Mato Grosso do Sul
CGE-MS publica regulamento do projeto Estudantes no Controle; inscrições começam dia 15
Estudantes e escolas da Rede Pública de Ensino já podem se organizar para participarem do projeto Estudantes no Controle e praticarem não somente a auditoria cívica, mas também concorrerem aos prêmios.
O DOE (Diário Oficial do Estado) publicou sexta-feira (8) a Resolução Conjunta CGE/SED n. 6 que trata do regulamento do projeto. A parceria entre as duas pastas tem como motivação transformar a realidade das escolas pelo fomento à cidadania ativa de estudantes e professores.

A finalidade do Estudantes no Controle é de promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa, para que os participantes assumam uma postura de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público (levando à reflexão-ação sobre problemas, causas e soluções no contexto escolar) e com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social nas suas comunidades.
Este ano, o projeto vai atender os municípios de Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia, Taquarussu e Terenos.

O prazo de inscrição para as unidades escolares interessadas é de 15 de março a 15 de abril. Somente o diretor(a), diretor(a)-adjunto(a) ou coordenador(a) de cada escola que oferece Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Escolas Indígenas, Quilombolas e do Campo e as Escolas Cívico-Militares poderão efetuar a participação no projeto que, neste ano, ampliou o atendimento para 100 participantes.
As inscrições serão feitas, exclusivamente, pelo site https://www.cge.ms.gov.br/oge/estudantes-no-controle/, onde realizarão o cadastro no campo “inscrições”, através do preenchimento do formulário on-line.
Uma das novidades desta edição é que o Estudantes no Controle terá duas fases: Regional e Estadual. A primeira está dividida para os grupos “Escolas do Interior” e “Escolas da Capital”. Já a fase estadual será formada pelas 15 escolas mais pontuadas de cada grupo.
Outra atualização do projeto é a ampliação do número de participantes por equipe, que passou de 15 para 20. Já tratando das etapas foram definidas da seguinte forma:
- Oficina de Capacitação – 2ª quinzena de Abril;
- Auditoria Cívica – Maio;
- Plano Desafio – final de Junho;
- Audiência Escolar – Julho;
- Tarefa Especial – Agosto;
- Desafio Final – Outubro (Fase Estadual).
No documento publicado, cada etapa está detalhadamente explicada com seus objetivos e regras a serem cumpridas.
Premiação
As premiações do projeto totalizam a quantia de R$ 194 mil sendo recursos próprios da CGE-MS. O valor será dividido entre as escolas, estudantes e professores. Contudo, não deve ser considerado como o elemento principal de motivação para a participação no Projeto.
Para as escolas o prêmio varia de R$ 2 mil, para a 15ª colada, até R$ 13,5 mil para a campeã. Já os professores orientadores receberão o valor de R$ 1.250,00 a R$ 8.250,00.
As 15 escolas vencedoras, ao final da Fase Estadual, receberão um valor em dinheiro, para realizar um evento comemorativo com os estudantes que participaram do projeto. O montante está dividido da seguinte forma:
- 1ª a 5ª colocação, o valor total de R$ 3.500,00;
- 6ª a 10ª colocação, o valor total de R$ 3.000,00;
- 11ª a 15ª colocação, o valor total de R$ 2.500,00.
As publicações sobre o Estudantes no Controle, manuais de atividades, regras e cronogramas, assim como toda comunicação oficial estará disponível no site da Controladoria-Geral do Estado, no ícone “Estudantes no Controle”.
A premiação dos melhores colocados acontecerá em Campo Grande, em local e data a serem definidos. Qualquer dúvida ou omissão do regulamento serão esclarecidas pela coordenação do Projeto.
Karla Tatiane, CGE-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Membros do conselho do FCO aprovam R$ 131 milhões em investimentos para MS
Membros do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) realizaram reunião extraordinária na sexta-feira (19), em formato virtual, com aprovação de 69 cartas consultas que perfazem financiamentos no valor de R$ 131.833.258,22.
Na linha FCO Rural foram aprovadas 61 cartas consultas totalizando R$ 103.246.159,16, sendo distribuídas em 34 cartas consultas para compra de máquinas, nove para correção de solo, sete para aquisição de bovinos, quatro para reforma de pastagens, dois para retenção de matrizes e um para os setores de suinocultura, avicultura, energia fotovoltaica, armazenagem e benfeitorias rurais.
Já na linha FCO Empresarial foram aprovadas oito cartas consultas, sendo seis para o setor de comércio e serviços, enquanto os investimentos no turismo regional e em ciência e tecnologia tiveram uma carta consulta aprovada, cada.
No ano já foram aprovadas 525 cartas consultas nas duas linhas de financiamento, atingindo a cifra de R$ 1.000.641.013,12. Mato Grosso do Sul tem disponível para contratar, nesse ano. R$ 3.028.102.274,00, valor dividido ao meio entre as duas linhas de financiamento (Rural e Empresarial).
O CEIF/FCO é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e composto por representantes de órgãos públicos e entidades de classe produtora e trabalhadora, que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da aplicação dos recursos tributários definidos em programas de financiamento aos setores produtivos.
João Prestes, Comunicação Semadesc
Foto: Ana Christina, Semadesc
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Com Corredor Bioceânico em conclusão, turismo e comércio vivem expectativa de crescimento e transformação em MS
Com impacto direito previsto nas áreas do comércio e turismo, o Corredor Bioceânico de Capricórnio tem a expectativa de transformar a relação entre o Brasil e os demais países – Paraguai, Argentina e Chile – por onde o traçado vai passar, além de influenciar as relações comerciais com a Ásia.
A obra da ponte sobre o Rio Paraguai – que liga as cidades de Porto Murtinho a Carmelo Peralta – está 90% executada, e mesmo antes da conexão terrestre ligar Brasil e Paraguai, moradores e turistas já vivem a perspectiva do corredor
O corredor rodoviário conhecido como “Rota Bioceânica” vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Com 3,9 mil quilômetros, ao longo de quatro países, o novo traçado vai contribuir diretamente para a redução do tempo de transporte de mercadorias entre América do Sul com a Ásia.
Mas de forma direta e imediata, o turismo já é o setor mais impactado, mesmo antes da conclusão da obra do acesso terrestre entre Brasil e Paraguai. A previsão do Governo do Estado é de que no primeiro ano de funcionamento do corredor rodoviário o crescimento turístico chegue a 30% e 70% a partir do segundo ano.
“Isso considerando apenas o fluxo rodoviário no turismo, mas o crescimento pode ser maior se houver abertura de voos, por exemplo. E com a mobilização dos municípios o impacto na área turística é o primeiro observado”, explicou a assessora especial de integração do Corredor Bioceânico na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Danniele Paiva.

O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, explica que a previsão é de continuidade do crescimento do turismo a médio prazo, após a finalização da obra.
“Sempre que se abrem novos acessos, que é o básico para a conexão entre cidades e destinos, o turismo é impactado. Um ponto muito importante após a ponte ser concluída é a questão das alfândegas, porque vai ser uma rota que o turismo rodoviário vai acontecer muito. Eu entendo que tem chances de desenvolver a área ao longo dos anos”.
A turismóloga Annice Dias criou a primeira agência de turismo de Porto Murtinho e já atua com visitas e atrações no Brasil e outros países que fazem parte da Rota Bioceânica.
“O fluxo de visitantes já tem aumentado. Eu recebo solicitações do Paraguai para o Brasil, de Loma Plata e Filadélfia (colônias alemãs do chaco paraguaio) e Vallemí. Os paraguaios gostam de vir, principalmente, para Bonito. E agora estão descobrindo outros destinos como Jardim, Bodoquena e até Campo Grande”, disse Annice.
Ela já guiou grupos para verem de perto até mesmo a obra da ponte, por terra firme e com vista privilegiada pelo Rio Paraguai. Além disso, em Porto Murtinho novas atividades também surgem, como cicloturismo, eventos de pesca feminino e para casais, contemplação no Rio Paraguai.
“Aproveitamos a estrutura da pesca, com passeio de barco até a ponte da Rota Bioceânica. E no cicloturismo atravessamos o rio de balsa, indo até a obra por Carmelo Peralta, com café da manhã regional numa pousada do município vizinho”, explicou a empresária.
Comércio e negócios
Nas relações comerciais o principal ponto é justamente a redução, em duas semanas, do trajeto para a Ásia. “Quando as questões alfandegárias estiverem concluídas e o corredor estiver funcionando, levar a trazer mercadores vai ser mais célere. É visível o interesse de empresas em se fixar na nossa região, pois vamos atender questões logísticas de maneira global”, explicou Danniele Paiva.
O empresário Luiz Carlos Malacarne, que atua no ramo de distribuição de combustíveis está otimista. Há dois anos ele realiza adequações físicas no prédio da empresa, que fica em Jardim, e gora está preparado para aumentar em 30% o atendimento aos clientes, caso exista a demanda após a finalização da obra rodoviária.

“A rota é uma oportunidade muito grande para nós da região. Temos projetos para serem implantados e estamos nos preparando com investimento em sistema, treinamento, infraestrutura. Estamos acreditando nesta demanda, mesmo com o desaquecimento da agricultura. Aguardo passar o período mais delicado, e vamos adquirir mais caminhões para transportar a mercadoria até os nossos clientes”, disse Malacarne.
O Corredor Bioceânico terá infraestrutura rodoviária ligando o Porto de Santos aos portos de Iquique e Antofagasta – além de outros sistemas portuários públicos e privados na costa do Pacífico, em Mejillones e Tocopilla.
“Tudo isso gera oportunidades para harmonização regulatória e implementação de medidas de facilitação do comércio. Além de impulsionar o desenvolvimento produtivo e a inclusão econômica de áreas isoladas”, disse o secretário da Semadesc, Artur Falcette.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura de Três Lagoas recebe prêmio nacional de excelência em gestão pública e servidora apresenta caso de sucesso em evento do Governo Federal
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásChuvas superam média histórica em Campo Grande e Três Lagoas, mas distribuição é irregular em MS
-
Três Lagoas7 dias atrásPROCON-TL divulga pesquisa de preços para Festa Junina 2026
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura convoca aprovados em Edital 001/2026 para início do processo de contratação






