Mato Grosso do Sul
Gestoras fortalecidas, mulheres mais protegidas: curso amplia políticas públicas nos municípios de MS
O curso “Protege MS: Fortalecimento dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres” encerrou sua primeira turma consolidando o objetivo central de fortalecer quem está na linha de frente das políticas públicas para que o atendimento às mulheres sul-mato-grossenses seja cada vez mais qualificado, humanizado e efetivo nos municípios.
Ao longo da formação, gestoras e equipes de diferentes regiões do Estado aprofundaram conhecimentos sobre enfrentamento à violência, elaboração de projetos, articulação institucional e fortalecimento das redes de atendimento. O impacto, segundo as participantes, deve refletir diretamente na vida das mulheres atendidas nos territórios.

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa destacou que o fortalecimento das gestoras municipais sempre foi uma prioridade da atual gestão justamente pela importância que essas profissionais têm na ponta do atendimento.
“Vocês são ponto de referência para essas mulheres. São responsáveis pelo atendimento, pela articulação e pelo fortalecimento das políticas públicas em cada município. O que esperamos é colher os frutos dessa formação em cada território, com políticas mais fortalecidas e mulheres mais protegidas”, afirmou.
Facilitadora da formação, a ex-ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, explicou que o curso foi pensado para criar uma base comum de conhecimento entre gestoras com diferentes experiências e realidades.
“A formação buscou colocar todas na mesma página em relação aos conceitos, à gestão e às estratégias de atuação. Trabalhamos desde violência de gênero até elaboração de projetos e planejamento. Isso fortalece a atuação delas nos municípios”, pontuou.

Cida Gonçalves enfatizou também que uma das metas da formação é fazer com que as gestoras tenham mais autonomia para estruturar ações e buscar recursos capazes de transformar a realidade local.
“Quando você tem projeto, planejamento e metas definidas, consegue construir parcerias, acessar recursos e fortalecer os serviços oferecidos às mulheres. Isso impacta diretamente no atendimento e na proteção dessas mulheres”, destacou.
A percepção de que a formação terá reflexos concretos nos municípios é pontuada nas falas das próprias participantes. Secretária de Governo e responsável pela Coordenadoria da Mulher em Caracol, Maria Odete Leite dos Santos afirmou que o curso ampliou seu olhar sobre as necessidades das mulheres atendidas no município.
“Hoje vejo a necessidade de termos um espaço específico para atendimento dessas mulheres e também ações voltadas à autonomia financeira delas. Muitas permanecem em relações violentas porque dependem financeiramente do agressor”, afirmou.
Para ela, pensar políticas públicas também é criar caminhos para independência e proteção. “Precisamos investir em qualificação profissional, cursos e inserção no mercado de trabalho. A independência financeira faz diferença na vida dessas mulheres”, disse.

Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres em Ivinhema, Maria de Fátima Moura destacou que a formação trouxe mais segurança para atuação das gestoras.
“O curso esclareceu muitas dúvidas sobre o papel da coordenadoria da mulher e fortaleceu nosso conhecimento. Isso nos ajuda a trabalhar com mais segurança e também a buscar melhorias para o município”, afirmou.
Ela também ressaltou a importância da troca entre os municípios durante a capacitação. “A gente aprende, compartilha experiências e entende como outras cidades enfrentam seus desafios. Isso fortalece o trabalho de todas nós”, completou.
Integrante da assessoria de gabinete da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Capital, Carla Viviane afirmou que a formação também permitiu compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelas gestoras do interior do Estado.
“Foi uma virada de chave perceber as dificuldades estruturais dos municípios. Às vezes conhecemos os números da violência, mas não enxergamos os desafios enfrentados por quem está na ponta”, avaliou.
Ela destacou ainda a importância da parte prática da formação, especialmente no planejamento de ações e elaboração de projetos. “Aprendemos que é preciso apresentar dados, planejamento e argumentos para fortalecer as demandas. Isso aumenta as chances de transformar necessidades reais em políticas públicas concretas”, afirmou.
O curso “Protege MS: Fortalecimento dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres” integra as ações permanentes do programa Protege Mulher MS e seguirá com outras quatro turmas voltadas ao fortalecimento das gestoras municipais e da rede de proteção às mulheres em Mato Grosso do Sul.

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fotos de capa: Matheus Carvalho/SEC
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Mutirão Agraer: iniciativa leva cidadania, desenvolvimento e serviços às famílias rurais de Itaquiraí
Começa nesta quinta-feira (21) e vai até sexta (22) o ‘Mutirão Agraer juntos Pelo Campo’, realizado no Assentamento Santo Antônio, em Itaquiraí. A ação é coordenada pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado ao Governo de Mato Grosso do Sul através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e acontecerá na Escola Caburaí, entre 8h e 16h.
A força-tarefa reúne instituições parceiras para levar cidadania, desenvolvimento rural e atendimento direto às famílias da agricultura familiar da região. A iniciativa surgiu a partir de ações já desenvolvidas pela Agraer nos municípios e, agora, ganha uma estrutura ampliada e integrada, fortalecendo o compromisso do Governo do Estado em aproximar as políticas públicas de quem vive e produz no campo.
Voltado especialmente às comunidades rurais e assentamentos mais distantes da área urbana, o mutirão busca facilitar o acesso da população aos serviços essenciais, promovendo acolhimento, inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento das famílias assentadas.
Durante os dois dias, os moradores terão acesso à emissão de RG para maiores de 15 anos, atualização e regularização de CPF, atendimentos previdenciários, CadÚnico, Bolsa Família, Carteira do Idoso e serviços da Junta Militar.
Na área da saúde, serão oferecidos vacinação, testes rápidos, atendimento médico especializado em psiquiatria, preventivo, avaliação de saúde bucal, orientações sobre prevenção ao câncer e ações voltadas à saúde da mulher, garantindo mais cuidado e qualidade de vida para as famílias do campo.
A Agraer terá papel central na mobilização das entidades parceiras e na oferta de serviços voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, da produção rural e da geração de renda no campo. Haverá emissão e atualização do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), além da elaboração de projetos de crédito rural para programas como Pronaf, Pronamp e FCO, fundamentais para ampliar a produção, incentivar investimentos e fortalecer a permanência das famílias no meio rural.
Outro destaque importante será a atuação conjunta com o Banco do Brasil, que realizará consultas prévias e orientações sobre crédito rural, incluindo a carta-consulta, etapa essencial para análise e encaminhamento de financiamentos agrícolas. A proposta é aproximar os serviços bancários das comunidades rurais, levando orientação técnica, inclusão produtiva e mais oportunidades aos pequenos produtores.
As equipes técnicas também prestarão orientações sobre microcrédito orientado, programas de comercialização como PNAE e PAA, apicultura, Proape e capacitações ligadas à produção rural, incentivando o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.
Além disso, o mutirão reunirá instituições parceiras com serviços ligados à regularização ambiental, cooperativismo, empreendedorismo, sanidade animal e vegetal, assistência social, capacitação profissional e apoio à produção rural, promovendo integração entre as políticas públicas e desenvolvimento para o campo.
Com a integração de diversos órgãos públicos e entidades parceiras, a expectativa é atender centenas de famílias da região, garantindo estrutura adequada, acolhimento e acesso mais rápido aos serviços públicos e programas voltados à agricultura familiar.
O Mutirão Agraer, Juntos Pelo Campo nasce com o propósito de fazer o Governo chegar onde o povo está, levando cidadania, desenvolvimento e oportunidades diretamente às comunidades rurais e fortalecendo quem produz, gera renda e movimenta o campo sul-mato-grossense.
É assim que a Agraer se faz presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul e segue ao lado de quem faz o campo acontecer. A instituição mantém o compromisso de fortalecer práticas sustentáveis, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada propriedade avance com equilíbrio e rentabilidade. Produtores que desejam iniciar e aprimorar alguma atividade, ou agregar valor à produção, podem procurar um de nossos escritórios e conversar com nossos extensionistas.
Ricardo Campos Jr, Comunicação Agraer
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS, PR e Paraguai discutem protocolo conjunto de dados e calendário vacinal único para fronteiras
Encontro em Assunção reuniu autoridades sanitárias dos dois países para fortalecer vigilância epidemiológica e resposta a emergências em saúde pública
Mato Grosso do Sul participou em Assunção, no Paraguai, de reunião binacional que discutiu medidas para ampliar a integração das ações de saúde nas regiões de fronteira entre Brasil e Paraguai. Entre os principais temas debatidos neste mês estiveram a criação de protocolos conjuntos para compartilhamento de dados epidemiológicos, interoperabilidade entre sistemas de informação e a construção de um calendário vacinal unificado para municípios fronteiriços.
A reunião “Acciones conjuntas Paraguay – Brasil”, promovida pelo Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, reuniu representantes dos ministérios da Saúde dos dois países, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), além da secretaria estadual de Saúde do Paraná.
Representando a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a secretária-adjunta Crhistinne Maymone participou das discussões voltadas ao fortalecimento da vigilância em saúde em áreas de intensa circulação de pessoas, mercadorias e veículos entre os dois países.
Saúde na Fronteira
A agenda integra o projeto “Monitoramento para Vigilância em Saúde na Fronteira Brasil–Paraguai”, iniciativa construída conjuntamente para ampliar a capacidade de resposta a emergências sanitárias e fortalecer o monitoramento epidemiológico nas regiões fronteiriças.
Entre as propostas discutidas está a criação de mecanismos conjuntos de monitoramento em saúde nas regiões de fronteira, com compartilhamento estratégico de informações epidemiológicas e uso de ferramentas tecnológicas para fortalecer a identificação ágil de riscos e a resposta coordenada a possíveis emergências sanitárias.
Também foram discutidas ações conjuntas de capacitação de profissionais, protocolos de comunicação e notificação de doenças e fortalecimento da infraestrutura sanitária nos municípios de fronteira.
Monitoramento constante
Durante o encontro, autoridades paraguaias apresentaram painéis de monitoramento vacinal e ferramentas de visualização de dados utilizadas no acompanhamento das coberturas vacinais, especialmente relacionadas ao sarampo — tema que vem mobilizando esforços conjuntos dos dois países diante do cenário epidemiológico internacional.
Segundo Crhistinne Maymone, a cooperação entre os países é fundamental para garantir respostas mais rápidas e eficientes diante dos desafios sanitários nas regiões de fronteira.
“Os desafios sanitários nas áreas de fronteira exigem atuação coordenada e permanente entre os países. Esse alinhamento fortalece a vigilância em saúde, amplia a capacidade de prevenção e garante respostas mais rápidas diante de riscos epidemiológicos que não respeitam limites territoriais”, destacou.
A secretária-adjunta também ressaltou a importância da integração dos sistemas de informação e da harmonização das estratégias de imunização. “Quando compartilhamos dados, experiências e estratégias, conseguimos construir ações mais eficientes e proteger melhor a população que vive nesses territórios de intensa circulação entre Brasil e Paraguai”, afirmou.
A cooperação técnica entre Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai vem sendo fortalecida nos últimos anos, com apoio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Conass e conselhos municipais de saúde.
Entre os avanços já alcançados estão o mapeamento de estabelecimentos de saúde em áreas de fronteira, a articulação para uma cooperação bilateral no âmbito do Mercosul e a realização conjunta da Semana de Vacinação nas Américas e do Dia D de vacinação entre Brasil e Paraguai neste ano.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Sesa e Divulgação
Fonte: Governo MS
-
Suzano6 dias atrásSuzano abre inscrições para programas de estágio com 52 vagas em Mato Grosso do Sul
-
Policial7 dias atrásOperação conjunta do Batalhão de Polícia Militar Rural recupera 64 cabeças de gado em Dois irmãos do Buriti
-
Educação6 dias atrásUniCesumar abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2026 de Medicina
-
PRF7 dias atrásPRF apreende 8,3 toneladas de maconha em Naviraí (MS)

