Mato Grosso do Sul
Governo de MS entrega em Dourados ‘nova’ escola Castro Alves após reforma integral
O governador Eduardo Riedel vai entregar, na tarde desta sexta-feira (12), em Dourados, o prédio da ‘nova’ Escola Estadual Castro Alves, localizada na área central da cidade.
A reforma integral do prédio vai permitir que o estabelecimento possa ampliar a capacidade em, pelo menos, mais 500 alunos nas 16 salas de aula totalmente reformuladas e no espaço ampliado, inclusive, com a construção do laboratório de pesquisas e da ampla área de refeitório/cozinha.
Essa entrega é resultado dos investimentos que já superam o total superior a R$ 21,5 milhões aplicados no primeiro trimestre de 2023, beneficiando mais de 22 mil estudantes matriculados nas unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) no Município. A escola Castro Alves abriga atualmente 680 alunos do 6º. ao 9º. Ano do Ensino Fundamental 2.
Isadora Becker, aluna do 7º. Ano, é só felicidade com a ‘nova’ escola. “Melhorou bastante, substituíram as árvores, fizeram novas salas, ficou muito melhor do que antes, fizeram a passagem de alunos ali [cobertura de proteção para a movimentação em dias de chuva], eu recomendo”, disse a estudante.
Enquanto isso, a diretora Marcia Wider e a adjunta Josileia Conrado Soligo concluem os preparativos para a apresentação da moderna estrutura à comunidade.
Dotada de moderna estrutura, o prédio restaurado da escola Castro Alves, um dos estabelecimentos de ensino mais procurados pela comunidade estudantil de toda a área urbana do Município, oferece as condições de mobilidade e acessibilidade; placas indicativas dos utensílios públicos com Linguagem de Sinais, rampas e proteção estendida aos alunos especiais.
Beatriz Borba, de 15 anos de idade, que entrou na escola com seis, no 1º. Ano, disse que a transformação é radical.
“Tem até laboratório agora!”, festejou ela, ao visitar a sala onde já estão acomodados os equipamentos que servirão aos estudos e pesquisas. Com uma pontinha já de saudades, porque a partir de 2024 terá que procurar outra escola, até atingir a meta [“quero ser estilista”], a menina deseja que as próximas turmas “aproveitem bem tudo isso”.
Menodora Fialho de Figueiredo
Também já está funcionando, desde o início do ano letivo de 2023, a reformada Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, depois de ter passado por uma completa revitalização dos espaços, com intervenções na cobertura, reparos na estrutura elétrico-hidráulica, bem como ventilação por meio de alterações estruturais.
A escola, localizada na área central da cidade, tem 50 anos e a última vez que passou por melhorias foi em 2009.
Vilmar Vieira Matos
O Governo do Estado também promover a reforma da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, visando melhorar as instalações e tornar o local mais moderno e acessível para os alunos e profissionais de educação. Localizada no Jardim Rasslem, na periferia de Dourados, a unidade conta com 1.400 alunos, dispondo de ensino médio e fundamental II, com aulas nos três períodos.
Clóvis de Oliveira
Fotos: Viktor Arguelho
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul amplia cobertura de esgoto para 77,04% e acelera rumo à universalização
Mato Grosso do Sul ampliou em quase cinco pontos percentuais o atendimento por rede de esgoto em menos de um ano e se firma como destaque nacional na corrida pela universalização do saneamento básico. Dados mostram que a cobertura de esgoto nos municípios atendidos pela companhia saltou de 72,34% em agosto de 2025 para 77,04% em maio de 2026, um avanço de 4,7 pontos percentuais em apenas nove meses.
O avanço registrado em Mato Grosso do Sul segue na contramão do que é observado em grande parte do país. Enquanto o Estado amplia a cobertura dos serviços e acelera a universalização do saneamento, levantamento do Instituto Trata Brasil aponta que cerca de 90 milhões de brasileiros, o equivalente a 43,3% da população, ainda não possuem acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.
Além disso, o setor ainda convive com baixos níveis de investimento em diversas regiões brasileiras, dificultando o cumprimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. Impulsionado por um amplo programa de investimentos em infraestrutura, Mato Grosso do Sul vem antecipando metas previstas para 2033 e se posicionando entre os estados mais avançados do país em saneamento básico.
O Novo Marco Legal estabelece que, até aquele ano, 90% da população brasileira deverá contar com coleta e tratamento de esgoto. Os resultados já aparecem em diversas cidades sul-mato-grossenses. Pelo menos 30 municípios atendidos pela Sanesul registram cobertura superior a 90%, entre eles Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Selvíria, Ponta Porã, Laguna Carapã, Paranaíba, Inocência, Bonito, Chapadão do Sul, Amambai, Angélica e Dourados.
Em alguns casos, os índices já se aproximam da universalização. Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Três Lagoas, Alcinópolis, Caracol, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Inocência e Paranaíba alcançaram 99% de cobertura.
O avanço é resultado dos investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos, com a implantação de redes coletoras, estações elevatórias, estações de tratamento e novas ligações domiciliares. Nos últimos meses, a Sanesul intensificou obras em dezenas de municípios, contribuindo para elevar os índices de cobertura e acelerar o processo de universalização dos serviços.
Enquanto o Brasil ainda enfrenta desafios históricos para ampliar o acesso ao saneamento básico, Mato Grosso do Sul apresenta indicadores que colocam o Estado em posição privilegiada para antecipar as metas nacionais e manter uma das mais amplas estruturas de coleta e tratamento do país.
Comunicação Sanesul
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Com resultados positivos à população, MS se torna referência nas parcerias com a iniciativa privada
Destaque nacional, Mato Grosso do Sul se tornou referência na realização de PPPs (Parcerias Públicas-Privadas) com benefícios diretos à população, em áreas como saneamento, infraestrutura e saúde. Estes exemplos de sucesso foram apresentados nesta terça-feira (16), durante a abertura da Reunião Estratégica Regional P3C, sediada em Campo Grande.
Na abertura do evento, o governador afirmou que este modelo de parceria com a iniciativa privada faz parte da estratégia de desenvolvimento do Estado. “Nós não conseguimos enxergar um outro caminho senão estabelecendo uma estrutura robusta de realizar parcerias com capital privado dentro dessa equação. Assim entregamos o melhor resultado possível na política pública, no campo financeiro e nas entregas ao cidadão”.

Riedel lembrou que Mato Grosso do Sul construiu um ambiente positivo de negócios, para atrair grandes empresas, gerar empregos e oportunidades às pessoas, com investimentos importantes na infraestrutura e logística, assim como saneamento e saúde. Apesar dos grandes investimentos públicos, o modelo de PPP também faz parte deste pacote.
“Temos que citar estes exemplos de sucesso como no saneamento, que chegamos a 77% de cobertura no Estado e vamos universalizar até o final de 2027, devido este modelo (PPP). Assim como melhores condições em rodovias como a MS-306, MS-112 e a nova Rota da Celulose, caminhando para mudar o perfil logístico e a competitividade do Estado. A saúde também já usamos (modelo) para trazer benefícios à população”.

Evento
Organizado pela EPE-MS (Escritório de Parcerias Estratégicas), com apoio da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS), a Reunião Estratégica Regional P3C ocorre no Bioparque Pantanal, com programação, debates e painéis durante todo o dia, com a participação especialistas da área de infraestrutura de todo o país.
Com o objetivo de fortalecer o ecossistema das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, o evento promove discussões entre profissionais, gestores públicos, investidores e lideranças do setor privado, ampliando o debate para além dos grandes centros financeiros do país.

Maurício Portugal, coordenador do P3C, elogiou os projetos desenvolvidos no Estado. “Uma boa gestão pode mudar a vida das pessoas. Basta olhar os projetos desenvolvidos aqui pela EPE para ver como os exemplos podem se tornar realidade. A medida que você melhora a qualidade de vida do usuário, ele pede cada vez mais qualidade. O desafio da gestão é enorme, sempre tem um novo patamar que precisa alcançar”.
Guilherme Peixoto, superintendente de Governança em Licitações e Relações Governamentais da B3, fez questão de destacar que o Estado de Mato Grosso do Sul é um exemplo no Brasil na realização de PPPs e concessões em relação a como desenvolveu os projetos. “Unindo as melhores mentes criou um ambiente de governança, que entregou projetos de setores diferentes, que fizeram o Estado evoluir nas entregas e entregar o que há de mais sofisticado neste modelo”.
Já a secretária especial da EPE, Eliane Detoni, anfitriã do evento, agradeceu a todos os especialistas e profissionais que vieram prestigiar o evento no Estado. “Um dia incrível de discussão e diálogo. É inegável o avanço que tivemos tanto no lado institucional, como na estruturação das PPPs e concessões. Podemos dizemos que aprendemos a realizar bons projetos”.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial6 dias atrásEm Três Lagoas| Homem e mulher são mortos a tiros na Vila São João
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásMário Grespan entrega honrarias como reconhecimento e #gratidão
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásVereadores aprovam homenagens para os 111 anos de Três Lagoas
-
Câmara Municipal de Três Lagoas6 dias atrásEm Imagens| Câmara homenageia personalidades durante solenidade pelos 111 anos de Três Lagoas








