Mato Grosso do Sul
Artista campo-grandense Tetê Espíndola comemora 70 anos nesta segunda-feira
Tetê Espíndola é um diamante da Música Popular Brasileira. Com uma história musical incrível, a campo-grandense começou a cantar e tocar com os irmãos em casa, no final dos anos 1960. Em 1978, Tetê chega a São Paulo. Com a craviola nas mãos, vai a uma importante gravadora, canta com sua voz mágica e é contratada imediatamente. Assim começa a sua carreira brilhante, com o disco Tetê e o Lírio Selvagem, junto com seus irmãos Geraldo, Celito e Alzira, pela multinacional Polygram.
Sete anos após lançar o primeiro álbum, Tetê vence com Escrito nas Estrelas o Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985, e fica conhecida em todo o Brasil como a cantora que tem “pássaros na garganta”. Em 46 anos de carreira, Tetê conta com 20 álbuns lançados e várias participações em coletâneas e discos de outros artistas. No cinema cria a trilha sonora e atua como atriz no filme “Mônica e a Sereia do Rio”, de Maurício de Souza.
Neste ano de comemoração de seus 70 anos, Tetê já ganhou um presente raro: a volta ao sucesso, dessa vez com muito mais força impulsionado pela internet e redes sociais. Após uma cena com a ex-jogadora Márcia Fu viralizar no programa A Fazenda, o seu hit Escrito nas Estrelas voltou com tudo! Uma onda incrível que fez Tetê renovar seu público quase que instantaneamente, trazendo a mesma proporção de sucesso que há 38 anos, quando a canção ficou na primeira posição por semanas nas paradas das rádios brasileiras. “Neste momento dos meus 70 anos eu encaro a volta do ‘Escrito nas Estrelas’ na minha vida como um presente do universo”, afirmou.
Atualmente já são mais de 400 milhões de compartilhamentos da música no Tik Tok. Tetê pulou de 60 mil ouvintes para 720 mil no Spotify e o vídeo da música no Youtube foi de 1 milhão para 28 milhões de acessos em apenas 2 meses.
Ao falar sobre a Capital Morena, sua terra natal, Tetê é só emoção e boas lembranças. “Campo Grande é minha cidade natal, adoro porque eu vivi aí até os vinte anos de idade, então eu tenho uma raiz muito forte. Primeiro a raiz musical da minha família, dos meus irmãos, da minha mãe, do meu pai, da família do meu pai, e também pela beleza da minha terra. Quando eu vivi aí eu vivia nos terrenos baldios, eu passeava no Horto Florestal, eu ia para o cerrado catar guavira… É muita inspiração, e isso ficou dentro de mim e não sai mais”.
Aproveitando esse ano festivo, Tetê preparou também um show para comemorar este momento mágico com o público, Tetê Hits! Um espetáculo especialmente para o público cantar com Tetê do começo ao fim, recheado de sucessos que estão no imaginário coletivo e que, na voz da cantora, tornam-se inesquecíveis. Outro show dentro da comemoração de 70 anos é “A Era dos Festivais”, onde Tetê conta e canta esse momento especial da MPB que revelou artistas como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jair Rodrigues, entre outros, além dela mesma.
O show “A Era dos Festivais” vai ser apresentado em Campo Grande pelo 7º Festival Engepar Viva Campo Grande, no dia 14 de março, às 20h30, no Blues Bar. O show conta com um quarteto de músicos para relembrar os sucessos da época.
“No momento, neste momento eu tenho mais é que fazer muito show por aí, em Campo Grande, em Corumbá, o ano passado eu fiz até, bastante coisa em Corumbá. Mas voltar às minhas raízes neste momento é uma coisa que me alimenta muito, meu público, a minha família que mora aí. E é claro que eu vou apresentar, já está planejado “A Era dos Festivais” para o dia 14 de março agora, e o “Tetê Hits” é um show novo na minha carreira, está sendo montado, e se Deus quiser até maio a gente está apresentando este show aí. Então aguardem”!
Karina Lima, FCMS
Fotos: Bruno Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Com Corredor Bioceânico em conclusão, turismo e comércio vivem expectativa de crescimento e transformação em MS
Com impacto direito previsto nas áreas do comércio e turismo, o Corredor Bioceânico de Capricórnio tem a expectativa de transformar a relação entre o Brasil e os demais países – Paraguai, Argentina e Chile – por onde o traçado vai passar, além de influenciar as relações comerciais com a Ásia.
A obra da ponte sobre o Rio Paraguai – que liga as cidades de Porto Murtinho a Carmelo Peralta – está 90% executada, e mesmo antes da conexão terrestre ligar Brasil e Paraguai, moradores e turistas já vivem a perspectiva do corredor
O corredor rodoviário conhecido como “Rota Bioceânica” vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Com 3,9 mil quilômetros, ao longo de quatro países, o novo traçado vai contribuir diretamente para a redução do tempo de transporte de mercadorias entre América do Sul com a Ásia.
Mas de forma direta e imediata, o turismo já é o setor mais impactado, mesmo antes da conclusão da obra do acesso terrestre entre Brasil e Paraguai. A previsão do Governo do Estado é de que no primeiro ano de funcionamento do corredor rodoviário o crescimento turístico chegue a 30% e 70% a partir do segundo ano.
“Isso considerando apenas o fluxo rodoviário no turismo, mas o crescimento pode ser maior se houver abertura de voos, por exemplo. E com a mobilização dos municípios o impacto na área turística é o primeiro observado”, explicou a assessora especial de integração do Corredor Bioceânico na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Danniele Paiva.

O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, explica que a previsão é de continuidade do crescimento do turismo a médio prazo, após a finalização da obra.
“Sempre que se abrem novos acessos, que é o básico para a conexão entre cidades e destinos, o turismo é impactado. Um ponto muito importante após a ponte ser concluída é a questão das alfândegas, porque vai ser uma rota que o turismo rodoviário vai acontecer muito. Eu entendo que tem chances de desenvolver a área ao longo dos anos”.
A turismóloga Annice Dias criou a primeira agência de turismo de Porto Murtinho e já atua com visitas e atrações no Brasil e outros países que fazem parte da Rota Bioceânica.
“O fluxo de visitantes já tem aumentado. Eu recebo solicitações do Paraguai para o Brasil, de Loma Plata e Filadélfia (colônias alemãs do chaco paraguaio) e Vallemí. Os paraguaios gostam de vir, principalmente, para Bonito. E agora estão descobrindo outros destinos como Jardim, Bodoquena e até Campo Grande”, disse Annice.
Ela já guiou grupos para verem de perto até mesmo a obra da ponte, por terra firme e com vista privilegiada pelo Rio Paraguai. Além disso, em Porto Murtinho novas atividades também surgem, como cicloturismo, eventos de pesca feminino e para casais, contemplação no Rio Paraguai.
“Aproveitamos a estrutura da pesca, com passeio de barco até a ponte da Rota Bioceânica. E no cicloturismo atravessamos o rio de balsa, indo até a obra por Carmelo Peralta, com café da manhã regional numa pousada do município vizinho”, explicou a empresária.
Comércio e negócios
Nas relações comerciais o principal ponto é justamente a redução, em duas semanas, do trajeto para a Ásia. “Quando as questões alfandegárias estiverem concluídas e o corredor estiver funcionando, levar a trazer mercadores vai ser mais célere. É visível o interesse de empresas em se fixar na nossa região, pois vamos atender questões logísticas de maneira global”, explicou Danniele Paiva.
O empresário Luiz Carlos Malacarne, que atua no ramo de distribuição de combustíveis está otimista. Há dois anos ele realiza adequações físicas no prédio da empresa, que fica em Jardim, e gora está preparado para aumentar em 30% o atendimento aos clientes, caso exista a demanda após a finalização da obra rodoviária.

“A rota é uma oportunidade muito grande para nós da região. Temos projetos para serem implantados e estamos nos preparando com investimento em sistema, treinamento, infraestrutura. Estamos acreditando nesta demanda, mesmo com o desaquecimento da agricultura. Aguardo passar o período mais delicado, e vamos adquirir mais caminhões para transportar a mercadoria até os nossos clientes”, disse Malacarne.
O Corredor Bioceânico terá infraestrutura rodoviária ligando o Porto de Santos aos portos de Iquique e Antofagasta – além de outros sistemas portuários públicos e privados na costa do Pacífico, em Mejillones e Tocopilla.
“Tudo isso gera oportunidades para harmonização regulatória e implementação de medidas de facilitação do comércio. Além de impulsionar o desenvolvimento produtivo e a inclusão econômica de áreas isoladas”, disse o secretário da Semadesc, Artur Falcette.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Com crescimento de 516% na Telessaúde, HRD passa a integrar rede estadual de atendimento digital
Novo polo amplia o acesso à telemedicina na região Cone Sul e se prepara para atuar na implementação das Ofertas de Cuidados Integrados do Programa Agora Tem Especialistas; iniciativa foi apresentada durante workshop que reuniu representantes de 34 municípios
Mato Grosso do Sul segue ampliando o acesso da população aos serviços de saúde por meio da tecnologia. Como parte da estratégia de expansão da Saúde Digital no Estado, o HRD (Hospital Regional da Grande Dourados) passou a integrar a Rede Estadual de Telessaúde, tornando-se referência para a oferta de teleatendimentos e suporte assistencial aos municípios da região Cone Sul.
A iniciativa foi apresentada durante o Workshop Cone Sul: Telessaúde e Telemedicina, promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da SSD (Superintendência de Saúde Digital). O evento reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da rede assistencial dos 34 municípios da macrorregião para discutir avanços, compartilhar experiências e apresentar estratégias voltadas à ampliação do acesso à saúde especializada por meio das ferramentas digitais.
Os resultados da estratégia estadual demonstram o crescimento acelerado da Telessaúde em Mato Grosso do Sul. Os serviços ofertados por teleatendimento e telemedicina passaram de 21.709 em 2022 para 112.058 em 2025, um crescimento de 516% no período.
Somente no primeiro quadrimestre de 2026, já foram registrados 39.598 atendimentos, reforçando a consolidação da Saúde Digital como ferramenta essencial para ampliar o acesso, otimizar recursos e levar assistência especializada a todas as regiões do Estado.
Entre os temas debatidos, foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas pelo Hospital Regional da Grande Dourados no âmbito das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) do Programa Agora Tem Especialistas, iniciativa estratégica voltada à ampliação do acesso e da resolutividade da atenção especializada em Mato Grosso do Sul. O trabalho ainda está em fase de organização e implantação.
Saúde mais próxima da população
A integração do Hospital Regional da Grande Dourados à Rede Estadual de Telessaúde representa mais um avanço na regionalização da assistência, permitindo ampliar o acesso da população a atendimentos especializados sem a necessidade de deslocamentos para outros centros de referência.
Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a expansão da Saúde Digital tem transformado a forma como os serviços chegam à população.
“A Saúde Digital deixou de ser uma perspectiva para se tornar uma realidade que transforma o acesso da população aos serviços de saúde. Ao integrar o Hospital Regional de Dourados à rede estadual de Telessaúde, ampliamos o alcance da assistência especializada e fortalecemos a regionalização do SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul”.
A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a transformação digital é resultado de um processo mais amplo de reorganização da rede estadual de saúde.
“Estamos construindo uma nova arquitetura da saúde em Mato Grosso do Sul, baseada na regionalização, na integração dos serviços e na incorporação tecnológica. A Saúde Digital é um dos pilares dessa transformação e permite ampliar o acesso, qualificar a assistência e aproximar os serviços especializados da população”.
Hospital amplia participação na estratégia estadual
Além dos teleatendimentos, a estrutura vinculada ao Hospital Regional permitirá ampliar a integração entre os profissionais da rede por meio de ferramentas digitais, sistemas de comunicação e compartilhamento de informações clínicas, contribuindo para a qualificação do cuidado e da tomada de decisões assistenciais.
A superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, reforçou que a Telessaúde já se consolidou como uma importante ferramenta de apoio aos municípios.
“Temos avançado de forma significativa na ampliação dos serviços de teleconsulta, teleconsultoria, teleinterconsulta, telediagnóstico e teleeducação. Hoje, a Telessaúde é uma realidade em Mato Grosso do Sul e tem contribuído para ampliar o acesso, reduzir deslocamentos e apoiar os profissionais de saúde em todas as regiões do Estado”.
Dentro dessa estratégia, o Hospital Regional da Grande Dourados passa a atuar como um importante ponto de apoio para a expansão da assistência especializada na macrorregião.
A diretora-geral do HRD, Andréia Alcântara, ressaltou que a iniciativa amplia a participação da unidade na estratégia estadual de modernização da assistência.
“O Hospital Regional da Grande Dourados está se preparando para contribuir cada vez mais com a ampliação do acesso à atenção especializada. A integração à Rede Estadual de Telessaúde e a futura implementação das Ofertas de Cuidados Integrados representam uma oportunidade de aproximar especialistas dos municípios e fortalecer o atendimento regionalizado”.
Experiências e transformação digital
Durante o workshop, os participantes acompanharam demonstrações práticas dos serviços ofertados pelo Núcleo Telessaúde MS, incluindo teleconsultoria, teleconsulta, teleinterconsulta e telediagnóstico.
A programação também contou com relatos de experiências exitosas envolvendo gestores municipais, profissionais da Atenção Primária à Saúde e usuários do SUS, evidenciando os impactos positivos dessas ferramentas na qualificação da assistência e na ampliação do acesso ao cuidado.
Outro tema abordado foi a transformação digital na saúde, com destaque para a interoperabilidade dos sistemas de informação, o uso estratégico das tecnologias digitais e o fortalecimento da inteligência em saúde como instrumentos para apoiar a tomada de decisão e aumentar a eficiência dos serviços.
André Lima, Comunicação SES
*com informações Comunicação HRD
Fotos: Thales Areias
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura de Três Lagoas recebe prêmio nacional de excelência em gestão pública e servidora apresenta caso de sucesso em evento do Governo Federal
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásChuvas superam média histórica em Campo Grande e Três Lagoas, mas distribuição é irregular em MS
-
Assembléia Legislativa MS7 dias atrásALEMS celebra os 118 anos da imigração japonesa no Brasil na quarta-feira
-
Três Lagoas7 dias atrásVeja como foi a Missa de Santo Antônio, tradição que integra comemorações dos 111 anos de Três Lagoas












