Mato Grosso do Sul
Obras, tecnologia e agricultura foram os setores que receberam investimentos na semana do governador
Os investimentos nesta semana foram em diferentes setores. O governador Reinaldo Azambuja assinou convênios para obras de infraestrutura em vários municípios, lançou novo programa de iniciação científica e tecnológica e entregou equipamentos agrícolas para o homem do campo. Dourados também recebeu um novo pacote de obras para atender as demandas da população.
Uma das prioridades da gestão estadual, a ciência e tecnologia receberam novos investimentos com o lançamento da 2° edição do PICTEC (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul), que é direcionado para alunos e professores do Ensino Médio.

Esta chamada pública disponibilizou 400 bolsas na modalidade Bolsa de Iniciação Científica (IC-A) para estudantes do Ensino Médio ou Ensino Técnico. O valor mensal será de R$ 400,00 aos estudantes e R$ 800,00 para professores-orientadores. O programa tem o aporte de R$ 2,8 milhões.
“É muito bom, porque você desperta algo da tecnologia, uma nova ciência e isso vai fazer muito bem, com certeza, com o maior edital publicado no Brasil para esse tipo de público. Mato Grosso do Sul já tem o maior investimento em Ciência e Tecnologia para Mestrado e Doutorado”, descreveu o governador.
Novo pacote de obras

Segunda maior cidade do Estado, Dourados foi contemplado com mais um pacote de obras do Governo do Estado. Somando as inaugurações e os novos empreendimentos, são mais de R$ 130 milhões em investimentos, que abrangem a infraestrutura urbana, saúde pública, segurança, malha rodoviária, saneamento, esporte e habitação.
O governador inaugurou obras importantes como a pavimentação da MS-162, que dá acesso ao Aeroporto Municipal e as universidades públicas (UEMS e UFGD), assim como as melhorias e adequação do tráfego da rodovia MS-156, no viaduto do Parque Industrial da cidade, no valor de R$ 27,9 milhões.

Também lançou novas obras. Entre elas a construção do Centro de Especialidades Médicas, que ficará anexo ao Hospital Regional, o heliponto para sede do DOF, assim como a continuação das obras de restauração do quadrilátero central da cidade. Tem a pavimentação de bairros e a assinatura para o asfalto do distrito da Picadinha. Ainda houve o anúncio da 2° fase do projeto de expansão do Núcleo Industrial de Dourados.
Para o saneamento são mais R$ 10,4 milhões e a população vai contar com seis arenas esportivas, além da reforma do Ginásio Municipal Ulysses Guimarães. “Vivemos hoje em um Estado de investimentos e oportunidades. Já pedimos que as empresas antecipem os cronogramas”, disse o governador.
Convênios
“Governo municipalista, que é parceiro dos municípios”. Com este lema o governador assinou novos convênios com as cidades de Coronel Sapucaia, Bela Vista e Santa Rita do Pardo. São obras de infraestrutura urbana e rural, que visam melhorar a qualidade de vida da população.
O governador pediu que os prefeitos tenham rapidez nas licitações e início das obras, em função do período eleitoral. Os recursos serão transferidos para que os empreendimentos sejam realizados com sucesso. “Esta parceria e trabalho conjunto nos possibilitou ser o governo mais municipalista da história”, descreveu.

Para Bela Vista foi autorizada pavimentação do bairro Baixada Corinthiana e aval para obra de recomposição da estrada vicinal “Dama Cauê”. Já Coronel Sapucaia terá obra de construção e combate a erosão da MS-165 e também a pavimentação das as ruas Prudêncio R. Lopes, Pascácio S. Dutra e Quintino Viana, na Vila Jardim Palmeiras.
Santa Rita do Pardo assinou dois convênios para restauração dos pavimentos nos bairros Nova Esperança e Novo Horizonte. Os municípios também receberam monitores multiparâmetro de sinais vitais, que fazem parte de uma doação do Ministério da Saúde. Eles serão enviados aos hospitais e secretarias municipais de saúde.
Equipamentos agrícolas

Mais 11 municípios receberam maquinários agrícolas. Eles serão usados para ajudar o homem do campo e fortalecer a agricultura familiar. O governador tem a meta de entregar de 3,8 mil equipamentos até o final do ano. O investimento é de quase R$ 1,2 bilhão.
“Estamos completando 1.748 equipamentos entregues. Até 31 de dezembro nós vamos inteirar 3.800 equipamentos. Isso é fruto dessa parceria que leva desenvolvimento, melhorias para as rodovias, ajuda a agricultura familiar, fortalece a geração de empregos e renda dos municípios”, afirmou o governador.
Os municípios contemplados nesta entrega foram Anastácio, Aquidauana, Anaurilândia, Bela Vista, Bodoquena, Corguinho, Tacuru, Sidrolândia, Paranhos, Água Clara e Nova Alvorada do Sul. O evento ocorreu no estacionamento da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em Campo Grande.
Leonardo Rocha, Subcom
Foto Destaque: Bruno Rezende
Mato Grosso do Sul
Mutirão transforma atendimentos e oportunidades para famílias dos assentamentos de Nioaque
A distância entre a propriedade e a cidade costuma ser um dos maiores desafios para quem vive da agricultura familiar. Mas, nesta quinta-feira, esse caminho ficou mais curto. O primeiro dia do Mutirão Agraer – Juntos pelo Campo, realizado na Escola Municipal Noé Nogueira, na Colônia Conceição, em Nioaque, aproximou serviços, crédito e oportunidades das famílias rurais, transformando um dia de atendimentos em novas possibilidades para quem vive e produz no campo.
Ao longo do dia, cerca de 600 atendimentos foram realizados. Enquanto moradores atualizavam documentos, buscavam orientações técnicas e acessavam diversos serviços públicos, produtores também conquistavam condições para investir na propriedade e fortalecer a produção.
Somente por meio do Banco do Brasil, foram assinados projetos que somam R$ 12 mil em operações do Pronaf B, R$ 99 mil pelo Pronaf Mais Alimentos, R$ 40 mil em crédito de custeio e entre R$ 80 mil e R$ 90 mil pelo programa Fomento Mulher.
Moradora da Colônia Conceição há 41 anos, Gilda Maria Souza dos Santos chegou ao mutirão para encaminhar um financiamento destinado à compra de uma vaca. Criadora de gado, porcos e galinhas, ela conta que levar os atendimentos até a comunidade representa economia de tempo e menos dificuldades para as famílias.
“É muito importante, porque a gente sai da propriedade, vem aqui, resolve tudo e volta para casa. Quando precisa ir para a cidade, muitas vezes é necessário fazer várias viagens. Esse tipo de ação deveria acontecer mais vezes.”
Nem sempre o atendimento termina no mesmo dia, mas o caminho para resolver um problema já começa ali. Foi o que aconteceu com Anildo Belmonte da Silva. Ele pretendia emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, mas percebeu que um documento havia ficado em Jardim. O arquivo foi enviado pelo celular, impresso no próprio mutirão e agora ele poderá concluir o processo no segundo dia da ação.
“Para nós é muito bom. Antigamente esse tipo de atendimento nem chegava até aqui. Hoje ficou muito mais fácil resolver as coisas.”
O mutirão também fortaleceu projetos futuros. Uma produtora rural procurou a equipe para atualizar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), etapa necessária para que sua filha possa buscar acesso ao Pronaf Jovem e ampliar as oportunidades de permanecer produzindo na propriedade da família.
“Nossa intenção é incentivar nossa filha a continuar no campo. Vamos atualizar o cadastro, conhecer as opções do programa e escolher o melhor caminho. Esse mutirão tem grande valor para quem mora aqui. Muitas pessoas têm dificuldade para ir até a cidade, e trazer esses serviços para perto facilita muito a vida da comunidade. Basta olhar para as pessoas para perceber o quanto elas estão satisfeitas.”
Mais do que reunir serviços em um único local, o primeiro dia do Mutirão Agraer – Juntos pelo Campo mostrou que políticas públicas ganham ainda mais força quando chegam diretamente às comunidades rurais. Cada documento emitido, cada orientação prestada e cada projeto financiado representam menos obstáculos para quem produz alimentos e mais oportunidades para que as famílias continuem vivendo e prosperando no campo.
Ricardo Campos Jr, Comunicação Agraer
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Escola, habitações e pavimentação: Governo de MS investe mais de R$ 111 milhões em Santa Rita do Pardo
Com mais de R$ 111 milhões em investimentos em obras urbanas e rodoviárias em Santa Rita do Pardo, o Governo de Mato Grosso do Sul homologou a implantação e pavimentação da rodovia MS-040, entre os municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia nesta quinta-feira (25), durante agenda de trabalho do governador Eduardo Riedel. Além disso, o chefe do Executivo também entregou a reforma da Escola Estadual José Ferreira Lima e a implantação de iluminação pública com luminárias de LED solar no anel rodoviário, ligando as rodovias MS-040 e MS-338.
“A escola aqui em Santa Rita está completamente reestruturada. Além disso, unidades habitacionais são construídas, temos ordem de serviço para restaura de pavimento dentro da cidade e a rodovia MS-040, que estamos autorizando, o primeiro trecho de quase 25 quilômetros, e de Brasilândia para cá vai começar também com o lote 4”, disse Riedel.
Para a população local, as obras trazem mais segurança e qualidade de vida. Na unidade escolar foram investidos mais de R$ 9,4 milhões na reforma geral e ampliação com acessibilidade. O diretor da escola Willians Delfino explicou que a reforma trouxe melhorias significativas para funcionários e alunos.
“Agora temos mais comodidade. A reforma e ampliação nos proporcionaram uma cozinha melhor e refeitório, que nós não tínhamos. Além de um pavilhão com laboratório de ciências, química, física e biologia”, comemorou.
A escola também tem uma quadra de vôlei de areia e uma horta. A unidade, a única da Rede Estadual no município, atende 430 alunos – incluindo as duas extensões – do 7° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. A intervenção moderniza a infraestrutura da unidade escolar, amplia a acessibilidade, fortalece a segurança e proporciona melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
“Eu comecei a estudar aqui este ano. Já cheguei com a escola reformada, toda novinha. Gostei de tudo, não tem como descrever, porque tudo está bem bonito”, disse Ana Júlia Oliveira da Silva, 14 anos, aluna do 8° ano do Ensino Fundamental.
Como parte da ampliação, foram construídos dois novos pavilhões, que abrigam cozinha, refeitório, laboratório de Química, nova sala de tecnologias educacionais e banheiros. A unidade também recebeu adequações para climatização, com instalação de infraestrutura para ar-condicionado em todas as salas de aula.
Já a obra de implantação de iluminação pública – com luminárias de LED solar – no anel rodoviário, que liga as rodovias MS-040 e MS-338, recebeu mais de R$ 1,3 milhão do programa “MS Ativo Municipalismo”. A obra contemplou a instalação de 150 postes metálicos e 150 luminárias autogeradoras, tecnologia que utiliza energia limpa e renovável, e reduz os custos de operação e manutenção do sistema de iluminação pública.
Além de proporcionar maior segurança para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam o trecho durante a noite, a nova iluminação melhora a mobilidade urbana, reforça a infraestrutura viária do município e contribui para o desenvolvimento sustentável, alinhando eficiência energética, inovação e preservação ambiental.
Moradora da área rural de Santa Rita do Pardo, a professora Ivone Rodrigues afirma que o anel rodoviário e a iluminação no local contribuem para a segurança da população. “Muitas pessoas andam a pé ou de bicicleta naquela área, para trabalhar no frigorífico. Então o asfalto e a iluminação foram muito importantes”, disse a professora.
Já a obra de pavimentação da MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia, é representativa. A obra contemplará a pavimentação de 24,7 quilômetros, e deve fortalecer a integração entre os municípios da região leste do Estado, proporcionando mais segurança, redução do tempo de deslocamento e dos custos logísticos para o transporte de pessoas e da produção agropecuária.
“Tem um novo eixo de desenvolvimento que é a chegada pelo estado de São Paulo entrando aqui no Mato Grosso do Sul, via Brasilândia. Isso faz toda a diferença para a região que está em franco desenvolvimento”, afirmou Riedel.
A obra estruturante e decisiva para o pleno aproveitamento das potencialidades econômicas e logísticas da região, atualmente está – com os dois primeiros lotes – em fase final de licitação, com os processos já encaminhados para homologação. As demais duas etapas do empreendimento encontram-se com os projetos concluídos, com previsão de serem licitadas no primeiro semestre de 2027, dando continuidade ao cronograma de implantação integral do corredor.
Os primeiros lotes compõem a etapa inicial de uma rota que se consolida como fundamental para o transporte de madeira, celulose, grãos, gado e insumos industriais, conectando áreas produtivas e o município de Santa Rita do Pardo aos polos industriais de Três Lagoas e Brasilândia — região reconhecida internacionalmente pela força de sua indústria de celulose — além de ampliar a integração logística com o estado de São Paulo.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Água Clara7 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásVereadores de Três Lagoas analisam novos projetos sobre cultura, turismo e licenciamento de obras
















