Três Lagoas
Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses apresenta ações desenvolvidas e novas tecnologias
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta manhã de quinta-feira. 26 de junho, a reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM).
O Comitê que tem como foco principal o fortalecimento das ações contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya, atuando no planejamento e monitoramento das estratégias para prevenir e controlar essas doenças, além de buscar respostas ágeis diante de possíveis surtos.
Durante a reunião, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleina Passalacqua, apresentou um boletim com dados atualizados sobre os casos epidemiológicos no município. Em seguida, o Coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, detalhou as iniciativas em andamento, como visitas domiciliares, aplicação de larvicidas e adulticidas, ações de bloqueio químico, recolhimento de pneus e limpeza em pontos estratégicos como bueiros. Ele também destacou o uso de tecnologias como drones e o levantamento rápido de índices (LIRAa) para monitorar a presença do mosquito.
Aline Oliveira, coordenadora do setor de Promoção da Saúde, falou sobre as atividades educativas promovidas pela Secretaria, incluindo palestras, blitz educativas e mutirões comunitários. Já a entomologista Geórgia, presidente do Comitê, explicou os métodos utilizados no monitoramento do mosquito com armadilhas ovitrampas e larvitrampas espalhadas pela cidade.
Além das apresentações técnicas referentes ao mês de junho, foram distribuídos materiais educativos como paródias sobre a dengue, literatura de cordel e cartazes informativos para instituições participantes.
O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais — SEGOV, SMS, SEMEC, SEJUVEL, SEMEA, SEINTRA e SMAS — além da Defesa Civil e membros da Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde, Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM).
Aberta à população em geral, a iniciativa visa ampliar o diálogo entre poder público e sociedade para intensificar as ações que reduzam os casos suspeitos dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Veja galeria de fotos
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Mutirão da Limpeza começou no bairro Guanabara e seguirá até o dia 13 de julho
A Prefeitura de Três Lagoas informa que o Mutirão da Limpeza começou nesta quinta-feira, 18 de junho, no bairro Guanabara, com a disponibilização de caçambas para auxiliar os moradores no descarte correto de materiais.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), segue até o dia 13 de julho, oferecendo à população a oportunidade de eliminar possíveis criadouros de vetores de doenças.
Durante o mutirão, os moradores podem descartar itens que acumulam água, como garrafas, pneus, latas, vasos, lonas e eletrodomésticos antigos. Também é permitido o descarte de materiais orgânicos em decomposição, como folhas, galhos e madeira podre, além de objetos que possam servir de abrigo para escorpiões, como telhas, tijolos e outros tipos de entulho.
A iniciativa tem como principal objetivo combater a proliferação de doenças relacionadas às arboviroses, à leishmaniose e aos escorpiões, contribuindo para a saúde pública e a limpeza urbana.
Onde encontrar as caçambas?
As caçambas estarão localizadas nas seguintes vias, em frente aos números indicados:
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Três Lagoas conquista títulos e se destaca na etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul
Teve início no último final de semana, em Campo Grande, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), categoria de 12 a 14 anos. A competição, considerada uma das mais importantes do calendário esportivo escolar do Estado, está dividida em três blocos e acontece entre os dias 12 e 28 de junho.
Representando o município de Três Lagoas, atletas de diversas escolas que garantiram classificação na etapa municipal participaram das disputas das modalidades individuais, alcançando resultados expressivos e colocando a cidade entre os destaques da competição.
Nesta primeira fase dos jogos, Três Lagoas conquistou o título de campeã geral no Atletismo Feminino e também no Wrestling Masculino, demonstrando a força do esporte escolar local. O município ainda garantiu o vice-campeonato geral no Xadrez Feminino, consolidando sua presença entre as principais delegações do Estado.
Além das conquistas coletivas, atletas três-lagoenses também obtiveram excelentes resultados individuais nas modalidades de Natação, Judô e Tênis de Mesa, subindo ao pódio em diferentes categorias e contribuindo para o desempenho geral da delegação.
Os professores e técnicos responsáveis por acompanhar e orientar os estudantes durante a competição foram Reynaldo Abrão Camargo, Alex Neres da Cruz, Fernando Modesto, Sérgio Luiz, Gleyson Sobrinho, Rodrigo Oliveira, Giovani Guimarães Pigozzi e Roney Araújo, representando as respectivas unidades escolares do município e Mauro Alves Bernardes (chefe de delegação), representando a Delegação de Três Lagoas com professores e atletas da SEJUVEL (Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer).
Seguem na disputa na 2ª etapa, de 15 a 22 de junho, as escolas Luiz Lopes de Carvalho, na modalidade Futsal Feminino com Professor Rogério e a Escola Estadual Fernando Corrêa, na Modalidade de Voleibol Feminino com o Professor Giovani Soldera, tendo como Chefe de delegação Professora Flávia Araújo.
Na última etapa que será de 22 a 28 de junho, estarão as escolas Dom Aquino Corrêa na modalidade de Basquetebol Masculino e a Escola Edwards Corrêa na modalidade Handebol Feminino com professor Emerson (Tozão).
A participação de Três Lagoas reforça o trabalho desenvolvido pelas escolas, professores e equipes técnicas na formação esportiva de crianças e adolescentes, evidenciando o potencial dos jovens atletas locais em competições de alto nível.
Confira abaixo as principais classificações obtidas pelos atletas de Três Lagoas na etapa estadual dos JEMS 2026.
ATLETISMO
A equipe de atletismo foi campeã na categoria geral e cada atleta obteve excelentes resultados individuais:

Modalidade WRESTING
Campeão geral e classificado para o campeonato brasileiro.

JUDÔ, TÊNIS DE MESA E XADREZ

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Três Lagoas6 dias atrásDefesa Civil de Três Lagoas realiza reunião de alinhamento para atuação na Expotrês 2026
-
Entretenimento6 dias atrásGuardou os versos das figurinhas? Eles podem virar desconto em campanha de perfumaria
-
Suzano6 dias atrásSuzano abre oito vagas de emprego para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)
-
Galeria de Imagens6 dias atrás111 ANOS TL – Prefeito Cassiano Maia participa da inauguração da 70ª Sala Lilás da Polícia Civil e reforça compromisso com a proteção às vítimas de violência
























