Câmara Municipal de Três Lagoas
Alê Montalvão assume vaga na Câmara de Três Lagoas após Breno Cesar perder o mandato
Na sessão da Câmara Municipal de Três Lagoas desta terça-feira (15), o policial civil Alessandro Montalvão, conhecido como Alê Montalvão (PDT), tomou posse como vereador, substituindo Breno Cesar (PSB), cujo mandato foi extinto por decisão judicial.
Breno, que foi eleito em 2020, perdeu o mandato após ser condenado a um ano e oito meses por falsidade ideológica. A sentença transitou em julgada recentemente, resultando na perda de seus direitos políticos e na impossibilidade de disputar as eleições de 2024.
A denúncia de Breno tem suas raízes em um processo iniciado em 2012, quando ele ocupou simultaneamente os cargos de assessor parlamentar e professor municipal. De acordo com a decisão, Breno inseriu informações falsas em documentos públicos, omitindo a incompatibilidade de horários entre os cargos que exercia. A defesa do ex-vereador argumentou que não houve dolo, mas a Justiça entendeu o contrário, levando a sua condenação.
Em seu discurso de despedida, Breno afirmou não considerar suas ações um crime, justificando que pagou outro professor para substituí-lo na sala de aula. A Mesa Diretora da Câmara acatou a decisão judicial e declarou o mandato extinto, abrindo espaço para o primeiro suplente Alê Montalvão.
Montalvão, que é advogado e policial civil, assume a vaga a poucos meses do encerramento do atual mandato, com a responsabilidade de concluir o ciclo legislativo. Ele disse que nesse pouco tempo de mandato pretende cumprir a função do vereador, que é legislar e fiscalizar.
Por RCN67
Câmara Municipal de Três Lagoas
Orçamento Municipal de Três Lagoas para 2025 é aprovado em segundo turno
A Lei Orçamentária Anual (LOA), que “estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2025 e dá outras providências” foi aprovada em segundo turno de votação, na manhã desta terça-feira (3).
O projeto estima um orçamento recorde para o próximo ano, prevendo arrecadação e despesas de R$ 1,4 bilhão.
A LOA foi aprovada com duas emendas modificativas e uma supressiva.
A análise da LOA tem que ser exclusiva e ocorre em duas sessões.
Em mensagem ao Legislativo, documento que acompanha o PL, o prefeito Ângelo Guerreiro informou dados sobre a arrecadação e gastos realizados até agosto deste ano e avaliou que o município deverá “encerrar o exercício com superávit financeiro”.
“O resultado dessa boa situação econômica e financeira se traduz em uma administração eficiente que vem conseguindo ampliar a oferta de serviços públicos, principalmente de saúde e educação, melhorando a qualidade de vida da população”, afirma o documento.
Outra consideração feita na mensagem é que a prefeitura elaborou a lei orçamentária contemplando “as dotações necessárias para cumprir os limites constitucionais de no mínimo 25% para educação e mínimo de 15% para a saúde, bem como respeitamos os limites para despesa com pessoal, inferior a 51,3% da despesa com pessoal”.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara Municipal de Três Lagoas recebe medalha de prata por avanço em transparência pública
A Câmara Municipal de Três Lagoas (CMTLS) foi certificada com medalha de prata, pelo Radar Nacional de Transparência Pública, após avaliação do seu site e Portal da Transparência. O legislativo municipal foi avaliado pela terceira vez consecutiva e já adquiriu um importante conceito na avaliação feita pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), em parceria com a Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON).
No total, a avaliação criteriosa incluiu mais de sete mil órgãos no Brasil e 164 no Mato Grosso do Sul, entre municipais, estaduais e federais. Em 2023, a Câmara teve um índice de avaliação de 59,21%. Neste ano houve um importante avanço, chegando a 81,69%, subindo no ranking referente a transparência na divulgação de informações institucionais.
Na esfera Legislativo Estadual, a Câmara Municipal de Três Lagoas ficou com o quarto melhor índice de transparência, entre as Câmaras do estado e a Assembleia Legislativa.
Investimentos contínuos na modernização de processos, tecnologia e capacitação do corpo técnico tem contribuído para uma certificação cada vez melhor da CMTLS.
“Trata-se de uma importante certificação, que reconhece todo empenho de servidores e da Mesa Diretora, na disponibilização e divulgação de informações acessíveis e claras aos munícipes”, destaca o presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia.
O Programa Nacional de Transparência Pública é promovido pelos Tribunais de Contas em conjunto com a Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon). O levantamento avalia rigorosamente o nível de transparência ativa em portais institucionais de poderes executivos, legislativos e judiciários da União, de estados e municípios, além de órgãos como Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.
No caso, a transparência ativa indica à disponibilização espontânea de informações pelo Estado, sem a necessidade de solicitação e se materializa por meio do Portal da Transparência. Já a transparência passiva, se refere aos pedidos de acesso à informação.
Com informações Câmara Municipal de Três Lagoas
-
Água Clara5 dias atrás
Moradores de Água Clara agradecem a chegada do asfalto no Centro Velho
-
Água Clara5 dias atrás
Em Água Clara| Prefeitura entrega novos uniformes ao Projeto Esportivo Novo Tempo
-
Arapuá3 dias atrás
Em Arapuá| Polícia Militar recupera moto furtada e prende suspeito
-
Policial4 dias atrás
PMMS apreende mais de 8 toneladas de maconha em Ponta Porã