Assembléia Legislativa MS
Lei: MS passa a ter política inclusão de pessoas com Síndrome de Down
Foi sancionada a Lei 6.079, de autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota), que estabelece diretrizes destinadas à inclusão social de pessoas com Síndrome de Down, no Estado de Mato Grosso do Sul. A norma foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (30).
As diretrizes compreendem: sensibilizar todos os setores da sociedade para estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às pessoas com Síndrome de Down e aos seus familiares; desenvolver campanhas educativas contra o preconceito; realizar debates e palestras com pais e alunos nas escolas; disponibilizar testes e exames que permitam a identificação precoce da alteração genética; incrementar a interação entre profissionais da saúde e da educação, objetivando a melhoria da qualidade de vida do paciente, o aprimoramento e o preparo de familiares quanto à aplicação de conceitos técnicos na convivência com as pessoas com Síndrome de Down.
Também inclui as pessoas com Síndrome de Down como destinatários dos projetos de acessibilidade e estimula a criação de mecanismos de incentivo à contratação dessas pessoas para o trabalho pelas empresas. A nova lei ainda institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down, que deve acontecer, anualmente, de 21 a 28 de março, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.
O Poder Público poderá divulgar a legislação concernente aos direitos garantidos às pessoas com Síndrome de Down, tais como:
– Realização gratuita do exame de Ecocardiograma Pediátrico nos recém nascidos (Lei 4.062 de 2011).
– Apoio Psicológico e de Orientação para as mães e familiares de filhos portadores de Síndrome de Down (Lei 4.237 de 2012).
– Direito à meia-entrada nas sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos, shows e outros eventos culturais e esportivos (Lei 6.015 de 2022).
– Passe livre para o transporte coletivo interestadual (Lei 8.899 de 1994).
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
II Concurso ALEMS: Edital traz resultado das provas práticas e convocação dos candidatos negros Prova de Libras e TAF foram realizados no dia 31 de maio; bancas de heteroidentificação será em 23 de agosto
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Entidades da Capital e de Costa Rica poderão ser declaradas de utilidade pública
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Arapuá5 dias atrásMoradores do Distrito de Arapuá representam Três Lagoas e conquistam destaque na 21ª Expoleite, em Paranaíba
-
Policial7 dias atrásFalsa funcionária de hospital aplica golpe e idosa perde R$ 30 mil reais
-
Trânsito7 dias atrásCaminhão tomba em alça de acesso entre a MS-010 e a BR-163 e deixa um morto em Campo Grande
-
Trânsito7 dias atrásEm Três Lagoas| Motorista fica ferido após forte colisão entre carretas
