Três Lagoas
MUTIRÃO DA LIMPEZA – Campanha da Prefeitura está no bairro Montanini até o dia 17 de julho
Moradores do bairro Montanini têm até o dia 17 para utilizarem as caçambas do Mutirão da Limpeza, e descartar corretamente materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões.
A campanha é uma ação da Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Nas caçambas os moradores podem descartar pneus velhos, embalagens e recipientes plásticos, vasos, pias, tanques, caixas d’água, garrafas, vidros, madeiras e troncos secos inservíveis e entulhos que possam abrigar escorpiões.
Porém não é permitido o descarte de folhagens de podas recentes, móveis, lixo doméstico entre outros. Esses materiais devem ser destinados ao Buracão do Jupiá e o lixo comum depositado para a coleta de lixo. Itens como objetos/eletrônicos velhos ou quebrados, lâmpadas, animais mortos, também não são permitidos.
CONFIRA OS LOCAIS DA SEMANA
As caçambas da PMTL estão disponíveis nas seguintes ruas:
Rua Maércio Fregulh
Alameda 21
Rua José Passos Jardim
Alameda 19
Alameda 20
Rua Bruna A. Camerini
Rua Eduardo Tebet
Rua Antonio E. Leal
Rua Bruna A. Camerini
Rua José de Souza Guimarães
Rua Nilo Capelo Sobrinho
Rua Guilherme C. Ferraz
Alameda 7
Alameda 9

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Secretaria de Saúde de Três Lagoas confirma caso de meningite meningocócica e reforça medidas de prevenção
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas confirmou um caso de meningite causada pelo meningococo do sorogrupo C no município. O paciente está hospitalizado e recebe toda a assistência necessária.
Desde a confirmação, na quarta-feira, 03 de julho, a equipe da Vigilância Epidemiológica iniciou imediatamente a investigação do caso, adotando todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde para interromper a cadeia de transmissão.
Adriana Louro Spazzapan, enfermeira coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, enfatizou que “é importante destacar que este caso não está relacionado ao caso anteriormente confirmado, que foi causado pelo meningococo do sorogrupo B. Embora ambas sejam doenças meningocócicas, foram provocadas por sorogrupos diferentes.”
Entre as ações realizadas estão a identificação e o acompanhamento dos contatos próximos do paciente, a administração da quimioprofilaxia (medicação preventiva) para as pessoas elegíveis e demais medidas de vigilância e controle previstas nos protocolos nacionais.
MANTENHA A CALMA
A SMS orienta que a população mantenha a tranquilidade, pois as medidas de controle para esse tipo de ocorrência são bem estabelecidas e estão sendo executadas de forma rápida e adequada pelas equipes técnicas.
“A Vigilância Epidemiológica segue monitorando a situação e reforça que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com a doença deve procurar imediatamente uma unidade de saúde”, destacou a secretária da pasta, Juliana Salim.
O QUE É A MENINGITE MENINGOCÓCICA?
A meningite meningocócica é uma infecção grave causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), que provoca inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode evoluir rapidamente e necessita de atendimento médico imediato.
COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO?
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva e secreções respiratórias, eliminadas ao falar, tossir, espirrar ou durante contato próximo e prolongado, como entre familiares que convivem na mesma residência.
Por isso, o acompanhamento e a medicação preventiva são direcionados apenas aos contatos próximos do paciente, conforme avaliação da Vigilância Epidemiológica.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
Os sinais e sintomas podem surgir de forma repentina e incluem:
- Febre alta;
- Dor de cabeça intensa;
- Rigidez na nuca;
- Vômitos;
- Sonolência excessiva;
- Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele.
Ao apresentar qualquer um desses sintomas, especialmente quando associados, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.
COMO PREVENIR?
A principal forma de prevenção é a vacinação, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Também são importantes medidas como:
- Manter a vacinação em dia;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Higienizar frequentemente as mãos;
- Manter os ambientes bem ventilados.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que novas informações serão divulgadas, caso necessário, por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Três Lagoas e da SMS.
| Texto por: | Henrique Alves | Foto por: | Divulgação |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Três Lagoas ganha relógio digital urbano por meio de parceria entre Prefeitura e Sicredi
Na manhã desta sexta-feira, 3 de julho, a Prefeitura de Três Lagoas e o Sicredi celebraram mais uma importante parceria marcada pela entrega de um relógio digital urbano instalado na Avenida Rosário Congro. O equipamento representa mais um investimento voltado à modernização da cidade, oferecendo à população informações como horário, data e temperatura em tempo real.
A entrega contou com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia; dos vereadores Sargento Rodrigues e Mi do Santa Luzia; do Secretario de Desenvolvimento, Marcos Gomes Junior; das gerentes das agências Sicredi, Késia Teixeira e Juliana Costa, além de colaboradores da cooperativa.
Durante a entrega, o prefeito destacou que a instalação do relógio faz parte das ações que visam tornar Três Lagoas uma cidade cada vez mais moderna e acolhedora para a população.
O vereador Sargento Rodrigues também ressaltou a importância da iniciativa e agradeceu a parceria entre o poder público e a cooperativa. Segundo ele, além de embelezar o espaço urbano, o relógio presta um serviço útil aos moradores ao disponibilizar as horas, data e temperatura de forma acessível.
As gerentes do Sicredi comemoraram a concretização do projeto e agradeceram à Prefeitura pela parceria, ressaltando que a união entre as instituições tornou possível a entrega desse benefício à comunidade.
Esta é a segunda parceria realizada entre a Prefeitura de Três Lagoas e o Sicredi. A primeira foi a instalação de um bebedouro público na Lagoa Maior, proporcionando mais conforto e comodidade às pessoas que frequentam um dos principais cartões-postais do município.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Arapuá6 dias atrásArapuá está de luto, morre João Tragino da Silva, aos 63 anos
-
Política5 dias atrás“Não estou voltando, porque nunca fui embora”: Angelo Guerreiro confirma pré-candidatura a deputado estadual em vídeo nas redes sociais
-
Celulose em Destaque5 dias atrásArauco inicia obras sociais de R$ 9,2 milhões em Inocência (MS) e amplia legado para a comunidade
-
Três Lagoas5 dias atrás“Esse país vai construir sua soberania sendo independente de importação de fertilizantes”, diz Lula na retomada da UFN-III

