TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Destaques ArapuáMS

Em Mato Grosso do Sul, 800 autoridades desfrutam do foro privilegiado

Publicado em

Embora manifestos conduzidos, em Brasília, por representantes de associações de juízes, promotores e procuradores pelo fim da prerrogativa de foro privilegiado para autoridades, resta ainda um longo caminho para a ideia prosperar. Cálculo da Associação dos Juízes Federais do Brasil, a Ajufe, indica que no Brasil ao menos 45 mil autoridades desfrutam do foro. Em Mato Grosso do Sul o benefício espalha-se a ao menos 800 pessoas.

E sabe quem são os favorecidos com o tal foro, também conhecido como foro por prerrogativa de função? Justo os donos de cargos com os mais valiosos salários, como o governador do Estado, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, promotores, procuradores de Justiça, juízes e desembargadores, conselheiros do Tribunal de Contas, procuradores e defensores do Estado..

Sem foro, por exemplo, em Campo Grande, um indivíduo processado judicialmente deve participar das audiências no chamado juízo de primeira instância, ali no prédio do fórum situado na rua Barão do Rio Branco, centro da cidade.

Já as autoridades com foro privilegiado respondem suas infrações em instâncias superiores, como Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais e até o Supremo Tribunal Federal, o STF, corte máxima do país.

Tem foro prefeitos, membros do Ministério Público, secretários e deputados estaduais que, se transgredirem as leis devem responder pelos delitos no Tribunal de Justiça, em caso de crime estadual. Já em crime de competência federal, eles devem enfrentar os processos no Tribunal Regional Federal e, no Tribunal Regional Eleitoral, em caso de crime eleitoral.

Já o governador, desembargador, membros do Ministério Público e os conselheiros do Tribunal de Contas, devem ser julgados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Senadores e deputados federais são julgados no Supremo Tribunal Federal.

Aqui em MS, o foro privilegiado vale para quase 200 juízes e 35 desembargadores; em torno de 200 representantes do Ministério Público, entre eles procuradores e promotores de justiça, 24 deputados estaduais, 8 deputados federais, três senadores, 79 prefeitos, 7 conselheiros do TCE e quase duas centenas de benefícios acumulados entre defensores públicos e procuradores do Estado.

BENEFÍCIO RUIM

Para o jurista André Borges, o número de pessoas com foro privilegiado é exagerado no país, e acaba por contrariar o princípio constitucional da isonomia.

“O foro privilegiado é uma fria tremenda, porque a autoridade que dele se beneficia acaba tendo menor possibilidade de recurso, ou seja, de tentar reformar eventual decisão contrária”.

O especialista cita como exemplo aqueles que são julgados pelo STF, “que, uma vez condenados, não podem recorrer para lugar algum, sendo julgado em definitivo por uma única instância do Judiciário, o que não é bom”.

Comentários Facebook

Destaques ArapuáMS

Em Selvíria, Eldorado Brasil promove a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural

Published

on

Foi realizado, na ultima quinta-feira (14), no Ginásio Municipal Olegário Rodrigues de Freitas, das 14h às 18h, evento da Eldorado Brasil, referente à SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural), com o tema para 2018: “Olho no Lance”, alusivo à Copa do Mundo.

Segundo o coordenador de Segurança do Trabalho Florestal, Osvaldo Costa, o evento em Selvíria já está em sua segunda edição, e informou que o foco “é promover a conscientização e sensibilização ao tema, para que os trabalhadores tenham um olhar mais atento às questões de segurança no trabalho”.

O evento itinerante percorre durante o período da SIPATR os municípios com atuação da empresa Eldorado Brasil. O prefeito José Fernando Barbosa, não pôde comparecer ao evento devido a outro compromisso, entretanto, ressalta seu apoio e agradecimentos à empresa, “pelo empenho voltado às questões de segurança de seus trabalhadores”.

Foram realizados no evento: show musical, apresentação teatral, palestra motivacional, momento para palavra do gestor, e apresentação de dados estatísticos da empresa referentes ao assunto em pauta.

Por: Assessoria de Comunicação.

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaques ArapuáMS

Projeto Três Lagoas Conectada disponibiliza sinal de internet via Wireless

Published

on

Projeto é um presente para os para três-lagoenses que comemoraram na última sexta-feira (15) 103 anos

Para comemorar os 103 anos de Três Lagoas a Prefeitura Municipal, por meio de iniciativa do prefeito Angelo Guerreiro, disponibilizou a população sinal via Wireless em pontos turísticos da Cidade.

O Projeto “Três Lagoas Conectada” foi divulgado para a população três-lagoense usar durante as festividades de Aniversário de emancipação política no 1º Festival de Bandas e Fanfarras e o tradicional Desfile Cívico.

Disponibilizada pela empresa ATALINK em quatro pontos turísticos de Três Lagoas, a população poderá utilizar a internet pela rede “prefeitura_conectada”. Entorno da lagoa (pista de corrida e caminhada); Praça “Senador Ramez Tebet“; Balneário Municipal de sexta a domingo e a Feira Central às segundas, quartas e sextas são os pontos em que a Internet já pode ser utilizada pelos três-lagoenses.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação (TI), Alex Martins Silva, “o projeto ainda está em período que chamamos de ‘beta teste’. Durante os próximos 30 dias estudaremos a velocidade de navegação; número de pessoas que utilizarão a rede; tudo para oferecer o melhor serviço à população para que o projeto fique redondinho”, disse.

Alex explicou ainda que “para o usuário ter acesso à internet, após buscar a rede “prefeitura_conectada” no campo “wi-fi” do aparelho (celular e/ou tablet), ele preencherá no primeiro acesso um cadastro com dados tais como nome, CPF, e-mail, entre outros que dará acesso por 2 horas. Após esse período o usuário deverá fazer apenas o check in para continuar a utilizar o serviço”, disse.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana