Assembléia Legislativa MS
Dia Estadual de Luta e Memória pelas Vítimas de Feminicídio é proposto em MS

Nesta quinta-feira (5) começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 141/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o “Dia Estadual de Luta e Memória pelas Vítimas de Feminicídio”, a ser lembrado anualmente no dia 16 de fevereiro.
Conforme a parlamentar, a escolha do dia 16 do mês de fevereiro faz referência à data de nascimento de Vanessa Ricarte, jovem mulher sul-mato-grossense vítima de feminicídio, representando tantas outras mulheres que perderam suas vidas em decorrência da violência de gênero no Estado.
A finalidade da proposta é manter viva a memória das vítimas de feminicídio no Mato Grosso do Sul, além de promover a conscientização da população sobre a violência de gênero e suas consequências, bem como fomentar ações de enfrentamento ao feminicídio e políticas públicas de proteção à mulher. O texto também menciona o incentivo aos debates nas escolas, instituições públicas e privadas.
“A escolha da data é carregada de simbolismo e esperança: neste dia, nasceu Vanessa Ricarte, jovem sul-mato-grossense vítima de feminicídio, que agora representa o grito de milhares de mulheres silenciadas pela violência de gênero”. Mara Caseiro reforça que a data não se confundirá com as já instituídas “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio” e a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”, por meio da Lei Estadual nº 5.202, de 30 de maio de 2018.
“Dessa forma, a proposta visa separar claramente as datas em sua função: o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio busca atuar como uma data de prevenção e mobilização contra o feminicídio, incentivando a ação de órgãos públicos, ONGs, movimentos sociais e a população em geral para a erradicação dessa prática criminosa; enquanto o Dia Estadual de Luta e Memória pelas Vítimas de Feminicídio é voltado para o reconhecimento das vítimas, promovendo o luto, a reflexão e a conscientização acerca da gravidade do feminicídio, além de buscar que essas mulheres não sejam esquecidas e que suas mortes sirvam como catalisadoras de mudanças nas políticas públicas de segurança, justiça e proteção à mulher”, finaliza Mara Caseiro.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Projeto cria programa de atenção à saúde nos primeiros 1000 dias de vida

Mato Grosso do Sul poderá implantar uma ação contínua voltada à saúde de crianças com até dois anos. É o que estabelece o Projeto de Lei 148/2025, protocolado na tarde desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa (ALEMS), pelo deputado João Henrique (PL). A proposta institui diretrizes para implantação do “Programa Estadual de Acompanhamento Integral de Saúde e Detecção Precoce de Deficiências – 1000 dias”.
O projeto visa promover, no Sistema Único de Saúde (SUS), ações integradas e continuadas de atenção à saúde materno-infantil, desde a concepção até os dois anos de idade, com ênfase na identificação precoce de autismo e outras condições que possam comprometer o desenvolvimento da criança.
Dentro das disponibilidades orçamentárias do Executivo, o programa busca promover o acompanhamento médico, psicológico e nutricional de gestantes e crianças nos primeiros 1000 dias de vida; estimular a implementação de práticas de triagem, diagnóstico precoce e monitoramento de condições neurológicas, genéticas ou comportamentais; incentivar o apoio psicológico e social a famílias e cuidadores; entre outros objetivos.
“O acompanhamento da criança durante os primeiros 1000 dias de vida, que compreende desde a concepção até os dois anos de idade, é crucial para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança. Este período é fundamental porque é quando ocorrem as etapas mais rápidas e críticas do desenvolvimento infantil”, afirma o parlamentar na justificativa da proposta.
O projeto deve ser apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (17) e ficará em período de pauta para eventual recebimento de emendas. Depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continua tramitando na Casa de Leis, com análises e votações das comissões de mérito e no plenário.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Audiência para discutir obra e transferência do Estádio Morenão será na terça-feira

A audiência pública para discutir as obras, a reforma e a transferência do Estádio Morenão ao Governo do Estado será na terça-feira (17), a partir das 14h, no plenarinho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O debate é proposto pelo deputado Pedrossian Neto (PSD). Uma audiência já foi conduzida pelo deputado – reveja aqui – quem coordena uma comissão temporária para o acompanhamento das obras.
Estão confirmadas as presenças do secretário da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte Cultura, Marcelo Miranda, do secretário de Governo, Rodrigo Perez, e do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha. Ainda devem participar representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que hoje detém a gestão do Estádio Morenão. A ideia é reunir representantes da Universidade, do Governo do Estado e do Escritório de Parcerias Estratégicas para atualizar a situação do processo de transferência do estádio e discutir os eventuais projetos relacionados ao espaço.
O tema vem sendo acompanhado de perto pelo deputado, para debater a situação do Morenão que, até então, não tem “uma solução concreta”. A partir desse debate, o Governo do Estado formalizou, por meio de uma carta assinada pelo secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o pedido de interesse em assumir a gestão do estádio. Agora, o objetivo da nova audiência é atualizar os encaminhamentos a partir desse documento e definir os próximos passos para que o Estádio Morenão reabra.
Serviço
Todos os eventos na ALEMS são abertos ao público e à imprensa. A Casa de Leis fica localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 9 do Parque dos Poderes – primeiro bloco pela entrada da Avenida Mato Grosso. As ações terão a cobertura e banco de imagens pelo Portal da ALEMS e transmissões pelo Facebook e Youtube.
Você também pode acompanhar pelos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Câmara Municipal de Três Lagoas6 dias atrás
Vereadores de Três Lagoas aprovam programa Farmácia Veterinária Popular
-
Trânsito5 dias atrás
Forte neblina pode ter causado grave acidente na BR-262 em Castilho, 3 pessoas ficaram feridas
-
Brasil6 dias atrás
Caminhoneira de SC viraliza nas redes por beleza e determinação
-
Três Lagoas7 dias atrás
Prefeitura de TL e Sindicato mantem diálogo para melhorias nas carreiras dos servidores de ACS e ACE