Mato Grosso do Sul
Em ato no MPMS governador destaca a harmonia entre os Poderes para o desenvolvimento do MS
A harmonia entre os poderes em Mato Grosso do Sul foi destacada pelas autoridades presentes na posse para o segundo mandato do promotor Alexandre Magno Benites de Lacerda como Procurador-Geral de Justiça (PGJ), para o biênio 2022/2024.
Em seu discurso, o governador Reinaldo Azambuja destacou que essa parceria entre os poderes e o Ministério Público Estadual, tem sido importante para o desenvolvimento humano e social. “Além da necessária e saudável independência entre os Poderes, o diálogo entre as instituições de Estado produziu avanços notáveis, resultantes da cooperação mútua”, disse ele.
Reinaldo Azambuja citou, como exemplo de ação desenvolvida em parceria com instituições de outros poderes, o programa de integridade implementada pelo Governo do Estado em todas as unidades administrativas estaduais, “resultado de um regime de colaboração ativa entre diversas instituições de controle interno”.
O governador destacou a importância desse programa para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul, ao citar que garantir segurança jurídica às empresas interessadas em investir no Estado. “O esforço não se esgota na área pública. Também assegura ambiente positivo e adequado às parcerias com o setor privado, que hoje são fundamentais. Investimentos não vem sem transparência e sem segurança jurídica. E aqui em Mato Grosso do Sul, neste ano, estamos com R$ 33 bilhões acontecendo neste momento em todas as regiões do Estado, gerando milhares de empregos”.

Primeiro promotor de Justiça a assumir o comando do Ministério Público Estadual ao assumir o cargo de Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno de Lacerda reafirmou em seu discurso de posse a importância da harmonia do MPMS com as outras instituições. “Ninguém vai a algum lugar sozinho”. E falou do apoio que recebeu do governador Reinaldo Azambuja para implantar programas e ações para o fortalecimento do Ministério Público do Estado.
“O senhor, governador, me ajudou também num sonho dessa instituição, que nós iremos concretizar aqui, que é uma sede, uma sede maior. O Ministério Público precisa de uma identidade dele. Agradeço o Tribunal de Justiça que sempre cedeu espaço de solenidades e posse do Ministério Público. Mas para mim era questão de honra, falei desde o primeiro mandato que tomarei posse no Ministério Público. Aqui é a minha casa, aqui é minha identidade. A construção dessa sede, governador, é um legado que o senhor está deixando para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.
Participaram da solenidade na sede do MPMS autoridades civis, do Judiciário, Legislativo, Exército, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal e outras forças de segurança.
Paulo Yafusso, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro
Mato Grosso do Sul
Programa de incentivo à qualificação transforma carreira e amplia perspectivas profissionais
A necessidade de ampliar a capacidade de atendimento da empresa e a busca por novos rumos profissionais levaram Adenilza Ribeiro, de 41 anos, a investir em uma nova qualificação. Com experiência na área de vendas de veículos, ela decidiu mudar de carreira para suprir a falta de motoristas no mercado e acompanhar o crescimento da empresa criada pela família em 2020, especializada em turismo e transporte de funcionários.
Beneficiada pelo programa Voucher Transportador, Adenilza iniciou em 2023 o processo de mudança da categoria da habilitação e concluiu a formação em 2024. A qualificação permitiu que ela passasse a conduzir ônibus e vans, contribuindo diretamente para a expansão do negócio e para o aumento da renda da família.
“Eu já era habilitada há bastante tempo, mas não podia dirigir ônibus e vans. Fiz a transição da categoria B para a D e isso aumentou significativamente a nossa renda. Hoje, dependendo da quantidade de veículos em operação, eu mesma faço o trabalho e conseguimos ampliar o nosso negócio”, conta.
A qualificação profissional tem sido uma ferramenta importante para ampliar a renda, criar oportunidades no mercado de trabalho e acompanhar o desenvolvimento econômico do Estado. O programa MS Qualifica, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), já beneficiou milhares de pessoas desde 2023. Uma das iniciativas é o Voucher Transportador, criado para atender à demanda por mão de obra no setor de transporte e que já possibilitou a qualificação de quase 3 mil profissionais para atuação nas categorias D e E. Um detalhe importante é que a mudança de categoria é realizada sem custos para o trabalhador ou a trabalhadora.

Ao lado do marido, Adenilza administra uma frota composta por três vans, um ônibus e um carro executivo utilizado como apoio. O casal atende contratos fixos de transporte de funcionários e também organiza pacotes turísticos para diversas regiões do país. “Ele vai para um lado e eu para o outro. Com isso, conseguimos ampliar os serviços, fortalecer a empresa e transformar em realidade sonhos que antes pareciam distantes. Renovamos a frota, ampliamos a estrutura do negócio e até realizamos nossa primeira viagem internacional, para Portugal. Foi uma conquista muito especial para nós”, conta, entusiasmada.
Adenilza afirma que conheceu o Voucher Transportador por meio do marido, que viu uma divulgação do programa. Ela realizou todo o processo de qualificação no Sest/Senat, em Campo Grande, e destaca que, apesar de o setor ainda ser predominantemente masculino, incentiva outras mulheres a ingressarem na profissão.
“Existe ainda um certo preconceito, porque é um ambiente predominantemente masculino. Mesmo assim, aconselho outras mulheres a entrarem nesse ramo. É uma profissão muito boa, que permite conhecer lugares, trabalhar e conquistar independência”, afirma.
Na turma em que participou, Adenilza era uma das quatro mulheres entre dezenas de alunos. A experiência resultou em amizades que permanecem até hoje e reforçou a convicção de que a qualificação profissional pode transformar vidas. “Hoje incentivo minha irmã e outras colegas a tirarem a habilitação. É um mercado com muitas oportunidades e que pode mudar a vida das pessoas, assim como mudou a minha”, acrescenta.
Com a mudança para a categoria D, a renda da família aumentou e a empresa ganhou mais capacidade de atendimento. A atuação da própria empresária ao volante reduziu custos e permitiu ampliar as operações.
“Se eu tivesse que fazer todo esse processo por conta própria, gastaria entre R$ 5 mil e R$ 6 mil. Foi um dinheiro que economizei e, além disso, tive uma formação de muita qualidade. No início, eu tinha muitas dúvidas, aquele medo natural de não conseguir, principalmente por estar em uma turma predominantemente masculina. Mas consegui concluir todas as etapas sem reprovar em nenhuma disciplina”, relata.
Natural do Acre e morando em Campo Grande desde 2019, Adenilza conta que parte da família já vivia em Mato Grosso do Sul quando decidiu se mudar para o Estado. Pouco tempo depois, conheceu o marido, que trabalhava no setor de transporte. Após ser desligado da empresa em que atuava, o casal decidiu empreender e criou a Três Marias Transportes.

“Nós tínhamos acabado de nos casar e resolvemos apostar no negócio próprio. Graças a Deus, conseguimos nos manter, crescer e eu fui buscando cada vez mais qualificação”, afirma. Vivendo a rotina tanto de empresária quanto de motorista, Adenilza avalia que Mato Grosso do Sul oferece oportunidades para quem deseja crescer profissionalmente, mas ressalta que ainda faltam trabalhadores qualificados.
“Eu vejo os dois lados, como empregadora e como profissional. O Estado tem muitas oportunidades, mas o que falta é qualificação e pessoas comprometidas. Quem se prepara encontra espaço para crescer”, enfatiza.
O marido e também empresário, Thiago Amaral de Carvalho, de 44 anos, afirma que a qualificação profissional foi decisiva para ampliar a atuação da empresa. “Minha esposa sempre me acompanhou e conhecia as dificuldades que enfrentávamos por causa da falta de mão de obra. Quando surgiu a oportunidade, falei do programa para ela e tivemos a felicidade de ela ser convocada. Ela se dedicou muito, fez toda a formação no Sest/Senat e hoje tem uma condução muito técnica e econômica”, afirma.
Segundo o empresário, a participação feminina é um diferencial para o setor.“Não é porque ela é minha esposa, mas ela dirige muito bem. O cuidado que as mulheres têm faz diferença, principalmente no atendimento aos clientes. Isso agrega valor ao serviço e faz toda a diferença”, destaca.

Para Thiago, o crescimento econômico e logístico de Mato Grosso do Sul tende a ampliar ainda mais a demanda por profissionais qualificados. “O mercado está precisando de mão de obra, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas. Quem tiver a oportunidade de participar de um programa como esse deve aproveitar. O retorno é garantido”, afirma.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, avalia que o Voucher Transportador se consolidou como uma das iniciativas mais inovadoras do programa MS Qualifica, contribuindo para o fortalecimento da economia e para a formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o crescimento acelerado do Estado exige profissionais cada vez mais preparados para atender às demandas do mercado.
“O Mato Grosso do Sul vive um momento de expansão econômica e está entre os maiores PIBs per capita do país. Para sustentar esse ritmo de crescimento, precisamos de profissionais qualificados. Foi justamente para suprir uma necessidade urgente do setor de transporte, que enfrentava escassez de motoristas para veículos de grande porte, que o Governo do Estado, em parceria com o Sest/Senat, criou o Voucher Transportador”, afirma.
Esaú pontua que, desde o lançamento do programa, em 2023, quase 3 mil profissionais foram qualificados para atuar nas categorias D e E, sem qualquer custo para os trabalhadores. “Todo o processo de mudança de categoria é custeado pelo Estado, que assume integralmente as taxas e a formação. Isso elimina barreiras financeiras e abre oportunidades para quem deseja ingressar ou crescer no setor de transporte”, ressalta.

De acordo com o secretário-executivo, os benefícios também alcançam as empresas, que passam a contar com profissionais preparados para atuar com segurança, eficiência e responsabilidade. “As transportadoras recebem trabalhadores que passaram por uma qualificação teórica e prática rigorosa. O Voucher Transportador não é apenas um programa de habilitação, mas um verdadeiro motor de produtividade, geração de emprego e desenvolvimento social. É a prova de que, com os incentivos certos e parcerias de qualidade, conseguimos impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado”, enfatiza.
Já o diretor da unidade do Sest Senat em Campo Grande, Herivelto Moisés, pontua que o Voucher Transportador, lançado em 2023 pelo Governo do Estado em parceria com a instituição, nasceu com a proposta inicial de oferecer mil vagas para mudança de categoria e qualificação profissional, com o objetivo de suprir a demanda por mão de obra no setor de transporte. No entanto, a grande procura fez com que o alcance do programa fosse ampliado.
“Durante os 15 dias de inscrições, em 2023, tivemos mais de 7,3 mil interessados. Ao longo de praticamente três anos, convocamos todas as 7.290 pessoas que tiveram a inscrição validada. Dessas, mais de 2.800 aderiram ao projeto e cerca de 2.400 concluíram a mudança de categoria. Foi um projeto extremamente importante para o Sest Senat, para o Governo do Estado e, principalmente, para o setor de transporte, que precisava de profissionais qualificados”, assinala.
“Em muitos casos, entregamos o certificado de qualificação profissional e a habilitação em uma mão, e a carteira de trabalho assinada na outra. Muitas pessoas não tinham experiência, mas foram acolhidas pelas empresas transportadoras, passaram por processos internos de integração e hoje estão atuando no transporte de passageiros e de cargas”, ressalta.
Diante do crescimento econômico e logístico de Mato Grosso do Sul, Herivelto observa que a necessidade por profissionais capacitados é hoje ainda maior do que em 2023 e defende uma nova etapa do programa.
“A demanda atual é superior àquela que tínhamos quando o projeto foi lançado. Por isso, há necessidade de uma nova fase do Voucher Transportador, para continuarmos formando profissionais e atendendo às necessidades do setor”, enfatiza.
ATENÇÃO: confira o pack imprensa com as imagens e sonoras.
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul celebra dez anos como referência nacional na educação de estudantes autistas
CEAME/TEA celebra uma década transformando a vida de estudantes autistas na rede estadual com formação, assessoramento e inclusão de verdade para milhares de famílias sul-mato-grossenses. Um salto de 174 para 2.459 estudantes atendidos por ano na década que mudou vidas
Daniel saiu de Campo Grande para João Pessoa cursar Engenharia de Software. Artur passou no vestibular de Turismo na UEMS. Ângelo, hoje, trabalha numa concessionária e usa Excel no trabalho. Valentina superou desafios impensáveis e está construindo seu caminho. O que essas histórias têm em comum?
Elas representam a presença do CEAME/TEA na vida de cada uma. O Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista completou dez anos de existência nesta quinta-feira, 18 de junho, com um evento no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, em Campo Grande.
Uma década de propósitos
Quando o CEAME/TEA abriu as portas, em 2016, havia 174 estudantes autistas matriculados na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Em 2025, esse número chegou a 2.459. Um crescimento de mais de 1.300% em menos de uma década.
A coordenadora de Educação Especial, professora Ana Paula Gava, projeta que o ritmo não vai desacelerar. “A proporção de estudantes na rede com autismo tem aumentado 50% a cada ano. Este ano, nós estamos com 2.400 estudantes e o ano que vem provavelmente ele será ampliado para ter 3.200.”
No mesmo período, o número de professores de apoio especializado saltou de 159 para 1.129 profissionais distribuídos por todo o estado. Para a professora Shirley Rodrigues, que atua diretamente com estudantes com TEA, esse crescimento tem rosto e resultado. “O Centro tem feito um trabalho extraordinário na formação dos professores. Hoje tem muitos professores comprometidos e esse trabalho só tende a crescer”, pontua a professora.
Os dados foram apresentados no lançamento do e-book ‘CEAME/TEA: 10 Anos de Inclusão, Aprendizado e Transformação’, publicação que sistematiza a trajetória do Centro desde sua criação, autorizada pela Lei Estadual nº 4.770 de 2015 e instituída pelo Decreto nº 14.480 de 24 de maio de 2016. A obra integra oficialmente as entregas do contrato de gestão da SED/MS no exercício de 2026.
Assessoramento que faz diferença na sala de aula
Na Escola Estadual São Francisco, a professora de apoio Emily Carvalho da Cruz acompanha Lucas Zanon Rossato, estudante com TEA nível 3 de suporte. No início, Emily chegou a procurar os técnicos do CEAME/TEA para solicitar seu próprio desligamento — estava insegura, sem saber como avançar.
A equipe do Centro ouviu, orientou e ficou ao lado dela. Hoje, Emily conduz um trabalho estruturado com Lucas, baseado em rotina flexível, recursos visuais e Plano Educacional Individualizado.
A história é uma das boas práticas registradas no e-book e ilustra o que o núcleo de assessoramento do Centro faz no cotidiano. Que é orientar professores, observar estudantes, propor estratégias e devolver às equipes escolares a confiança necessária para seguir em frente.
Para a professora Shirley, que acompanha a estudante Valentina, de nível 2 de suporte, o trabalho cotidiano tem muito de paciência e método. “É muito gratificante fazer parte desse do crescimento dela. Não é para qualquer um, tem que ter muito amor mesmo para fazer isso”, comenta a professora, emocionada.
Formação que alcança o interior
Entre 2016 e 2025, o CEAME/TEA realizou ações formativas voltadas a professores regentes, professores de apoio especializado e equipes gestoras. A partir de 2022, o volume cresceu expressivamente — chegando a 21 formações em 2022 e em 2024.
A formação continuada acontece no formato online e permite alcançar escolas nos municípios do interior do estado sem deslocar profissionais. Os conteúdos priorizaram ferramentas do Plano Educacional Individualizado, o Diário de Bordo e espaços de troca entre educadores.
O Centro também realizou formações no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, no SENAC e no Departamento Estadual de Trânsito, levando orientações sobre o atendimento à pessoa com autismo para além das fronteiras da rede estadual.
Próximo passo: psicomotricidade
Como perspectiva de ampliação dos serviços, o CEAME/TEA está em fase de planejamento para implementar o Atendimento Educacional Especializado em Psicomotricidade voltado aos estudantes autistas. A intenção, segundo a coordenadora Ana Paula Gava, é que o serviço seja “ampliado para as 217 salas de recursos que nós temos nos 79 municípios e nas 352 escolas.”
O evento que celebrou conquistas
A comemoração reuniu autoridades, profissionais, famílias e estudantes. A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, professora Adriana Aparecida Buytendorp, esteve presente representando o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Com quase quatro décadas de trajetória na Educação Especial, ela resumiu o peso e a importância do momento. “Eu me sinto muito feliz em dizer que nós demos frutos, porque isso sempre foi o meu objetivo. Não consigo imaginar fazendo outra coisa da minha vida porque sempre soube que nós seríamos pessoas capazes de dar continuidade a esse sonho.”
A gerente pedagógica do CEAME/TEA, professora Maria José dos Santos, que apresentou oficialmente o e-book, dedicou a publicação à equipe do Centro e aos estudantes. “Essa trajetória só pode ser contada porque nela está presente o elemento mais importante de todos, os estudantes. É por eles e para eles que o nosso trabalho acontece diariamente”.
A professora e os educadores presentes foram aplaudidos de pé por mais de 2 minutos em um momento que emocionou o auditório lotado da Escola Estadual Maria Constânca de Barros Machado, local escolhido para a realização do evento.
A programação incluiu apresentação da Banda Ritmo Sem Barreiras, formada por estudantes do AEE (Atendimento Educacional Especializado) do CEESPI (Centro de Estadual de Educação Especial e Inclusiva), sob regência dos professores musicistas Carlos Antônio da Rocha e Luís Fernandes da Silva Lima, e orientação da professora do AEE Andréia Antônia Vieira Peixoto.
Integraram o grupo Jorge Luiz Weise e Rityellen da Silva nos vocais, Renatha Ferreira também nos vocais, Maria Fernanda de Almeida no carrilhão, Mariana Gomes Aguiar no agogô, Pedro do Carmo no pandeiro e meia-lua, Elias Arruda no bongô, Misael Bastos Leal no bloco sonoro, Danilo Ribeiro na bateria e Gabriel de Araújo no pandeiro e meia-lua.
A programação também incluiu depoimento do egresso Daniel Rubim Torres, aprovado em Engenharia de Software e hoje em João Pessoa e o canto da estudante Valentina Alicia Faravelli, da EE Sebastião Santana de Oliveira.
Ao deixar uma mensagem para outros estudantes com autismo, Daniel foi preciso. “Graças a esse trabalho todo, hoje estou fazendo na faculdade o curso de engenharia e a mensagem que eu deixo é que acreditem em vocês.”
A avó de Valentina, ressaltou o quanto a neta era fechada, não conseguia fazer amizade, e o CEAME mudou isso.
“Ela não conseguia interagir com ninguém. Depois que ela começou a participar do Centro, a vida dela mudou bastante. O que eu queria era que ela fosse mais participativa, mais incluída no meio social e ela conseguiu”.
Para Naina Dibo, presidente da Associação Prodetea (Associação de Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista) — que atende mais de 33 municípios e aproximadamente 24 mil famílias em Mato Grosso do Sul e é mãe de um jovem autista de 17 anos que estuda na rede estadual, a avaliação é direta.
“Quem tem cumprido à risca, com professores capacitados, é o Estado. O CEAME/TEA é especializado nisso e tem um atendimento de excelência”, resumiu Naina.
Representando o Ministério Público, o promotor de justiça Paulo Ishikawa, coordenador do programa MPTEA, conectou o trabalho do CEAME/TEA a uma pergunta que a rede estadual já começa a responder na prática. O que acontece depois da escola?
“Esses alunos irão para o mercado de trabalho, esses alunos irão para os órgãos públicos, vão se tornar servidores públicos ou profissionais na iniciativa privada. Precisamos, enquanto Estado, olhar para o futuro, pensar como que eles estarão na fase adulta, onde eles estarão no mercado de trabalho, qual será a garantia de sustentação que eles poderiam ter”, destacou o promotor Ishikawa.
Estiveram presentes ainda o deputado estadual Rinaldo Modesto; o presidente do Fórum de Diretores e Gestores da Rede Estadual de MS, Márcio Wagner de Souza; o presidente regional de inclusão e gerente do projeto PRF Amigos dos Autistas, Alexandre de Araújo; a diretora de Inclusão e Desenvolvimento Estudantil da UFMS, Eliane Matos Miranda; a procuradora de justiça e coordenadora do Núcleo de Educação do Ministério Público Estadual, Vera Aparecida Bogalho; o coordenador do CAED (Centro de Apoio Educacional), Nicolas Maldonado; diretor da EE Maria Constança de Barros Machado, Rinaldo Schmidt e Ildario Santos, diretor adjunto da mesma unidade escolar, que sediou o evento.
Também marcaram presença os gerentes pedagógicos dos Centros Estaduais de atendimento ao público da Educação Especial, a professora Ângela Maria Dias da Silva, do CEESPI; o professor Bruno Ribeiro da Cruz, do CEADA; a professora Daniela Silva da Costa, do CAS; a professora Rosemary Nantes Ferreira Martins, do CEAM/AHS; e o professor Erick Douglas Costa Montenegro, do CAP/DV-MS.
A publicação do e-book está vinculada à Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.
Gilberto Junior, Comunicação SED
Fotos: Rick Agra/SED
Fonte: Governo MS
-
Policial3 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial3 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Suzano6 dias atrásOperações da Suzano em MS geram R$ 3,7 bilhões para 824 fornecedores locais em 2025
-
Água Clara6 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento












