Mato Grosso do Sul
Estadual de Atletismo Adulto movimenta a capital neste fim de semana
O fim de semana será movimentado no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande. Com apoio do Governo do Estado, via Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso), será realizado o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Atletismo Adulto, neste sábado (21) e domingo (22).
A competição, organizada pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), servirá para a tomada de índice ao Ranking Nacional Adulto, que garante vaga para o Troféu Brasil, maior evento de clubes da América Latina na modalidade, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
De acordo com a FAMS, aproximadamente 150 atletas estão inscritos (73 no masculino e 65 no feminino), de seis municípios do Estado: Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
“Estamos bem confiantes que será um campeonato com ótimos resultados. Os atletas estão treinando forte em busca de melhorar suas marcas”, salienta Marcelo Erick Moriyama, presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). “Vamos receber na capital atletas de várias cidades do interior e alguns de outros estados. Será uma competição com nível bem alto”, complementa.
As disputas têm início no sábado (21), a partir das 14 horas. Já no domingo (22), começam às 8 horas. As provas do Estadual de Atletismo Adulto serão as seguintes: 100, 200, 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros rasos, e com barreira os 100, 110 e 400 metros; salto em distância, em altura e triplo; lançamento do dardo e do disco, e arremesso do peso. Confira a programação completa neste link.
Troféu Brasil
A 41ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, mais importante competição interclubes da América Latina, acontecerá de 22 a 25 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo a CBAt, o evento é a última oportunidade de os atletas buscarem índices visando o Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, que será realizado nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho.
Confira abaixo a programação:
Programa Horário-Atletismo-Estadual Adulto 2022
Clara Rockel e Lucas Castro – Fundesporte
Foto de destaque: Arquivo/Fundesporte
Mato Grosso do Sul
Mutirão transforma atendimentos e oportunidades para famílias dos assentamentos de Nioaque
A distância entre a propriedade e a cidade costuma ser um dos maiores desafios para quem vive da agricultura familiar. Mas, nesta quinta-feira, esse caminho ficou mais curto. O primeiro dia do Mutirão Agraer – Juntos pelo Campo, realizado na Escola Municipal Noé Nogueira, na Colônia Conceição, em Nioaque, aproximou serviços, crédito e oportunidades das famílias rurais, transformando um dia de atendimentos em novas possibilidades para quem vive e produz no campo.
Ao longo do dia, cerca de 600 atendimentos foram realizados. Enquanto moradores atualizavam documentos, buscavam orientações técnicas e acessavam diversos serviços públicos, produtores também conquistavam condições para investir na propriedade e fortalecer a produção.
Somente por meio do Banco do Brasil, foram assinados projetos que somam R$ 12 mil em operações do Pronaf B, R$ 99 mil pelo Pronaf Mais Alimentos, R$ 40 mil em crédito de custeio e entre R$ 80 mil e R$ 90 mil pelo programa Fomento Mulher.
Moradora da Colônia Conceição há 41 anos, Gilda Maria Souza dos Santos chegou ao mutirão para encaminhar um financiamento destinado à compra de uma vaca. Criadora de gado, porcos e galinhas, ela conta que levar os atendimentos até a comunidade representa economia de tempo e menos dificuldades para as famílias.
“É muito importante, porque a gente sai da propriedade, vem aqui, resolve tudo e volta para casa. Quando precisa ir para a cidade, muitas vezes é necessário fazer várias viagens. Esse tipo de ação deveria acontecer mais vezes.”
Nem sempre o atendimento termina no mesmo dia, mas o caminho para resolver um problema já começa ali. Foi o que aconteceu com Anildo Belmonte da Silva. Ele pretendia emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, mas percebeu que um documento havia ficado em Jardim. O arquivo foi enviado pelo celular, impresso no próprio mutirão e agora ele poderá concluir o processo no segundo dia da ação.
“Para nós é muito bom. Antigamente esse tipo de atendimento nem chegava até aqui. Hoje ficou muito mais fácil resolver as coisas.”
O mutirão também fortaleceu projetos futuros. Uma produtora rural procurou a equipe para atualizar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), etapa necessária para que sua filha possa buscar acesso ao Pronaf Jovem e ampliar as oportunidades de permanecer produzindo na propriedade da família.
“Nossa intenção é incentivar nossa filha a continuar no campo. Vamos atualizar o cadastro, conhecer as opções do programa e escolher o melhor caminho. Esse mutirão tem grande valor para quem mora aqui. Muitas pessoas têm dificuldade para ir até a cidade, e trazer esses serviços para perto facilita muito a vida da comunidade. Basta olhar para as pessoas para perceber o quanto elas estão satisfeitas.”
Mais do que reunir serviços em um único local, o primeiro dia do Mutirão Agraer – Juntos pelo Campo mostrou que políticas públicas ganham ainda mais força quando chegam diretamente às comunidades rurais. Cada documento emitido, cada orientação prestada e cada projeto financiado representam menos obstáculos para quem produz alimentos e mais oportunidades para que as famílias continuem vivendo e prosperando no campo.
Ricardo Campos Jr, Comunicação Agraer
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Escola, habitações e pavimentação: Governo de MS investe mais de R$ 111 milhões em Santa Rita do Pardo
Com mais de R$ 111 milhões em investimentos em obras urbanas e rodoviárias em Santa Rita do Pardo, o Governo de Mato Grosso do Sul homologou a implantação e pavimentação da rodovia MS-040, entre os municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia nesta quinta-feira (25), durante agenda de trabalho do governador Eduardo Riedel. Além disso, o chefe do Executivo também entregou a reforma da Escola Estadual José Ferreira Lima e a implantação de iluminação pública com luminárias de LED solar no anel rodoviário, ligando as rodovias MS-040 e MS-338.
“A escola aqui em Santa Rita está completamente reestruturada. Além disso, unidades habitacionais são construídas, temos ordem de serviço para restaura de pavimento dentro da cidade e a rodovia MS-040, que estamos autorizando, o primeiro trecho de quase 25 quilômetros, e de Brasilândia para cá vai começar também com o lote 4”, disse Riedel.
Para a população local, as obras trazem mais segurança e qualidade de vida. Na unidade escolar foram investidos mais de R$ 9,4 milhões na reforma geral e ampliação com acessibilidade. O diretor da escola Willians Delfino explicou que a reforma trouxe melhorias significativas para funcionários e alunos.
“Agora temos mais comodidade. A reforma e ampliação nos proporcionaram uma cozinha melhor e refeitório, que nós não tínhamos. Além de um pavilhão com laboratório de ciências, química, física e biologia”, comemorou.
A escola também tem uma quadra de vôlei de areia e uma horta. A unidade, a única da Rede Estadual no município, atende 430 alunos – incluindo as duas extensões – do 7° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. A intervenção moderniza a infraestrutura da unidade escolar, amplia a acessibilidade, fortalece a segurança e proporciona melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
“Eu comecei a estudar aqui este ano. Já cheguei com a escola reformada, toda novinha. Gostei de tudo, não tem como descrever, porque tudo está bem bonito”, disse Ana Júlia Oliveira da Silva, 14 anos, aluna do 8° ano do Ensino Fundamental.
Como parte da ampliação, foram construídos dois novos pavilhões, que abrigam cozinha, refeitório, laboratório de Química, nova sala de tecnologias educacionais e banheiros. A unidade também recebeu adequações para climatização, com instalação de infraestrutura para ar-condicionado em todas as salas de aula.
Já a obra de implantação de iluminação pública – com luminárias de LED solar – no anel rodoviário, que liga as rodovias MS-040 e MS-338, recebeu mais de R$ 1,3 milhão do programa “MS Ativo Municipalismo”. A obra contemplou a instalação de 150 postes metálicos e 150 luminárias autogeradoras, tecnologia que utiliza energia limpa e renovável, e reduz os custos de operação e manutenção do sistema de iluminação pública.
Além de proporcionar maior segurança para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam o trecho durante a noite, a nova iluminação melhora a mobilidade urbana, reforça a infraestrutura viária do município e contribui para o desenvolvimento sustentável, alinhando eficiência energética, inovação e preservação ambiental.
Moradora da área rural de Santa Rita do Pardo, a professora Ivone Rodrigues afirma que o anel rodoviário e a iluminação no local contribuem para a segurança da população. “Muitas pessoas andam a pé ou de bicicleta naquela área, para trabalhar no frigorífico. Então o asfalto e a iluminação foram muito importantes”, disse a professora.
Já a obra de pavimentação da MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia, é representativa. A obra contemplará a pavimentação de 24,7 quilômetros, e deve fortalecer a integração entre os municípios da região leste do Estado, proporcionando mais segurança, redução do tempo de deslocamento e dos custos logísticos para o transporte de pessoas e da produção agropecuária.
“Tem um novo eixo de desenvolvimento que é a chegada pelo estado de São Paulo entrando aqui no Mato Grosso do Sul, via Brasilândia. Isso faz toda a diferença para a região que está em franco desenvolvimento”, afirmou Riedel.
A obra estruturante e decisiva para o pleno aproveitamento das potencialidades econômicas e logísticas da região, atualmente está – com os dois primeiros lotes – em fase final de licitação, com os processos já encaminhados para homologação. As demais duas etapas do empreendimento encontram-se com os projetos concluídos, com previsão de serem licitadas no primeiro semestre de 2027, dando continuidade ao cronograma de implantação integral do corredor.
Os primeiros lotes compõem a etapa inicial de uma rota que se consolida como fundamental para o transporte de madeira, celulose, grãos, gado e insumos industriais, conectando áreas produtivas e o município de Santa Rita do Pardo aos polos industriais de Três Lagoas e Brasilândia — região reconhecida internacionalmente pela força de sua indústria de celulose — além de ampliar a integração logística com o estado de São Paulo.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Água Clara7 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásVereadores de Três Lagoas analisam novos projetos sobre cultura, turismo e licenciamento de obras
















