Mato Grosso do Sul
Glória, atendente virtual do Detran-MS, começa a enviar mensagens proativas ao cidadão no WhatsApp
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) amplia as funcionalidades da assistente virtual Glória, que agora também passa a enviar mensagens diretamente aos cidadãos pelo WhatsApp. A novidade tem como objetivo garantir que motoristas e proprietários de veículos não percam prazos importantes relacionados a licenciamento, infrações e outros serviços do órgão.

Até então, a Glória atuava apenas de forma reativa, ou seja, se comunicava a partir do recebimento da mensagem do cidadão, respondendo dúvidas e solicitações dos usuários.
Com a nova etapa, o atendimento passa a ser também proativo, com a Glória iniciando uma conversa, agindo de forma antecipada para alertar sobre temas pertinentes ao condutor ou proprietário.
Nesta quinta-feira (28) a Glória fez o ‘envio teste’ para um grupo controlado de pessoas.
Na mensagem a atendente virtual se apresenta, orienta o cidadão a salvar o número para falar com o Detran-MS “garantindo segurança no envio e recebimento de dados, evitando fraudes e agilizando a gestão do seu veículo e CNH”.
Esse mesmo conteúdo já será enviado para a população nos próximos dias.
As mensagens são encaminhadas exclusivamente para cidadãos que já interagiram com a atendente, salvaram o número (67) 3368-0500 em seus contatos ou que mantêm o telefone atualizado no Portal de Serviços Meu Detran.
Outro ponto importante é que todas comunicações são oficiais e identificadas pelo selo azul de verificação da Meta, o que assegura autenticidade e segurança.

“Estamos avançando para oferecer serviços cada vez mais digitais, seguros e próximos da realidade do cidadão. A Glória é parte fundamental desse processo de transformação, aproximando o Detran das pessoas com linguagem simples e atendimento eficiente. Essa atuação estratégica do nosso diretor-presidente, Rudel Trindade, está alinhada com o que prioriza o governador, Eduardo Riedel, de trabalhar com foco nas entregas ao cidadão”, afirma o Diretor de Tecnologia da Informação, Robson Lui.
Expansão do atendimento digital
Desde que entrou em operação, em maio de 2025, a Glória já se consolidou como um dos principais canais digitais do órgão. De lá pra cá a atendente virtual realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês.
Além de avisos preventivos, a assistente virtual auxilia em consultas de pontuação da CNH, verifica débitos veiculares, infrações, e também direciona o cidadão para atendimento humanizado, para emissão de guias, agendamentos, e orientações diversas. A Glória está disponível 24h, e o atendimento humanizado funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com a nova funcionalidade, o Detran-MS reforça seu compromisso com a digitalização de serviços, oferecendo soluções práticas, seguras e acessíveis para toda a população sul-mato-grossense.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Férias no Bioparque Pantanal une brincadeiras, natureza e aprendizado nas férias de julho
O Bioparque Pantanal preparou uma programação para as férias escolares de julho, com atividades voltadas a crianças de 6 a 12 anos, unindo aprendizado, diversão e educação ambiental. Entre os dias 21 a 31 de julho, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) promoverá uma série de oficinas lúdicas e interativas para estimular a conscientização ambiental e fortalecer o sentimento de pertencimento cultural.
As atividades serão realizadas de terça a sexta-feira, em dois períodos: matutino, das 9h às 10h30, e vespertino, das 14h30 às 15h30. Cada oficina terá duração de uma hora e foi planejada para aproximar crianças e familiares da biodiversidade por meio de experiências que incentivam a valorização do patrimônio natural.
Entre as atrações está uma oficina que une música e palhaçaria, técnica teatral que utiliza o humor e a interação com o público para tornar o aprendizado mais leve e divertido.
Ao longo da programação, os participantes aprenderão sobre sustentabilidade por meio da confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis, transformando garrafas PET em cachorrinhos, cobrinhas e carrinhos. As atividades incluem ainda um quebra-cabeça com monumentos históricos de Campo Grande, estimulando o conhecimento sobre a história e o patrimônio cultural da Capital.
O cronograma também contempla uma oficina dedicada ao tamanduá-bandeira, realizada em parceria com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS). Por meio de imagens e vídeos inéditos, crianças e familiares poderão conhecer a importância desse animal emblemático da fauna brasileira e compreender a relevância de sua conservação.
SERVIÇO
21/07: Palhaçaria – Roda, Riso e Som (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
22/07: Estação Folclore – Touro Candil (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
23/07: Arte com gravura (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
24/07: Tamanduá, pra que serve essa bandeira?. (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
28/07: Criando e reciclando – flores de cartela de ovo (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
29/07: Arte com folhas (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
30/07: Turismo e diversão – quebra-cabeça dos monumentos de Campo Grande (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
31/07: Tampinhas que transformam (9h às 10h30 e 14h30 às 15h30)
Caio Henrique Romero, Bioparque Pantanal
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Forças de segurança pública integram curso de Comunicação Não Violenta, em Dourados
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS), promoveu na sexta-feira (10) em Dourados o curso Comunicação Não Violenta (CNV), reunindo policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e peritos da Polícia Científica.
Ministrada pela especialista Cátia Diniz, a capacitação apresentou conceitos e ferramentas da Comunicação Não Violenta, metodologia desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que propõe uma comunicação baseada na escuta ativa, na empatia, no respeito e na compreensão das necessidades das pessoas, contribuindo para a prevenção e a resolução pacífica de conflitos.
Ao longo do dia, os participantes refletiram sobre a importância da forma como a comunicação é estabelecida, tanto no relacionamento entre os profissionais das diferentes instituições que compõem a segurança pública quanto no atendimento diário à população. O curso também abordou estratégias para fortalecer o diálogo, reduzir tensões e promover relações mais colaborativas, respeitosas e eficazes.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas pelo Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS), que atua na promoção da saúde, do bem-estar e da valorização dos servidores da segurança pública.
Comunicação Sejusp
Fonte: Governo MS
-
Galeria de Imagens7 dias atrásConfira as imagens da 8ª Cavalgada dos Amigos em Arapuá
-
Suzano6 dias atrásSuzano abre 10 vagas para instrutores florestais em Água Clara, Bataguassu, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
-
Nota de Falecimento6 dias atrásMenino de Três Lagoas que comoveu seguidores morre aos 2 anos
-
Água Clara6 dias atrásÁgua Clara fica entre os 10 municípios com melhor índice de qualidade da educação em MS








