Mato Grosso do Sul
Entidades começam a receber as doações da campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem”
A campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem” entra na sua reta final com a entrega das doações às 245 entidades cadastradas. A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem”, acompanhou a retirada das doações, nesta segunda-feira (05) pela manhã, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.
“O objetivo foi alcançado, as doações foram muito além do que esperávamos, e vamos atender mais instituições. A triagem também foi feita com a ajuda de várias pessoas, e assim, entregarmos o quanto antes porque o frio está chegando. Estamos aqui fazendo esta distribuição para as entidades e ong´s, pessoas que fazem pelo próximo”, ressaltou a primeira-dama.
Ao todo, foram arrecadadas 127.579 peças, entre mantas, agasalhos, roupas adulto e infantil, e outros itens. O presidente da Associação de Moradores da Vila Adelina e também Vila Maciel e Jardim Colonial, na capital, Evódio Roberto Ferro da Costa, o Ferrinho, afirmou que “há 9 anos mantém esta parceria com o Governo do Estado, ajudando as famílias a se aquecerem durante o inverno.”
Eliana Regasso, representando o Grupo Espírita da Prece, na avenida Tirandentes, em Campo Grande, disse que a ação é muito importante para as pessoas carentes que frequentam a instituição. “Atendemos famílias carentes e pessoas em situação de rua. Eu acho muito proveitoso esta ação por meio das entidades porque elas conhecem as dificuldades e deficiências da comunidade”, comentou.
Campanha “Seu Abraço Aquece”
O objetivo inicial da campanha, uma iniciativa do Governo do Estado e executada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), era arrecadar entre os servidores estaduais peças de roupas e cobertores para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade. Contudo, a ação cresceu e ganhou o apoio de instituições de ensino, igrejas, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Fiems (Federação das Indústrias do Estado de MS), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e outras.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo do MS
Fotos: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
UEMS recebe inscrições de voluntários para ensinarem Português para Migrantes Internacionais
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com inscrições abertas para selecionar voluntários para o Curso de Português para Migrantes Internacionais. A ação de extensão é realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e integra o módulo Português como Língua de Acolhimento (PLAc) do programa UEMS Acolhe.
Para participar, não é exigida graduação específica nem formação pedagógica em língua portuguesa. A atuação é 100% voluntária, e os colaboradores voluntários receberão certificado de participação, condicionado ao cumprimento de no mínimo 75% de frequência nas atividades. Todos os selecionados passarão por capacitação on-line obrigatória com conteúdos teóricos e práticos para a condução das aulas.
Locais de atuação e vagas
O curso está estruturado para atendimento em oito municípios sul-mato-grossenses: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Cassilândia, Sidrolândia, Naviraí e Corumbá. A demanda por novos colaboradores voluntários para ministrar as aulas concentra-se nas cidades de Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Nova Andradina.
Estrutura e histórico do programa
O módulo possui carga horária total de 60 horas-aula. O programa engloba ações de ensino do idioma, mediação cultural e suporte comunitário voltados a refugiados, apátridas e migrantes em situação de vulnerabilidade. A equipe do projeto conta com colaboradores de diversas áreas do conhecimento, incluindo Letras, Pedagogia, Enfermagem, Direito, Administração, Economia, Medicina Veterinária, Turismo, Geografia e História.
Além das aulas de português, o programa desenvolve ações de extensão voltadas ao acesso a conhecimentos, direitos linguísticos e suporte à comunidade migrante internacional no estado.
Em 2025, a iniciativa registrou a atuação de 237 colaboradores voluntários e totalizou 575 alunos concluintes distribuídos por oito cidades do estado. Desde o início das atividades, em 2017, o programa soma mais de cinco mil migrantes atendidos em cursos de português, oficinas de integração, apoio humanitário, formação de agentes de acolhimento e ações binacionais, que incluem atividades realizadas na Bolívia.
Regularização documental e menção de órgãos oficiais
Em 2024, o UEMS Acolhe foi integrado ao programa de auxílio ao acesso à regularização migratória. A medida possibilita o suporte aos migrantes para a solicitação e renovação do Registro Nacional Migratório (RNM), junto à Polícia Federal, e para a solicitação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), junto à Receita Federal, visando mitigar barreiras linguísticas e documentais.
O programa também foi citado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o acompanhamento nacional de ações direcionadas a pessoas refugiadas no Brasil, constando no documento ao lado de outras entidades do país no levantamento de boas práticas.
SERVIÇO
- Atividade: Trabalho voluntário no Curso de Português para Migrantes Internacionais (UEMS Acolhe)
- Caráter da participação: 100% voluntária
- Certificação: Emissão de certificado de participação para quem cumprir, no mínimo, 75% das atividades
- Período de inscrição: De 27/07 a 09/08
- Link para inscrição: Formulário de Inscrição
- Capacitação on-line (Obrigatória):
– Primeira etapa: 21/08 (das 19h às 21h) ou 22/08 (das 9h às 11h)
– Segunda etapa: 28/08 (das 19h às 21h) ou 29/08 (das 9h às 11h)
- Início das reuniões de trabalho: A partir de 31/08, integração às reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Acolhimento
Comunicação UEMS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Detran-MS disponibiliza serviços e atividades educativas em feirão de veículos neste fim de semana
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participa de um feirão de veículos que será realizado entre sexta-feira (7) e domingo (9), em Campo Grande. Durante os três dias de programação serão disponibilizados serviços de consulta de débitos, transferência de veículos, emissão de documentos, geração de guias de pagamento e comunicação de venda, em postos de atendimento presencial e digital.
A equipe de Educação para o Trânsito também estará no local com ações voltadas para adultos e crianças. As atividades incluem a demonstração com os óculos simuladores de embriaguez, que reproduzem as alterações de reflexo e percepção provocadas pelo consumo de álcool ao volante, além de dinâmicas educativas infantis.
O evento será das 8h às 18h, na Avenida Bandeirantes, 3280, entre a Rua Pagé e a Avenida Constantino. A estrutura principal concentrará os atendimentos, enquanto mais de 90 lojas credenciadas estarão com veículos expostos ao longo da via e ainda empresas credenciadas de vistoria veicular, bancos e instituições financeiras para viabilizar o financiamento e a regularização dos automóveis no próprio local.
O feirão é organizado pela União dos Empreendedores e Comércio de Mato Grosso do Sul (Unecon-MS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Serviço:
Mega Feirão de Veículos
Dia: 07, 08, 09 de agosto
Hora: 8h-18h
Local: Avenida Bandeirantes, entre a Rua Pagé e a Avenida Constantino
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fonte: Governo MS
-
Arapuá5 dias atrásO lado invisível da celulose| Esvaziamento populacional e apagamento cultural em Arapuá e Garcias
-
Sem categoria5 dias atrásReinaldo é homenageado em Cassilândia e cita a cidade como exemplo de desenvolvimento
-
Ribas do Rio Pardo5 dias atrásCapacitação amplia oportunidades de geração de renda para famílias atendidas pelo CRAS em Ribas do Rio Pardo
-
Mato Grosso do Sul5 dias atrásFiems leva demandas da indústria aos ministros da Fazenda e dos Transportes em encontro empresarial






