 04/02/202: Página da vaga | Instrutor(a) Florestal Sênior
Operador(a) Logística Florestal I, inscrições até 09/02/2025: Página da vaga | Operador(a) Logística Florestal I
Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). A Suzano reforça que todos os processos seletivos são gratuitos, sem a cobrança de qualquer valor para garantir a participação, e que as vagas oficiais estão abertas a todas as pessoas interessadas. Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br.
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