Mato Grosso do Sul
Agems fortalece cultura de proteção de dados e avança na segurança da informação
Comprometida com a conformidade à LGPD, Agência busca soluções práticas, qualifica servidores e aprimora ferramentas institucionais
A Agência Estadual de Regulação (Agems) encerra o primeiro semestre de 2025 com importantes avanços no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e na consolidação de medidas de segurança da informação. O fortalecimento do trabalho de análise de riscos gerou a adoção de medidas corretivas e atualização de processos internos.
Entre as ações já executadas ou em andamento estão a adoção de ferramentas corporativas disponibilizadas pelo Estado, como o Mattermost, definido como canal oficial de comunicação institucional. Também consta no planejamento a elaboração de novas plataformas de comunicação e compartilhamento de dados nas atividades técnicas.
Os resultados se destacaram em reunião de balanço e avaliação realizada pelo Direção da Agência com os encarregados de dados, Analupe Urbieta Arthur Poleto, e a procuradora Priscilla de Siqueira.
“A proteção dos dados pessoais e a modernização da gestão da informação são prioridades para nós. Mais que uma obrigação legal é um compromisso nosso com a segurança dos dados pessoais do cidadão quando passam pelas nossas mãos”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis. “Temos uma equipe comprometida com esse cuidado, que é essencial para a credibilidade e eficiência da Agência”.
100% de comprometimento
Com o monitoramento contínuo da aplicação da LGPD, foi concluída mais uma etapa importante: 100% dos servidores assinaram a Política de Segurança da Informação do Estado de Mato Grosso do Sul. Essa adesão reforça o compromisso coletivo com a proteção dos ativos do Estado, e o reconhecimento da importância de cada servidor saber como tratar, com responsabilidade e segurança, as informações públicas.
Partindo para ações práticas, começaram a ser revisadas e implementadas medidas previstas na PSI.
Soluções e tecnologia
A partir do Inventário de Dados Pessoais, outra importante etapa já entregue pela Agems, algumas soluções em tecnologia foram buscadas em conjunto com a Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETDIG), explica a encarregada titular, Analupe.
Começando pela Câmara Técnica de Fiscalização de transporte de passageiros, foi adotada como principal ferramenta de comunicação o Mattermost, um sistema governamental específico para o serviço público estadual. Até o fim de julho, será o comunicador utilizado por todo o quadro da Agência.
Outro novo instrumento de tráfego de dados do transporte passa a ser o formulário Pesquisa MS, em substituição a antigos formulários gratuitos, o que dará mais segurança na coleta e tratamento durante as operações e na gestão das informações.
Revisão de processos
“Avançamos também na revisão de armazenamento de banco de dados, ajustando para um sistema de rede próprio da Agência”, detalha a encarregada. “Estamos implementando um padrão que prevê a revisão e atualização periódica dos controles de acesso aos sistemas, garantindo que cada informação seja acessada apenas pelo servidor que tem necessidade dessas informações. A medida, além de otimizar o trabalho da equipe, reforça a segurança e assegura maior integridade no tratamento dos dados pessoais”.
Como medida de apoio aos servidores e em conformidade com a LGPD, foi criada uma pasta institucional na rede interna, com acesso facilitado a materiais explicativos, normativos do Estado e orientações sobre a proteção de dados pessoais. A iniciativa oferece um canal prático para consulta e esclarecimento de dúvidas, promovendo boas práticas e fortalecendo a cultura de privacidade e segurança da informação.
Comunicação Agems
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Com atuação de frente fria, Defesa Civil alerta população para queda de temperatura em MS
Com previsão de mudança nas condições atmosféricas em Mato Grosso do Sul, a Defesa Civil do Estado alerta a população para a queda brusca de temperatura a partir das 23h desta segunda-feira (22).
Dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) aponta que o avanço de uma intensa frente fria que deve aumentar a ocorrência de chuvas em grande parte do Estado, com possibilidade de tempestades.
Além da frente fria, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica – com instabilidade, chuvas e temporais – entre o Paraguai e a Bolívia, contribui para intensificar a formação de instabilidades sobre o estado.
O Cemtec informou ainda que nos próximos dias, com o avanço da massa de ar frio, poderá ocorrer o fenômeno das mínimas invertidas, caracterizado pelo registro das menores temperaturas durante a tarde ou noite, e não ao amanhecer, como normalmente ocorre.
Na quarta-feira (24), devido à atuação da massa de ar frio associada à frente fria, ainda há previsão de chuvas e tempestades, especialmente nas regiões centro, norte, pantaneira e nordeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Estado, o tempo tende a ficar mais firme, com sol e variação de nebulosidade.
Já na quinta-feira (25), a possibilidade de chuva fica restrita às regiões norte e nordeste do Estado, enquanto o tempo permanece estável nas demais localidades.
Nestes dias, haverá acentuada queda nas temperaturas em todo o Estado, com previsão de mínimas entre 0°C e 2°C, especialmente na região sul, além de valores baixos nas demais regiões. Há potencial para ocorrência de geadas em algumas localidades. Este sistema deverá provocar a onda de frio mais intensa de 2026 até o momento em Mato Grosso do Sul, com potencial para registrar as menores temperaturas do ano.
Também existe a possibilidade de rajas de vento acima de 60 km/h. Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas ficam entre 6°C e 12°C e as máximas entre 13°C e 27°C. Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste as mínimas previstas são entre 9°C e 17°C e máximas entre 15°C e 33°C.
E nas regiões Bolsão, Norte e Leste as mínimas são entre 9° e 19°C e máximas entre 15°C e 31°C. Em Campo Grande as mínimas são entre 9°C e 17°C e máximas entre 16°C e 26°C.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende, Secom/MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Destaque nacional: Estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento
Com destaque e referência nacional, Mato Grosso do Sul planeja universalizar o saneamento básico no Estado até o final de 2027, sendo o primeiro estado do Brasil a ganhar esta condição. São benefícios diretos à população na saúde, economia, turismo e até valorização imobiliário. Este impacto econômico e social ao cidadão foi mensurado no estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, apresentado nesta segunda-feira (22), no auditório da Governadoria.
Durante a apresentação dos dados foi mostrado que Mato Grosso do Sul teve ganhos acumulados entre 2005 e 2024 de quase R$ 20 bilhões com a expansão do saneamento com economia de gastos em diferentes setores, devido o aumento na cobertura (água e esgoto). A previsão é que de 2025 até 2031 este patamar chegará as cifras de R$ 26 bilhões (bruto).
O estudo ainda avalia que os benefícios econômicos ao cidadão cheguem de 2025 a 2040 a R$ 40,845 bilhões (bruto). A conclusão é que a cada R$ 1,00 real investido em saneamento no Estado pode gerar R$ 5,90 em ganhos sociais, superando a média nacional que é de retorno R$ 4,10.

“Hoje é o dia de celebrar e agradecer a todos os envolvidos, o esforço de cada um envolvido neste processo. Podemos ter orgulho em dizer que Mato Grosso do Sul vai o primeiro estado do brasil a ter o saneamento básico universalizado. Nosso prazo é 2028, mas eu já cito final de 2027 para conquistarmos esta meta. Mudança real na vida das pessoas, no bem-estar e na dignidade do cidadão”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Ele mencionou que esta mudança de patamar teve início em 2015, quando iniciou as discussões para realização de uma PPP (Parceria Público-Privada) do Esgoto Sanitário, sendo concretizada em 2021. Decisão tomada antes da elaboração do Marco Legal do Saneamento.
“Antes o Estado tinha 35% de cobertura de esgoto e hoje chegamos à faixa de 80%. Transformação sentida na vida das pessoas. Hoje podemos dizer que temos água de qualidade disponível, saneamento básico, com um esforço concentrado, desafios sendo realizados, para chegarmos nestes resultados positivos”, descreveu o governador.
Riedel destaca que este estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil apenas materializa os resultados que a população já está sentindo na prática no Estado. “O que a gente ouve, pensa e agora conhece em números nos ajuda a comparar nossa situação e entender onde nós estamos. Foi uma decisão do Estado de entregar algo que era essencial à sociedade”, completou.

Planejamento e resultado
Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, é um orgulho enorme participar deste sucesso, que segundo ele, não aconteceu por acaso. “Teve uma visão estratégica que nos permitiu chegar até aqui. Somente nesta gestão estadual nós saímos de 60% (cobertura) e agora estamos em 77%, são quase 110 mil ligações de esgoto nestes três anos e meio. O caminho já está nos trilhos para atingirmos a universalização cinco anos antes do Marco Legal”.
Mato Grosso do Sul ampliou em quase cinco pontos percentuais o atendimento por rede de esgoto em menos de um ano e se firma como destaque nacional na corrida pela universalização do saneamento básico. Dados mostram que a cobertura de esgoto nos municípios atendidos pela companhia saltou de 72,34% em agosto de 2025 para 77,04% em maio de 2026, um avanço de 4,7 pontos percentuais em apenas nove meses.

Estes grandes investimentos foram frutos da PPP entre Sanesul e a empresa Ambiental MS Pantanal. Os resultados já aparecem em diversas cidades sul-mato-grossenses. Pelo menos 30 municípios atendidos pela Sanesul registram cobertura superior a 90%. Em alguns casos, os índices já se aproximam da universalização. Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Três Lagoas, Alcinópolis, Caracol, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Inocência e Paranaíba alcançaram 99% de cobertura.
“Vemos no Estado um modelo que busca a universalização do saneamento com várias mãos. Todos trabalhando em conjunto para que busquemos este grande desafio não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo país. Não indo atrás dos números, mas também da qualidade de vida da população, levando mais dignidade para as pessoas. Trabalho feito com planejamento, organização, investimento e uma parceria muito bem estruturada”, afirmou Gabriel Buim, diretor-presidente da MS Pantanal.
Para 2026, o plano de investimentos contempla obras em 39 municípios, com a implantação de mais de 480 quilômetros de novas redes, ampliação de 92 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), intervenções em Estações Elevatórias (EEEs), novas ligações domiciliares e reforço da estrutura operacional, consolidando a concessionária como protagonista na transformação sanitária do interior do Estado.

Legado para gerações
Para a CEO do instituto Trata Brasil, Luana Pretto, os benefícios conquistados com o aumento da cobertura do saneamento se tornam verdadeiros legados para próxima geração e continuam fazendo a diferença com o passar dos anos. São conquistas que já aparecerem em Mato Grosso do Sul e vão continuar pelas próximas décadas.
“O objetivo deste estudo é mensurar os benefícios econômicos e sociais que a universalização do saneamento já trouxe para o Estado e o que pode trazer nos próximos anos para população. Estamos falando em mais saúde, educação, valorização imobiliária, renda com turismo e todos os objetivos acabam sendo influenciados por esta infraestrutura que transforma a vida dos cidadãos”.
Além dos números gerais, o levantamento ainda mostra que a redução de custos com a saúde chegará a R$ 258,793 milhões entre 2025 e 2040 e que o incremento na produtividade está estimado em R$ 14,8 bilhões no Estado neste mesmo período.
Já o turismo pode ganhar R$ 2,255 bilhões e a valorização imobiliária pode atingir R$ 1,701 bilhão entre 2025 e 2040, impulsionados pela melhoria ambiental e infraestrutura.
Ainda existe a perspectiva que após 2040, o legado da universalização deve gerar ganhos de R$ 18,795 bilhões, com custos de manutenção de R$ 12,145 bilhões, consolidando um saldo positivo de R$ 29,921 bilhões.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
ATENÇÃO IMPRENSA: Confira o pool de imagens do evento e da coletiva de imprensa
Fonte: Governo MS
-
Justiça7 dias atrásDivórcio cinza avança e impulsiona recorde de Contratos de Namoro nos Cartórios do Brasil; MS tem 12 atos
-
Trânsito7 dias atrásMotiva Pantanal realiza obras de recuperação na BR-163/MS na região de Mundo Novo; Confira detalhes
-
Três Lagoas7 dias atrásTrês Lagoas é o berço da industrialização no estado e referência mundial da celulose, diz Verruck
-
Saúde7 dias atrásCVV oferece escuta e acolhimento gratuito em todo o país


