Três Lagoas
Três Lagoas realizará ações de combate à LGBTfobia, reforçando o respeito à diversidade e aos direitos humanos
Em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, a Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual LGBT+, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e com a Associação Três-lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis (ATGLT), realizará ações durante o mês de maio. As atividades têm como objetivo destacar a importância da data como um marco na luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ e no enfrentamento ao preconceito e à discriminação.
Durante o mês, serão promovidas as seguintes ações:
• Entrevistas nos meios de comunicação: esclarecimento sobre o significado do dia 17 de maio, data emblemática para a luta da comunidade LGBT+.
• Blitz educativa: abordagem a profissionais do sexo LGBT+ sobre direitos e deveres, com divulgação da Lei nº 3.157/2005, entre outras informações.
• Visitas a unidades prisionais: ações nas unidades prisionais de Três Lagoas — Penitenciária Masculina e Estabelecimento Penal Feminino — com foco na população LGBT+ em custódia.
• Oficinas e palestras: com o tema “Diversidade Sexual, Preconceito e Discriminação”.
• Live sobre cidadania LGBT+: debate online com foco nos direitos e na promoção da cidadania da população LGBT+.
A escolha do dia 17 de maio remete à retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990. Esse gesto representou um avanço significativo na desconstrução de estigmas e no reconhecimento da dignidade das pessoas LGBTQIAPN+.
Conforme os envolvidos, apesar dos progressos, a realidade ainda impõe diversos desafios. A violência, a exclusão e a violação de direitos seguem presentes no cotidiano de muitas pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil. Nesse contexto, a rede de apoio à comunidade LGBT+ exerce um papel fundamental, acolhendo e apoiando aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade, por meio de atendimento especializado, orientações e encaminhamentos.
“O combate à LGBTfobia é um dever coletivo. Denunciar práticas discriminatórias, garantir proteção às vítimas e promover o respeito à diversidade são passos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, segura e inclusiva”, explicou a organização da ações.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Campanha Maio Amarelo do Deptran leva palestras educativas as escolas de Três Lagoas
Durante o mês de maio, é celebrado o Maio Amarelo, mês de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito. O movimento internacional também mobiliza Três Lagoas, com uma programação educativa voltada à conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
Idealizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN), por apoio de empresas locais, as ações incluem palestras, atividades em escolas e orientações à população, reforçando a mensagem de que um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos.
Na última quinta-feira, 21 de maio, as Escolas Afonso Trannin e Luiz Lopes de Carvalho receberam uma palestra educativa sobre o uso consciente de bicicletas elétricas, veículo cada vez mais presente no dia a dia da população.
A ação foi conduzida pelos agentes J. Oliveira, Bezerra e pela professora Carol Feliciano, que orientaram os alunos sobre regras de trânsito, segurança e responsabilidade no uso desse meio de transporte.
Ao longo do mês, outras palestras e atividades educativas serão realizadas em escolas e empresas do município, reforçando a importância da conscientização para a construção de um trânsito mais seguro para todos.
| Texto por: | Raquel Tozi | Foto por: | DEPTRAN |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
“A Rua É Nossa” deste domingo (24) na Lagoa Maior contará com mutirão de vacinação contra a gripe
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participará neste domingo, 24 de maio, de mais uma edição do projeto “A Rua é Nossa”, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), na Circular da Lagoa Maior. Durante o evento, que acontece das 14h às 19h, a equipe da Saúde estará realizando a vacinação, de todos que tenha mais de 6 meses de idade, contra a Influenza, reforçando a campanha de imunização no município e ampliando o acesso da população à vacina.
Para atender ao público, a SMS montou uma força-tarefa em parceria com a Atenção Básica, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais administrativos. A expectativa é de grande procura pela vacinação, já que a campanha contra a gripe segue em andamento em Três Lagoas. A ação busca facilitar o acesso da população à imunização em um ambiente de lazer e convivência familiar.
Além da vacinação, o “A Rua é Nossa” contará com diversas atrações culturais, atividades recreativas e praça de alimentação com food trucks, oferecendo opções como lanches, pastelão, churros, algodão doce e crepes para os participantes.
| Texto por: | Moacyr Rogerio | Foto por: | Arquivo próprio |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Nota de Falecimento5 dias atrásMorre em Três Lagoas Ana Garcia Torres, mãe de João Torres, presidente da LTD
-
Trânsito4 dias atrásMotiva renova parceria com a Childhood Brasil e reforça compromisso com o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes nas rodovias
-
Três Lagoas4 dias atrásParticipe hoje da 1ª pré-conferência da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas
-
Ribas do Rio Pardo4 dias atrásSesi e Suzano fortalecem cultura de segurança e impulsionam transformação de Ribas do Rio Pardo




