Mato Grosso do Sul
Semadesc e Fundect fortalecem ambientes de inovação em 11 cidades de Mato Grosso do Sul
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) realizaram sexta-feira (11), em Campo Grande, o Seminário Marco Zero – Ambientes de Inovação.
O evento marca o início de uma ação inédita em Mato Grosso do Sul: o apoio direto a estruturas estratégicas que compõem os ecossistemas locais de inovação.
“A gente vive um momento da gestão do Governo do Estado no qual a ciência é muito valorizada. Atuamos totalmente integrados com esse ambiente de ciência, tecnologia e inovação, com as instituições de pesquisa, de ensino e com a iniciativa privada que atua na frente da inovação, na construção das políticas públicas. A gente espera que cada vez mais essas ações ganhem amplitude e possam se tornar referência no nosso Estado”, explicou Artur Falcette, secretário adjunto da Semadesc, que representou o governador durante o evento.
O seminário dá início às atividades do edital que destinará R$ 5 milhões a 37 projetos em 11 municípios, com o objetivo de fortalecer ambientes que funcionam como catalisadores do empreendedorismo inovador em todo o estado. Os recursos vão fomentar 12 incubadoras, oito espaços maker, sete hubs de inovação, quatro pré-incubadoras, três espaços de coworking, dois pólos tecnológicos e uma aceleradora.
“Uma das linhas de fomento mais importantes da Fundect e do Governo do Estado é exatamente ajudar os empresários, os empreendedores, as startups, as empresas a fazerem inovação, a construir inovação no Estado. Mas, tão importante quanto isso é preparar os ambientes de inovação para que eles possam ajudar e auxiliar essas empresas. E o objetivo desse edital, que é inédito no Estado, é justamente apoiar para que os ambientes de inovação estejam preparados para ajudar essas empresas”, explicou o diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco.
A iniciativa busca fortalecer espaços estratégicos que atuam no desenvolvimento de empresas inovadoras, em alinhamento ao Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos programas finalísticos do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027.
“Nós criamos o Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e um dos objetivos estratégicos dentro desse programa é o fomento aos ecossistemas de inovação. Por essa razão, nós estamos em parceria com a Fundect realizando este evento onde fizemos um edital, selecionamos projetos e são ambientes que podem dar suporte ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, disse Ricardo Sena, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc.
Ao todo, 11 municípios serão contemplados com os projetos aprovados: Campo Grande (12 projetos), Ponta Porã (5), Dourados (4), Três Lagoas (3), Aquidauana (2), Coxim (2), Naviraí (2), Nova Andradina (2), Chapadão do Sul (1), Corumbá (1) e Jardim (1).
Para os coordenadores de ambientes de inovação que participaram do seminário, o apoio às novas ideias vai trazer inovação e desenvolvimento para Mato Grosso do Sul e seus municípios.
“O apoio da Fundect vai fortalecer muito o ecossistema de inovação de Naviraí porque a gente vai conseguir ampliar o número de empresas inovadoras no nosso município, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento de empresas de base tecnológica”, comemora Sibele Heic, Coordenadora de Ambiente de Inovação de Naviraí.
“Com o apoio da Fundect, nós podemos implementar novos ambientes de inovação, aproximar a academia, alunos, professores, do mercado de trabalho, dos empresários e das startups, para que a gente possa promover a inovação no Mato Grosso do Sul”, avalia Patrícia Pereira, coordenadora de Ambiente de Inovação em Campo Grande.
Formação, integração e troca de experiências
O Seminário Marco Zero teve como foco principal a capacitação dos coordenadores e equipes dos ambientes contemplados, com orientações sobre a metodologia de execução e acompanhamento dos planos de trabalho. O encontro também promoveu a integração entre as equipes, fortalecendo a rede de inovação do estado.
Participaram da iniciativa 11 instituições parceiras, entre universidades, institutos e centros tecnológicos (UFMS, IFMS, UEMS, Senai Construção, Axo, Fatec Senai, ISI-Biomassa, Senai, Sesi Startup, UCDB e UFGD).
Palestra de destaque sobre inovação e economia
Um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra do antropólogo e pesquisador Manoel Santana Cardoso, com o tema “Economia da inovação e inovação da economia na sociedade do conhecimento”.
Cardoso é mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutor em Inovação pela PUC-RS e atua como Analista de Ciência e Tecnologia da Capes. Com vasta experiência no fomento à pesquisa, inovação e empreendedorismo, ele compartilhou reflexões sobre o papel estratégico da ciência e da inovação no desenvolvimento econômico e social.
Em sua fala, o analista da Capes explicou que os ambientes de inovação são promotores de desenvolvimento ao auxiliar na geração de novos negócios.
“Os ambientes de inovação são lugares de encontro entre pessoas, ideias, novos processos, recursos, sejam recursos financeiros, humanos, tecnológicos. E isso propicia toda uma interação que vai fluir para a geração de novos negócios, que vão gerar emprego e que lá na ponta vão desenvolver a economia de um país, de um estado, de uma cidade, de um município”, afirmou Cardoso.
Mais informações e fotos no Instagram @fundect.ms.
Comunicação Fundect
Fotos: Magdiel Trelha
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Com atuação de frente fria, Defesa Civil alerta população para queda de temperatura em MS
Com previsão de mudança nas condições atmosféricas em Mato Grosso do Sul, a Defesa Civil do Estado alerta a população para a queda brusca de temperatura a partir das 23h desta segunda-feira (22).
Dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) aponta que o avanço de uma intensa frente fria que deve aumentar a ocorrência de chuvas em grande parte do Estado, com possibilidade de tempestades.
Além da frente fria, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica – com instabilidade, chuvas e temporais – entre o Paraguai e a Bolívia, contribui para intensificar a formação de instabilidades sobre o estado.
O Cemtec informou ainda que nos próximos dias, com o avanço da massa de ar frio, poderá ocorrer o fenômeno das mínimas invertidas, caracterizado pelo registro das menores temperaturas durante a tarde ou noite, e não ao amanhecer, como normalmente ocorre.
Na quarta-feira (24), devido à atuação da massa de ar frio associada à frente fria, ainda há previsão de chuvas e tempestades, especialmente nas regiões centro, norte, pantaneira e nordeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Estado, o tempo tende a ficar mais firme, com sol e variação de nebulosidade.
Já na quinta-feira (25), a possibilidade de chuva fica restrita às regiões norte e nordeste do Estado, enquanto o tempo permanece estável nas demais localidades.
Nestes dias, haverá acentuada queda nas temperaturas em todo o Estado, com previsão de mínimas entre 0°C e 2°C, especialmente na região sul, além de valores baixos nas demais regiões. Há potencial para ocorrência de geadas em algumas localidades. Este sistema deverá provocar a onda de frio mais intensa de 2026 até o momento em Mato Grosso do Sul, com potencial para registrar as menores temperaturas do ano.
Também existe a possibilidade de rajas de vento acima de 60 km/h. Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas ficam entre 6°C e 12°C e as máximas entre 13°C e 27°C. Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste as mínimas previstas são entre 9°C e 17°C e máximas entre 15°C e 33°C.
E nas regiões Bolsão, Norte e Leste as mínimas são entre 9° e 19°C e máximas entre 15°C e 31°C. Em Campo Grande as mínimas são entre 9°C e 17°C e máximas entre 16°C e 26°C.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende, Secom/MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Destaque nacional: Estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento
Com destaque e referência nacional, Mato Grosso do Sul planeja universalizar o saneamento básico no Estado até o final de 2027, sendo o primeiro estado do Brasil a ganhar esta condição. São benefícios diretos à população na saúde, economia, turismo e até valorização imobiliário. Este impacto econômico e social ao cidadão foi mensurado no estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, apresentado nesta segunda-feira (22), no auditório da Governadoria.
Durante a apresentação dos dados foi mostrado que Mato Grosso do Sul teve ganhos acumulados entre 2005 e 2024 de quase R$ 20 bilhões com a expansão do saneamento com economia de gastos em diferentes setores, devido o aumento na cobertura (água e esgoto). A previsão é que de 2025 até 2031 este patamar chegará as cifras de R$ 26 bilhões (bruto).
O estudo ainda avalia que os benefícios econômicos ao cidadão cheguem de 2025 a 2040 a R$ 40,845 bilhões (bruto). A conclusão é que a cada R$ 1,00 real investido em saneamento no Estado pode gerar R$ 5,90 em ganhos sociais, superando a média nacional que é de retorno R$ 4,10.

“Hoje é o dia de celebrar e agradecer a todos os envolvidos, o esforço de cada um envolvido neste processo. Podemos ter orgulho em dizer que Mato Grosso do Sul vai o primeiro estado do brasil a ter o saneamento básico universalizado. Nosso prazo é 2028, mas eu já cito final de 2027 para conquistarmos esta meta. Mudança real na vida das pessoas, no bem-estar e na dignidade do cidadão”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Ele mencionou que esta mudança de patamar teve início em 2015, quando iniciou as discussões para realização de uma PPP (Parceria Público-Privada) do Esgoto Sanitário, sendo concretizada em 2021. Decisão tomada antes da elaboração do Marco Legal do Saneamento.
“Antes o Estado tinha 35% de cobertura de esgoto e hoje chegamos à faixa de 80%. Transformação sentida na vida das pessoas. Hoje podemos dizer que temos água de qualidade disponível, saneamento básico, com um esforço concentrado, desafios sendo realizados, para chegarmos nestes resultados positivos”, descreveu o governador.
Riedel destaca que este estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil apenas materializa os resultados que a população já está sentindo na prática no Estado. “O que a gente ouve, pensa e agora conhece em números nos ajuda a comparar nossa situação e entender onde nós estamos. Foi uma decisão do Estado de entregar algo que era essencial à sociedade”, completou.

Planejamento e resultado
Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, é um orgulho enorme participar deste sucesso, que segundo ele, não aconteceu por acaso. “Teve uma visão estratégica que nos permitiu chegar até aqui. Somente nesta gestão estadual nós saímos de 60% (cobertura) e agora estamos em 77%, são quase 110 mil ligações de esgoto nestes três anos e meio. O caminho já está nos trilhos para atingirmos a universalização cinco anos antes do Marco Legal”.
Mato Grosso do Sul ampliou em quase cinco pontos percentuais o atendimento por rede de esgoto em menos de um ano e se firma como destaque nacional na corrida pela universalização do saneamento básico. Dados mostram que a cobertura de esgoto nos municípios atendidos pela companhia saltou de 72,34% em agosto de 2025 para 77,04% em maio de 2026, um avanço de 4,7 pontos percentuais em apenas nove meses.

Estes grandes investimentos foram frutos da PPP entre Sanesul e a empresa Ambiental MS Pantanal. Os resultados já aparecem em diversas cidades sul-mato-grossenses. Pelo menos 30 municípios atendidos pela Sanesul registram cobertura superior a 90%. Em alguns casos, os índices já se aproximam da universalização. Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Três Lagoas, Alcinópolis, Caracol, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Inocência e Paranaíba alcançaram 99% de cobertura.
“Vemos no Estado um modelo que busca a universalização do saneamento com várias mãos. Todos trabalhando em conjunto para que busquemos este grande desafio não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo país. Não indo atrás dos números, mas também da qualidade de vida da população, levando mais dignidade para as pessoas. Trabalho feito com planejamento, organização, investimento e uma parceria muito bem estruturada”, afirmou Gabriel Buim, diretor-presidente da MS Pantanal.
Para 2026, o plano de investimentos contempla obras em 39 municípios, com a implantação de mais de 480 quilômetros de novas redes, ampliação de 92 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), intervenções em Estações Elevatórias (EEEs), novas ligações domiciliares e reforço da estrutura operacional, consolidando a concessionária como protagonista na transformação sanitária do interior do Estado.

Legado para gerações
Para a CEO do instituto Trata Brasil, Luana Pretto, os benefícios conquistados com o aumento da cobertura do saneamento se tornam verdadeiros legados para próxima geração e continuam fazendo a diferença com o passar dos anos. São conquistas que já aparecerem em Mato Grosso do Sul e vão continuar pelas próximas décadas.
“O objetivo deste estudo é mensurar os benefícios econômicos e sociais que a universalização do saneamento já trouxe para o Estado e o que pode trazer nos próximos anos para população. Estamos falando em mais saúde, educação, valorização imobiliária, renda com turismo e todos os objetivos acabam sendo influenciados por esta infraestrutura que transforma a vida dos cidadãos”.
Além dos números gerais, o levantamento ainda mostra que a redução de custos com a saúde chegará a R$ 258,793 milhões entre 2025 e 2040 e que o incremento na produtividade está estimado em R$ 14,8 bilhões no Estado neste mesmo período.
Já o turismo pode ganhar R$ 2,255 bilhões e a valorização imobiliária pode atingir R$ 1,701 bilhão entre 2025 e 2040, impulsionados pela melhoria ambiental e infraestrutura.
Ainda existe a perspectiva que após 2040, o legado da universalização deve gerar ganhos de R$ 18,795 bilhões, com custos de manutenção de R$ 12,145 bilhões, consolidando um saldo positivo de R$ 29,921 bilhões.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
ATENÇÃO IMPRENSA: Confira o pool de imagens do evento e da coletiva de imprensa
Fonte: Governo MS
-
Justiça7 dias atrásDivórcio cinza avança e impulsiona recorde de Contratos de Namoro nos Cartórios do Brasil; MS tem 12 atos
-
Trânsito7 dias atrásMotiva Pantanal realiza obras de recuperação na BR-163/MS na região de Mundo Novo; Confira detalhes
-
Três Lagoas7 dias atrásTrês Lagoas é o berço da industrialização no estado e referência mundial da celulose, diz Verruck
-
Saúde7 dias atrásCVV oferece escuta e acolhimento gratuito em todo o país

