TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Mais do que só ver peixes, visitante ganha conhecimento sobre biomas de MS e do mundo
Domingo tem pequena elevação na temperatura e previsão de chuva nas regiões Sul e Sudoeste do Estado
Tentando embalar no Brasileiro, Fluminense visita o Fortaleza
Atividades sobre prevenção de acidentes com produtos químicos são realizadas na EE Guimarães Rosa
Pátio Zero: Detran-MS abre três leilões para sucata inservível e aproveitável
Em convênios com municípios, Governo do Estado destina R$ 31 milhões para obras
Programa Mais Social garante alimento para famílias em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso do Sul
Comando do 2º BPM se reúne com os Presidentes de Bairros de Três Lagoas
Botafogo arranca empate com o América-MG no Independência
Palmeiras derrota Juventude e se aproxima da liderança do Brasileiro
Festival de Pesca de Corumbá tem 121 peixes capturados e dourado é o destaque
Atlético-GO faz 2 a 0 no Coritiba e vence a primeira no Brasileiro
Flamengo bate o Goiás e alivia pressão momentaneamente
Polícia Militar apreende autor de furto em carreta na área rural
Em Eldorado, Policia Militar apreende 37 kg de maconha
Em Naviraí, Policia Militar prende foragido da justiça
Lyon derrota Barcelona em Turim e conquista Liga dos Campeões feminina
Polícia Militar, através do BPMRv, apreende 322 kg de maconha na MS 395 em Brasilândia
Ana Marcela Cunha garante ouro na Espanha
Isaquias Queiroz é prata na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade
Operário vira para cima do Ituano na Série B
Drogas e mandado de prisão são cumpridos durante ação da PM em Dourados
Com apoio da SubsLGBT, Miss beleza T Mato Grosso do Sul acontece neste sábado
Guarnição de Boqueirão apreende 58 tabletes de substância análoga a maconha
PMA de Campo Grande autua arrendatário em R$ 10 mil por manter gado degradando área protegida de matas ciliares de córrego em propriedade alheia de empresa de celulose
Corinthians segue preparação para o Majestoso
Em dia de ensaio final para encarar o Juventude.
Flamengo conclui preparação para o confronto contra o Goiás
Em casa, Brusque-SC supera o Tombense-MG
Bahia vence a Ponte Preta e assume a liderança da serie B
Next
Prev

Notícias da Região

Com o apoio da Auren Energia, programa de Valorização da Educação beneficia mais de 2,9 mil alunos no oeste paulista

Publicado

No ano passado, o PVE atuou nos municípios de Rosana e Panorama, desenvolvendo ações em 16 escolas públicas. Para este ano, os focos serão a retomada do ensino presencial e a redução da evasão escolar

A Auren Energia comemora o marco de mais de 2,9 mil estudantes da rede pública de ensino beneficiados pelas ações do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) no Oeste Paulista em 2021. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Auren Energia e o Instituto Votorantim, com o objetivo de promover a melhoria na qualidade do ensino por meio do apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes. O programa também está alinhado às ações e projetos da Auren Energia para a promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas de influência da UHE Porto Primavera.

A atuação do PVE na região teve início há dois anos. Em 2021, no município de Rosana foram beneficiados 1.339 alunos de sete escolas, incluindo estudantes do ensino básico, fundamental e de jovens e adultos. Já no município de Panorama, a parceria iniciada no ano passado atendeu 1.591 crianças e adolescentes de nove unidades escolares.

Para promover a melhora na qualidade de ensino, o programa conta com três eixos de atuação: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Por meio deles, são traçados, de forma conjunta com as secretarias municipais de Educação, planos de ação e estratégias para promover a melhoria da aprendizagem, levando em consideração as particularidades de cada região. Além disso, a iniciativa trabalha para envolver toda a comunidade em seu entorno, com foco, principalmente, no engajamento das famílias dos alunos.

“Iniciamos o PVE na região da UHE Porto Primavera em meio ao período mais crítico da pandemia de Covid-19 e essa parceria foi de extrema importância para colaborar com os municípios no processo de transição para os ensinos remoto e híbrido. Foram muitos os desafios superados: a falta de acesso a tecnologias e internet e de preparo de algumas famílias para esta nova realidade em que precisariam ajudar com as atividades remotas dos filhos”, destaca Raquel Leite, gerente de Desenvolvimento social e Planejamento da Auren Energia.

Somando os dois municípios, são 16 escolas públicas beneficiadas pelo PVE, o que corresponde a cerca de 30 profissionais da educação (entre professores, coordenadores, diretores e integrantes das secretarias municipais) engajados.

Novos desafios

Para este ano, está em fase de finalização a pactuação com os municípios. Porém, o PVE já tem algumas ações previstas, tais como a retomada das aulas presenciais, recuperação do aprendizado após dois anos de pandemia e a redução da evasão escolar. “Depois de dois anos de ensino remoto, precisamos apoiar esses alunos na volta das aulas presenciais, nos efeitos gerados pela pandemia na saúde emocional e no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Os resultados apresentados no ano passado superaram as nossas expectativas e agora já estamos nos preparando para novos desafios. Este é apenas o começo de transformação que queremos, e podemos, impulsionar por meio da educação”, finaliza Leite.

Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial, publicada no ano passado, apontou que quatro em cada 10 jovens do ensino básico e superior já cogitaram abandonar os estudos durante a pandemia, o índice corresponde a 43% das 68 mil pessoas de 15 a 29 anos de todo o país ouvidas no estudo.

Sobre a Auren Energia

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de energia renovável e comercialização de energia do Brasil. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados em diferentes regiões e uma das maiores capacidades instaladas do País (3,3GW).

Com sede em São Paulo, sua comercializadora apresenta uma carteira de clientes robusta, movimentando mais de 2,5 GW médios no ano de 2021, e um amplo portfólio de produtos e soluções focados nas necessidades do cliente e baseados no investimento contínuo em inteligência de mercado e digitalização.

Para conhecer mais sobre os ativos, projetos e soluções da Auren Energia, acesse: www.aurenenergia.com.br

Comentários Facebook

Notícias da Região

Redução da vazão mínima da UHE Porto Primavera tem início a partir dessa terça-feira (17)

Publicado

 Redução de vazão na usina, por comando do ONS, visa preservar estoques de água para os próximos meses

São Paulo, 17 de maio de 2022 – A partir desta terça-feira, a CESP – Companhia Energética de São Paulo, seguindo determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e do Ministério de Minas e Energia, irá reduzir a vazão mínima defluente na UHE Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A medida tem fundamento no cenário incerto de afluências e de carga para os próximos meses, e visa contribuir para a preservação dos estoques de água acumulados na bacia hidrográfica.

De acordo com a determinação do ONS, o patamar mínimo defluente deverá ser reduzido em até 300 m³/s, passando dos atuais 3.900 m³/s para até 3.600 m³/s, valor que deve ser mantido pelos próximos meses. A decisão faz parte dos esforços para a recuperação do armazenamento equivalente do Sistema Interligado Nacional (SIN) e reversão do rebaixamento dos níveis de água dos reservatórios ao longo do período seco de 2022, garantindo também a segurança da operação eletroenergética.

Para o processo de redução de vazão, a CESP implementará o plano de trabalho aprovado e acompanhado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que contempla as diretrizes para o processo de monitoramento ambiental ao longo do Rio Paraná, nos trechos compreendidos entre a jusante da UHE Porto Primavera e a foz do Rio Ivinhema.

A companhia reforça que é pautada por rígidas diretrizes socioambientais e está sempre atenta à sua atuação junto às comunidades dentro de papel social da empresa, além de cumprir rigorosamente todas as legislações vigentes.

 Serviço Diálogo Aberto

Para esclarecimentos e dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 93032-6699, canal Diálogo Aberto de atendimento à comunidade do entorno da UHE Porto Primavera.

Comentários Facebook
Continue lendo

Notícias da Região

Mecânico de Castilho morre em acidente na BR 262

Publicado

O corpo de Wellinton José de Aguiar Santos foi velado na manhã deste sábado (23) no Velório de Castilho e sepultado no Campo Santo São José, conforme nota divulgada pela Funerária Pax.

Ele havia residido em Castilho e Nova Independência e trabalhou nas usinas de álcool Viralcool e Ypê.

Wellinton conhecido por ‘Japonês’ tinha 32 anos e morreu na tarde da última quinta-feira (20) em um acidente de trânsito ocorrido na Rodovia BR-262 entre Anastácio e Miranda, municípios de Mato Grosso do Sul.

Ele seguia em um Ford Ecosport branco pela rodovia quando houve uma colisão frontal contra um veículo Kia Cerato ocupado por cinco pessoas: Rick Eiki Hanashiro, de 43 anos, o filho Noah Takayama Hanashiro, de dois anos, a esposa Rosiane, a irmã dela de 27 anos e uma sobrinha de um ano e quatro meses.

Rick dirigia o carro e morreu na hora. Já o filho Noah, veio a óbito ao dar entrada no pronto socorro do Hospital Regional Estácio Muniz em Aquidauana.

ESTADO DE SAÚDE

Rosiane também foi atendida em Aquidauana e já recebeu alta médica.

A sua sobrinha que foi socorrida para a Santa Casa de Campo Grande com uma fratura no braço direito e havia sofrido uma pancada na cabeça, também recebeu alta.

A única que continua internada é a irmã de Rosiane. Ela sofreu fraturas graves no quadril e em uma das mãos e está na Santa Casa de Campo Grande.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram acionados e atenderam a ocorrência do acidente.

Com o impacto, os dois veículos ficaram totalmente destruídos e foram removidos para o pátio da PRF.

Fonte: Albecyr Pedro/Hojemais Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana