TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Estudo de viabilidade da ferrovia Malha Oeste avança e licitação pode sair no segundo semestre
Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS
Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
Desde 2017, estudantes da EE 11 de Outubro realizam aulas de capoeira
Secretaria de Meio Ambiente doa óleo usado para pessoas que fazem sabão em Água Clara
Polícia Civil de Água Clara prende professor de música suspeito de abusar sexualmente de aluna de 9 anos
Polícia Civil de Três Lagoas fecha boca de fumo e prende homem em flagrante por tráfico de drogas no residencial Novo Oeste
Autores dos furtos em hamburguerias na Lagoa Maior são identificados pela Policia Civil de Três Lagoas
Cruzeiro vence no Mineirão e amplia vantagem na liderança da Série B
Internacional perde para Colo-Colo e se complica na Sul-Americana
Centro de Promoção da Saúde e SOS são inaugurados pela Unimed Três Lagoas
Corinthians fica no 0 a 0 com o Boca Juniors pela Libertadores
Athletico-PR derrota Libertad por 2 a 1 na Arena da Baixada
Polícia Militar prende autores por tráfico de drogas e apreende 188 kg de drogas
MPE´s lideram criação de empregos formais em 2022
Suzano está com três processos seletivos abertos para Três Lagoas (MS)
Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito
Design de Interiores EAD incorpora proposta biofílica na UNIGRAN Decor
Em visita de manutenção, HNSA que já é ONA Nível 1, recebe retorno positivo de avaliadores do IBES
Prefeito de Sonora, que é também presidente do Cointa, assina contratos de gestão
Bracell abre inscrições para Programa de Trainee 2022
Libertadores: Hulk perde pênalti e Galo empata na ida das oitavas
Com gol de Gabriel Teixeira, Grêmio derrota Londrina na Série B
Governo entrega veículo para transportar famílias atendidas pelo Cotolengo e doa casacos
Polícia Militar Rodoviária apreende três cargas de contrabando e descaminho, na MS 164, em Maracaju
Brasil encerra Pan de Ginástica de Trampolim com nove medalhas
Liga das Nações: seleção feminina bate China em abertura da 3ª etapa
Governo arca com passe da Rede Estadual de Ensino, mas quer tarifa congelada
Coluna – Brasileirão está mais difícil do que nunca
Next
Prev

Câmara Municipal de Três Lagoas

Emoção e reconhecimento durante homenagem a médico em Três Lagoas

Publicado

Numa sessão marcada pela emoção, o médico oncologista pediátrico Marcelo dos Santos Souza, que atua no hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, recebeu o título de Cidadão Três-Lagoense, conferido por propositura do vereador Welton Irmão, na noite de ontem, no plenário da Câmara Municipal.

A homenagem foi proposta pelo vereador Welton Irmão e contou com a presença da prefeita Márcia Moura, do comandante da Polícia Militar tenente coronel Monari e do vereador Beto Araújo.

O plenário ficou lotado de familiares e amigos do homenageado. Nascido em Araçatuba (SP), o médico viveu em Três Lagoas até o ingresso na Faculdade Estadual de Medicina de Marília. Filho de Moacir Ferreira de Souza e Neusa dos Santos Souza, Marcelo dos Santos Souza estudou nas escolas João Ponde, Dom Aquino e João Magiano Pinto.

Durante a entrega do título, a plateia aplaudiu o homenageado em pé. Ao usar a tribuna, as primeiras palavras do médico foram: “É muita emoção estar hoje aqui, com a casa cheia de parentes e amigos, estou me sentindo em casa”.

Ele lembrou das dificuldades para cursar medicina. De família humilde, ele contou coma ajuda de familiares, ganhou bolsa, com o apoio de um deputado, optou pelo crédito educativo e se formou na década de 1990.

Outro destaque da fala do homenageado foi o relato do trabalho que faz no Hospital Regional Rosa Pedrossian, onde atualmente é concursado do “Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil”. Ele também é concursado no setor de oncologia e hematologia pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“Sou muito realizado na minha profissão, pois aprendo muito com as crianças, adolescentes e seus familiares, durante o tratamento. É um aprendizado contínuo, eles acham forças e superam as dificuldades”, ressaltou o médico.

Representando a gráfica Rímoli, Reverton Rímoli falou do apoio que a empresa dá à AACC-MS (Associação de Apoio à Criança com Câncer), há dois anos. A entidade também foi fundada pelo Dr. Marcelo. Os dois são ainda amigos de infância.

“Quando soubemos que o Marcelo estava à frente da AACC, tivemos certeza que o trabalho era sério. Fico emocionado ao falar dele e quero dizer que o sucesso não vem por acaso, vem de muita luta e muita dedicação”, frisou Reverton.

Ao discursar, a prefeita Márcia Moura parabenizou o vereador Welton Irmão pela propositura e homenagem a um grande homem. Ela destacou a dedicação, força e capacidade para vencer desafios do médico, bem como, a importância da família dele, formada por 16 irmãos, um deles pai de Marcelo, que também ajudaram a escrever a história do município, nestes 100 anos de existência.

“Esta homenagem, justa, merecida, só engrandece as comemorações dos 100 anos da cidade”, disse Márcia Moura.

Enquanto propositor da homenagem e pai de uma paciente do Dr. Marcelo, o vereador Welton Irmão, afirmou que falaria aquilo que vinha do coração e que através da homenagem, representava todos os pais das crianças e adolescentes atendidos pelo médico.

“O senhor é hoje exemplo e uma referência no estado, no tratamento do câncer em crianças e adolescentes. Todos sabemos das dificuldades que o senhor enfrentou para chegar onde o senhor chegou. Que Deus ajude, capacite, dê cada vez mais sabedoria para o senhor”, ressaltou o vereador.

Aproveitando a oportunidade o médico fez a apresentação do trabalho feito na AACC-MS e no Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil (CETOHI) do hospital Regional Rosa Pedrossian de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Aproximadamente, 30 crianças de Três Lagoas já passaram pelo Centro, que atende pacientes de zero a 19 anos.

Atualmente, 60% dos tratamentos realizados são em crianças e adolescentes de todo o Estado. Nesta faixa etária, o médico relatou que a doença avança muito rápido, mas também há mais resposta aos tratamentos. A maior incidência é da leucemia, seguida de linfomas e câncer que atinge o sistema nervoso central. Por ano, a média em Mato Grosso do Sul, é o surgimento de 177 novos casos da doença, atingindo esta faixa de idade.

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Vereadores aprovaram prorrogação de prazos de programas de recuperação de créditos e parcelamentos

Publicado

por

Na sessão desta terça-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal de Três Lagoas aprovaram cinco projetos de lei.

Os destaques na pauta foram a aprovação do projeto de lei nº 55, que prorroga o prazo do Programa de Recuperação de Créditos até 31 de dezembro e ainda do projeto de lei nº. 76, que permitirá a prorrogação dos prazos de adesão ao PEPI (Programa de Parcelamento Incentivado).

Conforme justificativa do prefeito, encaminhada à Câmara, a proposta de recuperação do crédito foi de caráter autorizativo, permitindo que o Executivo Municipal prorrogasse os descontos previstos na Lei Municipal.

O prazo de adesão ao Programa Especial de Parcelamento Incentivado (PEPI), estende os benefícios para requerimentos solicitados até o dia 30 de setembro de 2022. “Justifica-se a presente prorrogação em razão do saldo arrecadatório apurado até o presente momento e em razão do apelo dos contribuintes locais, sendo que a estimativa esperada pelo Programa PEPI ainda não foi alcançada”, frisou o prefeito na mensagem encaminhada à Câmara.

Ainda receberam parecer favorável do Plenário, os seguintes projetos de lei:

projeto de lei nº. 35 de 07 de abril de 2022: institui o dia 10 de dezembro “DIA MUNICIPAL DO FEIRANTE” e dá outras providências.

projeto de lei nº. 67 de 27 de maio de 2022:”institui a SEMANA DO FOLCLORE” no calendário oficial de eventos do município de Três Lagoas e dá outras providências.  

projeto de lei nº. 68 de 27 de maio de 2022: altera o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores de Provimento Efetivo no município de Três Lagoas para o reenquadramento e unificação do cargo de fiscal de obras e posturas, e altera os demais dispositivos que menciona.

No caso da alteração citada no Plano de Cargos, a proposta tem por objetivo o reenquadramento e unificação dos cargos de fiscal de obras e posturas e o cargo de fiscal de posturas, sendo ambos de provimento efetivo, descritos no quadro pessoal do município de Três Lagoas, regulamentados pelas leis n” 2.253/11.2.739113 e 2.841/14, passando a atribuir nomenclatura única ao cargo, a saber, Fiscal de Obras e Posturas (Grupo Funcional Superior).

“É possível analisar que a mesma função/atribuição está descrita em três cargos distintos, com qualificações diferentes, porém servindo para o mesmo fim. Com isso, é necessário que seja feito o reenquadramento e a unificação de todas elas, resultando na criação do um único cargo de Fiscal de Obras e Posturas, a ser enquadrado exclusivamente em nível superior”, enfatizou o chefe do Executivo Municipal, na mensagem encaminhada à Câmara.

Para não prejudicar aqueles que já estão inseridos nos cargos e que não possuam a qualificação de ensino superior, o projeto prevê em seu art. 3o, §3o, inciso I, o prazo de 06 (seis) anos, a contar da publicação da lei, para que busquem se ajustar ao novo cargo, sendo que somente após a entrega do título de escolaridade é que ocorrerá, de fato, a unificação e reenquadramento, passando o servidor a fazer jus aos vencimentos descritos no art. 5º, da nova lei.

Encaminhamentos

Mais quatro projetos de lei foram encaminhados para comissões permanentes da Câmara, para emissão de parecer. São eles:

projeto de lei nº. 64 de 23 de maio de 2022: acresce o artigo 1º-a à lei nº 2.467, de 08 de outubro de 2010, e dá outras providências. Comissão de Desenvolvimento Econômico.

projeto de lei nº. 56 de 13 de maio de 2022: dispõe sobre a revogação da lei que menciona. Comissão de Finanças

projeto de lei nº. 80 de 21 de junho de 2022: altera o inciso i do art. 97 da lei nº 1.067, de 05 de dezembro de 1991 – código tributário municipal – e a tabela constante do anexo i da lei nº 3.344 de 10 de outubro de 2017, da forma que especifica, e dá outras providências. Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final

projeto de lei nº. 81 de 22 de junho de 2022: assegura os pais ou responsáveis legais de alunos do ensino médio e fundamental, das escolas do município e do estado, que comparecerem nas reuniões oficiais das escolas, não terá prejuízo salarial no horário de ausência do trabalho. Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final

Homenagens

A sessão ordinária ainda foi marcada pela entrega de Moções e placa.

No caso das Moções, os vereadores entregaram dois títulos: uma para todos militares do 5º Grupamento de Bombeiros Militar e outro específica para comandante, o tenente-coronel Fabio Merá de Assis.

A Moção para todos os bombeiros ocorre por conta da comemoração ao Dia nacional do Bombeiro Militar celebrado em 02 de Julho de 2022 e pelos relevantes serviços prestados à sociedade de Três Lagoas – MS.

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) está presente em Três Lagoas – MS há 37 anos. O serviço bombeiro militar foi iniciado na cidade em 19 de abril de 1985, com sede inicial nas instalações da 2ª CIPM, hoje denominado 2º Batalhão da Polícia Militar.

Atualmente, o 5º GBM possui um efetivo de 53 (cinquenta e três) Bombeiros Militares. Operacionalmente atende ao município de Três Lagoas e Brasilândia. Diuturnamente são atendidas ocorrências de resgate e salvamento; combate a incêndio; emergências com produtos perigosos; ações de prevenção em locais de risco; vistorias e fiscalização em edificações e áreas de risco para segurança contra incêndio, visando proteger a vida, patrimônio e meio ambiente; além de desempenhar ações de cidadania por meio do Projeto Social Bombeiros do Amanhã, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Anualmente, atende uma média 8.000 ocorrências nas mais diversas situações de emergência, com missão de resgatar vidas, proteger o patrimônio e o meio ambiente.

A honraria concedida ao tenente-coronel Fabio Merá de Assis pelos relevantes serviços prestados à sociedade de Três Lagoas, a frente do comando do 5º Grupamento de Bombeiros Militar.

Natural de Campo Grande (MS), Fábio iniciou sua carreira no Corpo de Bombeiros Militar em 01/07/1999 no Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiros Militar, do Distrito Federal. A contar de 02/03/2018 foi promovido ao atual posto de Tenente-Coronel.

No Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul exerceu diversas funções, destacando-se as relacionadas com a Segurança Contra Incêndio, passando por funções de analista de projetos, chefe de análise de projetos e Subdiretor de Atividades Técnicas da corporação.

Representantes do Clube de Carros Antigos da Cidade aproveitaram a realização da sessão, para entregar uma placa aos vereadores, em agradecimento pelo apoio para a realização do 10º encontro de Carros Antigos, realizado no mês junho. Toda arrecadação feita durante o evento será destinado para famílias carentes.

Fonte: Câmara Municipal Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Três Lagoas

Jorginho do Gás indica limpeza de córrego

Publicado

por

Na sessão do dia 28 de junho, o vereador Jorge Aparecido Queiroz fez indicação para o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Osmar Dias Pereira, com cópia ao prefeito Ângelo Chaves Guerreiro, solicitando a limpeza do córrego do bairro Vila Zucão, próximo à rua Maria Guilhermina Esteves.

Fonte: Câmara Municipal Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana