Arapuá
Em Garcias: Moradores pedem melhorias em condições referente a colheita de eucaliptos
Moradores do Distrito de Garcias, a tempo vem reclamando das condições das estradas, poeiras, mata-burros e porteiras destruídas e excessos por parte de motoristas, referentes a silvicultura.
A partir destas reclamações uma equipe da empresa Eldorado estiveram na noite de terça (26) de Maio, com os integrantes Luciana da área ambiental, Fábio engenheiro de licenciamento ambiental, Aguinaldo coordenador responsável pelo transporte, Diego infra estrutura, Márcio logística e transporte.
Em sua palavra Luciana, pede desculpas em nome da empresa aos moradores, por não ter vindo a tempo para tomar as medidas cabíveis, e deixamos uma mensagem a população de que a empresa eldorado não é um grupo fechado, tentamos sempre melhorar, mas, as vezes acontece erros, que precisam ser acertados, e prometemos que está comunicação não ira parar.
O morador Francisco da região da Aruanã, avisou que mata-burros foram destruídos em sua região. Encarregado do transporte, disse, o cultivo da Silvicultura, trabalha com transporte pesado, e tem obrigação de deixar como estava ou até melhor.
Lenir, motoristas não respeita a população, em alta velocidade, Rosalvo, porque está reunião não foi feita antes da colheita, a 6 meses atrás.
Equipe:Houve mudanças dentro do grupo, e hoje estamos aqui para reparar nosso erro, vamos fazer um trabalho diferencia. E na questão dos motoristas, por mais que treinamos, com direção defensiva, monitoramento 24 hs, excesso de velocidade, e mesmo assim, depende da conduta de cada condutor, quando recebemos uma denuncia o condutor é notificado com advertência, e se chegar a 3 advertências pode perder o emprego. Estamos providenciando placas de identificação de como estou dirigindo, com o numero 0800.
Perguntamos a equipe sobre o alto transito de treminhões, na rodovia 262, sobre a distancia a ser tomada de um caminhão a outro.
Respondeu-nos, que a preocupação é grande, e não aceitam que caminhões de sua empresa andem em comboio, ou seja, um perto do outro, no mínimo 500 metros, pois, o risco é muito grande aos transeuntes da BR 262, e pede a população, caso aconteça que registre o momento e avise a empresa, mas, a punição vai para o caminhão que estiver atrás, e não o da frente.
Izael fez a pergunta, porque a firma não faz cursos profissionalizante com pessoas do Distrito, sendo assim possíveis funcionários da empresa.
Luciana Reis Bortoluci, gerente de sustentabilidade, nos disse: nós fomos acionados pela população do Distrito de Garcias, a partir de um funcionário, entramos em contato com associação de moradores, da presidente Maria de Fátima conhecida como “Boneca”, e estamos aqui, para ouvir as reclamações das estradas, onde tivemos a 6 meses atrás, não tinha ficado atento, temos procedimentos, práticas de recuperação, e precisamos saber onde está o erro. Por isso que trouxemos as pessoas responsáveis pela área de transporte.
Perguntamos, o que foi tirado de proveito nesta visita?
Primeiro de tudo o canal de comunicação, nós precisamos estar mais perto da população, que precisa deste contato com nós funcionários, que somos cidadão e pessoas como todos, onde, éramos, acertamos e corrigimos. A empresa Eldorado não é um muro fechado, dividindo quem dentro e fora. É o contrario, estamos transitando, trafegando nas mesmas estradas, passamos pelas mesmas situações, estamos procurando melhora e fazer a melhor forma possível, mas, para isso precisamos entender, minha atividade pode esta boa para mim, mas, pode não está boa pra você (morador), foi o que a nossa equipe identificou aqui hoje no Distrito de Garcias, finalizou Luciana.
Ouça a entrevista na integra com a gerente de sustentabilidade da Eldorado
Arapuá
Arapuá perde um de seus ilustres ex-moradores e Diácono: Alberto Cabral Tranin
Na manhã desta segunda-feira, 5 de janeiro, os moradores do Distrito de Arapuá/MS e a família Trannin receberam com profunda tristeza a notícia do falecimento de Alberto Cabral Tranin, aos 85 anos, ocorrido em Londrina (PR), onde residia atualmente. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Alberto é irmão de Altair Trannin e construiu sua família em Arapuá ao lado da esposa Eurides, deixando os filhos Carlos, Roberto, Zeca e Elizabeth. O sepultamento ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (05), no Cemitério Parque Alamedas, em Londrina/PR.
História e legado em Arapuá
Diácono da Diocese de Três Lagoas, Alberto Cabral Tranin realizou inúmeras celebrações religiosas, com atuação marcante no Distrito de Arapuá, especialmente nas Capelas São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, onde deixou um legado de fé, dedicação e compromisso com a ação evangelizadora e missionária.
Morador do distrito por muitos anos, Alberto construiu fortes laços de amizade e participou ativamente da história local, com presença no centro rural, no esporte, por meio da Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá (SERA), na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, além de diversos eventos comunitários.
Nós, do ArapuáNews, agradecemos por sua contribuição à história do distrito e pelo aprendizado deixado à população. Que descanse ao lado do Pai. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Nota de pesar da Diocese de Três Lagoas/MS
“Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E,
aos que a certeza da morte entristece, a promessa da
imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós,
a vida não é tirada, mas transformada.”
A Diocese de Três Lagoas manifesta o seu imenso pesar pelo falecimento, aos 85 anos, do Diácono Permanente Alberto Cabral Tranin, ocorrido no dia 5 de janeiro, em Londrina/PR.
O Diác. Alberto Tranin exerceu seu ministério com grande afinco e dedicação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Três Lagoas, especialmente no Distrito de Arapuá, onde residiu por muitos anos, com enorme empenho na ação evangelizadora e missionária, tendo retornado para Londrina em 2014.
Enfim, expressamos nossa dor, mas também nossas preces, de maneira especial aos seus familiares e à comunidade do Distrito de Arapuá (Capelas São João Batista, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Aparecida de Serraria), hoje pertencente à Área Pastoral Santa Dulce dos Pobres, que acompanhou a vida deste nosso irmão. Somos agradecidos a Deus pelo dom da vida e do ministério do Diácono Alberto Tranin, na firme esperança da Vida Eterna conquistada por Cristo Crucificado-Ressuscitado.
Três Lagoas, 6 de janeiro de 2026.
Dom Luiz Gonçalves Knupp
Bispo Diocesano de Três Lagoas
Diác. Roberto Rabelati
Chanceler da Cúria Diocesana de Três Lagoas

Carta ao meu pai
(Texto na íntegra, assinado por Zeca Tranin – 05/01/26)
Vivo um momento embaraçoso. O de receber a notícia que não te tenho mais fisicamente. São várias lembranças de momentos que passamos juntos, suas artes e sua risada “sacana”, disfarçada. Mas quero agradecer a Deus pelo pai que o senhor foi para mim, pelo amigo, pelos exemplos de homem e tantas outras qualidades.
O senhor foi exemplo de fé, de religiosidade, de amor e de temência a Ele. O senhor me passou o DNA para escrever textos e poesias, e isso me oportunizou homenagear pessoas e lugares, mas nunca havia pensado ou me preparado para homenageá-lo por sua partida.
Pela fé, creio que o senhor já está no reino celestial. Pela sua virtude humana, tenho certeza disso. O senhor batalhou muito, criou seus filhos, evangelizou pela sua vocação diaconal, fez muitos amigos e deixou sua marca. Foi o companheiro fiel de minha mãe por 65 anos — e esse número não é para qualquer um.
Guardarei para sempre todas as lembranças que tenho do senhor em Arapuá. Foi lá que tive minha formação humana, onde recebi inúmeros exemplos seus.
Sei que às vezes vou chorar, mas será sempre de saudade. Siga em paz, meu pai. Aqui cuidaremos de sua esposa amada e seguiremos nossa jornada juntos. Nunca deixe de olhar por nós. Obrigado, meu pai. Tenho muito orgulho do senhor.
Arapuá
Casamento de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé é celebrado em Arapuá
Na tarde do dia 22 de novembro, a Rua Carlos Alberto, no Distrito de Arapuá/MS, foi palco de um momento especial: o casamento civil de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé.
A cerimônia, marcada pela simplicidade e emoção, reuniu amigos, familiares e pessoas queridas que fizeram questão de prestigiar a união do casal. Entre sorrisos, abraços e registros fotográficos, o clima era de felicidade e celebração.
Que esta nova etapa da vida de vocês seja repleta de união, respeito e companheirismo. Que cada dia juntos fortaleça ainda mais o amor que os trouxe até aqui, e que os desafios da caminhada sejam sempre superados com sabedoria, paciência e parceria.
Que a felicidade celebrada neste momento especial se renove diariamente no lar que estão construindo.
Desejo a vocês uma vida inteira de paz, harmonia e muitas conquistas.
Parabéns pelo casamento e que Deus abençoe esta união! 💍✨
O ArapuáNews acompanhou o evento e registrou cada detalhe desse dia inesquecível.
Confira abaixo as fotos desse momento tão especial.
-
Assembléia Legislativa MS7 dias atrásRetrospectiva: Combate à violência contra a mulher é prioridade na ALEMS
-
Nota de Falecimento5 dias atrásMoradora de Três Lagoas morre após cirurgia cardíaca de emergência em Campo Grande
-
Assembléia Legislativa MS7 dias atrásInscrições para II Concurso Público da ALEMS começam hoje São 80 vagas imediatas e cadastro de reserva contemplados no edital
-
Três Lagoas7 dias atrásCasa do Trabalhador está com 78 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (12)



























































