Três Lagoas
Comitê da Dengue apresenta estudo de projeto que vai mapear casos da doença na cidade, em parceria com a UFMS
A reunião mensal do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti foi promovida nesta quinta-feira (27), pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).
No encontro composto por órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil são apresentados dados referentes à situação epidemiológica da dengue no Município e as ações desenvolvidas pela Administração Municipal.
Uma peça teatral foi encenada pela equipe da SMS, setor de Promoção de Saúde, retratando um paciente com dengue e todos os procedimentos que envolvem desde a suspeita até o tratamento da doença, e as consequências de terrenos sujos.
Os setores da SMS de Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vigilância Sanitária, Entomologia e Endemias abordaram temas como orientações de como proceder em casos de dengue; classificação, manejo e acompanhamento dos casos da doença; boletim epidemiológico; atendimentos das Unidade de Saúde do Município; visitas, denúncias e notificações de casos.
Prefeitura e UFMS vão firmar mais uma parceria, após o sucesso do trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19, quando foi desenvolvido o mapa de calor da Covid-19. O professor doutor docente Mauro Henrique Soares da Silva, da UFMS apresentou durante o Comitê, o projeto para um novo mapa de calor voltado para arboviroses e leishmaniose.
“Esse projeto do mapeamento vem para somar com todas as nossas ações já desenvolvidas pela Prefeitura, para combater a dengue em Três Lagoas, será mais uma ferramenta visando criarmos estratégias eficazes para erradicar o Aedes aegypti na cidade”, ressaltou a presidente do Comitê, a coordenadora de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, sobre a importância do novo estudo.
Representando as demais instituições e entidades Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Núcleo Regional de Saúde, Coordenadoria Regional de Educação, Rotary Cidades das Águas, Lions Clube Três Lagoas, 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), 3ª Bia AAAe do Exército, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (SINDIVAREJO), Grupo Alvorada, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas (AEMS), União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Associação de Bairro Interlagos, Grupo Assistencial Espírita – A Candeia e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).
Além da SMS estiveram presentes também Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e Aeroporto Municipal.
ÍNDICES
Três Lagoas registra até está data 2.528 casos positivos de dengue e 06 óbitos, entretanto, os números tanto de casos notificados, quanto de casos positivos vem caindo desde de março, mês que registrou com maior pico de incidência.
O Município confirmou na última semana, dois casos de Chikungunya e um caso de Zika vírus.
Veja todos as apresentações referente ao Comitê:
APRESENTAÇÃO COMITÊ – ABRIL – ÍNDICES










Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Veja os serviços e ações disponíveis na 1ª Feira da Cidadania no Novo Oeste
A Prefeitura de Três Lagoas divulgou nesta quarta-feira, 24 de junho, as ações e serviços que estarão disponíveis na 1ª Feira da Cidadania, que será realizada no próximo dia 27 de junho, das 7h às 13h, na Escola Municipal Elaine de Sá Costa, no bairro Novo Oeste.
Promovida pela Administração Municipal em parceria com diversas instituições, a ação tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população, oferecendo atendimentos gratuitos, orientações, atividades educativas, lazer e oportunidades para toda a família em um único local.
Entre as atrações já confirmadas estão apresentações artísticas, brinquedos infláveis e pintura facial, garantindo diversão para as crianças durante toda a programação.
MEIO AMBIENTE, AGRONEGÓCIO E BEM-ESTAR ANIMAL
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio e Bem-Estar Animal (SEMEA) estará presente na Feira da Cidadania com diversas ações voltadas à conscientização, educação e cuidado com os animais.
Entre as atividades programadas estão trabalhos didáticos de educação ambiental voltados às crianças, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interativa. A equipe também realizará orientações sobre os cuidados com os animais, além de ações de conscientização sobre a prevenção e o combate aos maus-tratos.
A população ainda poderá participar da feira de adoção responsável de cães e realizar cadastro para futuras adoções, incentivando a guarda responsável e o bem-estar animal.
Além disso, serão desenvolvidas ações de educação ambiental e sustentabilidade, bem como orientações e atividades relacionadas à agricultura familiar e ao agronegócio, fortalecendo o conhecimento sobre a produção rural e a preservação dos recursos naturais.
FAZENDA E REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA
A Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ) disponibilizará uma equipe do Departamento de Tributação para atender cidadãos e empresários com diversos serviços, entre eles:
- Atualização cadastral de pessoas físicas e jurídicas;
- Emissão de guias para pagamento de tributos;
- Parcelamentos e negociações de débitos;
- Atendimento do Programa Dívida Zero (REFIS);
- Regularização de empresas;
- Verificação de alvarás de funcionamento;
- Orientações sobre inscrição e regularização de Microempreendedores Individuais (MEI).
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma estrutura com diferentes frentes de atendimento à população. Entre os serviços confirmados estão:
- Posto de vacinação;
- Atendimento em Saúde Bucal;
- Auriculoterapia, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS);
- Orientações do SAMU com demonstrações e noções básicas de primeiros socorros;
- Consultas e avaliações nutricionais realizadas por profissionais da Academia da Saúde;
- Ações educativas sobre prevenção da dengue, leishmaniose e escorpionismo.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social também marcará presença com orientações e atendimentos voltados à proteção social e garantia de direitos. Os serviços já confirmados incluem:
- Informações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
- Orientações do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) sobre prevenção e combate à violência contra a mulher;
- Atendimento da equipe do CRAS Ana Maria;
- Consultas e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), fundamental para acesso aos programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal.
EMPREGO, QUALIFICAÇÃO E OPORTUNIDADES
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), em parceria com a Casa do Trabalhador, estará presente na Feira da Cidadania oferecendo encaminhamento para vagas de emprego, orientações profissionais e apoio aos trabalhadores que buscam uma recolocação no mercado.
Já estão confirmadas oportunidades em parceria com empresas como Suzano, Eldorado, Metalfrio, Supermercados Nova Estrela, Thomé e Big Mart, entre outras que poderão ser anunciadas até a data do evento.
Além da divulgação das vagas, representantes das empresas participantes poderão realizar entrevistas de emprego no próprio local e/ou fazer o agendamento de entrevistas para datas posteriores, facilitando o acesso dos candidatos às oportunidades disponíveis.
Para quem deseja se preparar melhor para o mercado de trabalho, o SENAI oferecerá um workshop sobre elaboração e aperfeiçoamento de currículos, com orientações para esclarecer dúvidas, melhorar a apresentação profissional e aumentar as chances de contratação. A instituição também apresentará um painel com informações sobre cursos profissionalizantes gratuitos.
A orientação é que os interessados compareçam à feira levando currículo atualizado, documentos pessoais e carteira de trabalho, para aproveitar as oportunidades de encaminhamento, entrevistas e orientações profissionais disponíveis durante o evento.
ORIENTAÇÃO JURÍDICA
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do projeto de extensão EMAJI Direito, prestará assessoria jurídica gratuita à população, oferecendo orientações em diversas áreas do direito e esclarecendo dúvidas da comunidade.
MAIS SERVIÇOS SERÃO DIVULGADOS
A organização informa que novas secretarias, instituições parceiras e serviços ainda serão anunciados nos próximos dias. A expectativa é que a Feira da Cidadania se torne um programa itinerante, levando serviços essenciais para diferentes bairros de Três Lagoas e fortalecendo a aproximação entre a população e o poder público.
| Texto por: | Henrique Alves | Foto por: | Divulgação |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
SEJUVEL alerta equipes sobre prazo final para inscrições e transferências no Varzeano e Amador
A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) informa às equipes participantes da Copa Municipal de Futebol Amador e do Campeonato Municipal de Futebol Varzeano que o prazo para inscrições e transferências de atletas termina nesta quarta-feira, 24 de junho, às 15h. Após esse horário, não serão aceitas novas inclusões ou alterações nas listas de jogadores das competições.
Promovidos pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SEJUVEL, os campeonatos seguem movimentando atletas e torcedores em campos esportivas de diversos bairros.
PROGRAMAÇÃO
A próxima rodada do Campeonato Amador será disputada no domingo, 28 de junho, no Estádio Madrugadão:
7h40 – Bela Vista EC x SER Arapuá
9h25 – Novo Horizonte FC x AE Cavaquinho FC
Já o Campeonato Municipal de Futebol Varzeano, segue partidas decisivas em busca da classificação para a próxima fase.
A rodada será realizada, também no domingo, 28 de junho, com jogos nos campos do Paranapungá e Jupiá.
Campo Paranapungá
7h40 – Kioske Central x Os Bruxos da Bola
9h15 – SE Piononense (SEP) x Red Bull FC
Campo Jupiá
7h40 – Grêmio Só Amigos x Remo Atlético Jari
9h15 – AE Vila Piloto x Botafogo EC
A Comissão Organizadora reforça que as equipes devem ficar atentas ao encerramento do prazo para inscrições e transferências, esta será a última oportunidade para regularizar atletas e realizar alterações nos elencos para a sequência das competições.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Policial3 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial3 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Suzano6 dias atrásOperações da Suzano em MS geram R$ 3,7 bilhões para 824 fornecedores locais em 2025
-
Água Clara6 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento