TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Três Lagoas

Comitê da Dengue apresenta estudo de projeto que vai mapear casos da doença na cidade, em parceria com a UFMS

Publicado em

A reunião mensal do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti foi promovida nesta quinta-feira (27), pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

No encontro composto por órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil são apresentados dados referentes à situação epidemiológica da dengue no Município e as ações desenvolvidas pela Administração Municipal.

Uma peça teatral foi encenada pela equipe da SMS, setor de Promoção de Saúde, retratando um paciente com dengue e todos os procedimentos que envolvem desde a suspeita até o tratamento da doença, e as consequências de terrenos sujos.

Os setores da SMS de Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vigilância Sanitária, Entomologia e Endemias abordaram temas como orientações de como proceder em casos de dengue; classificação, manejo e acompanhamento dos casos da doença; boletim epidemiológico; atendimentos das Unidade de Saúde do Município; visitas, denúncias e notificações de casos.

Prefeitura e UFMS vão firmar mais uma parceria, após o sucesso do trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19, quando foi desenvolvido o mapa de calor da Covid-19. O professor doutor docente Mauro Henrique Soares da Silva, da UFMS apresentou durante o Comitê, o projeto para um novo mapa de calor voltado para arboviroses e leishmaniose.

“Esse projeto do mapeamento vem para somar com todas as nossas ações já desenvolvidas pela Prefeitura, para combater a dengue em Três Lagoas, será mais uma ferramenta visando criarmos estratégias eficazes para erradicar o Aedes aegypti na cidade”, ressaltou a presidente do Comitê, a coordenadora de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, sobre a importância do novo estudo.

Representando as demais instituições e entidades Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Núcleo Regional de Saúde, Coordenadoria Regional de Educação, Rotary Cidades das Águas, Lions Clube Três Lagoas, 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), 3ª Bia AAAe do Exército, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (SINDIVAREJO), Grupo Alvorada, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas (AEMS), União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Associação de Bairro Interlagos, Grupo Assistencial Espírita – A Candeia e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

Além da SMS estiveram presentes também Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e Aeroporto Municipal.

ÍNDICES

Três Lagoas registra até está data 2.528 casos positivos de dengue e 06 óbitos, entretanto, os números tanto de casos notificados, quanto de casos positivos vem caindo desde de março, mês que registrou com maior pico de incidência.

O Município confirmou na última semana, dois casos de Chikungunya e um caso de Zika vírus.

Veja todos as apresentações referente ao Comitê:

APRESENTAÇÃO COMITÊ – ABRIL

APRESENTAÇÃO COMITÊ – ABRIL – ÍNDICES

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook

Três Lagoas

Vacinação contra a gripe já ultrapassa 11 mil doses aplicadas em Três Lagoas

Published

on

By

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) segue avançando em Três Lagoas e já apresenta resultados expressivos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município recebeu até o momento 20.010 doses do imunizante, sendo que 11.699 já foram aplicadas na população.

A mobilização tem como objetivo proteger os grupos mais vulneráveis contra as complicações causadas pelo vírus da influenza. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários, que em Três Lagoas correspondem a 30.802 pessoas, entre elas 1.328 gestantes, 10.713 crianças e 18.761 idosos.

A campanha segue em andamento em todas as unidades de saúde do município. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, facilitando o acesso da população aos imunizantes.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de que as pessoas que fazem parte do público-alvo procurem a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra casos graves da doença, reduzindo internações e óbitos, especialmente entre idosos, crianças e gestantes.

Texto por: Moacyr Rogerio Foto por: Arquivo próprio

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Três Lagoas

Trânsito de Três Lagoas preocupa autoridades e reforça campanha pelo uso do cinto

Published

on

By

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, José Aparecido Moraes, compareceu na manhã desta terça-feira, 28 de abril, na Câmara Municipal, para falar sobre a 20ª Semana de Trânsito que acontece até o dia 30 deste mês em Três Lagoas.

Durante sua fala, Moraes informou que está muito preocupante os números de sinistros que acontecem no trânsito da cidade e destacou a importância da colaboração dos condutores. “O trânsito trabalha num tripé: engenharia, fiscalização e educação. E infelizmente a educação dos motoristas é o que mais peca no dia a dia, sendo que 99% dos sinistros ocorridos na cidade são por responsabilidade dos condutores”, destacou.

Ele ressaltou também que, a falta do cinto de segurança foi a autuação que mais ocorreu no município no ano passado e, por isso, é o tema tratado na semana de trânsito neste ano. “É preciso ter uma participação e preocupação em massa para evitar de fato esses acidentes e infrações”, concluiu Moraes.

Participaram da sessão os vereadores, agentes do DEPTRAN, imprensa local, além dos alunos da Patrulha Mirim.

Texto por: Raquel Tozi Foto por: Câmara Municipal

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana