Arapuá
ESPECIAL, 32 anos sem “ALTAIR TRANNIN”, ex-prefeito de Três Lagoas e fundador de Arapuá
Altair Cabral Tranin natural do Carmo, Estado do Rio de Janeiro, foi prefeito de Três Lagoas e pioneiro do distrito de Arapuá.
Carioca vindo de uma família de sericultores, Altair Cabral Trannin chegou a Três Lagoas por volta de 1960, trazendo na bagagem política a suplência de vereador da cidade paranaense de Londrina.
Era um homem honesto, trabalhador, solidário, religioso e extremamente estudioso. Estudava por correspondência concluindo diversos cursos no Instituto Universal Brasileiro, como Pontes e estradas, topografia, e tantos outros.
Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Tranin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979.
Foi popular na zona rural da cidade. Suas ações beneficiaram sobremaneira o produtor do campo e, entre as marcas de sua gestão, está à construção e inauguração da Escola Municipal Francisco Xavier Trannin, nome dado em homenagem a seu pai.
Além de prefeito de 05 de Agosto de 1978 a 04 de julho de 1979, foi vereador por três mandatos consecutivos e presidindo a Câmara Municipal de Três Lagoas.
Fundador do distrito três-lagoense de Arapuá
O Distrito de Arapuá, criado pela Lei Nº 2.067 de 14 de Dezembro de 1.963, como quase todas as comunidades da Noroeste Paulista e das regiões leste e sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, obteve seu impulso sócio – econômico com a passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligado as cidades de Bauru/SP a Corumbá/MS.
Altair Cabral Trannin, que era Gerente da Fazenda Arapuá S/A,propriedade de Fausto Tavares, recebeu pelos 20 anos trabalhados com a FASA e Maltaria e Cervejaria Londrina, PR, uma gleba de terra de mais ou menos 500 alqueires, onde posteriormente iniciou o loteamento da fazenda em sítios com área superior a 24,00 hectares, para não prejudicar o loteamento da Imobiliária São Luis, com lotes menores.
A história da Educação do Distrito de Arapuá iniciou há mais de trinta e três anos, com a Escola Municipal que atendia aos filhos dos funcionários da fazenda Arapuá e a de alguns moradores de sítios isolados. Com a consequente colonização, realizadas através dos loteamentos efetuados pela Fazenda Arapuá e Imobiliária São Luiz, diversas famílias adquiriram seus lotes e fixaram residências na região, aumentando, consideravelmente, sua população.
Mais um momento histórico – social viveu a região, quando terras fronteiriças ao núcleo residencial foram loteadas, formando um amplo conglomerado de pequenas propriedades rurais, hoje conhecida como km 12, Serraria, Limoeiro, Felipão, Piaba…, que receberam grande contingente de ruralistas, que somando às fazendas e ao Distrito de Garcias, cujos habitantes estavam diretamente ligadas ao distrito de Arapuá, avolumaram-se as exigências para atendimento as necessidades básicas da população residente.
Uma destas exigências foi sendo protelados anos seguidos. Porém, com a interferência e muita luta, por parte de uma comunidade que clamava com urgência esse benefício, apareceram os primeiros movimentos para a criação de uma escola que atenderia o núcleo distrital e toda população rural, em busca de conhecimento para sua juventude, com menos custos e que mantivesse as famílias juntas nos labores cotidianos.
O então vereador, Altair Cabral Trannin, foi sem dúvida o maior percursor desta conquista através das Tribunas da Câmara Municipal de Três Lagoas e de pedidos ” in loco”, junto à classe política do município e do estado.
Mato Grosso ainda permanecia vivendo com Três Lagoas, sob área de segurança nacional, devido a importância da usina hidrelétrica de Urubupungá. Governava o Estado, Garcia Neto e era prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, sendo eleito senador da República pelo Estado de Mato Grosso do Sul.
Em dia muito festivo, e, porque não, um dos mais festejados do Distrito de Arapuá aqui aportou autoridades municipais e estaduais para inaugurar a Escola. Era 13 de junho de 1976, quando se abriram as portas, para uma comunidade sedenta de saber, da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, cuja denominação, e a justa homenagem ao patriarca da família Trannin, proprietária do terreno doado para a realização desta grande obra.
Nestes quarenta e um, passados e vividos por uma comunidade que ainda almeja muitos benefícios, a Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, recebeu toda uma população crescente, que a cada ano vem aumentar demograficamente a região do Distrito de Arapuá.
Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.
Câmara de Vereadores de Três Lagoas faz homenagem Altair Trannin no centenário de Três Lagoas
A Prefeitura de Três Lagoas e a Câmara Municipal de Vereadores prestaram homenagem aos Prefeitos dos 100 anos de história de emancipação político-administrativa da Cidade, na segunda-feira, 20 de Julho de 2015. A homenagem começou às 18h, no Saguão da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, na Orla da Lagoa Maior, quando será reinaugurada a Galeria dos Ex-Prefeitos.
Em seguida, a partir das 19h, no Recinto do Plenário “Ranulpho Marques Leal”, a Câmara Municipal promoveu sessão solene, proposta pelos vereadores Antônio Luiz (Tonhão)Teixeira Empke Júnior, Marcus Bazé de Lima e Gilmar Garcia Tosta e aprovada pelos demais vereadores.
Entre a Galeria dos Ex-Prefeitos está o representante da Família Trannin e do Distrito de Arapuá.
Altair Cabral Traninn
No dia 19 de Junho 1924, nasceu Altair Cabral Tranin, na cidade de Carmo-RJ, onde em sua juventude conheceu Terezinha de Jesus Ramos Trannin, casaram-se e constituíram uma família com seus dois primeiros filhos, onde foram para o Estado do Paraná na cidade de Londrina, tendo a chance de construir e gerenciar a famosa fabrica da cervejaria Londrina, conhecida hoje como cervejaria Skol.
Altair Cabral Trannin chegou a Três Lagoas por volta de 1960, trazendo na bagagem política a suplência de vereador da cidade paranaense de Londrina.
Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979.
Foi popular na zona rural da cidade. Suas ações beneficiaram sobremaneira o produtor do campo e, entre as marcas de sua gestão, está a construção e inauguração da Escola Municipal Afonso Francisco Xavier Trannin, nome dado em homenagem a seu pai.
Além de prefeito, foi vereador por três mandatos consecutivos e presidiu a Câmara Municipal de Três Lagoas. Sendo o fundador do Distrito de Arapuá, do Município de Três Lagoas-MS.
Um sericultor, político e religioso, tendo sido prefeito de Três Lagoas e pioneiro do distrito de Arapuá, onde criou seus 6 filhos, esse é o homenageado saudoso Altair Cabral Trannin.
- agrosul
- Altair e Werter
- AV .ANTONIO TRAJANO
- AV. ANTONIO TRAJANO
- baile formatura
- Congresso Três Lagoas
- Congresso Três Lagoas
- Construção do Hospital Remo Massi 05-05-79
- Altair e Ramez
- Altair e Ramez
- Construção Ginásio de Esportes Três Lagoas
- Construção Ginásio de Esportes Três Lagoas
- Construção Ginásio de Esportes Três Lagoas
- Inauguração do Postão
- Inauguração Escola Arapuá AFXT
- Construção Parque De Exposições Três Lagoas
- Construção Parque De Exposições Três Lagoas
- Pedro, Evaristo, Trannin
- Altair Prefeito Três Lagoas em 1978
- Altair Presidente Câmara Três Lagoas
- Altair Presidente Câmara Três Lagoas e Prefeito Ramez Tebet
Arapuá
Em Arapuá | Ponte da Japonesa é substituída por linhas de tubos para garantir mais segurança à população
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), em conjunto com o Departamento de Manutenção do Distrito de Arapuá e da zona rural, realizou a substituição da antiga ponte de madeira sobre o córrego Arapuá, conhecida como Ponte da Japonesa.
A estrutura é fundamental para o acesso ao Distrito de Arapuá/MS e também às comunidades Piaba, Limoeiro e região da Ponte do Rio Verde.
Os trabalhos foram executados sob a coordenação do encarregado Marco Antonio Dantas, atendendo a uma demanda considerada urgente pelos moradores da região. Segundo informações repassadas pelas equipes responsáveis, a antiga ponte de madeira apresentava constantes problemas e necessitava de frequentes manutenções, comprometendo a segurança de motoristas e produtores rurais que utilizam o trecho diariamente.
Durante as obras, a passagem permaneceu interditada por 13 dias para a retirada completa da antiga estrutura e implantação do novo sistema de drenagem e travessia.
No local, foram instaladas duas linhas de tubos de 1.000 milímetros, proporcionando mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego, principalmente em períodos de chuva.
Após a conclusão dos serviços, a Ponte da Japonesa já foi liberada para o trânsito de veículos e, conforme a equipe responsável, o trecho se encontra em perfeitas condições de uso, com o fluxo normalizado para moradores, produtores rurais e demais usuários da estrada.
Arapuá
LUTO NO ESPORTE | Morre Valdemir Machado Leonel, o “Lona”, ex-jogador do Arapuá, aos 53 anos
Três Lagoas (MS) — Faleceu em Três Lagoas, aos 53 anos, Valdemir Machado Leonel, conhecido carinhosamente como “Lona”, ex-jogador do Arapuá. A notícia causou forte comoção entre familiares, amigos e a comunidade esportiva da região.
Valdemir foi encontrado sem vida no último sábado, 2 de maio, em sua residência localizada no Condomínio Novo Oeste. De acordo com informações, a causa da morte foi cirrose hepática.
A despedida foi marcada por grande comoção. O sepultamento ocorreu no Cemitério Santo Antônio, em Três Lagoas. Ele deixa seis filhos.
TRAJETÓRIA NO ESPORTE E NA COMUNIDADE
Muito conhecido no Distrito de Arapuá, Valdemir construiu uma história marcada pelo trabalho e pela paixão pelo futebol. Atuou em fazendas da região, como Água Limpa, Rodeio e Lobo, e nos finais de semana se dedicava ao esporte, defendendo equipes locais.
Foi no time do Arapuá que “Lona” deixou seu maior legado. Vestindo a camisa da SERA (Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá), atuava como volante — posição em que ficou conhecido como o “xerife” do time. Com a camisa número 20, seu número preferido, destacou-se como um dos jogadores mais firmes e respeitados que passaram pela equipe.
Valdemir integrou o time por vários anos e também participou da equipe de veteranos. Sua última aparição em campo foi em julho de 2023, durante o jogo de inauguração da iluminação de LED do Campo Municipal José Rodrigues, no Distrito de Arapuá, em uma partida entre veteranos.
HOMENAGENS E DESPEDIDA
Nas redes sociais, amigos, familiares e ex-companheiros de equipe prestam homenagens, relembrando momentos vividos e destacando o legado deixado por “Lona” dentro e fora de campo.
Moradores do Distrito de Arapuá também manifestaram gratidão pela dedicação de Valdemir ao futebol local:
“Só temos a agradecer por todos esses anos de dedicação ao nosso time. Vá com Deus, nosso irmão Valdemir.”
Neste momento de dor, amigos e familiares se unem em solidariedade, desejando força e conforto a todos que conviviam com Valdemir Machado Leonel.
MENSAGEM
É difícil encontrar palavras diante de uma perda tão sentida. Valdemir Machado Leonel, o querido “Lona”, parte deixando não apenas saudades, mas um legado de amizade, companheirismo e amor pelo futebol que jamais será esquecido.
Que Deus o receba de braços abertos e conceda descanso eterno. Que conforte o coração de todos os familiares, amigos e daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele, transformando a dor da despedida em lembranças eternas de momentos vividos com alegria.
“Lona” seguirá vivo na memória de cada jogo, de cada história compartilhada e em cada coração que teve sua vida marcada por sua presença.
Nossos mais sinceros sentimentos.
-
Galeria de Imagens6 dias atrásGoleadas marcam a terceira rodada do Amador 2026 em Três Lagoas/MS
-
Água Clara5 dias atrásArauco leva Feira de Profissões a Água Clara (MS) e encerra circuito regional
-
Policial5 dias atrásEm Três Lagoas| Suspeito morre em confronto com a GETAM e Força Tática após caça a envolvidos em assalto
-
Câmara Municipal de Três Lagoas5 dias atrásCâmara de Três Lagoas anuncia repasse de R$1 milhão para a Polícia Militar
























































