Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia
Durante a 36ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (29), os vereadores de Três Lagoas analisaram os quatro projetos de lei da pauta durante a Ordem do Dia, aprovando três e encaminhando um para comissão permanente emitir parecer.
O Projeto de Lei nº30, de 05 de abril de 2024, que “dispõe sobre o atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia nos locais que especifica”, de autoria do vereador Britão do Povão, foi aprovado. Se sancionado pelo poder executivo, pessoas acometidas pela referida doença, devidamente identificadas com carteirinha a ser emitida pelo Poder Executivo, terão prioridade de atendimento em órgãos públicos, empresas públicas e privadas, bancos e demais instituições comerciais que recebam pagamento.
Os outros dois projetos aprovados foram:
> Projeto de lei nº90, de 22 de outubro de 2024: “dispõe sobre a distribuição de honorários advocatícios sucumbenciais entre os procuradores jurídicos efetivos da Câmara Municipal de Três Lagoas-MS decorrentes de atuação em processos no exercício da função” (autoria: Mesa Diretora).
> Projeto de lei nº91, de 29 de outubro de 2024: “altera dispositivos da Lei municipal nº2.808, de 18 de março de 2014, e da forma que especifica” (autoria: Executivo).
Com este segundo projeto aprovado (PL nº91), aumenta-se a margem de empréstimo consignado permitido por servidor púbico aposentado. Segue em tramitação e deve retornar para votação nas próximas semanas: Projeto de Lei nº89, de 22 de outubro de 2024, que “autoriza o Poder Executivo a afetar a área que identifica e dá outras providências” (autoria: Executivo).
Indicações
Sirlene indicou limpeza de bueiro e pintura de sarjeta. Evalda Reis indicou Refis 2024 e sinalizações de trânsito. Doutor Paulo Veron indicou transporte pelo SUS, brigada florestal e sinalização de ciclovia. Silverado indicou iluminação e ponto de ônibus.
Sargento Rodrigues indicou mudança de nome de viela e mão única. Sayuri Baez indicou limpeza de terreno e manutenção de asfalto. Marcus Bazé indicou faixa de pedestre, patrolamento e encascalhamento. Doutor Cassiano Maia indicou melhorias em infraestrutura.
Confira as indicações e requerimentos, notícias do seu vereador acessando a PÁGINA DE VEREADORES: linktr.ee/camara.treslagoas
Câmara Municipal de Três Lagoas
Orçamento Municipal de Três Lagoas para 2025 é aprovado em segundo turno
A Lei Orçamentária Anual (LOA), que “estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2025 e dá outras providências” foi aprovada em segundo turno de votação, na manhã desta terça-feira (3).
O projeto estima um orçamento recorde para o próximo ano, prevendo arrecadação e despesas de R$ 1,4 bilhão.
A LOA foi aprovada com duas emendas modificativas e uma supressiva.
A análise da LOA tem que ser exclusiva e ocorre em duas sessões.
Em mensagem ao Legislativo, documento que acompanha o PL, o prefeito Ângelo Guerreiro informou dados sobre a arrecadação e gastos realizados até agosto deste ano e avaliou que o município deverá “encerrar o exercício com superávit financeiro”.
“O resultado dessa boa situação econômica e financeira se traduz em uma administração eficiente que vem conseguindo ampliar a oferta de serviços públicos, principalmente de saúde e educação, melhorando a qualidade de vida da população”, afirma o documento.
Outra consideração feita na mensagem é que a prefeitura elaborou a lei orçamentária contemplando “as dotações necessárias para cumprir os limites constitucionais de no mínimo 25% para educação e mínimo de 15% para a saúde, bem como respeitamos os limites para despesa com pessoal, inferior a 51,3% da despesa com pessoal”.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara Municipal de Três Lagoas recebe medalha de prata por avanço em transparência pública
A Câmara Municipal de Três Lagoas (CMTLS) foi certificada com medalha de prata, pelo Radar Nacional de Transparência Pública, após avaliação do seu site e Portal da Transparência. O legislativo municipal foi avaliado pela terceira vez consecutiva e já adquiriu um importante conceito na avaliação feita pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), em parceria com a Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON).
No total, a avaliação criteriosa incluiu mais de sete mil órgãos no Brasil e 164 no Mato Grosso do Sul, entre municipais, estaduais e federais. Em 2023, a Câmara teve um índice de avaliação de 59,21%. Neste ano houve um importante avanço, chegando a 81,69%, subindo no ranking referente a transparência na divulgação de informações institucionais.
Na esfera Legislativo Estadual, a Câmara Municipal de Três Lagoas ficou com o quarto melhor índice de transparência, entre as Câmaras do estado e a Assembleia Legislativa.
Investimentos contínuos na modernização de processos, tecnologia e capacitação do corpo técnico tem contribuído para uma certificação cada vez melhor da CMTLS.
“Trata-se de uma importante certificação, que reconhece todo empenho de servidores e da Mesa Diretora, na disponibilização e divulgação de informações acessíveis e claras aos munícipes”, destaca o presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia.
O Programa Nacional de Transparência Pública é promovido pelos Tribunais de Contas em conjunto com a Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon). O levantamento avalia rigorosamente o nível de transparência ativa em portais institucionais de poderes executivos, legislativos e judiciários da União, de estados e municípios, além de órgãos como Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.
No caso, a transparência ativa indica à disponibilização espontânea de informações pelo Estado, sem a necessidade de solicitação e se materializa por meio do Portal da Transparência. Já a transparência passiva, se refere aos pedidos de acesso à informação.
Com informações Câmara Municipal de Três Lagoas
-
Água Clara5 dias atrás
Moradores de Água Clara agradecem a chegada do asfalto no Centro Velho
-
Água Clara5 dias atrás
Em Água Clara| Prefeitura entrega novos uniformes ao Projeto Esportivo Novo Tempo
-
Arapuá3 dias atrás
Em Arapuá| Polícia Militar recupera moto furtada e prende suspeito
-
Policial4 dias atrás
PMMS apreende mais de 8 toneladas de maconha em Ponta Porã