TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Bonito

Festival Bonitinho faz a alegria da criançada com muito esporte e atividades de lazer

Publicado em

Correr, pular, jogar, brincar, fazer trilha, se divertir. São diversas as opções de esporte e lazer oferecidas pelo Festival Bonitinho, que começou nesta quinta-feira (24), no CMU (Centro de Múltiplo Uso). O evento compõe a programação do Festival de Inverno de Bonito 2023, fazendo a alegria da criançada, que acordou cedo para aproveitar de tudo um pouco. Coordenada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), a ação com oficinas esportivas e atividades recreativas acontece pela primeira vez no FIB. Podem participar crianças a partir dos quatro anos de idade, até domingo (27).

“Nessa edição temos essa inovação para as crianças e adolescentes, com uma produção especial pensada pela Fundesporte, que trouxe profissionais de Educação Física para orientar todas as ações. São muitas opções para a meninada aproveitar bastante até o último dia de festival. Os pais podem trazer seus filhos que a diversão é garantida e totalmente gratuita”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Em poucos minutos, o CMU ficou tomado por crianças de todas as idades, com participação de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, em sintonia com os turistas. Professoras da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, Ivanice Czyzeski e Wânia Bonfim acompanharam a meninada e aproveitaram para fazer trilha. Rolou até um piquenique.
“Esse ano tem um monte de coisa para as crianças, na praça central e aqui no CMU. Está um arraso o Festival de Inverno e todas essas crianças estão se sentindo acolhidas com esse olhar da organização para eles. Queremos mais para as próximas edições”, salienta Ivanice, que leciona ciências para o ensino fundamental.

Festival Bonitinho tem uma série de atividades de esporte e lazer

Wânia enfatiza a empolgação dos estudantes com esse “dia especial” de aula. “Eles tiveram uma manhã maravilhosa, produtiva, esportiva, social, enfim, tudo muito bom. A criançada adora isso, até para conhecer esportes novos, o tênis, o beach tennis, fizemos trilha. Tem criança que não tem nenhuma oportunidade de conhecer isso e hoje está tendo acesso. Acesso ao esporte, à socialização, a viver um dia diferente, a compartilhar, está sendo muito proveitoso”.

A oficina de tênis de mesa foi a que mais chamou a atenção de Anny Custódio, de 12 anos. A aluna do sétimo ano da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes promete voltar todos os dias, até domingo (27). “É uma experiência bem legal, é tudo muito novo para a gente, mas estou gostando bastante. Quero voltar outros dias para aproveitar bem e acho que vou me arriscar no beach tennis”.

Da mesma escola, Danilo Oliveira, de 13 anos, fez questão de chegar bem cedo para aproveitar o futevôlei com os amigos. “Toda a criançada está se divertindo bastante aqui. É legal porque conheço muitas pessoas que não tem condições nem de comprar uma bola e hoje está aqui se divertindo, jogando futevôlei. Vamos aproveitar tudo, ainda vou no futebol e no vôlei de praia”.

Atividades promovidas pela Fundesporte atraem crianças e adolescentes

Atrações culturais

O Festival Bonitinho também conta com atrações culturais para toda família. Nesta sexta-feira (25), às 16 horas, vai se apresentar o “Mundo Bita”, com um show repleto de aventuras musicais, valorizando a criatividade. Com o bigode laranja mágico do Bita, as crianças serão transportadas a um mundo de fantasia. Este é o pontapé inicial para o show do Mundo Bita: “A semente da diversão é a imaginação”.

Já no sábado (26), a partir das 18 horas, as crianças poderão se divertir com “Palavra Cantada”, a dupla musical formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres. É caracterizado por canções infantis de linhas marcantes, que prezam pela elaboração das letras, arranjos e gravações, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças. A ideia é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças.

A lista de atividades oferecidas pela Fundesporte inclui ainda sessões de ginástica e ioga para pessoas de qualquer idade.

Série de atividades é uma das novidades do Festival de Bonito

Confira abaixo o cronograma completo:

Oficinas esportivas

Futevôlei, beach tennis, trinca de basquete: quinta-feira (24) a domingo (27), das 9h às 11h

Vôlei de praia, futmesa e slackline: quinta-feira (24) a domingo (27), das 15h às 17h

Tênis de mesa: quinta-feira (24) a domingo (27), das 9h às 11h e 15h às 17h

Futebol: quinta (24) e sexta-feira (25), das 9h às 11h; sábado (26) e domingo (27), das 15h às 17h

Bike kids: quinta-feira (24), das 15h às 17h

Corrida kids: sexta-feira (25), das 15h às 17h

Skate: sábado (26) e domingo (27), das 15h às 17h

Recreação

Tobogã inflável, chute a gol, lonas de jogos gigantes, pintura facial, maquiagem infantil, varal do fundo do mar e chapeleira para fotos: quinta-feira (24) a domingo (27), das 9h às 11h e 15h às 17h

Jogos de mesa (damas, dominó, bozó e baralho): quinta-feira (24) a domingo (27), das 9h às 11h e 15h às 17h

Ioga: quinta-feira (24) a sábado (26), das 9h às 11h

Ginástica: quinta-feira (24) a domingo (27), das 15h às 17h

Serviço

O CMU (Centro de Múltiplo Uso) está localizado na Avenida Paulo VI, 50 – BNH (Vila Recreio, Jardim Andreia).

Veja a programação completa do FIB 2023 neste link: https://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/fib-2023-programacao/

Confira as fotos: https://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/festival-bonitinho/

Lucas Castro – Fundesporte
Fotos: Bruno Rezende

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Bonito

FLIB anuncia Elisa Lucinda como atração surpresa do último dia 

Published

on

A programação deste domingo (12) da 10ª Feira Literária de Bonito (FLIB) ganhou uma atração especial. Elisa Lucinda, uma das vozes mais marcantes da cultura brasileira contemporânea, participa da feira às 17h30, no Palco Literário, com uma palestra-show que mistura música, poesia e palavra.

Atriz, poeta, escritora, jornalista e cantora, Elisa construiu uma trajetória em que literatura e oralidade caminham juntas. Em seus trabalhos, a poesia deixa as páginas e ganha corpo, voz, ritmo e proximidade com o público, transformando cada apresentação em um encontro entre arte, reflexão e vida cotidiana.

Capixaba, radicada no Rio de Janeiro, a artista é conhecida por aproximar a poesia das pessoas, rompendo a ideia de que o gênero precisa ser difícil ou distante. Seus textos falam de amor, relações humanas, identidade, ancestralidade e liberdade.

Também fundadora da Casa Poema, instituição que utiliza a poesia em ações de formação cidadã e socioeducativa, Elisa leva para o palco uma obra marcada pela força da palavra falada. Entre seus trabalhos mais conhecidos está o espetáculo “Parem de Falar Mal da Rotina”, no qual literatura, interpretação e humor se encontram para lançar novos olhares sobre as experiências do dia a dia.

Na prosa, a autora também passeia por diferentes caminhos, com obras como a coleção “O Livro do Léo” e o romance “Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada”, que mistura ficção e realidade para revisitar a trajetória do poeta português.

A participação de Elisa Lucinda promete ser um dos encontros especiais do último dia da FLIB, em uma apresentação construída para ouvir, sentir e compartilhar poesia.

Evento oficial

Em 2026, a FLIB homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles e o escritor, editor e agitador cultural douradense Luciano Serafim, que faleceu em 2025 e teve participação marcante na história da feira.

A edição conta com o apoio de instituições públicas e privadas, incluindo recursos viabilizados por emendas parlamentares, além da participação da Caixa, Sesc MS, Sebrae, Sanesul, Prefeitura Municipal de Bonito, Câmara Municipal de Bonito, Ministério da Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A FLIB integra o Calendário Municipal de Eventos de Bonito e, desde a publicação da Lei Estadual nº 6.457, de 11 de agosto de 2025, também faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.

Serviço

10ª Feira Literária de Bonito (FLIB)
Data: 7 a 12 de julho de 2026
Local: Praça da Liberdade, Bonito (MS)
Programação: flibonito.com

Comentários Facebook
Continue Reading

Bonito

Em cerimônia de abertura, FLIB premia alunos de escolas públicas e emociona público com espetáculo de Paulo Betti 

Published

on

Carlos Colman crédito Elis Regina

A 10ª edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) começou nesta terça-feira, 7 de julho, celebrando a literatura a partir de quem está dando os primeiros passos na escrita. A abertura teve como um dos momentos centrais a premiação dos vencedores do 4º Concurso de Redação da FLIB, que reconheceu alunos de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Bonito e também os professores que acompanharam a produção dos textos.

A iniciativa estimula leitura, escrita, criatividade e produção textual entre crianças e adolescentes. Nesta edição, as produções selecionadas integram uma coletânea especial da FLIB, publicada e distribuída durante a feira, ampliando o alcance dos textos criados em sala de aula e valorizando o papel da escola na formação de novos leitores.

No 5º ano, na categoria poesia, o primeiro lugar ficou com Isabelly Gauna Santander, da Escola Professora Isaura Pinto Guimarães, com o texto “Meu bicho predileto”, sob orientação da professora Cleuza Aparecida Lopes dos Santos. O segundo lugar foi de Maria Clara Minikoski, da Escola João Alves da Nóbrega, com “Um sonho de liberdade”, acompanhada pela professora Simone Gomes da Mota. O terceiro lugar ficou com Nathali Adrieli M. Velasques, da Escola Manoel Inácio de Farias, com “Arara vermelha”, orientada pela professora Lygia Cristina da Silva.

Entre os estudantes do 6º ao 9º ano, no gênero narrativo, o primeiro lugar foi conquistado por Bruno Carlos Andrade Fernandes, da Escola Rural Osório Jacques, com “Sete dias em Miranda: um campeonato”, sob orientação da professora Maikelle da Silva Mendes. O segundo lugar ficou com Fabiano Correia Quintana Mendonça, também da Escola Rural Osório Jacques, com “Uma história de fé na comunidade kadiwéu”, orientado pelo professor Getúlio Luiz. O terceiro lugar foi de Adriano Pereira Pedroso, da mesma escola, com “A história de vida do meu tio João”, também acompanhado pelo professor Getúlio Luiz.

Antes da solenidade oficial, a programação teve início com um cortejo pela Rua Cel. Pilad Rebuá, com participação da Banda Municipal de Bonito. A atividade convidou moradores e visitantes a seguirem até a Praça da Liberdade, onde a feira acontece até domingo (12). No Palco Principal, a Banda Municipal e o projeto Garoto Cidadão deram continuidade à programação, em uma abertura que reuniu autoridades, escritores, artistas, estudantes, professores, moradores e visitantes para o início de seis dias de atividades culturais na cidade.

Dez anos de FLIB

A cerimônia de abertura oficial contou com a presença do organizador da FLIB, Carlos Porto, e da curadora Maria Adélia Menegazzo, além de representantes do poder público e de instituições parceiras. Ao abrir a solenidade, Carlos destacou a alegria de celebrar a 10ª edição da feira, lembrando a trajetória construída ao longo de uma década e sua importância para aproximar Bonito da literatura, da educação e da cultura.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a fala da professora e curadora Maria Adélia Menegazzo. Emocionada, ela retomou a simbologia dos dez anos da feira e destacou a força da leitura como caminho de transformação. “Enquanto houver leitores, o mundo está salvo”, afirmou, em uma das frases que marcaram a abertura.

A solenidade também contou com a participação do prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues; da vice-prefeita e secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori; da secretária municipal de Educação e Cultura, Eliana Fregato; do diretor de Cultura e Juventude, Lelo Marchi; da vereadora Ramona de Lima Aquino; e de Eduardo Mendes, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Durante a cerimônia, Josmail destacou a importância da feira para o município e para a formação de leitores. “A FLIB é um orgulho para Bonito. São dez anos de uma história construída com educação, cultura e participação da nossa comunidade. Ver a praça ocupada pela literatura, pelos estudantes, professores, artistas e famílias mostra a força que esse evento tem para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Histórias de vida no palco 

O destaque artístico da noite foi o retorno de Paulo Betti à FLIB. O ator emocionou a plateia com o monólogo “Autobiografia Autorizada”, espetáculo em que revisita sua própria história a partir de memórias da infância, da juventude, da origem familiar e dos caminhos que o levaram ao teatro.

No palco, Betti dá vida a personagens que fizeram parte de sua formação, como o pai, a mãe e a avó, em uma narrativa marcada por afeto, humor, lembranças e sensibilidade. Com mais de 50 anos de carreira, o ator já havia participado da FLIB em 2016 e também de uma edição online durante a pandemia. O retorno à feira, agora em uma edição comemorativa de dez anos, reforçou o tom simbólico da noite, dedicada à memória, à palavra e às histórias que atravessam gerações.

Para encerrar a primeira noite, o Palco Principal recebeu o show “Dois Lados”, com Carlos Colman, Maria Cláudia, Marcos Mendes e Ana Duarte. A apresentação reuniu artistas que são também parceiros de vida e de música, em um repertório voltado à poesia e às diferentes facetas das emoções.

Evento oficial

A FLIB, em 2026, presta homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles e ao escritor e editor douradense Luciano Serafim, que faleceu em 2025 e teve participação marcante na história da feira.

A edição conta com apoio de instituições públicas e privadas, incluindo recursos viabilizados por emendas parlamentares, além da participação da Caixa, Sesc MS, Sebrae, Sanesul, Prefeitura Municipal de Bonito, Câmara Municipal de Bonito, Ministério da Cultura e do Estado de Mato Grosso do Sul.

A FLIB integra o Calendário Municipal de Eventos de Bonito e, desde a publicação do decreto estadual nº 6.457, de 11 de agosto de 2025, também faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, reforçando sua relevância no cenário cultural e educacional do estado.

Serviço:
10ª Feira Literária de Bonito (FLIB)
Data:
7 a 12 de julho de 2026
Local: Praça da Liberdade, Bonito/MS

Programação disponível em https://flibonito.com

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas05/08/2026

Operação Approximatus é encerrada na Vila Guanabara com resultados expressivos em saúde, limpeza e assistência social

A manhã desta quarta-feira, 05 de agosto, marcou o encerramento da Operação Approximatus no bairro Vila Guanabara. Durante cerca de...

Três Lagoas05/08/2026

Inscrições abertas para oficina gratuita de gestão e elaboração de projetos culturais em Três Lagoas

A Arado Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), está com inscrições abertas para a...

Três Lagoas05/08/2026

PARTICIPE – Próximo Comitê da Dengue será dia 13 de agosto a partir das 8h

No dia 13 de agosto, quinta-feira, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará...

Três Lagoas05/08/2026

IPTU 2026 – Sexta parcela vence no próximo dia 10

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), informa que vence na próxima segunda-feira, 10...

Três Lagoas05/08/2026

Prefeitura de Três Lagoas e Casa do Trabalhador divulgam 109 vagas de emprego para o Projeto UFN3 nesta quarta-feira (05)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de emprego disponíveis nesta quarta-feira, 05 de...

Três Lagoas04/08/2026

Rua Santa Branca recebe pavimento intertravado e adota conceito de rua compartilhada no Jardim Itamaraty

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), está executando a pavimentação...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana