TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Destaques

Em Três Lagoas, Senai está com matrículas abertas para 20 cursos técnicos em 11 cidades

Publicado em

O Senai abriu o período de matrículas em 20 cursos técnicos de nível médio distribuídos pelas cidades de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Ao todo são 2.645 vagas, sendo 1.845 vagas em 20 cursos presenciais nos períodos vespertino e noturno e 800 vagas para 6 cursos na modalidade EAD (Educação a Distância) com a vantagem de o aluno assistir às aulas pela Internet no momento em que preferir e cumprir apenas parte da carga horária obrigatória em aulas presenciais.

Os cursos oferecidos são os de técnico em açúcar e álcool, técnico em administração, técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em celulose e papel, técnico em edificações, técnico em eletroeletrônica, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em manutenção automotiva, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em mecânica, técnico em mecatrônica, técnico em mineração, técnico em modelagem do vestuário, técnico em química, técnico em refrigeração e climatização, técnico em segurança do trabalho e técnico em vestuário.

Todos eles são disponibilizados na modalidade presencial, enquanto apenas 6 deles são oferecidos na modalidade EAD, sendo eles os de técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em edificações, técnico em eletroeletrônica, técnico em manutenção e suporte em informática e técnico em segurança do trabalho.

Matrículas

Os interessados devem fazer as matrículas nas secretarias das unidades operacionais do Senai onde deseja realizar o curso até o próximo dia 17 de julho de 2017, sendo que a educação profissional técnica de nível médio é destinada a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio, que devem comprovar a escolaridade ou vínculo com instituição de ensino.

Conforme o edital de abertura das vagas, assinado pelo diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, as aulas presenciais terão início no 24 de julho de 2017, enquanto as aulas à distância terão início por meio da aula inaugural presencial obrigatória agendadas entre os dias 25 e 29 de julho, dependendo do curso.

Para se matricular, é necessário apresentar os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente, certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), título de eleitor (original e cópia), histórico escolar do Ensino Médio (original e cópia), comprovante de residência atualizado (caso não esteja no nome do candidato ou dos pais, o titular do documento deve emitir uma auto declaração), certificado de reservista, certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos).

Cursos e vagas 

Em Aparecida do Taboado são oferecidas 90 vagas nos cursos presenciais de técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica e técnico em segurança do trabalho, todos com aulas no período noturno. Já em Campo Grande são 445 vagas em nove cursos presenciais, todos oferecidos nos períodos vespertino e noturno, sendo eles técnico em administração, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em mecânica, técnico em modelagem do vestuário, técnico em refrigeração e climatização e técnico em edificações, sendo que este será oferecido nas dependências da Escola da Construção do Senai, megaestrutura que será inaugurada no dia 31 de maio.

Na modalidade EAD, são 100 vagas para os cursos técnicos em eletroeletrônica e manutenção e suporte em informática, com aulas presenciais aos sábados. Já em Corumbá são oferecidas 320 vagas nos cursos presenciais de técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em mecânica, técnico em mecatrônica e técnico em mineração, nos períodos vespertino e noturno, enquanto na modalidade EAD são oferecidos os cursos de técnico em edificações e técnico em eletroeletrônica, com 50 vagas para cada um, com aulas presenciais aos sábados.

Em Dourados, são 335 vagas para nove cursos, sendo que os presenciais são os de técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, técnico em manutenção automotiva, técnico em mecânica, técnico em química, técnico em segurança do trabalho e técnico em vestuário, com aulas nos períodos vespertino e noturno. Quanto aos cursos a distância, são 50 vagas para cada uma das seguintes turmas: técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em edificações e técnico em segurança do trabalho, com aulas presenciais uma vez por semana.

Em Três Lagoas, são 275 vagas em sete cursos presenciais, sendo os de técnico em automação Industrial, técnico em celulose e papel, técnico em eletrotécnica, técnico em logística, técnico em mecânica, técnico em química e técnico em segurança do trabalho, com aulas à tarde e à noite, enquanto na modalidade EAD tem o curso de técnico em automação industrial, com 50 vagas e aulas presenciais aos sábados.

Mais cidades

Na cidade de Maracaju são 60 vagas para dois cursos presenciais: técnico em eletrotécnica e técnico em química, com 30 vagas em cada turma e aulas ministradas no período noturno; e 50 vagas para o curso EAD de técnico em manutenção e suporte de informática. Em Naviraí, foram disponibilizas 90 vagas distribuídas em três cursos presenciais: técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica e técnico em química, com 30 vagas em cada turma e aulas no período noturno, e os cursos EAD de técnico em edificações e técnico em segurança do trabalho, com 50 vagas cada um. Em Nova Andradina, será oferecido o curso presencial de técnico em manutenção automotiva, com 35 vagas no período noturno.

A cidade de Rio Verde está com 90 vagas para três cursos presenciais: técnico em edificações, técnico em eletrotécnica e técnico em segurança do trabalho, sendo que cada turma tem 30 vagas e a aulas são ministradas no período noturno; e 100 vagas para os cursos EAD de técnico em automação industrial e técnico em manutenção e suporte de informática, com aulas presenciais aos sábados.

Já em Sidrolândia são dois cursos presenciais oferecidos com 70 vagas distribuídas entre eles e aulas no período noturno, tratando-se de técnico em eletroeletrônica (35 vagas) e técnico em edificações (35 vagas). Na cidade de Sonora são 115 vagas distribuídas em três cursos, sendo que os presenciais são os de técnico em açúcar e álcool (30 vagas) e técnico em automação industrial (35 vagas) com aulas no período noturno; enquanto o curso a distância é o de técnico em edificações, com 50 vagas e aulas presenciais aos sábados.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades da instituição ou pelos telefones (67) 3565-8700 (Aparecida do Taboado), (67) 3312-9400 (Campo Grande), (67) 3234-2800 (Corumbá), (67) 3411-2600 (Dourados), (67) 3458-5400 (Maracaju), (67) 3409-3600 (Naviraí), (67) 3441-4912 (Nova Andradina), (67) 3272-5959 (Sidrolândia), (67) 3254-3613 (Sonora), (67) 3292-1747 (Rio Verde) e (67) 3509-5200 (Três Lagoas)

Comentários Facebook

Arapuá

Ex-Vereadora Sueli Trannin Bernardo, trouxe desenvolvimento ao Arapuá

Published

on

No dia 18 de Dezembro de 1950 na cidade de Cachoeiras de Macacu – RJ nascia Sueli Trannin, filha do saudoso Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.

Em 1960 a família Trannin chega a Três Lagoas e ao Distrito de Arapuá, enquanto seu pai Altair Trannin vinha despontando na política do Município como Vereador e Prefeito  (Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979).

Sueli Trannin vinha exercendo o cargo de Professora voluntária na Prefeitura Municipal de Três Lagoas entre os anos de fevereiro de 1966 – dezembro de 1968 de 2 anos 11 meses, onde dava aula para o pré-primário de forma voluntária.

Em Fevereiro de 1973 há exatos 47 anos e 11 meses, recebeu o cargo de Delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.

Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian), e passou a ter no nome de Sueli Trannin Bernardo, onde teve 3 filhos, Marcio, Paulo e Marcia, que lhe deram 8 netos e recentemente um bisneto, que completa um aninho no dia 20 de dezembro.

Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.

A família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli o Toninho, mas chegaram um consenso que teria que ser Sueli Trannin.

De cartorária a um mundo desconhecido a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988,  foi eleita a vereadora no PDS com 524 votos, na gestão do Prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara o seu Distrito “Arapuá”.

Reeleita novamente a vereadora do PDS no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito Prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a Vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa.

Câmara Municipal de Três Lagoas, entrou para história com a quantidade maior de mulheres.

Em 1996, agora pelo PFL, foi reeleita com 628 votos, do saudoso Prefeito Issam Fares do PMDB. Ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, onde tivemos a primeira fábrica da cidade a Mabel.

Veja Mais

Mulheres Trannin uma história de luta por Arapuá

A pedido do então Senador da Republica Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições se eleger a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos  em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas, atualmente esta filiada ao PSDB. e não disputou mais uma vaga a Câmara Municipal de Três Lagoas.

No dia 8 de Agosto de 2015 a Câmara Municipal de Três Lagoas de Três Lagoas em comemoração ao centenário, fez uma sessão solene para entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania. Entre as pessoas esteve a ex-vereadora Sueli Trannin Bernardo, onde foi vereadora por 3 mandatos e ocupou a cadeira de Secretária da casa de leis de Três Lagoas.

Está casada a 24 anos com o professor Claudinei Canistro.

Veja alguns trabalhos da ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas

4,5 Km de Asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”,  que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.

— Hospital e Posto de Saúde, equipado com ambulância zero KM, na gestão do saudoso Prefeito Miguel Tabox.

— Praça Municipal

—  Campo de futebol com alambrado e gramado

— Equipe mecanizada com uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões, para ficarem fixos no Distrito.

— Implantação Agência da CESP, para atender as reclamações e pagamentos de contas de luz, com um técnico e uma auxiliar administrativa, no Arapuá.

— Pagamento de combustível de Kombi escolar, para a vinda de professores todos os dias ao Distrito

— Lutou junto à Comunidade para a implantação do Centro Comunitário, com piscina, e Padaria comunitária, em Arapuá.

 — Solicitação ao Deputado Akira, que as firmas:- Techint, Mendes Júnior, tantas outras viessem instalar-se no Distrito, gerando e continuando a gerar inúmeros empregos aos moradores de Arapuá.

— Realização de Campeonatos de Futebol e diversas modalidades esportivas, e apoio a atletas do Distrito.

— Na área social: Doações de óculos, remédios, ajuda a transportes de doentes para outras localidades.

— Asfaltamento das ruas: Afonso Trannin, Eduardo Galvão e Adonias Alves dos Santos.

— Várias homenagens a cidadãos do Distrito, entre a que se destaca o saudoso Sr. Heliodoro Teodoro de Souza, um dos fundadores do Distrito.

— Ampliação dos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural;

—  Iluminação pública nas ruas do distrito de Arapuá,

 — Solicitação das casas dos Policiais,

 — Realização de diversos campeonatos e torneios de futebol, vôlei, truco;

— Solicitação da construção de mais um poço artesiano pela Prefeitura e Funasa,

 — Solicitação para implantação da telefonia fixa e torre para Celular;

 — Solicitação de uma viatura para o Destacamento de Policia,

— Solicitação de construção do Centro Comunitário e campo de futebol na Vila Piloto.

— Solicitação de construção de asfalto nas ruas da Vila Piloto.

— Solicitação de construção de uma Escola no bairro Santa Rita;

— Pedido de duzentas linhas de telefônicas em Arapuá;

— Colocação de iluminação sobre a ponte do Distrito de Garcias;

— Solicitação da reforma da escola municipal de Garcias.

Mensagem do ArapuáMS

Hoje é um dia especial em nosso calendário finalmente chegou o seu dia é um momento de ser feliz de se alegrar e desejar coisas boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom pra ser comemorado.

Esperamos que esteja feliz com esta data, tirando proveito de cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje, curta bastante, alegre-se e divirta-se. Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e família, o momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você.

Você está no auge da maturidade da experiência e tem que se orgulhar muito por isso. Obrigado por fazer parte do nosso Distrito de Arapuá, pediremos a Deus que conserve bons dias em seu viver. Feliz Aniversário que você esteja Feliz com esta data.

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaques

Dia do Índio: Veja as medidas de proteção aos indígenas

Published

on

Todo dia 19 de abril é comemorado no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. A data tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre a cultura indígena.

Nesse ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, os indígenas precisam estar protegidos ainda. Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) atestam que os índios são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde mais difíceis do que as dos não índios, o que amplifica o potencial de disseminação de agentes causadores de doenças.

Por conta da atual situação, em março, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, apresentou aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o novo coronavírus.

As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”. Além disso, a Fundação Nacional do Índio (Funai) também se manifestou medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus.

Vejas as medidas:

  • Os casos suspeitos de covid-19 tem prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento;
  • O registro do atendimento deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) no menor tempo possível;
  • Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento devem receber as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave;
  • O Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do país, que ocorreria entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília-Distrito Federal, foi adiado por conta do coronavírus;
  • Estão suspensas a concessão de novas autorizações de entrada em terras indígenas , com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais às comunidades, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível;
  • O contato com agentes bem como a entrada de civis em terras indígenas são restritos;
  • A entrada de agentes públicos de atendimento à saúde e segurança não será dificultada pela fundação.

Fonte:OImparcial

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas29/06/2026

Arte, criatividade e talento marcam abertura da mostra “Arte Orgânica” no Paço Municipal de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), convida a população para prestigiar...

Três Lagoas29/06/2026

“Esse país vai construir sua soberania sendo independente de importação de fertilizantes”, diz Lula na retomada da UFN-III

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia que marcou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes...

Três Lagoas26/06/2026

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados...

Três Lagoas26/06/2026

Três Lagoas realizará o maior Mutirão da Saúde da história com capacidade para até 15 mil atendimentos especializados

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá entre os dias 6 e 10...

Três Lagoas26/06/2026

SMAS realiza ação de conscientização sobre relacionamentos abusivos no IFMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência de...

Três Lagoas26/06/2026

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de hortifrúti e orienta consumidores a comparar valores

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (PROCON-TL), divulgou uma nova pesquisa de preços de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana