Mato Grosso do Sul
UEMS na Comunidade leva cidadania a milhares de moradores do São Conrado e região
Atendimentos foram realizados na manhã de sábado na Escola Estadual Eliá França Cardoso
Com a participação de milhares de moradores do bairro São Conrado e região, a 25ª edição do UEMS na Comunidade realizada neste sábado (17) foi um sucesso. O programa, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas em todo o Estado, contou com a presença do governador Eduardo Riedel e da primeira-dama Mônica Riedel, além da prefeita Adriane Lopes e de representantes do Legislativo municipal, estadual, federal e lideranças locais.
Para o governador – que aproveitou para se vacinar contra a gripe durante o evento – o UEMS na Comunidade é um programa que aproxima as pessoas, possibilitando levar serviços a quem mais precisa.
“É uma ação fantástica. Reúne ciência, conhecimento, serviços de cidadania e tudo com a facilidade de estar próximo ao cidadão. Lembro do início, quando o reitor Laercio trouxe a proposta de percorrer os municípios. Hoje só posso dizer que tenho muito orgulho da nossa Universidade Estadual que sai da sala de aula, discute os problemas da comunidade, da Rota Bioceânica, da Ciência e Tecnologia, enfim, de inúmeras ações tão necessárias para do desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul”.
A coordenadora do programa, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Erika Kaneta Ferri, reforçou o compromisso em compartilhar conhecimento e recursos com a sociedade.
“Nosso compromisso é seguir como uma universidade inclusiva, atuante nas demandas sociais e que contribua cada vez mais para o desenvolvimento regional, fortalecendo os laços entre comunidade acadêmica e a população sul-mato-grossense”.
De acordo com o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, o papel transformador da iniciativa é o que move a comunidade acadêmica. “Nossa missão enquanto instituição pública vai além de formar bons profissionais, mas também o de promover, por meio do acesso ao conhecimento, um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida para todos. Quero agradecer a cada um que participou desta edição e dizer que essa união faz a força da UEMS, nossa universidade pública, gratuita e de qualidade”.
Toda a programação contou com acessibilidade linguística oferecida por meio da Divisão de Inclusão Educacional da UEMS.
Durante o evento, acadêmicos e professores dos cursos de História, Administração Pública, Letras, Medicina, Psicologia, Geografia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia e Turismo ofereceram atividades como quiz; orientações de saúde; jogos didáticos; ações de comunicação, fala e linguagem para crianças; educação ambiental; arteterapia; pintura e contação de histórias; jogos e oficinas sobre cultura africana; apresentação de poemas de autores sul-mato-grossenses; jogos lúdicos sobre Gestão Pública; e divulgação das formas de ingresso na UEMS, cursos e bolsas-auxílio.
Parcerias que fazem a diferença
A ampliação das parcerias vem consolidando cada vez mais a credibilidade das ações desenvolvidas pelo “UEMS na Comunidade”, em benefício da população sul-mato-grossense.
A 25ª edição contou com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais (Casa Civil, Setesc, SES, Sead, Segov, Sejusp, SEC, Setdig, Agems, Procon, Hemosul, Detran, Funtrab, Agraer), Prefeitura de Campo Grande (Sesau, Agetran, Subea, Sear, Guarda Municipal, SAS, FAC), Águas Guariroba, Anoreg, Instituto Nelson Wilians, Energisa, Casa Rosa e Casa Azul.
O diretor do Instituto de Identificação do Estado, Daniel Ferreira de Freitas, informou que as senhas esgotaram rapidamente.
“Nós somos parceiros da UEMS e pensando nesse atendimento trouxemos a quantidade máxima de peritos, atendentes. Mesmo assim, a procura foi grande. Desde quando iniciou, em janeiro de 2024, já emitimos mais de 400 mil novos documentos. Quem ainda não conseguiu o novo RG pode agendar pelo site da Sejusp. Está disponível para os 79 municípios”, afirmou.
A moradora Claudia Isaias Mendes, foi em buscar do RG e levou a família para participar das ações. “Quando recebi o panfleto falando desse UEMS na Comunidade, já combinei com meus filhos. Consegui tirar o RG e passei por outras orientações. Só tenho a agradecer, porque a vida da gente é tão corrida e esses programas ajudam muito nossa vida”.
O gerente de inovação e relações institucionais do Instituto Nelson Wilians (INW), William Ruiz, disse que a participação no UEMS na Comunidade foi importante para transformar vidas por meio da Justiça.
“Trabalhar ao lado da UEMS nos permite construir pontes sólidas com a comunidade local. Mais do que oferecer serviços, estamos promovendo pertencimento, confiança e transformação social”.
Acadêmica do curso de Agronomia, Jessica Gomes Muniz, disse que foi a primeira vez que participou do programa. “Estava um pouco nervosa, mas gostei de compartilhar o conhecimento que recebemos na universidade. Também distribuímos brindes de plantas para as pessoas levarem para casa. Estou muito orgulhosa de ver a importância do nosso trabalho”.
O jovem Kauã Ferreira, passou pelo atendimento do curso de Medicina e fez o teste de tipagem sanguínea. “Gostei bastante. Descobri que meu sangue é receptor e doador universal. Fui em outros stands, joguei quebra-cabeça, aprendi mais sobre muita coisa. Valeu o passeio”.
Conforme os servidores do Mais Social, Renata Liscano e Marcio Saraiva, houve muita procura por orientações de como receber o auxílio. Segundo eles, o UEMS na Comunidade mostra o interesse público por aquele que está lá na ponta: a sociedade vulnerável que pode contar com o auxílio bem pertinho de casa.
E a liderança da região do Lagoa, Eunice Targino da Silva, que mora próximo a escola, mobilizou os moradores. “Atendimento foi excelente. Trouxe muita gente pra tirar RG, fazer atendimento de saúde da mulher e do homem, criançada para aproveitar as brincadeiras, nossos jovens para pesquisar sobre as profissões. Nossa comunidade foi muito beneficiada com a vinda do UEMS na Comunidade”.
Shirley dos Santos ficou sabendo da ação por meio da internet e correu para aproveitar. “Vi essa semana e já me organizei. Nós viemos pra vacinação da gripe, mas vamos aproveitar pra dar uma olhadinha nos outros serviços também”. As amigas Rebeca e Rute estavam pesquisando sobre a saúde dos animais. Elogiaram muito a apresentação do Planetário Órion e correram para aproveitar e brincar na estrutura fornecida pela Fundesporte.
O UEMS na Comunidade é uma realização da UEMS e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil.
Estiveram presentes ainda os secretários estaduais Eduardo Rocha; Jaime Verruck; Sergio Gonçalves; Markito Peres; diretor-presidente Carlos Alberto Assis; senadora Soraya Tronick; deputados federais Vander Loubet, Geraldo Resende; Beto Pereira; Dagoberto Nogueira; deputado estadual Pedro Arley Caravina; vereadores Papy; Dr Victor Rocha; Professor Juari; Landmark; entre diversas outras lideranças locais e regionais.
Diana Gaúna, Comunicação UEMS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres
Corumbá concentrou, nesta terça-feira (23), uma série de entregas, vistorias, assinaturas e autorizações que reforçam os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção social no município. A programação contemplou desde a entrega de novas estruturas para atendimento em hemoterapia até o início das obras da nova maternidade e da Casa da Mulher Brasileira, além de investimentos em abastecimento de água e melhorias urbanas.
Na área da saúde, o Governo do Estado entregou sete salas reformadas para implantação dos serviços de hemoterapia, com investimentos de R$ 390 mil. A nova estrutura fortalece a rede de atendimento hematológico da região, amplia a capacidade operacional do Hemosul e garante mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.
A agenda também incluiu supervisão às instalações da maternidade da Santa Casa de Corumbá. O município contará com uma nova maternidade, com investimento de R$ 74,9 milhões, sendo R$ 59,8 milhões do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. A unidade ampliará a assistência materno-infantil na região pantaneira.
Ao participar da entrega de novos equipamentos e da ampliação da estrutura da Santa Casa de Corumbá, o governador Eduardo Riedel reiterou a importância da parceria entre Estado e municípios para fortalecer a rede pública de saúde e assegurar atendimento mais qualificado à população pantaneira. Segundo o chefe do Executivo estadual, os investimentos em infraestrutura e custeio são fundamentais para garantir mais conforto, dignidade e eficiência nos serviços oferecidos aos moradores da região.
“Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria entre Estado e município é fundamental para fortalecer as políticas públicas. Vamos seguir apoiando a estrutura, desde a conclusão da etapa de equipamentos até a manutenção necessária para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Outra visita técnica ocorreu na UTI Neonatal do Hospital da Cassems de Corumbá. A agenda marca a transformação da unidade em um dos principais polos de saúde de alta complexidade do Pantanal, atendendo Corumbá, Ladário e municípios vizinhos, abrangendo cerca de 20 mil pessoas referenciadas.
Inaugurado em 25 de novembro de 2018, o Hospital da Cassems vem ampliando continuamente sua estrutura para reduzir o vazio assistencial da região. Atualmente, conta com 47 leitos clínicos e quatro leitos de unidade semi-intensiva, fundamentais para a transição segura de pacientes críticos.
A unidade dispõe de centro cirúrgico moderno e estrutura tecnológica que possibilitou, em junho de 2026, a realização da primeira neurocirurgia da história da região. O hospital também se consolidou como polo de diagnóstico e intervenção avançada, com centro de diagnóstico por imagem equipado com ressonância magnética, tomógrafo de 64 canais, raio-X e ultrassonografia.
No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou a obra de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. Executadas por meio do programa MS Ativo Municipalismo I, as intervenções receberam investimentos de R$ 27,8 milhões e foram concluídas em 2026.
Também foi entregue a obra de adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, concluída em 2024 com investimento de R$ 916,6 mil. A intervenção amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água distribuída à população, fortalecendo o controle operacional e a segurança do abastecimento no município.
Entre os atos pactuados está a assinatura da ordem de início de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira de Corumbá, com investimentos de R$ 8,4 milhões. O espaço terá área de 1.372,10 metros quadrados e reunirá, em um único local, serviços essenciais de acolhimento, atendimento humanizado e enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao autorizar a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, Riedel ressaltou que o equipamento representa mais do que uma obra física e integra uma rede de proteção voltada às mulheres em situação de violência.
“Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento, com Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, assistência psicossocial e acolhimento. Mato Grosso do Sul enfrenta esse problema de maneira transparente e busca soluções. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher e precisamos ampliar cada vez mais essa estrutura de proteção”, declarou.
A estrutura contará com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), salas de cartório, espaços para atuação do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de sala de audiências, ambientes para atendimento psicossocial, áreas administrativas e brinquedoteca para acolhimento das crianças que acompanham as vítimas.
O projeto foi concebido para oferecer um ambiente acessível, seguro e humanizado, favorecendo a integração dos serviços e reduzindo a revitimização das mulheres atendidas.
Na área da saúde, foi assinada a ordem de início de serviço para a construção da nova Maternidade de Corumbá, empreendimento inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total de R$ 74,9 milhões.
A unidade será construída na Rua Pedro de Medeiros, no Bairro Popular Velha, seguindo o projeto de referência do Ministério da Saúde para maternidades de Porte II. Com área construída de aproximadamente 10,1 mil metros quadrados, a estrutura contará com Centro de Parto Normal, suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto), centro cirúrgico obstétrico, unidade de internação obstétrica, unidade neonatal, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, atendimento ambulatorial para gestantes de alto risco, serviços de urgência e emergência obstétrica e áreas de apoio diagnóstico e terapêutico.
No saneamento, o governador assinou a ordem de início de serviço para a construção dos dolfins de proteção da captação superficial de água bruta e recuperação das estruturas existentes, com investimentos de R$ 26,5 milhões por meio do Programa Avançar Cidades – 2ª Etapa. A obra tem como objetivo proteger o sistema de captação contra impactos provocados por embarcações e garantir maior segurança e continuidade ao abastecimento.
Também foram autorizados dois novos processos licitatórios. O primeiro prevê a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), com valor de referência de R$ 15 milhões, permitindo o tratamento adequado dos resíduos gerados no processo de potabilização da água, em conformidade com as normas ambientais.
Ao celebrar os investimentos em andamento em Corumbá, o governador Eduardo Riedel associou os avanços do município à capacidade de articulação entre diferentes esferas de governo e à união de esforços para viabilizar obras estruturantes. Ele citou os recursos destinados ao saneamento por meio do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a participação decisiva do Estado nas contrapartidas necessárias para garantir os projetos.
“Conseguimos viabilizar investimentos importantes e Corumbá está entre os municípios contemplados. A responsabilidade agora é fazer esses recursos chegarem em forma de obras de qualidade. São R$ 63 milhões para requalificar toda a rede de água e esgoto, uma estrutura antiga que precisa ser modernizada e que vai representar uma grande transformação para a cidade”, afirmou.
A segunda autorização contemplou a modernização do sistema de abastecimento de água de Corumbá, com investimentos estimados em R$ 22,4 milhões. O projeto prevê a modernização das redes de distribuição, implantação de equipamentos para controle de pressão e ampliação dos setores de macromedição, aumentando a eficiência operacional, reduzindo perdas e ampliando a confiabilidade do abastecimento.
O governador observou que a universalização do saneamento é uma das metas prioritárias do Estado e antecipou que Mato Grosso do Sul pretende concluir o processo antes mesmo do prazo previsto em contrato.
“Estamos trabalhando para universalizar o saneamento até o fim do ano que vem. Essa é uma política que tem relação direta com saúde, dignidade e cidadania. Municípios que tinham cobertura praticamente inexistente já alcançam índices próximos de 98%, e agora estamos monitorando, junto à Fiocruz, os impactos concretos dessa mudança nos indicadores de saúde. É uma transformação profunda para a população”, ressaltou.
Para o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, o volume de investimentos em andamento no município tem proporcionado uma nova realidade e demonstra que as ações públicas vão além da execução de obras, refletindo sensibilidade às necessidades da população.
“A gente olha para a cidade hoje e vê uma quantidade de obras que impressiona. Mas a boa política não é feita apenas de números ou de concreto. O mais importante é a sensibilidade que existe por trás dessas ações. As obras de drenagem ajudam a enfrentar os alagamentos, os projetos habitacionais reduzem o déficit de moradia e investimentos como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal mostram que é possível transformar estruturas que antes eram vistas como inviáveis em serviços que salvam vidas e acolhem as pessoas”, ressaltou o prefeito.
Encerrando a agenda, o governador participa à noite das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das principais manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Reconhecido em 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o evento possui mais de 140 anos de devoção documentada e integra a identidade cultural de Corumbá e Ladário.
A celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista. Segundo a crença popular, na noite de São João as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo, transformando o banho da imagem em um ritual de renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Governo de MS abre encontro para fortalecer gestão de pessoas e investir na valorização dos servidores públicos
Evento reforça estratégia de qualificação, inovação e desenvolvimento humano como pilares para a melhoria dos serviços prestados à população
A valorização dos servidores públicos e o fortalecimento da gestão de pessoas ganharam protagonismo na segunda-feira (22), com a abertura do 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS. Realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o evento reúne profissionais de diferentes instituições públicas para debater inovação, liderança, saúde mental, desenvolvimento humano e os desafios da administração pública contemporânea.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), o encontro conta ainda com a correalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), consolidando-se como um dos principais fóruns voltados à modernização da gestão pública no Estado.
Com o tema “Tendências, estratégias e inovação”, a quinta edição reforça uma diretriz cada vez mais presente na gestão estadual: investir nas pessoas para oferecer serviços públicos mais eficientes, modernos e alinhados às necessidades da população. A programação se estende até quarta-feira (24) e contempla palestras, painéis e apresentação de experiências exitosas desenvolvidas por órgãos públicos sul-mato-grossenses.
Durante a abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul passa necessariamente pelo fortalecimento das pessoas que constroem diariamente as políticas públicas do Estado.
“Nenhum governo alcança resultados consistentes sem investir em quem faz a política pública acontecer. Quando qualificamos nossos servidores, fortalecemos a capacidade de gestão, ampliamos a eficiência dos serviços e melhoramos a vida da população. Mato Grosso do Sul vive um ciclo de crescimento e transformação, e isso também é resultado de servidores preparados, valorizados e comprometidos com a entrega de resultados para a sociedade”, afirmou.
A iniciativa está alinhada às ações estratégicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que estabelece o desenvolvimento dos servidores, a modernização da gestão e a construção de soluções inovadoras para a administração pública como prioridades do Governo do Estado.
Gestão de pessoas como estratégia de desenvolvimento
A área de Gestão de Pessoas tem assumido papel cada vez mais estratégico dentro da administração pública. Além de promover a qualificação profissional, o setor é responsável por desenvolver lideranças, fortalecer a cultura organizacional e criar ambientes mais produtivos, colaborativos e preparados para os desafios do futuro.
Segundo o secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, fortalecer a gestão de pessoas é investir diretamente na capacidade de resposta do Estado às demandas da população.
“A gestão de pessoas está no centro da transformação do serviço público. Quando valorizamos, acolhemos e desenvolvemos nossos servidores, fortalecemos a capacidade do Estado de entregar resultados à sociedade. Este encontro representa exatamente isso: um momento de aprendizado, integração e construção de soluções que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou o secretário.
Investir nas pessoas para transformar serviços
Ao longo dos três dias, os participantes terão acesso a debates sobre saúde mental, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, liderança, bem-estar e novas estratégias para o desenvolvimento dos servidores públicos. A programação também reúne especialistas reconhecidos nacionalmente, como Izabella Camargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber, Renisson Araújo, Myrelle Jacob e a atriz e apresentadora Dany Suzuki, responsável pela palestra de encerramento com o tema “O Futuro é Humano”.
Para o Governo do Estado, a qualificação permanente dos servidores é um dos pilares para sustentar os avanços conquistados nos últimos anos em áreas como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, assistência social e transformação digital.
“O maior patrimônio de qualquer instituição são as pessoas. Quando investimos em conhecimento, inovação, saúde emocional e desenvolvimento humano, estamos investindo diretamente na qualidade dos serviços que chegam à população. É essa visão que tem guiado Mato Grosso do Sul: um Estado que cresce, que se moderniza e que entende que o desenvolvimento passa, antes de tudo, pela valorização das pessoas”, concluiu Barbosinha.
Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
*com informações da SAD
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria e Jéssica Salles/SAD
Fonte: Governo MS
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásChuvas superam média histórica em Campo Grande e Três Lagoas, mas distribuição é irregular em MS
-
Policial1 dia atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Três Lagoas6 dias atrásPrefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil iniciam segunda etapa da Operação Aproximatus no bairro Vila Guanabara
-
Polícia Civil4 dias atrásEm Três Lagoas| Golpe do falso intermediário causa prejuízo de R$ 7 mil à vítima no Jardim Alvorada



























































