Mato Grosso do Sul
Festival de Inverno de Bonito começa nesta quinta-feira (30)
A 16ª edição do Festival de Inverno de Bonito acontece de 30 de Julho a 02 de Agosto de 2015 – já confirmados os seguintes shows de artistas nacionais: Almir Sater, Sérgio Reis e Renato Teixeira juntos e o grande Zeca Baleiro. OBS: a programação oficial ainda não foi divulgada, bem como, o dia certo de início e término, mas presumimos que dentro do período acima.
Os shows regionais contam com a magnífica Delinha e Patricia e Adriana.
Sérgio Reis, Almir, Renato Teixeira e Zeca Baleiro já participaram de outros festivais de inverno em Bonito no passado.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE NA FIGURA ABAIXO
Além das maravilhas da natureza com o turismo ecológico, Bonito oferece a seus visitantes o Festival de Inverno que, ano após ano, vem se tornando um dos mais famosos eventos do Mato Grosso do Sul.
No Festival de Inverno passado Bonito apresentou shows de Seu Jorge, Alceu Valença, Maria Rita, João Bosco, Jota Quest, Titãs e Lulu Santos. Em festivais passados com shows de Almir Sater (natural do MS), Zeca Balero, Rita Lee, Zé Ramalho, Erasmo Carlos e outros. Este ano, em virtude da crise econômica que o país vem atravessando, as verbas destinadas ao festival diminuiram, mas o evento não deixará de ocorrer.
No dia 2 de agosto vamos apresentar o Crianceiras no Festival de Inverno de Bonito. Este festival que já tem uma tradição tão linda nesse Estado”, disse Marcio De Camilo em vídeo que convida as pessoas a participarem do evento.
Márcio De Camilo vem com o Espetáculo Crianceiras, que mistura poesia, música, dança, imagem, ação e movimento em uma encenação delicada e bela para todas as idades. Tudo interpretando poesia de Manoel de Barros. A peça será as 19 horas no dia 2 de agosto.
O festival começa nessa semana no dia 30 de julho e vai até domingo(2) no município de Bonito e terá a entrada franca.
Confira a seguir o vídeo com o convite do ator para o evento:
Mato Grosso do Sul
Janeiro Roxo: SES intensifica combate à hanseníase e reforça o diagnóstico precoce
Janeiro é marcado pelo movimento Janeiro Roxo, campanha nacional dedicada à luta contra a hanseníase, com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, bem como desmistificar o preconceito que ainda a cerca. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) reforça, neste mês, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para garantir uma vida saudável e sem risco de transmissão.
O Programa Estadual de Controle da Hanseníase, desenvolvido pela secretaria, realiza a capacitação das equipes de saúde municipais para identificar, diagnosticar e tratar a hanseníase. Além disso, incentiva atividades comunitárias para eliminar o estigma e fortalecer os direitos das pessoas acometidas pela doença.
“A detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para interromper a transmissão e evitar as sequelas da hanseníase”, ressalta a gerente técnica do Programa Estadual de Hanseníase, Laryssa Almeida de Brito Ribeiro.
Em apoio à campanha Janeiro Roxo, a SES realiza ações junto aos municípios para monitorar e realizar exames em pessoas que têm contato próximo e prolongado com pacientes diagnosticados com a doença. O exame de contato é essencial para interromper a cadeia de transmissão, especialmente nas fases iniciais, quando a doença pode ser controlada com mais facilidade.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que os contatos domiciliares e sociais sejam avaliados anualmente para possíveis sinais da doença, podendo ser acompanhados por um período de até cinco anos. A SES, em parceria com hospitais como o São Julião, disponibiliza testes rápidos para auxiliar no diagnóstico. No próximo sábado (25), o hospital fará exames de contato para pacientes previamente cadastrados, que convivem ou conviveram com casos notificados da doença.
Com o objetivo de continuar promovendo o acesso à saúde e garantindo a qualidade de vida dos cidadãos, a SES/MS segue com a oferta de tratamento gratuito de Poliquimioterapia pelo SUS, que tem sido um pilar importante no controle da hanseníase no estado.
Casos em MS
De acordo com o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), Mato Grosso do Sul registrou 324 casos novos de hanseníase em 2024. A atuação focada no diagnóstico precoce e no acesso ao tratamento gratuito pelo SUS tem sido um diferencial importante na abordagem da doença no Estado.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta os nervos periféricos e pode levar à perda de sensibilidade ao calor, frio, tato e dor, deixando os indivíduos vulneráveis a machucados que podem passar despercebidos. No entanto, a doença tem cura e, com o tratamento correto, o paciente pode levar uma vida normal, sem sequelas.
Conheça os sinais e sintomas da hanseníase
– Manchas na pele com alteração de sensibilidade (quente/frio/tato);
– Formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas;
– Diminuição da força muscular em mãos, pés e face;
– Dormência ou dor nos nervos, podendo afetar órgãos internos.
Detecção precoce
O diagnóstico é clínico, feito por médico ou equipe multidisciplinar, e, caso o exame confirme a presença da doença, é essencial que as pessoas próximas também sejam avaliadas. O tratamento da hanseníase é gratuito no SUS e consiste no uso da Poliquimioterapia, que deve ser seguido rigorosamente para evitar complicações e sequelas. O apoio e a orientação para os pacientes, além do acompanhamento contínuo, são essenciais para garantir a cura e prevenir a transmissão.
Em caso de sinais ou sintomas, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para realização de exames e início do tratamento. Durante o Janeiro Roxo, a SES reitera o convite à população para se informar sobre a doença, buscar diagnóstico e tratamento e ajudar a combater o estigma. A hanseníase tem cura e, com o devido tratamento, as pessoas acometidas podem levar uma vida saudável e sem limitações.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Rota Bioceânica vai ampliar desenvolvimento de MS, e Porto Murtinho se prepara para transformação
A prefeitura de Porto Murtinho prepara a cidade para ser o ‘Portal da Rota Bioceânica’. Para isso, está em elaboração um novo plano diretor que reorganiza a infraestrutura do município para os próximos 10 anos, na área social e econômica, visando dar mais qualidade de vida à população e adequar-se às demandas exigidas para ser o portal da maior Rota de Integração Logística da América Latina.
Para detalhar o projeto e debater a Rota, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, esteve reunido com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, sexta-feira (17) em Campo Grande.
O encontro também contou com a presença da secretária-adjunta de Meio Ambiente, Regina Heyn, da arquiteta Fernanda Gonzaga, e do assessor especial de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann. A reunião teve como pauta principal a Rota Bioceânica, um dos principais projetos de integração regional, que promete transformar Porto Murtinho em um eixo estratégico para o comércio internacional.
Durante a reunião, foram discutidas ações para o fortalecimento da infraestrutura e do desenvolvimento sustentável ao longo do corredor logístico, garantindo que o município esteja preparado para as oportunidades econômicas geradas pela ligação entre o Brasil e os portos do Oceano Pacífico.
O prefeito Nelson Cintra destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para garantir que Porto Murtinho colha os benefícios desse grande projeto de integração sul-americana.
“Porto Murtinho é o portal da Rota Bioceânica e eu estive conversando com o secretário Jaime e com a equipe, falando sobre o nosso Fórum, que vai ser dia 18 de fevereiro. Nós estamos preparando a cidade para ser o portal da Rota. Então, é muito importante, debatermos uma série de coisas como é o caso do nosso plano diretor que está quase finalizado”, explicou o prefeito, que lembrou que o plano está sendo executado por uma universidade de Curitiba, mas ainda precisa ser aprovado pela Câmara.
“Nós temos uma assessoria muito boa para desenvolver o plano de diretor. E o plano diretor, a cidade de Porto Murtinho, é do Estado. Isso que a gente está discutindo com o secretário. Uma cobertura maior, já que o município está se tornando um dos mais importantes do Estado”, complementou.
Ele destacou que ficou acordado junto ao Governo que a expansão da cidade vai se dar ao longo do acesso da ponte, da BR-267 até a ponte.
“Com o plano diretor vamos direcionar todo o desenvolvimento do portal da rota que é Porto Murtinho. Vim apresentar para o secretário e ele gostou do projeto. E a nossa meta é apresentar o detalhamento do plano no dia 18 de fevereiro durante o Fórum da Rota”, destacou Cintra.
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância da iniciativa. “O Plano está sendo feito para adequar e realmente pensando Porto Murtinho com a concentração da Rota Bioceânica.E nesta linha ele está pensando na expansão, para onde a cidade vai crescer e principalmente a disponibilização de áreas específicas tanto para a infraestrutura social como para a econômica”, salientou.
Plano
O Plano trabalha com eixos de desenvolvimento para o município para os próximos 10 anos, com expansão da área industrial, criação de novas áreas residenciais segurança e saúde.
“Porto Murtinho foi construída dentro do dique, e nós já temos pouca área para desenvolver. Então nós vemos que teremos que realizar obras fora do dique”, adiantou.
Para isso, a Prefeitura aposta em planejamento e zoneamento. “Tudo está sendo zoneado. A área habitacional, industrial, zoneamento do Porto Seco, questão da saúde, segurança, tudo, então tá tudo dentro desse plano”, salientou o prefeito.
Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda/Semadesc
Fonte: Governo MS
-
Trânsito6 dias atrás
Morador de MS morre em grave acidente na BR-163, no Paraná
-
Policial5 dias atrás
Em Três Lagoas| Hélice se solta de roçadeira e mata trabalhador em fazenda
-
Suzano5 dias atrás
Suzano está com 13 processos seletivos abertos para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas/MS
-
Três Lagoas6 dias atrás
Domingo (19) começa o Campeonato Interbairros Osmar Dutra em Três Lagoas